Conheça o Programa
O Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais
(PPGCAM) está vinculado ao Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universtário de Sinop.
A proposta de criação do foi aprovada na 127a Reunião do CTC/ES que ocorreu nos dias 19 e 20
julho de 2011, na área de avaliação "Interdisciplinar". Na proposta de estabelecimento deste programa, as áreas de
concentração serão as de Biodiversidade e Bioprospecção. Este foi o primeiro programa de
Mestrado oferecido na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário
de Sinop. No final de 2011, houve a criação da área de avaliação 49 - Ciências Ambientais na DAV/CAPES e o PPGCAM teve suas atividades iniciadas nessa nova área de avaliação. A primeira seleção e ingresso de alunos do PPGCAM ocorreu no primeiro semestre de 2012.
O PPGCAM já formou 153 mestres (até dezembro/2024). Atualmente, o PPGCAM é formado por mestrandos que foram graduados em cursos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Educação, Letras e Engenharias.O corpo docente do PPGCAM é composto por docentes do ICNHS, ICAA (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais) e ICS (Instituto de Ciências da Saúde) da UFMT Campus Sinop e por docentes da UNEMAT Campus Sinop.
O PPGCAM busca formar quadro técnico qualificado para a pesquisa, docência e atuação profissional na área de Ciências Ambientais, por meio de abordagem multidisciplinar das questões que envolvem os desafios ambientais, produtivos e sócio-econômicos na Amazônia e no Cerrado. A exploração e a demanda dos recursos naturais e da biodiversidade são maiores em regiões de franca expansão econômica como no sul da Amazônia e na transição Cerrado-Amazônia, no estado de Mato Grosso. Assim, devido a sua inserção geográfica estratégica, o PPGCAM desenvolve pesquisas em biodiversidade, recursos naturais e bioprospecção, ampliando a produção de conhecimentos e a formação de recursos humanos adequados à realidade da região, essencial na busca do desenvolvimento sustentável, associando o uso com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Objetivos do PPGCAM, são:
i) formar profissionais de excelência, que possam estar aptos a elaborar e realizar estudos técnico-científicos integrados e multidisciplinas nas áreas de biodiversidade, bioprospecção e recursos naturais;
ii) fomentar o conhecimento, uso e conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, visando subsidiar políticas públicas e o desenvolvimento sustentável nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Em 2025, o PPGCAM apresenta um quadro docente de 14 professores permanentes (DP’s) e 04 professores colaboradores. As atividades do programa encontram-se estruturadas em duas linhas de pesquisa: (1) Conhecimento, uso e conservação da biodiversidade; (2) Conhecimento, uso e conservação dos Recursos Naturais.