Ciência Cidadã
Disciplina sobre Ciência Cidadã promove evento de extensão com foco na biodiversidade urbana em Sinop
Entre abril e maio de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM) da UFMT – Câmpus Sinop – realizou a disciplina “Ciência Cidadã: Teoria e Prática”, que buscou envolver os estudantes em atividades que unissem o aprendizado teórico com experiências reais em projetos de ciência colaborativa. Ministrada pela Profa. Dra. Liliane Stedile de Matos, a disciplina teve como destaque a organização do Desafio da Natureza Urbana 2025 – Sinop e região, como atividade de extensão vinculada à formação dos pós-graduandos.
Ao longo da disciplina, os estudantes exploraram o histórico, conceitos e projetos exitosos da ciência cidadã no Brasil e no mundo, além de conhecerem plataformas tecnológicas como o iNaturalist, que viabilizam a participação da comunidade na ciência, além do registro e a identificação colaborativa da biodiversidade.
Como atividade prática, foi realizada uma série de ações integradas ao Desafio da Natureza Urbana, evento internacional de mobilização por meio da ciência cidadã. Em Sinop, as ações envolveram:
- Palestras educativas sobre ciência cidadã e o uso do app iNaturalist, ministradas pelos mestrandos a estudantes da graduação em Ciências Biológicas (UFMT – Sinop) e do ensino fundamental (Colégio Jean Piaget – Sinop);
- Bioblitz diurna e noturna no Parque Florestal de Sinop, com observação e registro da fauna, flora e fungos locais. Fazendo registros da captura de morcegos em atividade conjunta com o BatLab - Laboratório de Quiropterologia Neotropical (UFMT-Sinop);
- Interação com visitantes do Parque Florestal de Sinop, promovendo a divulgação científica e a sensibilização ambiental junto à comunidade.
Durante o período do evento, o Desafio da Natureza Urbana 2025 de Sinop e região contabilizou um total de 382 observações, representando 134 espécies diferentes registradas na plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/projects/desafio-da-natureza-urbana-2025-sinop-e-regiao ). Dentre os registros, foram encontradas cinco espécies com status de vulneráveis (IUCN Red List): Jabuti-Tinga (Chelonoidis denticulatus), Tracajá (Podocnemis unifilis), Macaco-Aranha-de-Cara-Branca (Ateles marginatus), Castanheira-Do-Pará (Bertholletia excelsa) e Macaco-Prego-Amarelo (Sapajus libidinosus). Os resultados destacam a riqueza da biodiversidade local e o potencial da ciência cidadã como ferramenta de monitoramento e educação ambiental.
A experiência contribuiu para o fortalecimento do diálogo entre ciência e sociedade, estimulando o protagonismo estudantil e a construção de conhecimento coletivo sobre a biodiversidade urbana. A ação também reforça o compromisso do PPGCAM com a promoção de atividades interdisciplinares, participativas e voltadas à formação cidadã e ambiental.
Turma de Mestrandos:
Aline Magioni Gonçalves
Amanda G. Carolaine Silva
Cristiane Cesco Diel
Joana Carneiro de Nazaré
Klésia Regina Gregória Prudente
Luciane Raquel Wobeto
Luender Thiago Silva Oliveira
Maria Carolina de Souza Barreto
Maria Eduarda Baco Pessoa
Rafael Augusto de Lima Gonçalves