Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso apresenta uma única área de concentração: Antropologia Social, e duas linhas de pesquisa que cobrem um leque amplo de objetos e de campos de estudos. As linhas de pesquisa são:
1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias – Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas, socialidades, cosmologias, rituais, arte e sistemas simbólicos; políticas públicas, educação e direitos; políticas indígenas, história indígena e do indigenismo; estudos de fronteiras, conflitos interétnicos, territórios, processos e direitos sobre territórios; movimentos sociais, diásporas e identidades.
2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades – Reflexões teóricas e investigações empíricas que têm como foco as dinâmicas socioculturais, com especial ênfase em processos contemporâneos de construção de vínculos sociais, identidades e subjetividades. A linha abrange as seguintes temáticas de pesquisa: relações de gênero e sexualidade; família e parentesco; corporalidade e marcadores sociais da diferença; cultura popular e sociabilidades festivas; performances e produção de sentidos na cidade.