Formulários/Normas


As orientações e formulários para solicitações junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, também estão disponibilizadas no site da Secretaria de Pós-Graduação do Campus Universitário de Sinop: https://www.ufmt.br/unidade/gpgp


Cadastro de Coorientador(a)


A inclusão de coorientador(a) deve ser formalizada mediante o peticionamento de processo eletrônico via Sistema SEi.


Tipo de processo: DEFINIÇÃO DE ORIENTADOR(A)/COORIENTADOR(A) - PÓS GRADUAÇÃO

O(A) discente deverá preencher o Documento Principal: Estudante - Identificação Padrão (disponível no momento da abertura do processo) e em seguida anexar os seguintes documentos:

1. Declaração do orientador com a indicação do coorientador;
2. Documento de solicitação do docente interessado em coorientar, com justificativa (ao colegiado do programa);
3. Ficha de cadastro de docente (DOWNLOAD);
4. Diploma de doutor do coorientador digitalizado (apenas para docentes externos a UFMT);
5. RG e CPF digitalizado (apenas para docentes externos a UFMT);
6. Currículo Lattes atualizado (digitalizado) do docente interessado em coorientar.



Exame de Proficiência

O(A) discente deverá apresentar o certificado de aprovação em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, dentro das normas do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação. A apresentação do documento é requisito para o Exame de Qualificação.


A comprovação de proficiência deverá ser feita mediante protocolo de processo eletrônico no Sistema SEi:

Tipo de Processo: COMPROVAÇÃO DE PROFICIÊNCIA

Após o preenchimento do Formulário Eletrônico de Identificação Padrão (disponível no momento da abertura do processo), o discente deverá anexar o certificado, contendo frente e verso (formato PDF) e em sequência peticionar o processo.



Matrícula em Disciplina do PPGCAM


Alunos Regulares do PPGCAM:

Os alunos regulares do PPGCAM devem solicitar a matrícula nas disciplinas do programa por meio do Sistema SIPG, de acordo com o período estabelecido no Calendário Acadêmico. Caso o discente tenha perdido o prazo de solicitação de matrícula via SIPG, deverá ser protocolado um processo eletrônico no sistema SEi, seguindo os mesmos procedimentos para alunos regulares de outros Programas de Pós-Graduação da UFMT que desejam se matricular em disciplina do PPGA (verificar abaixo).


Alunos Regulares de outro Programa da UFMT:

O aluno regular de outro Programa de Pós-Graduação da UFMT que deseja cursar disciplina ofertada pelo PPGCAM deverá peticionar um processo eletrônico no sistema SEi.

Tipo de processo: PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MATRÍCULA EM DISCIPLINA

O discente deverá preencher o Documento Principal - Comunidade Externa - Identificação Padrão (disponível no momento da abertura do processo). No campo "Sugestão de unidade de destino do processo", favor preencher "CUS - GPGP - Sec. Coord de PPG/ Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ Campus Sinop".


Em seguida, o discente deverá anexar ao processo o Requerimento de Matrícula (DOWNLOAD) preenchido e assinado pelo requerente, docente orientador e pelo Coordenador do PPG no qual esteja regularmente matriculado. 


Após a realização dos procedimentos acima, o interessado deverá peticionar o processo. Após o peticionamento, o processo passará pelos trâmites necessários e o interessado será notificado quando for concluído.




Cancelamento de matrícula em Disciplina do PPGCAM


Para o cancelamento de matrícula em uma disciplina ofertada pelo PPGCAM, o requerente deverá elaborar um Ofício simples endereçado à Coordenação do PPGCAM contendo a solicitação e justificativa. O documento deve conter a assinatura do discente e de seu orientador e ser peticionado em processo eletrônico no Sistema SEi.


Tipo de processo: PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MATRÍCULA EM DISCIPLINA


O discente deverá preencher o Documento Principal - Comunidade Externa - Identificação Padrão (disponível no momento da abertura do processo). 

No campo "Especificação (resumo limitado a 50 caracteres)", favor prencher: "Cancelamento de matrícula em disciplina"
No campo "Sugestão de unidade de destino do processo", favor preencher "CUS - GPGP - Sec. Coord de PPG/ Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ Campus Sinop".


Em seguida, o discente deverá anexar ao processo o Ofício em formato PDF. 


Após a realização dos procedimentos acima, o interessado deverá peticionar o processo. Após o peticionamento, o processo passará pelos trâmites necessários e o interessado será notificado quando for concluído.



Relatório de Atividade Discente (PPGCAM e Capes)

O discente deverá peticionar o relatório de atividade semestral, por meio de processo eletrônico no sistema SEI. Conforme Ata 01/2022 (Processo 23108.006890/2022-84) os bolsistas da Capes deverão encaminhar apenas o formulário da Capes, enquanto que os demais alunos deverão encaminhar o relatório modelo PPGCAM.


Tipo de processo: RELATÓRIO DE ATIVIDADES - DISCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO


O discente deverá preencher o Documento Principal - Comunidade Externa - Identificação Padrão (disponível no momento da abertura do processo) e em seguida anexar o(s) Relatório(s) preenchido(s) e assinado(s) (formato PDF).


Modelo Relatório PPGCAM (DOWNLOAD)

Modelo Relatório CAPES (DOWNLOAD)


Estágio Docência

Os documentos relacionados ao Estágio Docência estão disponíveis para download e devem ser protocolados por meio do peticionamento de processo eletrônico no Sistema SEi.

  • PLANO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (DOWNLOAD)

  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (DOWNLOAD)



Exame de Qualificação PPGCAM

O Exame de Qualificação será realizado para avaliar se o candidato está apto a se submeter à Defesa da Dissertação e constará de um artigo científico escrito a partir dos resultados obtidos para dissertação.

O(A) discente deverá ser aprovado no Exame de Qualificação até o 22° mês contado a partir da data de matrícula no Programa.

A solicitação deverá ser realizada por meio de processo eletrônico no sistema SEi com no mínimo 30 dias de antecedência. Tipo de processo: "SOLICITAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO"


QUALIFICAÇÃO: 

Documentos necessários para abertura de processo no SEI:

  • Formulário de Identificação Padrão (Disponível no SEI);
  • Formulário de Solicitação de Qualificação (Download); Especificar qual o tipo de membro (interno, externo ou suplente);
  • Formulário de cadastro do membro externo titular, se houver (Download)
  • Sugestão de banca (Download);
  • Histórico Escolar (Disponível no SIPG);
  • Comprovante de proficiência digitalizado (frente e verso), caso ainda não conste lançamento no histórico.
  • Formulário de Divulgação do exame de Qualificação (Download)

Composição de banca: 3 membros +1 suplente. O(a) orientador(a) não participa da avaliação e da arguição realizada pela banca, contudo, pode fazer as aberturas e encerramentos do exame de qualificação.

O examinador externo deverá fazer o cadastro como Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações - SEi para que seja possível assinar eletronicamente a Ata de Defesa e a Folha de Aprovação. O cadastro deverá ser feito com no mínimo 72 horas de antecedência da data prevista para o exame de qualificação. Clique aqui para se cadastrar no SEi



Prorrogação de prazo de Defesa - PPGCAM

A solicitação de prorrogação de prazo para defesa deverá ser solicitada mediante o peticionamento de processo eletrônico no Sistema SEi.

Tipo de processo: PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

O(A) requerente deverá preencher o Documento Principal: Estudante - Identificação Padrão (disponível no momento da abertura do processo) e em seguida anexar:

1. Documento (Ofício simples) direcionado à Coordenação do Programa, contendo a solicitação e justificativa assinado pelo discente e pelo orientador.

Após o processo peticionado chegar à Secretaria, a solicitação será encaminhada à Coordenação do Programa para deliberação em reunião de Colegiado.




Defesa PPGCAM


O discente com a ciência do orientador deverá requerer junto ao Colegiado do PPGCAM a defesa da dissertação, indicando a banca, a data e a hora da defesa e demais documentos exigidos no programa.


A solicitação deverá ser realizada por meio de processo eletrônico no sistema SEi com no mínimo 30 dias de antecedência. Tipo de processo: "SOLICITAÇÃO DE DEFESA PÚBLICA"


DEFESA PÚBLICA - PPGCAM

Documentos necessários para abertura de processo no SEI:

  • Formulário de Identificação Padrão (Disponível no SEI);

  • Formulário de Solicitação de Defesa (Download); Especificar qual o tipo de membro (interno, externo ou suplente). Todos os membros devem assinar o documento ou devem ser inseridos documentos que comprovem a ciência do membro da banca (declarações, cópias de e-mails e outros);

  • Formulário de Sugestão de Banca (Download);

  • Formulário de cadastro do membro externo titular e suplente (Download)

  • Cartaz de divulgação (Download);

  • Ata de Qualificação assinada;

  • Histórico Escolar (Disponível no SIPG);

  • Comprovante de proficiência digitalizado (frente e verso), caso ainda não conste lançamento no histórico.

  • Arquivo da dissertação a ser defendida. Por decisão do Colegiado, deverá ser encaminhada versão (mesmo que não seja a definitiva encaminhada para a banca) da dissertação para demonstrar que a mesma se encontra em condições de defesa, e principalmente, evitar que o Colegiado aprove algo que nem saiba em que condições se encontra.


Composição da banca: titulares - pelo menos 3 membros (Presidente - orientador ou coorientador, apenas um deles; e outros dois membros - sendo no mínimo 1 membro externo) + 2 suplentes (1 interno e 1 externo). A banca pode ter 4 membros ou mais, porém deve ter pelo menos um externo. 


O examinador externo deverá fazer o cadastro como Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações - SEi para que seja possível assinar eletronicamente a Ata de Defesa e a Folha de Aprovação. O cadastro deverá ser feito com no mínimo 72 horas de antecedência da data prevista para o exame de defesa. Clique aqui para se cadastrar no SEi




Depósito de Produto Final (Dissertação PPGCAM)

Após a defesa e as devidas correções, se indicadas pela banca, o produto final de pós-graduação Stricto Sensu aprovado, será enviado pelo autor (discente), por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), tipo de processo "DEPÓSITO DE PRODUTO FINAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU", instruído com os seguintes documentos:

1. “Termo de Depósito de Produto Final de Pós-Graduação” preenchido e assinado eletronicamente. (Informar o nome do programa e o Campus Sinop para que o processo não seja enviado para a unidade incorreta)

         *Favor preencher todos os dados, inclusive CPF dos membros da banca.

2. Produto Final de Pós-graduação (dissertação), em arquivo digital único, em formato PDF/A, com tamanho máximo de 30 Mb, de acordo com a norma da ABNT NBR 14.724 vigente e as Normas do PPGCAM.

a) Ficha catalográfica, que poderá ser confeccionada através do link: https://sistemas.ufmt.br/mfc

i) Nome do autor deve ser colocado da seguinte forma: somente o último sobrenome antes da vírgula. O nome e demais sobrenomes posterior a vírgula.

 Exemplo de nome na Ficha Catalográfica: Silva, Maria Eduarda Ferreira  da.

ii) Título da dissertação - somente a letra inicial do título deve ser maiúscula, e as demais letras devem ser minúsculas (Exceto em casos de títulos contendo nome científico, o qual por definição tem a primeira letra maiúscula, e/ou em casos de abreviação que por padrão seja maiúscula);                  

        Exemplo de Título na Ficha Catalográfica: Os pássaros do gênero Turniciformes e seus hábitos noturnos em regiões amazônicas.  
 b) Folha de Aprovação, com assinaturas eletrônicas deve ser inserida no corpo da dissertaçãologo após a ficha catalográfica.


3. Cópia digitalizada Ata de Defesa de Produto Final de Pós-Graduação com todas as assinaturas, em formato PDF/A, autenticada eletronicamente no SEI!; ou Ata de Defesa de Produto Final de Pós-Graduação gerada e assinada eletronicamente no SEI!;

O prazo para o protocolo de processo de depósito de produto final é de até 60 dias após a data da defesa.


OBS: Não há mais a necessidade de entrega de CD's e documentos impressos na Secretaria, uma vez que os documentos serão tramitados exclusivamente via sistema SEi.


Sobre a tramitação do processo:

Ao peticionar o processo ele vai para o Protocolo e após isso, eles encaminham para a secretaria de pós-graduação;

Quando chega na unidade, fazemos uma pré-análise, o qual verificamos se os requisitos acima foram seguidos.

Se preenchidos, encaminhamos ciência e assinatura do orientador. Posteriormente enviamos para análise da coordenação, então depois eles retornam o processo informando o deferimento ou indeferimento.

Nos casos de deferimento (aceitação), fazemos o lançamento de exclusão por titulação e após encaminhamos para o discente o histórico consolidado do egresso.

E por fim, o processo será encaminhado para análise e deferimento da Biblioteca Central de Cuiabá.

Obs.: Se o processo for indeferido em qualquer uma das etapas de tramitação a Secretaria estará entrando em contato com o discente por e-mail ou telefone avisando para que realize as correções necessárias.


Alteração da Instrução Normativa PPGCAM 05/2020 - A Ata 03/2021 do Colegiado do PPGCAM, alterou alguns pontos da IN 05/2020, visto que a Instrução Normativa PROPG N° 1, de 22 de agosto de 2020, dispensa a entrega de CD e estabelece que a entrega da dissertação será feita exclusivamente em processo eletrônico no sistema SEI.

Dessa forma entrou em vigência as seguintes condições: Alteração do item 7 (páginas 2 e 3 da referida instrução normativa) quanto a entrega das versões finais de dissertação em DVD-R, sendo excluído todo o texto vinculado a entrega em DVD-R (não é mais necessário). ii) No item “Folha de Aprovação” (página 19) inseri-se a seguinte complementação: ... A folha de aprovação pode ser elaborada e assinada no sistema eletrônico SEI".



Solicitação de Diploma PPGCAM

A solicitação de emissão e registro de diplomas de Mestrado deve ser feita mediante o peticionamento de processo eletrônico no Sistema SEi (Clique aqui para acessar o SEi)

OBS: Esse processo só terá andamento após a finalização do trâmite do processo de Depósito de Produto Final.

Peticionamento > Processo Novo

Escolha o tipo do Processo: PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - DIPLOMA REGISTRO

Preencha o Formulário de Requisição de Abertura de Processo de Expedição/Registro de Diploma e Histórico  (Disponível no SEI, momento de abertura do processo)

Anexe os seguintes documentos (Frente e verso em formato PDF):

  • Diploma da graduação;

  • RG; 4 - CPF;

  • Certidão de nascimento ou casamento;

  • Comprovante de proficiência.

  • Ata de Defesa.

  • Comprovante de Submissão (para publicação da dissertação).

  • ETAPAS DE TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE DIPLOMA

    • Antes de chegar na Secretaria de Pós-graduação o processo tramita pelo setor de protocolo. Após chegar em nossa unidade, o(a) servidor(a) faz a análise preliminar da documentação.

    • Em seguida relaciona com o processo de Depósito de Produto Final que deverá ter cumprido todas as suas etapas.

    • Posteriormente o servidor(a) anexa ao processo a Ficha de Atualização de Dados Cadastrais (emitida pelo sistema SEI). Em seguida, essa ficha será disponibilizada para o aluno assinar eletronicamente ( o Coordenador do programa dará ciência no documento);

    • Caso o aluno não tenha realizado matrícula ou inscrição eletrônica via SEI, disponibilizamos também uma Declaração de Efetivação de matricula  ou inscrição presencial para assinatura.

    • O processo será remetido à Biblioteca do Campus para emissão de Declaração de Nada Consta. 

              Se não houver pendência(s) do discente junto à Biblioteca do Campus, a Secretaria de Coordenação do PPG inclui a cópia integral dos processos: a) Inscrição/ matrícula; e b) Depósito de produto final.

    • A Secretaria vai inserir o Histórico Consolidado do Egresso (ele será avaliado pelo Coordenador do programa e o mesmo dará ciência do documento);

    • A Secretaria vai inserir a ata de defesa de dissertação assinada por todos os membros.

    • A Secretaria vai inserir o comprovante de Regularidade do CPF obtido no site da Receita Federal.

    • A Secretaria vai inserir o comprovante de quitação eleitoral obtido no site do TSE.

    • O coordenador vai inserir um Ofício no processo, dar ciência no histórico consolidado e na ficha de atualização de dados cadastrais e encaminhar à PROPG- CEPG - Diplomas.

    A PROPG- CEPG - Diplomas de Cuiabá ao receber o processo, faz análise da documentação e se não houver nenhuma pendência, encaminha a solicitação à Supervisão de Registro Escolar da Pós-graduação/SREPG/CAE que será responsável por registrar e expedir o diploma.

     Posteriormente, a Supervisão de Registro Escolar da Pós-graduação/SREPG/CAE de Cuiabá encaminha os documentos assinados ao Campus de Sinop para a disponibilização de retirada pelo requerente.

    Quando o diploma e histórico já assinados chegarem ao Câmpus de Sinop, a Secretaria de Pós-Graduação notifica o discente via e-mail SEi.

    No processo de diplomação irá aparecer um despacho contendo as instruções que o egresso deve seguir para retirada do diploma.

URGÊNCIA NA ELABORAÇÃO DO DIPLOMA REGISTRO


O egresso poderá solicitar, em casos específicos, urgência no processo de expedição do diploma, com a devida justificativa e comprovação. A solicitação de urgência será analisada pela Unidade de Diplomas e Certificados da Gerência de Pós-graduação da PROPG.O pedido de urgência deverá ser instruído via sistema SEI, na opção “iniciar processo”


Tipo de processo “PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – URGÊNCIA NA ELABORAÇÃO DO DIPLOMA REGISTRO”

Documentos necessários: 

  • Formulário de solicitação de urgência na expedição do diploma e/ou histórico

  • Documento comprobatório da justificativa apresentada para o pedido de urgência.

Prazo para confecção do diploma

Conforme art. 12 da INSTRUÇÃO NORMATIVA  CONJUNTA PROPG/PROEG -UFMT Nº 02/2022, DE 01 DE JULHO DE 2022, o prazo legal para expedição de primeira via de diploma é de 120 (cento e vinte) dias, (a partir do recebimento do processo, via sistema SEI, na unidade de diplomação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação) com prorrogação pelo mesmo período, caso necessárioA Reemissão de diplomas obedecerá aos mesmos prazos e regras.


PROCEDIMENTOS PARA RETIRADA DE DIPLOMA

1 - O Egresso poderá comparecer à Secretaria de Pós-Graduação do Câmpus de Sinop portando documento de identificação com foto original, ou caso não possa comparecer pessoalmente para retirar seu Diploma, poderá autorizar terceiros (inclusive pai e mãe), através de Instrumento Particular de Procuração.

A Procuração poderá ser simples e deverá ser específica para a retirada de diploma.

Formas  de apresentação:

  • Original da procuração, comparecendo à secretaria com original e cópia da Identidade de quem estará retirando, ou

  • Anexa via processo, juntamente com a cópia do documento de identidade do procurador. Nesse caso será preciso contatar a secretaria (e-mail secgpgp.cus@ufmt@ufmt.br ) para que seja liberada a inclusão de documentos no SEI. O procurador só precisará apresentar seu documento original no dia, pois a cópia já estará anexada via sei.

2 - A entrega do Diploma pela Secretaria de Pós-Graduação só se efetivará mediante a apresentação da documentação supracitada.

OBS.:  A Secretaria não faz envio de diploma e histórico escolar pelos Correios e/ ou por e-mail.









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