Institucional

Proeg olha para o futuro em recredenciamento institucional


Ações levam em consideração Plano de Desenvolvimento Institucional

No processo de recredenciamento institucional da UFMT a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) coleta informações sobre o trabalho recente, mas também olha para o futuro. Ao tratar do processo, a Proeg destaca proposições de avanços no trabalho da própria Pró-Reitoria e também ações em conjunto com outras Pró-Reitorias. As ações estão sintonizadas também com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor até o ano de 2023.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho da Silva, o processo de recredenciamento é tanto uma avaliação sobre o passado, como pensar o futuro. “O movimento do recredenciamento institucional propicia avaliar o passado e prospectar o futuro da universidade, com foco na sua efetividade social”, destaca o pró-reitor lembrando que o movimento começou em 2020. O processo foi realizado a partir da articulação das unidades internas para responderem aos indicadores do instrumento de avaliação. 

“Foram realizadas reuniões periódicas com cada setor responsável pelos dados e pela análise deles”, enfatiza o professor Adelmo Carvalho da Silva. O pró-reitor ressalta também a integração entre o processo avaliativo e o PDI em vigor. “Com isso, foi possível identificar os principais elementos do processo avaliativo em relação ao Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI), dos relatórios elaborados pela CPA e dos demais documentos institucionais avaliativos dos últimos anos. Também, possibilitou constatar se as ações de ensino desenvolvidas pela unidade, com foco na aprendizagem, estão coerentes em relação ao projetado pelo PDI (2019-2023) da UFMT”, aponta.

O gerente de Regulação e Avaliação da Proeg, pedagogo Leandro Elias dos Santos, explica que o processo de recredenciamento na Proeg foi concentrado na proposição de diferentes ações. “Tem sido um período de proposição de diversas ações relacionadas ao ensino de graduação para a melhoria e aprimoramentos dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica. Ademais, o movimento do recredenciamento propicia avaliar o passado e prospectar o futuro da universidade, com foco na sua efetividade social”, destaca o gerente de Regulação e Avaliação da Proeg.

Proeg trabalhou em conjunto com outras pró-reitorias da UFMT

A respeito da integração com outras unidades acadêmicas da UFMT, o pedagogo Leandro Elias dos Santos enfatiza que o trabalho da Proeg desenvolve-se em ações da área fim na UFMT, gerindo todo o ensino de graduação da universidade. As parcerias envolvem a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) e Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

“A articulação com outras unidades da área fim (PROPG, PROPEQ e PROCEV) e da área meio (PROPLAN, PROADI, SGP) são altamente salutares para que cumpra sua finalidade com qualidade social. Neste sentido, a partir dos apontamentos do Relatório do Recredenciamento de 2011, da Autoavaliação Institucional e das Avaliações Externas in loco, a PROEG, em parceria com outras unidades administrativas (áreas fim e meio), implementou ações para melhorar os programas de apoio pedagógico; melhorar a gestão dos processos relacionados ao programa de assistência estudantil; fomentar a cultura de avaliação na instituição e acompanhar os estudantes egressos”, comenta o pedagogo Leandro Elias dos Santos.

Para o gerente de Regulação e Avaliação da Proeg, as coletas dão origem a informações fundamentais para a gestão do ensino de graduação, de maneira direta ou indireta. “De forma particular, a Proeg tem se concentrado nos quatro indicadores: PDI, planejamento didático-instrucional e política de ensino de graduação e de pós-graduação; Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação; Política institucional de acompanhamento dos egressos; Política de capacitação docente e formação continuada”, finalizou o pedagogo.

Veja mais:

Setec avança no recredenciamento institucional com parcerias

Recredenciamento aborda assistência estudantil pela Prae

Procev mostra integração com sociedade em recredenciamento

Secri apresenta informações para recredenciamento da UFMT

Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT 

UFMT lança site para recredenciamento institucional

UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento

Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional

CPA participa do processo de recredenciamento da UFMT

PORCarlos Rocha
Jornalista

DATAAug 3, 2022, 6:25:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30