Objetivos do Programa
Produzir conhecimentos que permitam solucionar os problemas limitantes para o desenvolvimento da agropecuária na região Centro-Oeste (área de transição entre o biomas Amazônica e Cerrado).
Promover alternativas para a produção de alimentos e renda na região, assim como para a conservação do meio ambiente por meio de manejo sustentável dos recursos naturais (solo e água), promovendo o desenvolvimento das técnicas produtivas locais.
Formar pesquisadores e profissionais com uma visão interdisciplinar que possam contribuir para adoção e manutenção de sistemas de produção sustentáveis, visando o aumento regional da produção e de produtividade.
Promover e consolidar a integração com outras instituições que realizam pesquisas para desenvolver tecnologias para melhor comercialização dos produtos oriundos da exploração da agropecuária regional, envolvendo aspectos de processamento, conservação, apresentação e marketing.
Apoiar os programas de difusão tecnológica, voltados para a realidade regional, transferindo os conhecimentos aos produtores rurais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região.
Contribuir para a fixação de profissionais pós-graduados na região Centro-Oeste em Ciências Agrárias.
Capacitar os grupos de pesquisa na área de Ciências Agrárias da UFMT para o desenvolvimento sustentável dos recursos gerados pela biodiversidade da fauna e flora da região Amazônica.
Reduzir o impacto ambiental decorrente da menor pressão sobre os recursos naturais, principalmente pela menor necessidade de desmatamento.
Atender a imensa necessidade dos profissionais da região em se capacitarem e especializarem na área de ciências agrárias, permitindo aos mesmos, maior compreensão dos fatores limitantes da produção agropecuária do norte do Mato Grosso.
Ampliar a rede de pesquisas regionais do norte do Mato Grosso, aumentando a conectividade e os trabalhos em conjunto entre pesquisadores tanto da Embrapa e UFMT, o que consequentemente aumentará o volume de informações científicas regionais a menor custo.
Atender as lacunas de conhecimento demanda por produtores rurais da região, tanto em termos de culturas agronômicas como em sistemas de produção integrados.