O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) torna pública a seleção para ingresso no primeiro semestre de 2026, por meio de três editais com oferta de vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia Social. As inscrições estarão abertas no período de 1º de setembro a 2 de outubro de 2025, via Sistema Eletrônico de Informação (SEI-UFMT) - Confira as orientações do Edital.
São ofertadas vagas nas seguintes modalidades:
-
Edital Regular (Ampla Concorrência e Ações Afirmativas):até 20 vagas para o Mestrado e até 11 para o Doutorado, com 40% das vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
-
PQS – Programa de Qualificação de Servidores do IFMT: voltado exclusivamente para servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto Federal de Mato Grosso, com até 2 vagas para Mestrado e até 2 para Doutorado.
-
PQSTAE – Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT: exclusivo para TAEs da UFMT, com até 2 vagas para Mestrado e até 2 para Doutorado.
Os cursos têm duração máxima de 24 meses (Mestrado) e 48 meses (Doutorado), sendo presenciais, e organizam-se em duas linhas de pesquisa: Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias; e Sociabilidades, Identidades e Subjetividades.
Os editais completos e demais informações estão disponíveis no site oficial do Programa:
🔗 https://www.ufmt.br/curso/ppgas/pagina/editais/14678#top_page
Dúvidas, exclusivamente por meio de e-mail da secretaria, com prazo de resposta de até 2 dias úteis: 📧 sec-ppgas.ichs@ufmt.br.