Autoavaliaçao
AUTOAVALIAÇÃO 2022
A CAPES institucionalizou a Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação no Brasil em 2019, como parte do novo critério multidimensional de avaliação dos programas. A autoavaliação é um olhar retrospectivo em direção ao presente, concluindo com um diagnóstico da situação do programa em suas várias dimensões e com uma análise crítica das metas anteriormente propostas versus realizadas assim como uma prospecção sobre as razões dos sucessos e insucessos alcançados.
A avaliação
quadrienal 2017-2020 está sendo realizada a partir de 3 dimensões: (i) A
Formação; (ii) O Programa; e (iii) O Impacto na Sociedade. No entanto, a CAPES
pretende atualizar o processo de avaliação, de forma a expandir as dimensões a
serem avaliadas. O novo modelo em discussão e com perspectiva de ser
implementado no quadriênio 2021-2024 é composto pelas 5 dimensões: (i)
Formação; (ii) Pesquisa; (iii) Pesquisa; (iv) Impacto na Sociedade; e (v)
Internacionalização.
Dentro deste contexto, a Pró-reitora de Pós-Graduação (PROPG) da UFMT compôs uma Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM) para elaborar um relatório de autoavaliação do Quadriênio 2017-2020. A estrutura desse relatório foi pré-estabelecida pela PROPG, de modo a possibilitar a comparação de cada PPG da UFMT entre si e com os PPGs de todo Brasil dentro da mesma área.
Em
2022, a autoavaliação do PPGCAM foi
conduzida por uma Comissão nomeada pela Portaria Propg/UFMT 083/2022. Dentre as etapas, houve a aplicação de formulários no Google WorkSpace), direcionados para as categorias discentes e docentes, com pequenas mudanças quando comparado com os questionários de 2021. Em 2021, a autoavaliação havia contemplado os egressos, e nesse caso, o acompanhamento dessa categoria será feito em 2024, visando a avaliação quadrienal 2020-2024.
Relatório final da Autovaliação 2022
AUTOAVALIAÇÃO 2021
A iniciativa de implantação da autoavaliação do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais do ICNHS/CUS/UFMT, surgiu a partir das reflexões coletivas sobre a necessidade de consolidar uma cultura de gestão sustentada pelo planejamento participativo, visto que muitas decisões em tomadas em instâncias colegiadas e/ou comissões, baseadas em discussões realizadas de maneira informal. Nesse sentido, fez-se imprescindível construir um autoconhecimento sobre o Programa, as ações que estão sendo desenvolvidas, buscando os pontos positivos, as fragilidades e as proposições para melhorias, a partir das opiniões dos docentes, mestrandos e egressos, buscar-se propostas/soluções a serem contempladas no Planejamento Estratégico. Nesse contexto, a autoavaliação do PPGCAM proporcionará a busca da qualidade da produção do conhecimento que se efetiva nos espaços dos projetos, grupos e redes de pesquisas, bem como, nas atividades desenvolvidas no ensino e suas relações com a pesquisa e a extensão. Avaliar é promover reflexões sobre “quem somos” e “quem seremos” frente aos desafios que a sociedade e o Sistema Nacional de Pós-Graduação nos apresenta.
Em 2021, a autoavaliação foi
estruturada na aplicação de formulários no Google WorkSpace (disponibilizados
abaixo), direcionados para as categorias discentes, docentes e egressos, sendo obtidas 18, 18 e 44 respostas, equivalentes a 69,2; 81,8 e 41,1% do público alvo, respectivamente.
Discentes (formulário) (resultado)
Docentes (formulário) (resultado)
Egressos (formulário) (resultado)