Projetos Estratégicos 2023

Segue a relação de projetos estratégicos desenvolvidos pelas unidades administrativas da UFMT em 2023:

 

Título do Projeto

Objetivo

Benefícios

Setor Responsável

1

Dimensionamento da Força de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos

Aplicar o modelo de dimensionamento da força de trabalho dos servidores técnico-administrativos nos setores da instituição.

1. Apresentar uma fotografia e um diagnóstico da carga de trabalho dos setores dimensionados; 2. Identificar setores super ou subdimensionados; 3. Contribuir para a orientação do planejamento e da alocação de servidores da Instituição; 4. Possibilitar a redefinição da estrutura organizacional; 5. Auxiliar a gestão na tomada de decisão quanto às políticas de gestão de pessoas.

PROGEP

2

Divulgação de Especialidades em Extensão, Pesquisa e Inovação: ampliação de captação de recursos

Implantar plataforma que possibilite a ampliação da captação de recursos via extensão, pesquisa e inovação, tendo como foco a divulgação das áreas de atuação da UFMT.

1. Planejamento e organização dos laboratórios a fim de que possam participar de editais publicados pelas agências financiadoras; 2. Fomento no desenvolvimento dos projetos por meio de uma proposta multidisciplinar; 3. Possibilidade de um sistema comportar o serviço; 4. Transparência na divulgação das informações.

PROPeq

3

Fortalecimento da Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação

Fortalecer a gestão acadêmica dos cursos de graduação da UFMT, participantes do ciclo avaliativo da edição 2023 do Exame Nacional de Curso (Enade), adesos ao Projeto, para que os indicadores de desempenho e de qualidade do ensino e da aprendizagem sejam otimizados, tornando os cursos mais atrativos.

1. Disponibilização de um diagnóstico do curso, projetando as potencialidades e fragilidades ao coordenador, por meio de uma série de dados; 2. Reflexão e discussão colegiada sobre as potencialidades e fragilidades dos cursos de graduação; 3. Elaboração de planejamento estratégico com ações de melhorias a partir do diagnóstico da situação atual do curso; 4. Alocação mais efetiva das bolsas de Monitoria, Tutoria e PET.

PROEG

4

Gestão por Competência

Implantar um sistema de gestão por competências na Universidade Federal de Mato Grosso.

1. Desenvolvimento contínuo de pessoas baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo; 2. Otimização na movimentação de pessoal; 3. Maior motivação e engajamento das equipes; 4. Promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores observando perfis profissionais que auxiliarão aos variados processos sucessórios de gestores; 5. Melhor tomada de decisão, a partir da integração de vários processos de gestão de pessoas.

PROGEP

5

Governança de Tecnologia da Informação

Maximizar os resultados do indicador iGovTI, fortalecendo e melhorando a eficiência da gestão de TI, através da governança, contribuindo, também, com o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG), indicador elaborado pelo Tribunal de Contas da União, considerado estratégico para a Universidade.

1. Proporcionar melhor Alinhamento estratégico da TI com as áreas de negócio; 2. Aperfeiçoamento das habilidades técnicas das equipes; 3. Melhoria dos serviços prestados à comunidade universitária; 4. Melhoria da satisfação dos usuários; 5. Aplicação das melhores práticas de planejamento, gestão, controle e monitoramento das atividades de TI.

STI

6

Identificação da Arquitetura de Processos Primários da UFMT

Identificar os processos primários da UFMT, agrupando-os em grupos e atualizando os níveis da Cadeia de Valor.

1. Estruturação do funcionamento; 2. Alinhamento estratégico; 3. Projeção de novos processos; 4. Auxílio em iniciativas como dimensionamento da força de trabalho e gestão por competência; 5. Auxílio na gestão de riscos.

EPP

7

Levantamento de Demandas da Sociedade

Prospectar demandas de empresas e direcionar ações institucionais.

1. Conhecimento das demandas técnicas, de desenvolvimento e inovação, de empresas de Mato Grosso; 2. Diálogo entre pesquisadores e empresas; 3. Desenvolvimento de PD&I; 4. Melhora dos indicadores institucionais e da avaliação dos PPGs da UFMT junto à CAPES.

EIT

8

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

Melhorar a eficiência da gestão administrativa da UFMT, protegendo os dados pessoais da comunidade acadêmica e atendendo os requisitos referente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

1. Diagnóstico de maturidade à LGPD; 2. Inventário de Dados Pessoais da UFMT; 3. Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais; 4. Política de Privacidade de Dados e Segurança da Informação.

STI

9

Melhoria de Qualidade na Educação Superior a Distância na UFMT

Promover a qualidade da educação superior a distância na UFMT, com foco na melhoria dos indicadores: Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

1. Compreender o impacto dos indicadores de qualidade nos cursos EaD; 2. Subsidiar a definição das estratégias de melhorias para os cursos EaD, contribuindo para a melhoria dos indicadores de qualidade dos cursos EaD; 3. Elaborar um Plano de Ação; 4. Subsidiar a melhoria dos resultados de qualidade dos cursos EaD; 5. Contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de EaD por meio das ações desenvolvidas no plano.

SETEC

10

Modelo de Portal Padrão para as Instituições Federais de Ensino Superior

Propor o novo portal da UFMT adequando-o às novas tecnologias e melhorando suas estruturas comunicacionais, visando a expansão de seu uso pelas IFEs.

1. Modernização da tecnologia - Adequação do CMS; 2. Reorganização dos conteúdos, pautado por públicos e com vistas às necessidades da UFMT para com a comunidade; 3. Usabilidade, acessibilidade e responsividade para o layout; 4. Reutilização e distribuição - Comunidade e uso de Inteligência Coletiva.

SECOMM

11

Plano de Ação Institucional de Acompanhamento de Estudantes Trancados

Disponibilizar instrumentos e priorizar ações para ampliar o relacionamento da UFMT com seus estudantes trancados.

1. Favorecer as condições para permanência; 2. Maior Retorno de estudantes em situação de trancamento regular; 3. Maior entendimento para situação de trancado e irregular; 4. Padronização do fluxo de desligamento de estudantes; 5. Melhorias no protocolo virtual para solicitar trancamento; 6. Ampliação do relacionamento e engajamento com estudantes; 7. Priorização e institucionalização de programa para ações; 8. Diagnóstico sobre as maiores dificuldades para permanecer sob a perspectiva de todos estudantes; 9. Disponibilização e divulgação de instrumentos como formulário, painel e relatório.

PROPLAN

12

Preservação e Guarda de Acervos Institucionais: patrimônios culturais materiais e coleções

Garantir condições adequadas de manutenção, conservação, restauro e salvaguarda do Patrimônio Cultural institucional, por meio de adequação da infraestrutura: instalações elétricas, hidráulicas, projeto de incêndio e pânico, expositores, traineis, entre outros mobiliários.

1. Identificação e registro dos acervos de Patrimônio Cultural Institucional; 2. Regularização do registro de Coleções Científicas; 3. Melhoria das condições de guarda, acesso e exposição do acervo institucional, referente ao Patrimônio Cultural; 4. Melhoria das condições de guarda, controle de acesso e testemunho das Coleções Científicas.

PROCEV

13

Projeto entre Aldeias e Quilombos – permanência e conclusão

Oferecer apoio, orientação acadêmica e condições de inclusão social, que colaborem na permanência e diplomação dos estudantes indígenas e quilombolas da graduação presencial e pós-graduação.

1. Melhoria do desempenho acadêmico; 2. Reduzir os índices de evasão e retenção, decorrentes da insuficiência de recursos financeiros; 3. Oferecer ações interventivas que possibilitem, além da permanência, uma conclusão com qualidade e equidade.

PRAE

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