A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através das Pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e de Ensino de Graduação (Proeg), desenvolve em conjunto com os Câmpus as ações para o processo de recredenciamento institucional. Os encontros contam com a participação de Institutos e Faculdades e são preparatórios para a visita da comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
As reuniões com diretores de Institutos e Faculdades integram o cronograma de planejamento do processo de recredenciamento da UFMT, elaborado pela Gerência de Avaliação Institucional (GAI). “A reunião foi bastante produtiva e importante para esta etapa que se aproxima e ainda agradeceu a colaboração dos diretores que, ao longo desse processo, têm recepcionado e atendido as demandas solicitadas, fazendo essa interlocução junto à comunidade acadêmica”, disse o presidente do Grupo de Trabalho do Recredenciamento e Pró-reitor de Planejamento, professor Roberto Perillo Barbosa da Silva.
Desde maio de 2020, quando foi instituído do Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional (GTRI), a GAI tem realizado reuniões setoriais com os membros desse grupo para coleta de informações e documentos exigidos neste processo. “Na reunião, os Diretores dos Institutos e faculdades foram informados que a Portaria que sobrestava os processos de recredenciamento de instituições de educação superior, bem como os processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância foi revogada”, explicou Josiane de Oliveira Lobato, gerente de Avaliação Institucional.
O principal resultado desta mudança apontada pela gerente é que o processo de Recredenciamento da UFMT, que estava na fase "INEP-Avaliação", está novamente em tramitação. “Nesta fase, a UFMT deverá ter sua qualidade avaliada, conforme indicadores presentes no Instrumento de Avaliação externa, avaliação documental, visita à infraestrutura e reuniões com a comunidade acadêmica, sendo solicitado aos Diretores a colaboração na divulgação/sensibilização da comunidade universitária sobre a importância desse processo para a continuidade das atividades da universidade”, pontuou a gerente.
Processo envolve visita de equipe avaliadora
O processo continua com a interação entre a UFMT e o INEP com posterior visita in loco da comissão avaliadora. “A UFMT está aguardando a abertura do segundo Formulário para preenchimento, o qual, após disponibilizado, deverá ser preenchido em 30 dias. Com o seu preenchimento e envio, a UFMT estará apta a receber a visita in loco que, atualmente, é feita de modo virtual”, relata Josiane Lobato.
A gerente de Avaliação Institucional explica que a visita virtual in loco terá duração de três dias realizada por uma Comissão Avaliadora, composta por 3 avaliadores, designados pelo INEP. “Após o término da visita, os avaliadores terão até cinco dias para disponibilizarem o relatório Final com o Conceito Institucional”, conta a gerente a respeito da visita da equipe do INEP.
As reuniões contam com a participação da Proplan, Proeg e também das Pró-reitorias de Ensino de Pós-graduação (PROPG), Pesquisa, Cultura, Extensão e Vivência (Procev), das Direções dos Institutos e Faculdades dos Câmpus de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande.