Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação

Pesquisas em andamento

2024

Pesquisa formação com estudantes da Especialização em Informática na Educação EaD com vistas aos Letramentos Digitais


Mestranda: Angélica de Carvalho Moreira

Orientação: Tereza Fernandes


Resumo: O projeto visa compreender como os estudantes de Especialização em Informática na Educação EaD, do Instituto de Computação da UFMT, se apropriam dos letramentos digitais usando interfaces integradas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A metodologia utilizada é a pesquisa-formação, por meio da qual serão propostas oficinas e cursos para formar sujeitos para o uso competente de tecnologias digitais e desenvolver a autonomia, a criticidade e outras habilidades para a proficiência digital. Com os estudos espera-se compreender como as apropriações tecnológicas na cibercultura ou cultura digital se materializam no curso e suas implicações na educação.


Palavras-chave: Letramentos digitais. Tecnologias Digitais. Ambiente virtual de Aprendizagem. Educação.

Estado de Conhecimento sobre as Produções do Grupo de Pesquisa LêTece (2009-2024)


Mestranda: Elaine Guimarães Bonfim Alves

Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva


Resumo: Este projeto de pesquisa visa mapear as produções do grupo LêTece - Laboratório de estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - (UFMT) de 2009 a 2024, ao longo dos seus 15 anos. Utilizando técnicas de revisão sistemática de literatura, buscamos identificar os temas recorrentes, tendências e prospecções nas produções acadêmicas do grupo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve a identificação de pesquisadores e seus Lattes e das publicações de suas pesquisas no âmbito desse grupo. Espera-se que os resultados forneçam um mapa temático das pesquisas e os avanços nas pesquisas sobre Educação, Tecnologias e Sociedade.


Palavras-chave: Educação. Sociedade. Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação.

A Pedagogia na prisão: práticas pedagógicas, saberes e formação profissional


Doutoranda: Fabiana Flavia de Magalhães Nascimento Castro

Orientação: Profa. Dra. Tereza Fernandes


Resumo: Diante dos novos contextos educacionais, sendo um deles a prisão, o estudo propõe conhecer as práticas pedagógicas que ocorrem nesses espaços de reclusão e compreender como foram e são constituídos os saberes e a formação profissional dos servidores de nível superior com habilitação em Pedagogia, que atuam nos presídios do estado de Mato Grosso. O aporte teórico-metodológico tem base em Bauer; Gaskell (2003), Gil (2016), Bardin (2016), Dewey (2011), Goodson (2019), Freire (1997); Arroyo (2008), Nóvoa (1997) e Foucault (2012).


Palavras-chave: Práticas pedagógicas. saberes. Formação. Prisão.

Cibercultura: o caso da delegacia da mulher e educação para mulheres mato-grossenses com interfaces digitais


Doutoranda: Juliana Garcia Regulin

Orientação: Profa. Dra. Tereza Fernandes


Resumo: 


Palavras-chave: 

Mulheres inspiradoras e pensamento decolonial: contribuição para as práticas de letramentos de mulheres em situação de vulnerabilidade


Mestranda: Karla Daniely Marques Raimundo 

Orientação: Profa. Dra. Tereza Fernandes


Resumo: O Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à desigualdade de gênero, com mulheres em situação de vulnerabilidade. Os Letramentos, além da Alfabetização, implicam em compreender informações para desenvolver o pensamento crítico. O projeto propõe-se desenvolver uma pesquisa-formação com mulheres inspiradoras, como estudantes e professoras, visando criar ações de apoio para outras mulheres em situação de vulnerabilidade. Essa troca de experiências visa contribuir para o enfrentamento de questões socioculturais profundas, promover mudanças e desenvolver letramentos.


Palavras-chave: Igualdade de gênero. Letramentos. Mulheres. Vulnerabilidade. Pesquisa-formação. 

2023

Avaliação no Ensino Médio Pós-Reforma


Mestranda: Eveline Ferreira de Moraes

Orientação: Profa. Dra. Ana Lara Casagrande


Resumo: Este projeto objetiva investigar o paradigma de avaliação numa escola da rede estadual mato-grossense, a partir da reforma do Ensino Médio, aprovada na Lei n° 13.415 de 2017. Nesse sentido, visa-se buscar o que há de novo e/ou o que permanece, e como os professores se apropriam da avaliação após o novo documento basilar que normatiza e orienta a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas da Educação Básica – Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de campo, que mobiliza técnicas associadas, como a observação e o grupo focal com docentes.


Palavras-chave: Avaliação. Novo Ensino Médio. Prática Pedagógica. Tecnologias Digitais.

Autonomia, tecnologia e humanização das escolas: O modelo de educação horizontal para o século XXI


Mestrando: Felipe da Cruz Miranda

Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva


Resumo: o presente trabalho problematiza a estrutura que compõe o espaço escolar e seu papel no desenvolvimento da sociedade e na formação humana.  Nossa hipótese é de que a atual organização do que chamamos de educação, aponta para uma formação voltada a inserção do estudante no mercado de trabalho, atendendo aos interesses do capitalismo, promovendo uma educação individualista, meritocrática, baseada em competências e habilidades que nutrem a competitividade dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, nosso principal objetivo é demonstrar que esta realidade pode ser substituída por um modelo de educação horizontal, que seja mais efetivo e tenha maior capilaridade na cultura digital.


Palavras-chave:

Análise das Competências Digitais dos Professores do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso - Brasil


Mestrando: Jucelino Gabriel da Cruz

Orientação: Profa. Dra. Cristiane Koehler


Resumo: Diante da constante evolução das Tecnologias Digitais, há de se debater ideias relativas ao desenvolvimento de competências digitais, a partir de uma formação docente que atenda as demandas dessa segunda década do século XXI, no contexto da Cibercultura. O objeto de estudo são as competências digitais desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental da rede estadual de educação de Mato Grosso e tem como objetivo geral investigar e analisar o nível de conhecimento das competências digitais docentes. Com abordagem qualitativa, será aplicada a técnica de grupo focal, observação participante, revisão sistemática e utilização da plataforma Guia Edutec/CIEB para escolha dos dados.  


Palavras-chave: Competências Digitais. Formação de professores. Tecnologias Digitais.  Edutec/CIEB. Ensino Fundamental.

Musicalização com violão para desenvolver vivência musical feminista e antirracista na Educação Básica: uma Netnografia no TikTok e Youtube


Mestranda: Juliana Marques de Oliveira

Orientação: Profa. Dra. Tereza Fernandes


Resumo: A Pesquisa de Mestrado em Educação em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) objetiva compreender de que maneira propostas de musicalização com violão para crianças, disponibilizadas em redes sociais podem contribuir com práticas pedagógicas de professores para a vivência musical feminista e antirracista na educação básica. A metodologia é a netnografia “um fenômeno cultural ou comunal” (Kozinets, 2014, p. 62), realizada no TikTok e YouTube. Os resultados parciais apontam as potencialidades das redes sociais para as pesquisas netnográficas e a vivência musical feminista e antirracista como fundamental na educação básica.


Palavras-chave: Educação Feminista e Antirracista. Tecnologias Digitais. Redes sociais. Netnografia. Musicalização com Violão.

A literatura infantil como disparadora para mobilizar letramentos raciais em professoras e crianças: uma proposta de pesquisa-formação multirreferencial por meio do pensamento ciberfeminista de mulheres negras


Doutoranda: Marta da Conceição de Paula

Orientação: Profa. Dra. Tereza Fernandes


Resumo: O projeto de pesquisa tem o objetivo de compreender como as múltiplas linguagens das redes sociais podem contribuir para a mobilização e apropriação de Letramentos Raciais Críticos por professores em processo de formação para as relações étnico raciais na cultura digital. Acionaremos a Pesquisa-Formação com os cotidianos, em um curso voltado à professores de Cuiabá-MT, com uso de filmes, podcast, música e literatura, envolvendo ‘conversas’ na perspectiva das questões de raça, gênero e classe. A descrição dos dados será em diário de formação no aplicativo de trocas de mensagens, para analisar os rastros dos Letramentos Raciais Críticos mobilizados nos professores.


Palavras-chave:  Letramento Racial Crítico. Pesquisa-formação com os cotidianos. Múltiplas linguagens. Práticas Pedagógicas, Formação de professoras.

Deepfake e Inteligência Artificial na Educação: Questões Éticas e Epistemológicas na Imortalidade Educacional


Mestranda: Michele Marta Moraes Castro

Orientação: Cristiano Maciel


Resumo: Desde o início da civilização, a transmissão do conhecimento tem sido fundamental para o desenvolvimento das sociedades. Com o advento das Tecnologias Digitais (TD), esse processo foi radicalmente transformado, afetando como o conhecimento é produzido, acessado e interpretado. A Inteligência Artificial (IA), especialmente através de técnicas de deepfake, introduziu novas dimensões, permitindo a recriação digital de professores falecidos para ministrar aulas. No entanto, surgem questões críticas sobre a validade do conhecimento transmitido e seu impacto ético. Esta pesquisa explora as questões éticas e epistemológicas dessa imortalidade educacional digital, utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória para contribuir ao debate.


Palavras-chave: Educação. Imortalidade. Legado Digital Pós-morte. Ética.

Competências Digitais e Mediação Pedagógica no contexto de um curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia a distância da UFMT


Mestrando: Railson Manuel de Pinhos

Orientação: Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos


Resumo: O uso intenso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem impactado nos mais diferentes campos do conhecimento humano, assim surge uma preocupação sobre o nível de competências e habilidades que possuem os professores para utilização das TDIC em seu cotidiano educativo. Dessarte, o trabalho objetiva desenvolver uma análise crítica sobre os resultados de autoavaliação da ferramenta DigCompEdu frente aos desafios para aprimoramento dos processos de mediação pedagógica no contexto do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia a distância da UFMT. Propomos uma pesquisa qualitativa, com utilização da ferramenta FigCompEdu e aplicação de questionário. Os resultados iniciais permitiram conhecimentos acerva de letramentos e competências digitais. 


Palavras-chave: Competência Digital. Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação. Educação a Distância. DigCompEdu. Mediação.

O Cotidiano Escolar no contexto da Cultura Digital: o uso de Tecnologias Digitais


Mestranda: Regina Dezsi do Nascimento Vilarindo

Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva


Resumo: A pesquisa visa explorar as limitações e possibilidades do uso de tecnologias digitais no ensino fundamental nas escolas públicas estaduais. O objetivo é compreender como essas tecnologias estão sendo integradas às práticas pedagógicas diárias, avaliando os recursos disponíveis, as formas de uso pelos professores e as potencialidades e restrições enfrentadas. A metodologia inclui uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, observação participante e exploratória. Formulários serão aplicados para coletar dados, que serão analisados por meio da análise textual discursiva. Esta investigação pretende oferecer compreensões sobre as possibilidades e os limites da integração tecnológica no contexto escolar.


Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Cultura digital. Tecnologias Digitais. Ensino fundamental.

Tecnologia Assistiva: alternativa para inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior


Mestranda:  Roniely Gonçalves Santana

Orientação: Profa. Dra. Katia Morosov Alonso


Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como as ações que o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) tem desenvolvido e o uso de Tecnologia Assistiva (TA) favorece a inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência na realidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Para isso, serão entrevistados três servidores do NAI e três estudantes atendidos pelo núcleo. A pesquisa será de abordagem qualitativa e como resultados, espera-se evidenciar a importância das ações desempenhadas pelo NAI. Este estudo também pode servir como um panorama sobre os avanços da inclusão na instituição de educação superior.


Palavras-chave: Tecnologia assistiva. Educação inclusiva. Educação superior. Atendimento especializado.

2022

Vivências docentes e práticas pedagógicas na Cultura Digital


Doutoranda: Helen Santana Mangueira de Souza

Orientação: Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva


Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender as relações entre as vivências docentes na cultura digital e suas práticas pedagógicas na educação básica. Para atender aos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa, com epistemologia multirreferencial, com docentes da educação básica de uma escola estadual na cidade de Cuiabá-MT. Foram utilizados para a produção dos dados um questionário semi-estruturado, um completamento de frases e realizadas conversações individuais com os participantes. As conversações foram transcritas e interpretadas a partir da teoria sociohistórica de Vigotski, da pedagogia emancipadora de Freire, da proposição arqueológica de Gere.


Palavras-chave: Vivências. Cultura Digital. Práticas Pedagógicas. Educação Básica.

Abordagem STEAM na formação continuada de professores de Ciências da Natureza e Matemática da rede pública estadual de Mato Grosso: possibilidades e desafios


Doutoranda: Giseli Duardo Maciano Campos

Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel


Resumo: Muitos estudantes ingressam no ensino médio trazendo consigo certas necessidades formativas relacionadas ao aprendizado de Matemática, situação que pode impactar no aprendizado da área de Ciências da Natureza. Sendo assim, esta pesquisa visa compreender e contribuir no processo de formação continuada dos professores de Ciências da Natureza e Matemática, que atuam no ensino médio de Mato Grosso, por meio da abordagem STEAM (acrônimo de Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics). Será realizada pesquisa qualitativa, com objetivos exploratórios, com intuito de disponibilizar dados para subsidiar o planejamento de ações formativas envolvendo abordagem STEAM, pelos gestores da educação pública estadual de Mato Grosso.


Palavras-chave: STEAM. Formação Continuada. Novo Ensino Médio.

Mulheres em STEM: o ingresso, permanência e êxito em cursos na área da Computação


Doutoranda: Silvia Diamantino Ferreira de Lima

Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel


Resumo: A pesquisa visa compreender a participação das mulheres nos cursos de Computação, investigando sua permanência e desempenho acadêmico. O objetivo é identificar os fatores que contribuem para as disparidades observadas no acesso, permanência e sucesso entre os estudantes, evidenciando a sub-representação feminina nos cursos de graduação em Computação, conforme indicado em estudos iniciais que apontam um aumento significativo na evasão das mulheres. Será conduzido um estudo qualitativo e aplicado um questionário junto às alunas e professoras na instituição - IFMT, que oferta cursos na área de Computação. O estudo também analisará as políticas/ações de permanência de mulheres em cursos de Computação. 


Palavras-chave: Mulheres. Curso Superior. Êxito. Computação. 

2021

Políticas institucionais para a promoção de lideranças e seus efeitos em Mulheres da área STEM: estudo sobre as IES de Mato Grosso


Doutoranda: Leihge Roselle Rondon Pereira

Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel


Resumo: A integração de mulheres em cargos de liderança STEM enfrenta desafios como estereótipos de gênero e segregação vertical e horizontal. Embora esses problemas sejam documentados, há uma lacuna na pesquisa sobre como os discursos de gênero nas universidades influenciam a liderança feminina em STEM. A tese busca entender como os discursos de gênero em cursos de Computação são percebidos pelas docentes, discentes e gestor acadêmico, bem como influenciam as mulheres na busca por liderança. Com base em estudos feministas, da Educação e teorias de papéis e discurso, a pesquisa usará literatura cinzenta, questionários e entrevistas para a coleta de dados.


Palavras-chave: Produções discursivas. Gênero. Mulheres. Liderança acadêmica. Computação. STEM.

Desenho didático interativo Online para uma educação feminista na perspectiva dos Multiletramentos no Ensino Superior


Doutoranda: Iracema Cristina Fernandes da Silva

Orientação: Profa. Dra. Tereza Fernandes


Resumo: Objeto de pesquisa Desenho Didático Interativo Online, problema: Porquê e para quê é importante um Desenho Didático interativo online que articule interfaces de conteúdo e de comunicação e promova a interação e a interatividade em curso de formação continuada para uma educação feminista na perspectiva dos multiletramentos para os/as estudantes do Ensino Superior? Objetivo do estudo: compreender a importância e o alcance do Desenho Didático interativo online em cursos de formação continuada no ensino superior que mobilize multiletramentos feministas. A metodologia pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2019), com abordagem multirreferencial (BARBOSA,1998), (ARDOINO, 1998). Os sujeitos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia - EaD (Turma 2020) - (IE/UFMT).


Palavras-chave: Educação Superior. Desenho Didático Interativo Online. Pesquisa-Formação.

Novo Ensino Médio e STEAM: uma análise sobre a implementação e o desenvolvimento das políticas educacionais na rede Estadual de Mato Grosso


Doutoranda: Waleska Gonçalves de Lima

Orientação: Prof. Dr. Cristiano Maciel

Coorientação: Profa. Dra. Ana Lara Casagrande


Resumo: Esta pesquisa investiga a reforma do Ensino Médio iniciada com a publicação da MP nº 746/2016, transformada na Lei nº 13.415/2017, conhecida como Novo Ensino Médio, que propiciou ampliação da jornada escolar e flexibilização curricular, em diálogo com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Art e Mathematics), que propõe inovar práticas curriculares de maneira contextualizada e interdisciplinar. O campo de estudo são as escolas-piloto e a Seduc/MT no período de 2017 a 2023 com análise por meio do Ciclo Contínuo de Políticas de Stephen Ball, buscando destacar a trajetória da implementação e o desenvolvimento dessa política educacional no estado.


Palavras-chave: STEM. STEAM. Novo Ensino Médio. Política Educacional. Ciclo Contínuo de Política Pública.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30