Disciplinas obrigatórias
EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA
Carga horária: 60 horas e 4 créditos
Ementa: Planejamento de experimentos. Princípios básicos da experimentação. Delineamento inteiramente casualizado. Testes de comparações múltiplas. Delineamento em blocos casualizados. Delineamento em quadrado latino. Experimentos fatoriais. Experimentos em parcelas subdivididas. Regressão na análise de variância. Transformação de dados.
SEMINÁRIOS I
Carga horária: 15 horas e 1 crédito
Ementa: Seminário sistemático do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, aberto à comuidade acadêmica, onde são apresentados e discutidos temas referentes aos projetos em desenvolvimento no programa e/ou dados referentes a dissertação de mestrado do discente apresentador. Os seminários são apresentados pelos alunos do Programa, além dos orientadores ou convidados de outros setores da Universidade ou externos a ela. A apresentação do por parte do aluno de pelo menos um seminário é pré-requesito para a obtenção do grau de Mestre, além daqueles destinados ao Exame de Qualificação e à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado.
SEMINÁRIOS II
Carga horária: 15 horas e 1 crédito
Ementa: Seminário sistematico do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, aberto à comunidade acadêmica, onde são apresentados e discutidos temas referentes aos projetos em desenvolvimento no programa e/ou dados referentes a dissertação de mestrado do discente apresentador. Os seminários são apresentados pelos alunos do Programa, além dos orientadores ou convidados de outros setores da Universidade ou externos a ela. A apresetação por parte do aluno de pelo menos um seminário é pré-requesito para a obtenção do grau de Mestre, além daqueles destinados ao Exame de Qualificação e à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga horária: 45 horas e 3 créditos
Ementa: A disciplina oferece subsídios teóricos e práticos para a construção do projeto de pesquisa em educação visando a feitura da dissertação de mestrado. Em teorias focaliza o lugar da pesquisa no processo de construção do conhecimento e os fundamentos epistemológicos da educação. No campo prático, indica os passos metodológicos para construção do projeto e discute as proposta de pesquisa dos alunos.
OBS: OS ALUNOS BOLSISTAS FICAM OBRIGADOS A CURSAR A DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA.