Visando ampliar a segurança da comunidade acadêmica, laboratórios e salas de aula, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fará a instalação de aproximadamente 170 câmeras de videomonitoramento em seus câmpus. A medida é mais uma ação do projeto UFMT "Construindo o Futuro", que objetiva dar as bases para o desenvolvimento da Instituição nos próximos 50 anos.
De acordo com o Coordenador de Segurança da UFMT, Aldonso Pereira de Silva, serão 98 Câmeras no Câmpus de Cuiabá, incluindo a Fazenda Experimental de Santo Antônio de Leverger e as demais nos Câmpus de Araguaia e Sinop. "Essa é uma medida que irá ampliar a segurança de toda a comunidade que frequenta a Instituição", afirmou.
O sistema de monitoramento será controlado em tempo real, 24h por dia, por profissionais terceirizados instalados na coordenação de segurança. Além disso, as gravações ficarão à disposição para serem recuperadas caso o setor considere necessário.
"Realizamos um levantamento sobre a segurança na Instituição e faremos a instalação nos locais considerados mais vulneráveis", completou.
UFMT Construindo o Futuro
Iniciado em Fevereiro, o projeto UFMT Construindo o Futuro congrega investimentos nas áreas de segurança, de infraestrutura, de sustentabilidade, de tecnologia e inovação e de inclusão social, com o objetivo de auxiliar o crescimento da Instituição pelos próximos 50 anos.
Entre as ações já lançadas estão o empréstimo de chromebooks para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, um pacote de investimentos em infraestrutura nos Câmpus e a instalação de placas de energia fotovoltaica na UFMT.