A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa do processo de recredenciamento institucional com a prestação de informações sobre a extensão universitária. As ações de cultura e vivência também estão presentes nas informações prestadas apontando o impacto para a integração acadêmica. Além disso, a pró-reitoria também apresentou ações relacionadas a integração da sociedade e academia.
A pró-reitora de Cultura, Extensão e Vivência em exercício, professora Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo Gomes destacou o papel da Procev para o processo de recredenciamento. “A Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência faz parte dos três eixos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Junto com a pesquisa, extensão, cultura, esporte e lazer, desenvolve importantes ações de integração da Universidade com a comunidade interna e externa, através de projetos culturais e extensionistas, envolvendo os diversos setores da sociedade, importantes e essenciais para a formação e o fortalecimento regional. Aspectos imprescindíveis para o recredenciamento da Instituição”, enfatizou.
Segundo a Coordenadora de Extensão da Procev, Sandra Jung de Mattos, o processo de recredenciamento foi uma oportunidade de apresentar as ações executadas ao longo dos últimos anos. “A Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência tem atuado com informações a respeito da política de extensão universitária na UFMT, com as ações que vem executando ao longo dos anos nas áreas que atua, na extensão universitária, realizada por meio de programas e projetos das Unidades Acadêmicas e Administrativas de todos os campus da UFMT”, relatou a coordenadora.
Entre as informações prestadas pela Procev estão as relacionadas às ações acadêmicas para cumprir o seu compromisso social com a sociedade. O trabalho de extensão universitária é desenvolvido com a integração da universidade e a sociedade. A atuação é realizada através da articulação com a comunidade acadêmica e científica para o desenvolvimento de ações ao encontro das necessidades demandadas pela sociedade, com os principais objetivos.
A pedagoga Sandra Jung de Mattos destaca que o trabalho da Procev está voltado também para a promoção de ações de cultura e vivência e com atividades de integração acadêmica na área do esporte. “A Procev tem atuado com diferente unidades da UFMT, conforme plano de ações estabelecido pela Comissão de recredencimento, na organização dos dados referente à extensão universitária, que envolve diferentes setores da UFMT, por ser uma das funções fins da universidade, juntamente com ensino e a pesquisa”, pontuou.
A Procev reuniu para o processo de recredenciamento toda a apresentação de ações desenvolvidas pelo órgão para fortalecer e ampliar as ações de extensão, por meio da prática permanente de integração entre universidade e sociedade. “As coletas de dados e informações, envolveram um aporte grande de documentos com o objetivo de mostrar as ações desenvolvidas pela extensão universitária, cultura e esporte por meio dos relatórios, catálogos de extensão, entre outros documentos, que mostram as ações desenvolvidas pela PROCEV”, disse a Coordenadora de Extensão da Procev.
São programas e projetos nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. “É o impacto e importância por meio da integração da Universidade com a sociedade, onde a educação, a ciência, a cultura, o esporte e a vivência, se complementam na construção e no compromisso social com as comunidades que representam a sociedade”, comentou Sandra Jung de Mattos.
O trabalho da Procev é voltado para incentivar e promover a integração e socialização dos estudantes por meio de eventos esportivos internos com inclusão social dos estudantes por meio de projetos de vivência universitária. “Sua atuação acontece por meio da articulação com a comunidade acadêmica e científica para o desenvolvimento de ações ao encontro das necessidades demandadas pela sociedade”, destacou a coordenadora de extensão. As ações apresentadas tem o objetivo de garantir a permanência, a integração e a manutenção dos estudantes na Universidade, principalmente os jovens universitários em situação de vulnerabilidade social.
Veja mais:
Secri apresenta informações para recredenciamento da UFMT
Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT
UFMT lança site para recredenciamento institucional
UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento
Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional
CPA participa do processo de recredenciamento da UFMT