LêTECE
Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação
Pesquisas em andamento
Doutoranda: Alessandra Ferreira
Orientação: Prof.ª Dr.ª Ana Lara Casagrande
Resumo: Este projeto investigará as percepções sobre futuro profissional e carreira de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, buscando identificar estereótipos de gênero. Uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, apoiada na triangulação de métodos, realizada em nove escolas estaduais de Primavera do Leste (MT), com estudantes do 3º ano. Será dividida em quatro etapas: revisão teórica, análise de interesses e escolha de carreiras, execução do projeto de extensão e avaliação das ações. Utilizará questionários, entrevistas, observação, diário de campo e registros audiovisuais. Busca compreender como desigualdades de gênero influenciam escolhas profissionais, em áreas STEM, contribuindo para práticas educativas mais inclusivas.
Palavras-chave: Ensino Médio. Juventudes. Equidade de Gênero. Carreiras.
Doutoranda: Claudia Ferreira Costa
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Doutoranda: Jucileia Nascimento de Oliveira
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Doutoranda: Débora do Nascimento Silva
Orientação: Prof.ª Dr.ª Cristiane Koheler
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Doutoranda: Gabrielle Dar Banczek Fonseca
Orientação: Prof.ª Dr.ª Ana Lara Casagrande
Resumo: O Ensino Médio brasileiro passa por reformas com a Lei nº 13.415/2017 e a Lei nº 14.495/2024, que reorganizam sua carga horária, ampliando-a, estabelece-se a criação da Base Nacional Comum Curricular e introduz-se os itinerários formativos. Nesse cenário, Mato Grosso tem as escolas vocacionadas a línguas, que visam intensificar o ensino de idiomas. Este projeto investiga o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de docentes de Língua Inglesa em uma escola vocacionada a línguas de Barra do Garças (MT), buscando compreender como as tecnologias digitais estão presentes no processo de ensino-aprendizagem na referida etapa educacional.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Ensino Médio. Língua estrangeira.
Mestranda: Helen Barbosa
Orientação: Prof.ª Dr.ª Ana Lara Casagrande
Resumo: Este projeto visa analisar as iniciativas institucionais de Educação Híbrida no Ensino Médio em Mato Grosso após a reforma da Lei nº 13.415/2017. A pandemia da Covid-19 impulsionou o uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE), promovendo a integração de práticas on-line e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Destaca-se a criação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), vinculada à política nacional de recomposição das aprendizagens. Busca-se identificar as iniciativas implementadas pela rede estadual, especialmente frente à ampliação da carga horária e ao tempo integral, por meio de pesquisa qualitativa e entrevistas com gestores da SEDUC/MT.
Palavras-chave: Educação Híbrida; Ensino Médio; Política educacional.
Doutorando: João Eupídio Monteiro da Silva
Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Doutorando: José Carlos Arantes
Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Doutorando: Silva Rosa
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Mestranda: Angélica de Carvalho Moreira
Orientação: Prof.ª Dr.ª Tereza Fernandes
Resumo: O projeto visa compreender como os estudantes de Especialização em Informática na Educação EaD, do Instituto de Computação da UFMT, se apropriam dos letramentos digitais usando interfaces integradas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A metodologia utilizada é a pesquisa-formação, por meio da qual serão propostas oficinas e cursos para formar sujeitos para o uso competente de tecnologias digitais e desenvolver a autonomia, a criticidade e outras habilidades para a proficiência digital. Com os estudos espera-se compreender como as apropriações tecnológicas na cibercultura ou cultura digital se materializam no curso e suas implicações na educação.
Palavras-chave: Letramentos digitais. Tecnologias Digitais. Ambiente virtual de Aprendizagem. Educação.
Mestranda: Aryanne Mila de Barros
Orientação: Prof.ª Dr.ª Ana Lara Casagrande
Resumo: A reestruturação do Ensino Médio, via Lei n° 13.415/2017, envolveu a implementação da Base Nacional Comum Curricular e dos itinerários formativos (parte chamada de flexível do currículo). Diante das críticas sobre a possível ampliação das desigualdades assentadas no currículo, reconhece-se os cursinhos populares como potência para ajudar os estudantes de escolas públicas a ingressarem na Educação Superior. Esta pesquisa, desenvolvida por meio do um estudo de caso, foca na experiência de egressos do cursinho Pró-Enem da Universidade Federal de Mato Grosso. Realiza-se uma revisão sistemática de literatura e questionários com 64 ex-alunos, visando analisar sua experiência junto ao cursinho popular.
Palavras-chave: Cursinho popular. Desigualdades educacionais. Ensino Médio.
Mestranda: Carolina Cherubini Costa Freire
Orientação: Prof.ª Dr.ª Cristiane Koehler
Resumo: O projeto visa
Palavras-chave:
Mestrando: Daniel San Pereira Borges
Orientação: Prof.ª Dr.ª Cristiane Koehler
Resumo: O estudo investiga o desenvolvimento de competências digitais no contexto da formação, a partir do curso inédito no Brasil de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, ofertado na modalidade a distância. Tendo como problema: Quais competências digitais docentes foram desenvolvidas durante o curso de TE e de que maneira elas se refletem nas práticas pedagógicas dos egressos? O objetivo é compreender de que forma as competências digitais abordadas no curso de (TE) influenciam as práticas pedagógicas dos seus egressos. A metodologia é um estudo de caso com pesquisa documental e um questionário por meio de grupo focal com os egressos.
Palavras-chave: Competências Digitais. Tecnologia Educacional. Educação a Distância. Egressos.
Mestranda: Elaine Cristina dos Reis Vieira
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: O A pesquisa visa compreender as relações entre as experiências da formação na educação infantil e as vivências das crianças na cultura digital, sob o olhar das professoras participantes. De abordagem qualitativa, Bibliográfica e Exploratória Descritiva. Se realiza em duas etapas, primeira, composição do corpus teórico, com utilização da técnica de Revisão Sistemática, segunda aplicação de questionário, entrevista, observação participante, exploração e análise dos dados. Espera-se contribuir com aprofundamento teórico e reflexão sobre as relações entre as experiências da formação infantil e as vivências das crianças, sobre a perspectiva de formação cidadã, que considere práticas socio culturais inerentes a cultura digital.
Palavras-chave: Cultura Digital. Relações. Experiências. Vivências. Educação Infantil.
Mestranda: Elaine Guimarães Bonfim Alves
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: Este projeto de pesquisa visa mapear as produções do grupo LêTece - Laboratório de estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - (UFMT) de 2009 a 2024, ao longo dos seus 15 anos. Utilizando técnicas de revisão sistemática de literatura, buscamos identificar os temas recorrentes, tendências e prospecções nas produções acadêmicas do grupo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve a identificação de pesquisadores e seus Lattes e das publicações de suas pesquisas no âmbito desse grupo. Espera-se que os resultados forneçam um mapa temático das pesquisas e os avanços nas pesquisas sobre Educação, Tecnologias e Sociedade.
Palavras-chave: Educação. Sociedade. Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação.
Doutoranda: Fabiana Flavia de Magalhães Nascimento Castro
Orientação: Prof.ª Dr.ª Tereza Fernandes
Resumo: Diante dos novos contextos educacionais, sendo um deles a prisão, o estudo propõe conhecer as práticas pedagógicas que ocorrem nesses espaços de reclusão e compreender como foram e são constituídos os saberes e a formação profissional dos servidores de nível superior com habilitação em Pedagogia, que atuam nos presídios do estado de Mato Grosso. O aporte teórico-metodológico tem base em Bauer; Gaskell (2003), Gil (2016), Bardin (2016), Dewey (2011), Goodson (2019), Freire (1997); Arroyo (2008), Nóvoa (1997) e Foucault (2012).
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. saberes. Formação. Prisão.
Mestranda: Karla Daniely Marques Raimundo
Orientação: Prof.ª Dr.ª Tereza Fernandes
Resumo: O Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à desigualdade de gênero, com mulheres em situação de vulnerabilidade. Os Letramentos, além da Alfabetização, implicam em compreender informações para desenvolver o pensamento crítico. O projeto propõe-se desenvolver uma pesquisa-formação com mulheres inspiradoras, como estudantes e professoras, visando criar ações de apoio para outras mulheres em situação de vulnerabilidade. Essa troca de experiências visa contribuir para o enfrentamento de questões socioculturais profundas, promover mudanças e desenvolver letramentos.
Palavras-chave: Igualdade de gênero. Letramentos. Mulheres. Vulnerabilidade. Pesquisa-formação.
Doutorado: Rafael Gonçalves de Oliveira
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: O projeto de pesquisa possui como objetivo compreender como os docentes de Ciências Humanas e Sociais (CHS), em tempos de cultura digital, realizam pesquisas visando sua autoformação docente. Para compreender a autoformação docente utilizaremos contribuições teóricas de Freire (2013) (2016) e Pineau (2014). Para subsidiar a discussão sobre as práticas na cultura digital Gere (2014) e Kerckhove (2009). Para a realização da investigação, valemo-nos da perspectiva qualitativa a partir de Bauer (2012) e Lüdke; André (1986), com questionários e entrevistas como procedimentos metodológicos para coleta de dados. Desse modo, almejamos que este projeto de pesquisa possa contribuir com o aprimoramento e o fortalecimento da pesquisa como base da autoformação docente, do mesmo modo, que os docentes possam identificar e combater a desinformação por meio de práticas educativas.
Palavras-chave: Autoformação Docente. Cultura Digital. Professores de Ciências Humanas e Sociais. Pesquisa. Desinformação.
Doutorado: Renata Teixeira Nascimento
Orientação: Prof.ª Dr.ª Ana Lara
Resumo: Trata-se da implementação da Formação Técnica e Profissional (FTP) no Ensino Médio de Mato Grosso, após a reforma instituída pela Lei nº 13.415/2017, alterada pela Lei nº 14.945/2024, que estrutura o currículo em base comum (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e parte diversificada (cinco itinerários formativos). Analisa-se os arranjos estabelecidos entre o IFMT, campus Cel. Octayde Jorge da Silva, e as escolas estaduais para a oferta do quinto itinerário, considerando as percepções dos docentes, as justificativas apresentadas e as diferentes formas de operacionalização da FTP. Utiliza-se abordagem qualitativa com triangulação de métodos: pesquisa documental, Revisão Sistemática de Literatura e entrevistas com docentes.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Quinto itinerário. Formação Técnica e Profissional. Instituto Federal.
Doutoranda: Marta Conceição Paula
Orientação: Prof.ª Dr.ª Tereza Fernandes
Resumo: O projeto de pesquisa tem o objetivo de compreender como as múltiplas linguagens das redes sociais podem contribuir para a mobilização e apropriação de Letramentos Raciais Críticos por professores em processo de formação para as relações étnico raciais na cultura digital. Acionaremos a Pesquisa-Formação com os cotidianos, em um curso voltado à professores de Cuiabá-MT, com uso de filmes, podcast, música e literatura, envolvendo ‘conversas’ na perspectiva das questões de raça, gênero e classe. A descrição dos dados será em diário de formação no aplicativo de trocas de mensagens, para analisar os rastros dos Letramentos Raciais Críticos mobilizados nos professores.
Palavras-chave: Letramento Racial Crítico. Pesquisa-formação com os cotidianos. Múltiplas linguagens. Práticas Pedagógicas, Formação de professoras.
Doutoranda: Michele Marta Moraes Castro
Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel
Resumo: Desde o início da civilização, a transmissão do conhecimento tem sido fundamental para o desenvolvimento das sociedades. Com o advento das Tecnologias Digitais (TD), esse processo foi radicalmente transformado, afetando como o conhecimento é produzido, acessado e interpretado. A Inteligência Artificial (IA), especialmente através de técnicas de deepfake, introduziu novas dimensões, permitindo a recriação digital de professores falecidos para ministrar aulas. No entanto, surgem questões críticas sobre a validade do conhecimento transmitido e seu impacto ético. Esta pesquisa explora as questões éticas e epistemológicas dessa imortalidade educacional digital, utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória para contribuir ao debate.
Palavras-chave: Educação. Imortalidade. Legado Digital Pós-morte. Ética.
Doutoranda: Gisele Duardo Maciano Campos
Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel
Resumo: Muitos estudantes ingressam no ensino médio trazendo consigo certas necessidades formativas relacionadas ao aprendizado de Matemática, situação que pode impactar no aprendizado da área de Ciências da Natureza. Sendo assim, esta pesquisa visa compreender e contribuir no processo de formação continuada dos professores de Ciências da Natureza e Matemática, que atuam no ensino médio de Mato Grosso, por meio da abordagem STEAM (acrônimo de Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics). Será realizada pesquisa qualitativa, com objetivos exploratórios, com intuito de disponibilizar dados para subsidiar o planejamento de ações formativas envolvendo abordagem STEAM, pelos gestores da educação pública estadual de Mato Grosso.
Palavras-chave: STEAM. Formação Continuada. Novo Ensino Médio.
Doutoranda: Helen Santana de Souza
Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender as relações entre as vivências docentes na cultura digital e suas práticas pedagógicas na educação básica. Para atender aos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa, com epistemologia multirreferencial, com docentes da educação básica de uma escola estadual na cidade de Cuiabá-MT. Foram utilizados para a produção dos dados um questionário semi-estruturado, um completamento de frases e realizadas conversações individuais com os participantes. As conversações foram transcritas e interpretadas a partir da teoria sociohistórica de Vigotski, da pedagogia emancipadora de Freire, da proposição arqueológica de Gere.
Palavras-chave: Vivências. Cultura Digital. Práticas Pedagógicas. Educação Básica.
Doutoranda: Silvia Diamantino de Lima
Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel
Resumo: A pesquisa visa compreender a participação das mulheres nos cursos de Computação, investigando sua permanência e desempenho acadêmico. O objetivo é identificar os fatores que contribuem para as disparidades observadas no acesso, permanência e sucesso entre os estudantes, evidenciando a sub-representação feminina nos cursos de graduação em Computação, conforme indicado em estudos iniciais que apontam um aumento significativo na evasão das mulheres. Será conduzido um estudo qualitativo e aplicado um questionário junto às alunas e professoras na instituição - IFMT, que oferta cursos na área de Computação. O estudo também analisará as políticas/ações de permanência de mulheres em cursos de Computação.
Palavras-chave: Mulheres. Curso Superior. Êxito. Computação.
Políticas
institucionais para a promoção de lideranças e seus efeitos em Mulheres da área
STEM: estudo sobre as IES de Mato Grosso
Doutoranda: Leihge Roselle Rondon Pereira
Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel
Resumo: A integração de mulheres em cargos de liderança STEM enfrenta desafios como estereótipos de gênero e segregação vertical e horizontal. Embora esses problemas sejam documentados, há uma lacuna na pesquisa sobre como os discursos de gênero nas universidades influenciam a liderança feminina em STEM. A tese busca entender como os discursos de gênero em cursos de Computação são percebidos pelas docentes, discentes e gestor acadêmico, bem como influenciam as mulheres na busca por liderança. Com base em estudos feministas, da Educação e teorias de papéis e discurso, a pesquisa usará literatura cinzenta, questionários e entrevistas para a coleta de dados.
Palavras-chave: Produções discursivas. Gênero. Mulheres. Liderança acadêmica. Computação. STEM.