Colóquios de Antropologia



IV Colóquio de Antropologia da UFMT

Impactos da Pesquisa Antropológica em Contextos de Crise

A quarta edição do Colóquio de Antropologia da UFMT foi realizada entre os dias 25 e 27 de novembro de 2019, pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso, com o objetivo de criar um contexto de debates sobre o conhecimento antropológico, promover o diálogo, o fortalecimento e a consolidação da discussão e da pesquisa antropológica no âmbito da região Centro-Oeste. O tema do evento será IMPACTOS DA PESQUISA ANTROPOLÓGICA EM CONTEXTOS DE CRISE, decidido pela comissão organizadora do evento, formada por docentes e discentes, uma vez que as conferências de abertura e encerramento e as mesas redondas vão abordar temas como medicalização, a luta pela terra, as violências urbanas e outras questões urgentes, pensando os impactos trazidos pela pesquisa antropológica seja epistemologicamente, seja na construção de políticas públicas.




III Colóquio de Antropologia da UFMT

Pós-graduação em Campo: Pesquisas Recentes em Antropologia Social

A terceira edição do Colóquio de Antropologia da UFMT foi realizada entre os dias 6 e 7 de novembro de 2018, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso e teve como objetivo criar um contexto de debates sobre o conhecimento antropológico com o objetivo de promover o diálogo, o fortalecimento e a consolidação da discussão e da pesquisa antropológica no âmbito da Universidade Federal do Mato Grosso.

Programação:

Dia 06/11

- 13h30 às 16h30: Mesa-Redonda I – “Pesquisas recentes em Conflitos, Violência e Produção de Direitos”. Palestrantes: Prof. Dr. Clark Mangabeira Macedo Prof. Dr. Aloir Pacini Prof. Dr. Paulo Delgado Coordenação: Cassiana Oliveira da Silva

- 17h00 às 19h00: Mesas de Comunicações I – Linha de Pesquisa: Sociabilidades, Identidades e Subjetividades. Os discentes do PPGAS/UFMT irão apresentar, divulgar e dialogar sobre suas pesquisascom debatedores para mediação e contribuições. Debatedores: Prof. Dr. Clark Mangabeira Macedo e Prof. Dr. Moisés Lopes

- 19h30 às 22h00: Mesa-Redonda II – “Pesquisas recentes em Gênero, Parentesco e Sexualidade” Palestrantes: Prof. Dr. Flávio Luiz Tarnovski Prof. Dr. Moisés Lopes Prof. Dr. Marcos Aurélio da Silva Coordenação: Letícia Corrêa Gonçalves

Dia 07/11 -

- 13h30 às 16h30: Mesa-Redonda III – “Pesquisas recentes em Cosmologias e Territorialidades” Palestrantes: Profa. Dra. Sônia Regina Lourenço Profa. Dra. Carmen Lucia da Silva Profa. Dra. Marina Veiga França Coordenação: Andressa Alves

- 17h00 às 19h00: Mesas de Comunicações II – Linha de Pesquisa: Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias. Os discentes do PPGAS/UFMT irão apresentar, divulgar e dialogar sobre suas pesquisascom debatedores para mediação e contribuições. Debatedoras: Profa. Dra. Carmen Lucia da Silva e Profa. Dra. Marina Veiga França.

- 19h30 às 22h00: Mesa-Redonda IV – “Pesquisas Recentes em Patrimônio e Cultura Popular” Palestrantes: Profa. Dra. Patrícia Silva Osório Profa. Dra. Flávia Carolina da Costa Profa. Dra. Heloísa Afonso Ariano Coordenação: Valéria Rocha





II Colóquio de Antropologia da UFMT

Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais

O II Colóquio de Antropologia da UFMT pretende reunir pesquisadores da área de Antropologia Social e áreas afins (Sociologia, Filosofia, Serviço Social, História, Geografia, Museologia, Direito e Ciências Sociais da Saúde) interessados em discutir as temáticas de gênero, sexualidade, subjetividades, sociabilidades, e identidades e diferenças, relações interétnicas, patrimônio cultural e teoria etnográfica numa perspectiva antropológica.

O Colóquio, em sua segunda versão, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Departamento de Antropologia, do GPAC - Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo - Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades e do Núcleo de Pesquisa em Artes, Performances e Simbolismos – Napas.

As discussões e debates desenvolvidos durante o Colóquio visam consolidar as linhas de pesquisa do Mestrado em Antropologia Social da UFMT, quais sejam: 1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias – Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas, socialidades, cosmologias, rituais, arte e sistemas simbólicos; políticas públicas, educação e direitos; políticas indígenas, história indígena e do indigenismo; estudos de fronteiras, conflitos interétnicos, territórios, processos e direitos sobre territórios; movimentos sociais, diásporas e identidades. 2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades – Reflexões teóricas e investigações empíricas que têm como foco as dinâmicas socioculturais, com especial ênfase em processos contemporâneos de construção de vínculos sociais, identidades e subjetividades. A linha abrange as seguintes temáticas de pesquisa: relações de gênero e sexualidade; família e parentesco; corporalidade e marcadores sociais da diferença; cultura popular e sociabilidades festivas; performances e produção de sentidos na cidade.

O II Colóquio de Antropologia da UFMT: Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais visa propiciar o debate e o diálogo entre pesquisadores, grupos e núcleos de pesquisa sobre o fazer antropológico e a contribuição deste conhecimento acerca da diversidade étnico-cultural, das relações de gênero e sexualidade, territórios, territorialidades, sociabilidades, teoria etnográfica e patrimônio cultural. Os temas do evento estão articulados com os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Antropologia em contextos etnográficas com comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas e populações LGBTT do município de Cuiabá e estado do Mato Grosso. Os temas versam, sobretudo, acerca das questões concernentes ao patrimônio cultural, cultura popular, ações afirmativas, gênero, sexualidade e parentesco, cosmologias, artes e identidades.

Além disso, buscamos por meio da 2ª Edição do Colóquio dar visibilidade a região centro-oeste, em especial ao estado de Mato Grosso, não mais apenas como uma região tomada como objeto de pesquisas, mas também como uma referência na produção de conhecimentos. Finalizando, pretende-se estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, particularmente do curso de Ciências Sociais, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.




I Colóquio de Antropologia da UFMT

O Diálogo da Antropologia com as Políticas Públicas

A primeira edição do Colóquio de Antropologia da UFMT realizada entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014, foi promovida pelo Departamento de Antropologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso em seu primeiro ano de funcionamento.

Nesta primeira edição, o evento criou um contexto de debates sobre o conhecimento antropológico com o objetivo de iniciar o processo de fortalecimento e consolidação da discussão e da pesquisa antropológica no âmbito da Universidade Federal do Mato Grosso, com a participação de pesquisadores e convidados de diferentes universidades do Brasil e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

O evento alcançou um público de 313 pessoas, entre essas, pesquisadores doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos das áreas das Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia), História, Saúde Coletiva, Serviço Social, Direito, Geografia, Comunicação Social, Psicologia e Filosofia, que apresentaram comunicação oral em Grupos de Trabalho, Mesas-Redondas e Conferências de abertura e Conferência de encerramento.

Durante os dias do evento, as pesquisas e estudos (muitas delas financiadas com recursos da FAPEMAT, do CNPq e do MEC) que vêm sendo desenvolvidas pelos docentes do PPGAS e outros Programa de Pós-Graduação da UFMT no estado do Mato Grosso, receberam visibilidade e reconhecimento por parte dos convidados e participantes externos de outras Universidades brasileiras.



Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30