Transparência
Transparência e prestação de contas
Informações referentes ao processo de prestação de contas da UFMT, à sociedade e aos órgãos de controle, conforme IN TCU 84/2020.
Valor Gerado
A cadeia de valor permite que a instituição compreenda como cada um de seus processos podem gerar valor ao usuário. Isso significa que a universidade ganha uma visão sistêmica quanto ao funcionamento da organização. A elaboração da cadeia de valor da UFMT, apresentada na figura 10, utilizou como base, o conhecimento apresentado no BPM CBOK V4.0 (ABPM, 2021).
Os macroprocessos primários são aqueles que entregam valor diretamente aos usuários e representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Foram estabelecidos três macroprocessos primários para a Cadeia de Valor da UFMT:
1. Ensino: processos de criação, regularização e disponibilização de cursos de nível superior; ingresso e seleção em nível de graduação e pós-graduação; outorga de grau e validação de diplomas.
2. Pesquisa e Desenvolvimento: processos ligados ao planejamento, gerenciamento de pesquisas e desenvolvimento de conhecimento; registros de marcas e patentes; gerenciamento e monitoramento de empresas juniores e incubadoras.
3. Extensão: processos de criação, regularização e disponibilização de ações com a comunidade externa.
Os macroprocessos de gerenciamento medem, monitoram e controlam atividades para que um processo primário ou de suporte atenda às metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais. Eles foram divididos em quatro:
1. Gestão de Riscos e Conformidades: processos ligados aos riscos operacionais; controle da legalidade dos atos administrativos; auditoria.
2. Gestão da Comunicação: processos que envolvem a comunicação institucional; imagem da instituição; relacionamento com a mídia.
3. Gestão de Relacionamentos Institucionais: processos que envolvem parcerias institucionais, como convênios, cooperações, contratos estratégicos e relações institucionais.
4. Gestão de Governança e Estratégia: processos que envolvem o planejamento e monitoramento da estratégia organizacional; controles internos; gestão de políticas e normativas; priorização, acompanhamento e auxílio na execução de projetos estratégicos.
Os macroprocessos de suporte apoiam os processos primários, geralmente gerenciando recursos e/ou infraestrutura. Estes foram divididos em seis:
1. Gestão de Pessoas: processos ligados à gestão de pessoas, plano de carreira, capacitações, benefícios, licenças.
2. Gestão de Tecnologia da Informação: processos ligados à gestão, desenvolvimento e manutenção de recursos tecnológicos e comunicação de dados.
3. Gestão de Assistência Estudantil: processos que envolvem a oferta de assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, inclusão digital, apoio pedagógico, incluindo monitoria e tutoria.
4. Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil: processos ligados ao planejamento, administração, gestão e monitoramento da execução orçamentária, financeira e contábil.
5. Gestão de Logística, Materiais e Patrimônio: processos ligados à gestão do espaço físico; segurança patrimonial; gestão da frota e transporte; aquisições e contratações; gestão patrimonial; obras e serviços de engenharia.
6. Gestão da Inovação: processos que envolvem registros de propriedade intelectual; auxiliam na inovação dos projetos de pesquisa e extensão.
Além da definição dos macroprocessos, foram identificadas quais entradas serão transformadas e quais valores serão gerados. A principal entrada constitui as demandas da sociedade que, após transformadas, gerarão como valor:
1. Profissionais qualificados;
2. Conhecimento e inovação;
3. Ações culturais;
4. Desenvolvimento regional e nacional.