Disciplinas eletivas
AGRICULTURA
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Origem, histórico e evolução. Importância sócio-econômica: situação mundial, nacional e estadual, aspectos morfológicos e fisiológicos. Melhoramento de cultivares, Clima e solo, Fenologia, Ecofisiologia, Nutrição e adubação, plantio. Manejo de plantas daninhas, principais pragas, doenças e seu controle, Irrigação, Colheita e pós-colheita. Secagem, beneficiamento, armazenamento, classificação, comercialização e usos das culturas do milho, soja, arroz, feijão, algodão e café.
AGRICULTURA DE PRECISÃO
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Histórico e conceituação da agricultura de precisão, 2. Sistemas e informação geográfica (SIG) e sensoreamento remoto, 3. Eletrônica embarcada: estudo dos sensores, atuadores, aquisição e comunicação de dados, sistemas eletrônicos de posicionamento e georeferenciamento, 4. Sistemas de coleta de dados e mapeamento, 5. Monitoramento da produção, 6. Monitoramento das condições do solo, 7. Sistemas de controle e monitoramento de semeadura, 8. Sistemas para aplicação localizada de adubos e corretivos, 9. Mapeamento de infestação por plantas daninhas pragas e doenças,10. Sistemas para aplicação localizada de defensivos11. Tecnologia de informação e gerenciamento
BIOINDICADORES DA QUALIDADE DO SOLO
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Parâmetros microbiológicos como indicadores da qualidade do solo: Grupos funcionais de microrganismos, Biomassa microbiana. Atividade microbiana: Respiração basal, Quociente metabólico. Parâmetros Bioquímicos: Atividade Enzimática
BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Estrutura celular e subcelular de células eucariotas e procariotas. Ácidos nucléicos, estrutura e propriedades. Replicação, transcrição e tradução: conceitos, regulação e importânica. Bancos genômicos e de DNA. Mutações. Técnicas do DNA recombinante. Produtos e processos biotecnológicos.
CONTAMINAÇÃO DE SOLOS COM PESTICIDAS
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Pesticidas, histórico e definições: A evolução e a utilização de pesticidas na agricultura, em domicílios e no controle de vetores de doenças. Características dos pesticidas: as classes, modo de ação, efeitos secundários, as formulações e seu emprego. Conceito de qualidade do solo. Introdução a toxicologia de pesticidas. Processos químicos que afetam a retenção e o destino de contaminantes do solo. Os processos de lixiviação e arraste superficial dos pesticidas. Degradabilidade dos pesticidas; degradação química, fotoquímica e biológica, Formação de metabólitos e mineralização. Remediação do solo. Técnicas de análises de pesticidas. Assuntos emergentes: descarte de embalagens de pesticidas, plantas modificadas geneticamente, etc.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Mecanismos e níveis de controle do desenvolvimento vegetal. Principais grupos hormonais envolvidos no crescimento e desenvolvimento de plantas. Estudo das correlações entre crescimento e desenvolvimento de plantas: Crescimento correlativo de gemas laterais e apicais; Dominância apical; Propagação vegetativa; Fotomorfogênese; Estádios do biociclo Vegetal.
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Etiologia, epidemiologia e controle das principais doenças das culturas de algodão, arroz, cana, feijão, milho, sorgo e soja.
ECOFISIOLOGIA VEGETAL
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Radiação e clima: respostas fisiológicas das plantas às condições adversas de ambiente; Balanço de Carbono nas plantas; Relações hídricas; Crescimento e desenvolvimento; Planta sob estresse; Substâncias do metabolismo secundário: na interação planta - herbívoro e interação planta – patógeno.
EDIFICAÇÕES E SUSTENTABILIDADE
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: A construção e oambiente construído. Materiaise sua aplicabilidade, implicações e impactos no ambiente construido. Princípios de conforto térmico e bem-estar dos ocupantes. Desempenho energético-térmico do ambiente construído. Conceito de construção sustentável. Avaliação da sustentabilidade de edificações: métodos e indicadores. Estratégias e tecnologias para Projeto e ConstruçãoSustentável.
ENERGIA DA BIOMASSA
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: O uso da energia no meio rural. Tipos e origem da biomassa para energia. Tecnologias de conversão da biomassa em energia: Combustão,
ENSAIO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Introdução e ensaios de máquinas agrícolas. Ensaios de motores de combustão interna. Ensaios de tratores agrícolas. Ensaio de pneus agrícolas. Ensaio de implementos e máquinas sendo: subsolador, escarificador, arado aiveca, arado de discos, grades, colhedoras, distribuidores de fertilizantes, semeadoras e pulverizadores
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Carga horária: 30 horas e 2 créditos
Ementa: Disciplina de treinamento dos estudantes de pós-graduação, que permite aos mesmos adquirirem experiência de ensino, preparando, planejando e lecionando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação da área de Agronomia, sob a supervisão e acompanhamento do professor/orientador responsável pela disciplina. OBS: a disciplina é OBRIGATÓRIA apenas para alunos que tenham BOLSA DE MESTRADO.
EROSÃO E SEDIMENTAÇÃO
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Erosão. Produção de Sedimentos na Bacia Hidrográfica. Fundamentos do transporte de sedimentos em rios. Sedimentometria. Cálculo do transporte de sedimentos em rios. Assoreamento de reservatórios.
FISIOLOGIA DO PARASITISMO
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Conceitos sobre a interação planta-patógeno. Atração, adesão e penetração de patógenos no hospedeiro. Enzimas e toxinas microbianas na patogênese. Alterações bioquímicas e fisiológicas induzidas pelo patógeno no hospedeiro. Mecanismos físicos e bioquímicos na resistência passiva e ativa. Fenômeno de reconhecimento na interação patógeno- hospedeiro. Aspectos moleculares da patogenicidade de fungos e bactérias e das respostas do hospedeiro. Bioensaios de fitoalexinas em sorgo, soja e feijão. Bioensaios de controle microbiani. Bioensaios de indução de resistência em pepino.
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Introdução e conceitos de fertilidade. Fatores que afetam a produtividade das culturas. Leis da fertilidade do solo. Fases do solo e interações nutriente-solo. Avaliação da fertilidade do solo. Amostragem e preparo de amostras de solo e de fertilizantes. Acidez do solo e fontes que geram acidez. Conceitos e reações associados à neutralização da acidez do solo. Corretivos do solo: calagem, gessagem. Adubação corretiva. Principais nutrientes e sua dinâmica, disponibilidade e fontes: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes. Mistura e aplicação de adubos. Interpretação das análises de solo e folhas. Matéria orgânica no solo e metais pesados. Legislação de fertilizantes. Adubação das principais culturas regionais. Adubação de sistemas. Microbiologia de solos.
FÍSICA DO SOLO
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: física do solo: definição da física do solo com ciência básica para outras áreas do conhecimento em ciência do solo, o solo como um sistema tri-fásico, definições das propriedades do solo, fatores que influenciam nas propriedades dos solos, a água no solo: conteúdo, armazenamento, potencial total da água do solo, disponibilidade de água para as plantas, infiltração e redistribuição da água no solo; sistema de preparo do solo e manejo das propriedades do solo, dinâmica do sistema água-solo-planta-meio ambiente, assim como indicadores da compactação do solo. Processos de emissão de gases de efeito estufa do solo para a atmosfera. Indicadores microbiológicos e as correlações com a compactação do solo.
FRUTICULTURA
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Dormência: Determinismo da entrada e saída da dormência; fatores endógenos e exógenos; Variabilidade; Características em climas tropicais e sub tropicais. Falta de frio; determinação qualitativa e quantitativa: Genotipo x ambiente; Inibições correlativas Biologia floral: atividades ligadas as auxinas, giberelinas e citocininas; organogênese floral; florescimento, formação, desenvolvimento e crescimento do fruto; fisiologia pós-colheita; Crescimento e intervenções por poda e anelamento; produtividade fotossintética em pomares; nutrição em plantas frutíferas; fotoperiodo e temperatura;fenologia. Processos hidricos durante a fase de repouso hibernal e desenvolvimento: Conhecimentos básicos sobre o fluxo de agua e carboidratos durante a fase de repouso; potencial osmótico e hídrico de gemas; cavitação e embolia; conexão vascular.
SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Atualidades e perspectivas dos sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) no Brasil. Conceitos, modalidades (ILP, IPF, ILF e ILPF), principais características e benefícios dos SIPA. Princípios da interação solo x planta x animal. Planejamento para a implantação do sistema. Limitações/barreiras para a adoção do sistema. Ciclagem de nutrientes. Bases tecnológicas para a introdução do componente arbóreo em SIPA. Diagnóstico e planejamento de sistemas SIPA. Aspectos econômicos dos sistemas de SIPA. Práticas de manejo e conservação do solo em sistemas integrados de producao agropecuária.
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: O solo agrícola, manejo e preparo conservacionista. Práticas e técnicas para conservação do solo e da água. Fatores condicionantes da erosão hídrica e controle. Sistema plantio direto como técnica de conservação do solo e da água. Infiltração e enxurrada. Manejo e uso racional da água em sistemas agrícolas. Contaminação e conservação da qualidade da água. Metodologia de pesquisa em manejo e conservação do solo e da água. Preservação ambiental. Avaliação de impactos ambientais. Técnicas de manejo de solo como opções de mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Manejo da matéria orgânica em solos tropicais. Indicadores microbiológicos de qualidade de solo.
MANEJO MECANIZADO DE CULTURAS
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Manejo de tratores agrícolas. Manejo de máquinas de preparo do solo. Manejo de máquinas para implantação de culturas. Manejo de máquinas para tratos culturais. Manejo de máquinas para colheita.
MELHORAMENTO GENÉTICO DE GRANDES CULTURAS
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Importância econômica e cultural do melhoramento genético de plantas. Centros de origem e diversidade das plantas cultivadas. Bancos de germoplasma. Sistemas reprodutivos das plantas cultivadas. Auto-incompatibilidade. Poliploidia. Estrutura genética de populações de plantas autógamas e alógamas. Endogamia e heterose. Melhoramento de plantas autógamas (introdução de plantas, seleção de linhas puras e hibridação). Melhoramento de plantas alógamas (melhoramento intrapopulacional e interpopulacional). Melhoramento de espécies de propagação assexuada. Melhoramento visando resistência a doenças. Emprego da biotecnologia no melhoramento de plantas.
MICROBIOLOGIA DO SOLO
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: A comunidade microbiana do solo. Ecologia dos microrganismos do solo. Transformações do carbono e matéria orgânica do solo. Transformações do nitrogênio no solo. Fixação biológica do nitrogênio. Transformações do fósforo no solo. Fungos micorrízicos. Transformações do enxofre e outros elementos no solo. Biodegradação de xenobióticos no solo.
NEMATOLOGIA AGRÍCOLA
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: História da Nematologia; importância econômica dos fitonematóides; aspectos morfológicos dos nematóides parasitas de plantas, taxonomia, hábitos alimentares; biologia, ciclos de vida; relações ecológicas; sintomatologia em plantas atacadas; histopatologia; nematóides parasitas das principais culturas; estratégias de manejo nas principais culturas; técnicas aplicadas à pesquisa nematológica.
PLANTAS DANINHAS E SEU CONTROLE
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Estudos das plantas daninhas: origem, biologia, classificação botânica. Identificação. Comunidades florísticas e estudos de interferência intra e interespecíficos. Alelopatia, interferência e período crítico de competição. Mecanismo e modo de ação dos herbicidas. Comportamento ambiental dos herbicidas. Tecnologia de aplicação de herbicidas. Seletividade e resistência de plantas daninhas a herbicidas: causas de seu aparecimento, identificação e manejo em condições de campo. Resistência cruzada aos herbicidas com o mesmo modo de ação. Métodos de controle de plantas daninhas. Controle integrado (MIPD).
PROBLEMAS ESPECIAIS
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Estudos sobre insetos daninhos as monoculturas no Brasil. Estudos sobre as espécies pragas e potencialmente pragas. Estudo de técnicas disponíveis para a prevenção e convivência com insetos praga (Manejo Integrado de Pragas). Técnicas disponíveis para monitoramento a insetos (detecção da presença, avaliação da ocorrência e decisão sobre a necessidade de combate).
QUALIDADE E FISIOLOGIA DE SEMENTES
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Importância e Conceito de sementes, Formação e estrutura das sementes, Composição química das sementes, Maturação de sementes, Germinação das sementes, Dormência de sementes, Deterioração de sementes, Produção de sementes, Beneficiamento e secagem de sementes, Armazenamento, Análise de sementes, Lei de Sementes.
QUÍMICA DO SOLO
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Composição do solo. Equilíbrio químico. Interação de superfície da fase sólida com a solução do solo. Adsorção e troca de cátions no solo. Adsorção de ânions pelo solo. Equilíbrios de solubilidade comuns no solo. Solos afetados por sais.
RECURSOS ENERGÉTICOS
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Energia e agricultura. Fontes renováveis e não renováveis. Sistemas e processos de conservação e conversão da energia renovável. Energia solar. Energia da biomassa. Eficiência energética em processos agroindustriais.
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: Propriedades físicas, fisiológicas e químicas de produtos agrícolas. Psicrometria. Higroscopia. Fundamentos de secagem e desidratação. Cinética do processo de secagem e desidratação. Perda de massa seca em produtos armazenados.
TÓPICOS AVANÇADO 1
Carga horária: 30 horas e 2 créditos
Ementa: Esta disciplina, teórico-prática, possuirá ementa livre (flexível) tal que conteúdos atuais decorrentes de pesquisas recentes possam ser apresentados. Assim, o objetivo desta disciplina é complementar áreas do conhecimento já Abordadas e/ou novos conteúdos que permitam aplicações específicas que são objeto de pesquisa recente. Sua(s) metodologia(s) será elaborada de acordo com a(s) disciplina(s) ofertada(s). Esta disciplina poderá ser ofertada por mais de um professor/período.
BIOENERGIA
FENÔMENOS DE
TRANSPORTE