Dúvidas frequentes

                                                                                                            👉 Para visualizar o Calendário Acadêmico, clique aqui                                                                                                                                                                                               



Aproveitamento de Estudos

👉  O que é?

É quando o estudante já cursou e foi aprovado em disciplina idêntica ou similar à disciplina do Curso de Engenharia de Minas, e deseja aproveitá-la.

Para mais informações, clique aqui

⁙ Documentação necessária:

  • O histórico escolar contendo o nome do requerente
  • formulário de aproveitamento de estudos devidamente preenchido ✔
  • O plano de ensino da disciplina cursada (caso seja mais de uma, colocar o plano de ensino de cada uma) ✔
  • O plano de ensino da disciplina que será aproveitada (caso seja mais de uma, colocar o plano de ensino de cada uma) ✔

⁙ Não serão aceitos PPC do curso ou quaisquer outros documentos que não mencionados acima.

⁙ Caso o processo protocolado não contenha os documentos mencionados acima, não terá prosseguimento.

⁙ O aproveitamento de estudos só pode ser solicitado quando o aluno já concluiu a disciplina e já consta a nota no histórico escolar da instituição, que será anexado ao processo.

👉  Como iniciar o processo SEI: 

Acesse o site da UFMT >> SERVIÇOS >> SEI - SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES >> SEI - USUÁRIO EXTERNO

Protocole o processo do tipo "Aproveitamento de Estudos", preenchendo o "detalhamento da solicitação" com justificativa e anexando os documentos mencionados acima.

Há disciplinas que já foram aproveitadas anteriormente possuem parecer, constam na  tabela de aproveitamento de estudos

Fundamentação: Resolução CONSEPE nº 83/2017.

👉 Para preenchimento do formulário:

No campo código de disciplinas cursadas: Coloque o código da disciplina que consta no histórico escolar da instituição que cursou a disciplina (o código está ao lado do nome da disciplina).

No campo código de disciplinas a ser aproveitada: Você terá de verificar na tabela dos códigos, o código da disciplina do curso de Engenharia de Minas.

No campo de disciplina: Basta adicionar o nome da disciplina cursada e da disciplina a ser aproveitada no curso.

No campo CH: Se refere à Carga Horária da disciplina, que consta no histórico escolar da outra instituição e na tabela de equivalência do curso de Engenharia de Minas.
No campo de notas: 

Se você cursou duas disciplinas em outro curso que equivalem a uma disciplina no curso de engenharia de minas: Somamos as notas das duas disciplinas cursadas em outro curso e dividimos por dois, que dará o resultado da nota da disciplina a ser aproveitada no curso de engenharia de minas.

Se você cursou uma disciplina em outro curso que equivale a duas disciplinas no curso de engenharia de minas: irá permanecer a mesma nota da disciplina cursada em outro curso.

Caso não consiga preencher o formulário, entre em contato com a secretária do curso, que irá te orientar.




Planos de ensino

👉 Podem ser encontrados no site https://www.ufmt.br/consulta-plano-de-ensino/903, basta selecionar o ano e o período em que cursou a disciplina no curso de Engenharia de Minas.




Tabela de equivalência das disciplinas

👉 Para verificar a equivalência das disciplinas do PPC antigo para o PPC atual, temos a tabela de equivalência.




Atividades complementares

👉 O que é?

As Atividades Complementares são práticas realizadas pelos discentes como complemento de sua formação acadêmica e profissional. Elas compõem os currículos de graduação dos Cursos de Engenharia da UFMT e têm como objetivo flexibilizar o currículo e incentivar a realização de estudos complementares por iniciativa do discente, propiciando a interdisciplinaridade dos conteúdos, ampliando as possibilidades de aquisição de habilidades e contribuindo no desenvolvimento de competências.

 É necessário preencher o Formulário de atividades complementares - ANTIGO PPC ou Formulário de atividades complementares - NOVO PPC , com a distribuição de carga horária e anexa-lo ao processo juntamente com os certificados (anexados individualmente)
 Há uma tabela na página 236 do PPC, apresentando os quadros de equivalência para avaliação das atividades complementares.

⁙ Caso a carga realizada até o momento seja menor que a exigida pelo PPC (grade antiga 64h - grade atual 48h), o processo será indeferido, portanto, certifique-se que atingiu a carga solicitada pelo PPC antes de iniciar o processo no SEI.

⁙ Aproveitamento de atividades de extensão (384h) e atividades complementares devem ser solicitadas em processos separados do tipo "Atividades Complementares".




Quebra de pré-requisitos

👉 O que é?

Consiste em dispensar a obrigatoriedade de aprovação prévia no componente curricular para que o aluno se matricule em disciplina para cursar concomitantemente.

👉 Como inicio o processo de quebra de pré-requisito?

É necessário iniciar o processo do tipo "quebra de pré-requisito" pelo Sistema SEI, informando as disciplinas que solicita quebra e justificando o motivo.

Após iniciar o processo pelo SEI, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico, o discente deve preencher o formulário liberado posteriormente.


⁙ Deve ser feito de acordo com o prazo no calendário acadêmico, caso inicie o processo fora do prazo será indeferido.

 

Fundamentação: Resolução nº 13/2022 da Congregação da FAENG/CUVG/UFMT

https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:b5a2eb64-6c11-3b4a-85e7-672c42926c75

 



Estágios

👉 Para formalizar seu estágio ou obter a assinatura do coordenador no TCE, é necessário iniciar o processo pelo Sistema SEI, do tipo "Estágio Obrigatório" ou "Estágio Não Obrigatório", preenchendo a solicitação com seus dados e anexando o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) devidamente assinado pelo estudante, pela empresa e pelo professor orientador. Este passará pela próxima reunião do colegiado e posteriormente assinado pelo coordenador do curso e liberado ao aluno.

 

Formulário de cadastro de estágio:

O preenchimento do formulário é obrigatório ao cadastrar o estágio, antes de iniciar o processo.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeh0tbvqnhE_4VmgesGkcoALODzub-nPOzkCibTBzgDWJ2trg/viewform

Estágio Supervisionado:

https://www.ufmt.br/pro-reitoria/proeg/pagina/coordenacao-de-ensino-de-graduacaoceg/6498#top_page

Seguro de Vida UFMT:

https://www.ufmt.br/pro-reitoria/proeg/pagina/seguro-de-vida-da-ufmt/686

Apólice:

https://cms.ufmt.br/files/galleries/197/apolice.pdf

Estágio obrigatório e não obrigatório:

https://wiki.ufmt.br/Est%C3%A1gio_Obrigat%C3%B3rio_e_N%C3%A3o_Obrigat%C3%B3rio

 

Modelos de Termo de Compromisso de Estágio (TCE):

Obrigatório:
https://cms.ufmt.br/files/galleries/17/MOBILIDADE%20ACADEMICA/TCE%20EO%20concedente%20externo.doc

Não Obrigatório:

https://cms.ufmt.br/files/galleries/17/MOBILIDADE%20ACADEMICA/TCE%20ENO%20UFMT%20concedente.doc




Justificativa de falta

 Não existe o abono de faltas.
  
👉 Em caso de justificativa de falta, poderá enviar um e-mail diretamente ao docente da disciplina, disponível em: https://www.ufmt.br/curso/engminas/pagina/docentes/3678




Segunda Chamada de prova

 👉 Ao aluno que não comparecer na data designada para verificação da aprendizagem deverá ser concedida a segunda chamada, desde que comprovado um dos seguintes motivos constantes no link abaixo.

https://www.ufmt.br/unidade/estudante/graduacao/pagina/requerimentos/188#top_page

  A solicitação de segunda chamada deve ser realizada virtualmente no prazo máximo de dois dias úteis da data de realização da avaliação. O aluno deve formalizar o pedido de segunda chamada no protocolo virtual disponível no Portal de Sistemas Integrados. O pedido será, automaticamente, encaminhado à Coordenação de Ensino de Graduação do Curso que oferta a disciplina.




Trancamento de matrícula

👉 Ao aluno que deseja dar uma pausa nas atividades e retomar depois, este deverá iniciar o processo pelo Sistema SEI, do tipo "Trancamento de Matrícula" preenchendo a solicitação com seus dados e anexando documento comprobatório para solicitação. O processo passará pela próxima reunião do Colegiado.

 O trancamento é de matrícula e não de disciplina.

       https://www.ufmt.br/unidade/estudante/graduacao/pagina/requerimentos/189#top_page




Desistência de curso

👉 Ato voluntário pelo qual o aluno solicita desistência definitiva do curso, deixando assim de ter vínculo acadêmico com a UFMT. No ProtocoloVirtual do Aluno, no site da UFMT, o acadêmico deverá informar o CPF, em que será encaminhado um link para o e-mail de cadastro, deverá clicar no link, preencher o formulário, baixar a declaração de desistência, imprimir, preencher, assinar e anexar a declaração de desistência e documento oficial de identificação no sistema e salvar.

O prazo de análise da solicitação é de até cinco dias úteis.

 Não é necessário autenticar a declaração de desistência em cartório.




Estudos domiciliares

👉 Ao aluno com impossibilidade de frequência às aulas por determinado período, esta solicitação deve ser requerida ao Colegiado de Curso através de processo pelo Sistema SEI, anexando Atestado Médico, com a indicação das datas de início e término do afastamento.

⁙ O aluno não poderá se matricularem estágios e disciplinas e/ou atividades curriculares de modalidade prática, que exijam o acompanhamento e orientação individual do professor e a presença física do aluno.

O regime especial, como compensação da ausência às aulas é concedido nos seguintes casos:

a) à aluna em estado de gestação prevista em lei;

b) ao aluno com incapacidade física relativa incompatível com a frequência aos trabalhos escolares.

O aluno ou seu representante que não procurar o professor para receber os exercícios dentro do prazo estipulado pelo Colegiado de Curso não terá direito a recuperar as avaliações que deveriam ter sido realizadas durante o período do benefício.

Não será concedido o regime de exercício domiciliares, para estágios e disciplinas e/ou atividades curriculares de modalidade prática, que exijam o acompanhamento e orientação individual do professor e a presença física do aluno.




Ajuste de matrícula pelo aluno (Inclusão ou exclusão de disciplinas)

👉 Solicitação de ajuste de matrícula para adequar os procedimentos gerais de matrícula às suas necessidades específicas, com a finalidade de adaptar ou otimizar o fluxo do seu percurso acadêmico. Este deverá ser solicitado diretamente pelo Protocolo Virtual do Aluno e será, automaticamente, encaminhado à Coordenação de Ensino de Graduação do Curso.

( Este tipo de solicitação não passará pela secretaria do curso).

https://wiki.ufmt.br/Matr%C3%ADcula#Ajuste_de_matr.C3.ADcula_pelo_aluno_veterano




Ajuste de matrícula pelo coordenador 

👉 Ajuste de matrícula não solucionada pelo ajuste do aluno, precisa solicitar de forma online pelo Protocolo Virtual do Aluno, e aguardar a apreciação da coordenação do seu curso e/ou de outros cursos nos quais solicitou disciplinas complementares ou optativas livres. Será, automaticamente, encaminhado à Coordenação de Ensino de Graduação do Curso.

( Este tipo de solicitação não passará pela secretaria do curso).

https://www.ufmt.br/unidade/estudante/graduacao/pagina/requerimentos/191#top_page

 



Dilação de prazo de integralização do curso - Plano de Estudos

👉 Critérios para solicitar plano de estudos:

 1) Atingir 50% do tempo de integralização mínimo (5 semestres) sem alcançar 1000 horas cursadas;

 2) Atingir 100% do tempo de integralização mínimo (10 semestres).

 Caso a solicitação não atenda aos critérios estabelecidos pelo Colegiado, será indeferido.

Ao aluno que deseja aumentar o prazo para conclusão de término do curso, ou seja, que ultrapassar o prazo máximo.

A dilação de prazo não poderá ultrapassar 50% (cinquenta por cento) do tempo máximo de integralização curricular fixada no Projeto Pedagógico de Curso. Este deverá iniciar o processo pelo Sistema SEI, do tipo "Plano de Estudos", preenchendo com seus dados e anexando um documento do mesmo título, contendo disciplinas distribuídas por semestres de acordo com sua oferta. É um planejamento de como irá cursar as disciplinas que faltam para a conclusão do curso. Este processo será analisado pelo colegiado do curso e caso aprovado, o aluno será matriculado nas disciplinas conforme planejado.

https://wiki.ufmt.br/Dila%C3%A7%C3%A3o_de_prazo_para_integraliza%C3%A7%C3%A3o_de_curso_de_gradua%C3%A7%C3%A3o




Acessos

·        Portal dos Sistemas Integrados: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.portalsistemas

·        Protocolo Virtual do Aluno: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.protocoloaluno/Autenticacao

·        SEI - Acesso para Usuários Externos: https://sei.ufmt.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

·        Consulta de trâmite de processo: https://sei.ufmt.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

·        Site para acesso aos Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCCs: https://bdm.ufmt.br/




Manual Protocolo Virtual do Aluno:

https://cms.ufmt.br/files/galleries/29/m0e71e4a7a1f37116f0c9092522ac508a52fb3865.pdf

 

Para mais informações acessar > Guia do Estudante de Graduação disponível no site da UFMT:

https://wiki.ufmt.br/Guia_do_Estudante_de_Gradua%C3%A7%C3%A3o


Ainda está com dúvidas? Entre em contato com a Bruna, secretária do curso, através do WhatsApp: (65) 3625-6227

Ou clique no link que será direcionado direto pro nosso WhatsApp: https://wa.me/message/WVUL3N5DN23MM1

 


Ei, dê uma olhadinha em seu e-mail institucional, pois é nele que enviamos todas as informações.

Não sabe a senha? É a mesma do seu Portal Acadêmico.

 

Bons Estudos!




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