A comissão de elaboração do Plano de Segurança da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizou na manhã desta segunda-feira (29), a segunda audiência pública junto à comunidade acadêmica do Câmpus Universitário do Araguaia (CUA). Na oportunidade, estudantes, servidores e comunidade puderam conhecer as diretrizes do plano de trabalho, bem como contribuíram com proposições para o atendimento da realidade local do Câmpus.
“Tudo ocorreu conforme planejado pela comissão. Apresentamos a situação dos contratos de segurança para os Câmpus da UFMT, e abrimos audiência. Tivemos diversas contribuições, e até conseguimos realizar uma prévia vistoria pela unidade de Barra do Garças, e no período da tarde seguimos para a unidade dois, que é em Pontal do Araguaia”, explica a presidente da comissão, professora Giseli Silveti.
Também presente na audiência, o pró-reitor de administração e infraestrutura da UFMT, Adriano Aparecido de Oliveira, também analisou como positivo o encontro com o Câmpus. “Essa é uma excelente oportunidade para escutarmos as demandas e compreensão da comunidade acadêmica sobre a política de segurança da Instituição. Tivemos diversas contribuições de técnicos, estudantes, professores para a composição do Plano que em breve apresentaremos ao Conselho Universitário (Consuni) da UFMT”, explicou.
O pró-reitor do Câmpus do Araguaia, Rodrigo Ferreira de Azevedo, conta que é importante esse momento junto à comissão e toda comunidade acadêmica. “Vejo de grande valia essas audiências. Hoje nossos índices de furtos e demais situações de segurança no Câmpus são relativamente pequenos, mas é necessário planejarmos e termos um plano que possamos colocar em prática em situações emergenciais e necessárias”, disse, complementando que a UFMT tem condições e precisa de fato avançar nesse assunto tão necessário para contribuir com o melhor fluxo das atividades da Universidade em todo estado.
O próximo encontro da comissão será com a comunidade acadêmica do Câmpus de Sinop, no próximo dia 5 de setembro, a partir das 9h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat).
Leia mais:
Seminário discute Segurança e Direitos Humanos na UFMT