A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, conta com uma central de monitoramento 24 horas. Ao todo, mais de 100 câmeras compõem o sistema e estão distribuídas nas áreas internas e externas da Instituição. Com a central, a unidade de segurança otimiza o planejamento, direcionando as abordagens e intervenções dos vigilantes motorizados para pontos sensíveis do Câmpus. O WhatsApp de disque-denúncias disponibilizado pela UFMT também integra esse conjunto de ações que visam contribuir com a segurança na Universidade.
O Pró-reitor de Administração e Infraestrutura da UFMT, Adriano Aparecido de Oliveira, conta que a implantação do videomonitoramento é apenas uma das ações que estão sendo desenvolvidas para a melhoria da segurança na UFMT. “Muitas ocorrências já foram evitadas e outras solucionadas após a instalação. Esperamos reduzir as ocorrências no âmbito da UFMT junto com o apoio das forças de segurança públicas do estado”, explica complementando sobre a importância dos canais de comunicação com o Whatsapp business que visa dar celeridade aos atendimentos.
A central de videomonitoramento está sob a guarda da Gerência de Vigilância funcionando de forma ininterrupta. Os equipamentos são operados por dois pontos de operadores de circuito fechado (CFTV). Cerca de 56 câmeras externas e 59 internas estão instaladas, e mais seis câmeras do tipo PTZ, que pode realizar movimentação e ampliar o ângulo de captura de imagens, também foram instaladas nas Gerência de Vigilância, no Centro de Treinamento Olímpico (COT), no Ginásio, Restaurante Universitário (RU) e na Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Ainda serão implementadas mais quatro nesse estilo e mais 29 câmeras.
Desde maio deste ano, a UFMT, por meio da Comissão para Elaboração do Plano de segurança da Instituição, tem realizado diversos estudos e mobilização da comunidade acadêmica e administrativa para a construção desse documento, e principalmente para assegurar o máximo de proteção da comunidade acadêmica e patrimonial.
Gestão de segurança avança em diferentes unidades
Além da central de monitoramento, a UFMT previamente já se organizava quanto à gestão da segurança. O Câmpus de Cuiabá está dividido em cinco grandes regiões, que englobam as 22 unidades acadêmicas e administrativas, além do Hospital Universitário Júlio Muller, Fazenda Experimental e o Hospital Veterinário. Ao todo 23 porteiros atuam em escala de 12x36 horas de trabalho, todos os dias das 07h às 19h.
A Universidade conta ainda com os sistemas de rondas realizadas por equipes especializadas. Ao todo são seis rondas realizadas ao dia por toda a extensão do Câmpus, com duração de uma hora cada. No conjunto de ações de segurança o Câmpus conta também com três postos de vigilantes fixos que estão distribuídos nos Fundos do Ginásio próximo ao RU, na Região Casarão e Televisão Universitária (TVU) e Fundos da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (Faaz) e Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf).
Os horários de abertura e fechamento dos acessos à Universidade se dão pelas guaritas um, próximo à avenida Fernando Corrêa, guarita dois, da avenida Edgar Vieira, de segunda a sexta-feira, entre 05h e 00h. Aos sábados elas são abertas às 05h, e fechadas às 20h e 14, respectivamente. Domingos e feriados mantém-se fechada.
As roletas no Instituto de Linguagens (IL), Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e próximo a Sinfra, acesso ao Jardim Itália, são abertas de segunda-feira a sexta-feira, às 05h, e fechadas às 00h. Sábados e Domingo: Somente a roleta da Sinfra fica abertura das 05h às 22h. Os Blocos Acadêmicos são abertos às 05h45 e fechados às 19h, quando não há atividades no período noturno, e às 23h quando há. Já os blocos administrativos, são abertos às 05:45 e fechados quando não há servidores no prédio.
Leia mais
UFMT instala câmeras de videomonitoramento nos Câmpus
Comunidade de Cuiabá e VG discutem plano de Segurança
Câmpus de Sinop sedia audiência sobre segurança
Câmpus do Araguaia participa de audiência sobre segurança