LêTECE
Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação
Capítulos de Livros
2024
ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; ALONSO, Katia Morosov. Da sala de aula ao ciberespaço: trilhas de aprendizagem e ecologias digitais no ensino superior. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER. Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p.19-34, 2024. Para acessar, clique aqui
BEPPU, Flávia Renata; MACIEL, Cristiano. Formação cidadã na Cultura Digital: para além da tecnologia. In: ALONSO, Katia Morosov; KOEHLER, Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: práticas e pesqusia na/da cultura Digital. Curitiba:CRV, 2024. Para acessar, clique aqui
CHANEIKO, Juliane. MACIEL, Cristiano. Explorando os direitos autorais em contextos educacionais por meio de uma revisão sistemática de literatura. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER, Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p. 111-128, 2024. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Iracema Cristina. FERNANDES, Tereza. Letramentos Digitais Mobilizados por Estudantes de Pedagogia EaD no Blog do AVA. In: ALONSO, Katia Morosov; KOEHLER, Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: práticas e pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p. 129-148, 2024. Para acessar, clique aqui
LOBO, Mory Marcia; MACIEL, Cristiano. Códigos transicionais e as relações raciais de gênero nas redes sociais. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER. Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p.53-74, 2024. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; BICALHO, Rute; ALONSO, Katia Morosov. Compreensões sobre a Educação a Distância na região Centro-Oeste: análise sob a perspectiva da Técnica Delphi. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira et al., (orgs.). Técnica Delphi em Educação a Distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade. 1 ed. Goiânia, GO: Cegraf UFG, 2024. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov; CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Educación Híbrida em um escenario de (im)precisión teórica. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira et al., (orgs.). Conectando el conocimento: Tecnologías y reglamentación de la Educaión a Distancia em Argentina, Brasil, Honduras, México e Mozambique. Ciudade autônoma de Buenos Aires: EdUTecNe, 2024. Para acessar, clique aqui
OLIVEIRA, Jucileia Nascimento; SILVA, Danilo Garcia. Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: práticas em contexto de cultura digital. In: ALONSO, Katia Morosov; KOEHLER, Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: práticas e pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p. 149-169, 2024. Para acessar, clique aqui
PAULA, Marta da Conceição de. FERNANDES, Tereza. Narrativa transmídia em uma literatura infatojuvenil negra: práticas pedagógicas e formação de professores feministas antirracistas. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER. Cristiane (orgs). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p.75-93, 2024. Para acessar, clique aqui
PETTER, Rosimery Celeste. Decretos que regulamentan el articulo 80 de la ley nº 9394/1996. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira et al., (orgs.). Conectando el conocimento: Tecnologías y reglamentación de la Educaión a Distancia em Argentina, Brasil, Honduras, México e Mozambique. Ciudade autônoma de Buenos Aires: EdUTecNe, 2024. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; FRIGO, Luciana Bolan; RODRIGUEZ Nadia; MIGUEL Raquel de Barros Pinto; BIM, Silvia Amélia; MACIEL Cristiano; GUZMAN, Indira Rita. Mapping women STEM initiatives in latin american coutries: Bolivia, Brazil and Peru. In: ROCHA; FERRÁS; DIEZ; REBOLLEDO. (Orgs.). Information Technology and systems. Cham: Springer, v. 2, p. 401-409, 2024. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara. Educação, abordagem, programa, métodos STEAM/STEM/iSTEM no Ensino Médio. In: ALONSO, Katia Morosov; KOEHLER, Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: práticas e pesqusia na/da cultura Digital. Curitiba:CRV, 2024. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia da; CORREA, Thatiany Soares. Práticas pedagógicas e Cultura Digital: um olhar a partir da análise das tendências no processo educativo. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER. Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p.35-52, 2024. Para acessar, clique aqui
SILVA, Glaucia Eunice Gonçalves da; ALONSO, Katia Morosov. Desenvolvimento humano do aluno com deficiência intelectual: produções discursivas e seus sentidos. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER. Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p. 191-211, 2024. Para acessar, clique aqui
VELOZO, Aline Debossan; CASAGRANDE, Ana Lara. Ensino Médio e práticas pedagógicas das docentes: problematização a partir da perspectiva feminista. In: ALONSO, Kátia Morosov. KOEHLER. Cristiane (orgs.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. Curitiba: CRV, p. 95-110, 2024. Para acessar, clique aqui
2023
ANJOS, Alexandre Martins; PEDROTTI, Débora Eriléya; ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; PESSOA, Rebeca Lydia Pernambuco Lins. Inovação educativa no contexto de uma instituição pública de ensino superior. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A educação a distância e as tecnologias digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17), p. 122-146, 2023. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Confluências de modalidade educacionais (EaD e presencial): imprecisão conceitual acerca do hibridismo. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. OLIVEIRA, João Ferreira de. (Org.). Educação superior presencial e a distância: expansão, transições, políticas e novas regulações. Goiânia: Cegraf UFG, p. 201-221, 2023. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. BICALHO, Rute. Imprecisão sobre a qualidade na Educação a Distância. reflexões à luz de uma perspectiva socialmente referenciada. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FURLAN, Maria Luisa Costa; MEDEIROS Lilian Girotto Zaros de (Org). Educação com uso de Tecnologias: conceitos e perspectivas. Goiânia: Cegraf UFG, p. 125-142, 2023. Para acessar, clique aqui
CHANEIKO, Juliane. MACIEL, Cristiano. Reflexões sobre direitos autorais na Educação. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A educação a distância e as tecnologias digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17), p. 161-174, 2023. Para acessar, clique aqui
KOEHLER, Cristiane; GARCIA, Rosangela Silveira; SILVA, Patrícia Gracel. Análise de Redes Sociais na Educação. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A educação a distância e as tecnologias digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17), p. 188-211, 2023. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de; SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Educação STEAM: uma análise de objetivos da Agenda 2030. In: Erla Mariela Morales Morgado (Ed.). Interculturalidad, Inclusión y Equidad en Educación. Ediciones Universidad de Salamanca y los autores. 1ª ed. Enero 2023. p. 351-361. Salamanca, Espanha. ISBN: 978-84-1311-688-4. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Ecologias de Aprendizagem: evideciando entendimentos e análises. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A educação a distância e as tecnologias digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17), p. 175-187, 2023. Para acessar, clique aqui
PETTER, Rosimery Celeste; CASAGRANDE, Ana Lara; BICALHO, Rute Nogueira de Moraes; SANTOS, Rosemeire Martins Regis dos. Expansão da EaD na região Centro-Oeste: qualidade e inovação na óptica da ruptura com o instituído. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A educação a distância e as tecnologias digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17), p. 63-79, 2023. Para acessar, clique aqui
2022
ALMEIDA, Ademar Torres de; MACIEL, Cristiano; SILVA, Danilo Garcia da. A fotografia Digital e sua utilização em práticas pedagógicas no Ensino Médio: relatos de uma experiência. In: RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PANIAGO, Maria Cristina Lima; ARGUELHO, Miriam Brum. (Org.). Tecnologias Digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos [recurso digital]. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022. Para acessar, clique aqui
ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; ALONSO, Katia Morosov. Trilhas de Aprendizagem na Cultura Digital: transcendências dos espaços de formação. In: RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PANIAGO, Maria Cristina Lima; ARGUELHO, Miriam Brum. (Org.). Tecnologias Digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos [recurso digital]. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2022. Para acessar, clique aqui
CASTRO, Michele Marta Moraes; ALONSO, Katia Morosov. O uso das Tecnologias Digitais e os exilados da internet em tempos de pandemia. In: SILVA, Ana Paula Felipe Ferreira da; MEDEIROS, Ilana Souto de. (Org.). Aprendizagem significativa em práticas de estágios. 1. ed. São Paulo: Editora Científica Digital, v. 1, p. 108-126, 2022. Para acessar, clique aqui
COSTA, Aliana Camargo França; ALONSO, Katia Morosov; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. A potência do conceito de vivência em Vigotski para pensar a Cultura Digital. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortella (Org.). Cultura Digital, Currículo e Perspectivas Teórico-Metodológicas em Educação. 1 ed. Curitiba: Ed. CRV, p. 17-38. 2022. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha. Alfabetização no Grupos Escolar Caetano Dias em Mato Grosso (1961-1973): mudanças e permanências. In: História(s) de alfabetização, leitura e escrita: concepções práticas e materialidade. Cancionila Janskovisk Cardoso et.al., (org). Rondonópolis: EDUFR, 2022. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha, FERNANDES, Iracema Cristina, DE PAULA, Marta da Conceição, CRUZ, Dulce Márcia. Processos Formativos com Tecnologias Digitais e Multiletramentos na Educação. In RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno, PEREIRA, Bárbara Cortella (Orgs.). Crianças, Linguagens e Ludicidade: caminhos e modos de ensinar. Curitiba: CRV: 2022. p. 159-176. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edmea Santos; YORK, Sara Wagner. Cyberfeminist devices on Instagram: authorship in the COVID/19 pandemic. In: LINHARES, Ronaldo Nunes. FREIRE, Valéria Pinto. CHAGAS, Alexandre Meneses (org.). Comunicação, educação e sociedade: dialogicidade e esperançar é fundamental. Aracaju-SE: EDUNIT, 2022. Para acessar, clique aqui
GALVÃO, Vinicius Ferreira; NUNES, Eunice Pereira dos Santos; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho; ALONSO, Katia Morosov. Lições do Além: Implicações no uso de Materiais Didáticos de Educadores Falecidos. In: Carolina Akie Ochiai Seixas Lima; Osvaldo Rodrigues Junior; Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Paruna Editora, 2022, v. 1, p. 101-120. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara; SALGADO, Luciana Cardoso de Castro. Novo Ensino Médio e STEAM: articulações e referenciais curriculares. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortella (Org.). Cultura Digital, Currículo e Perspectivas Teórico-Metodológicas em Educação. 1 ed. Curitiba: Ed. CRV, p. 125-144. 2022. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de; DAHMER, Cláudia Inês; MACIANO, Giseli Duardo; MEIRELLES, Érika Silva Alencar; LIMA, Fabíola Gonçalves de. Mostra Científica: Um Instrumento para Divulgação e Fomento do Movimento STEAM. In: SILVEIRA, Resiane Paula da. (Org.) Perspectivas da Educação: História e Atualidades. Volume 1. Formiga (MG): Editora Uniesmero, p. 09-21. 2022. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho; VITERBO, José; TREVISAN, Daniele. Lápides e QR Codes: interagindo com memoriais digitais no Cemitério da Consolação em São Paulo. In: Estudos Cemiteriais no Brasil: Itinerários, múltiplas abordagens e novas perspectivas. Santa Maria/RS: Arco Editores, 2022. Para acessar, clique aqui
SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. O AVA Moodle como apoio ao Ensino Médio presencial: uma proposta com design instrucional. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortella (Org.). Cultura Digital, Currículo e Perspectivas Teórico-Metodológicas em Educação. 1 ed. Curitiba: Ed. CRV, p. 79-100. 2022. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia da; CORREA, Thatiany Soares. Notas sobre Cultura Digital e práticas pedagógicas: educação básica em foco. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortella (Org.). Cultura Digital, Currículo e Perspectivas Teórico-Metodológicas em Educação. 1 ed. Curitiba: Ed. CRV, p. 39-60. 2022. Para acessar, clique aqui
SOUZA, Helen Santana Magueira de; PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; SALES, Daiane Correia. Psicologia educacional no contexto universitário: oficinas de autorregulação como possibilidade de atuação durante a pandemia Covid-19. In: SILVA, Carla Andréa; FERNANDES, Ana Gabriela Nunes. (Org.). Psicologia escolar e educacional: ensaios da dimensão prática e da pesquisa. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022. Para acessar, clique aqui
VELOZO, Aline Debossan; CASAGRAND|E, Ana Lara; ADAM, Joyce Mary. Democrático, violência e docência: elas na educação. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortella. (Org.). Pluriverso educativo nas reinvenções científicas e socioambientais. Editora CRV: Curitiba, p. 129-148, 2022. Para acessar, clique aqui
2021
ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. O Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação ? LÊTECE ? ou de Percursos Reflexivos sobre Outras e Novas Possibilidades de Investigação. In: Elizabeth Figueiredo de Sá; Daniela Barros da Silva Freire Andrade; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro. (Org.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. 1ed.Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, v. 1, p. 205-222, 2021. Para acessar, clique aqui
ALONSO, Katia Morosov; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Entre Conceitualizações e Tendências: qualidade de inovação na EaD. In: Daniela da Costa Britto Pereira Lima; Catarina de Almeida Santos. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias: Políticas públicas qualidade e inovação. 1ed.Recife: ANPAE, v. 1. p.24-39, 2021. Para acessar, clique aqui
ALONSO, Katia Morosov; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Educação a Distância no Brasil: Covid-19, Desafios Emergentes e Qualidade da Educação. In: Carina Elisabeth Maciel; Marcilene Pelegrine Gomes; Romilsom Martins Siqueira. (Org.). Políticas Educacionais Democráticas em Tempos de Resistência. 1ed.Brasília: ANPAE, v. 1, p. 76-99, 2021. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; SILVA, Danilo Garcia da. Política Educacional: o financiamento da EaD e o Nexo Causal da Institucionalização. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; SANTOS, Catarina de Almeida. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias: Políticas públicas qualidade e inovação. 1ed.Recife: ANPAE 2021, v. 2. p. 40.57. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; RIBEIRO, Mayra. Ciberformação Docente em Contexto de Pandemia: Multiletramentos Críticos em Potência. In KERSH, Dorotea Frank. (Org.). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para e além da escola, São Leopoldo: casa Leiria, 2021. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha. ASSUNÇÃO, Andréia Maria de Lima. Formação para a docência da/na educação básica: percursos de construção do PIBID no curso de pedagogia EaD UFMT. In MALLMANN, Elena Maria; ALBERTÍ, Taís Fim. Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais – volume 2. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; SANTOS, Edméa de Oliveira. As lives como práticas decoloniais em eventos científicos online. In SANTANNA. Cristiano. SILVA, Isadora Souza da. CAPUTO, Stela Guedes. Pensando os cotidianos com imagens. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de. Lives de boas práticas: compartilhamento de práticas pedagógicas em aulas não presenciais entre as escolas de tempo integral da rede estadual de Mato Grosso. In: GUEDES, Valdir Lamim. (Org.). Ecos da voz docente durante a pandemia da COvid-19: relatos de experiência em educação. São Paulo: Editora na Raiz, 2021. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; VERHALEN, Aline; VANNUCCHI, Hélia; TREVISAN, Daniele. One Profile, Many Memories: Projecting Memorials for Instagram via Participatory Design. In: G. Meiselwitz (Ed.): HCII 2021, LNCS 12774, Springer Nature Switzerland AG 2021. pp. 548–566, 2021. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; COSTA, Candida Soares; OKDE, Elizaine Bagatelli; MARIANI, Fabio; VOLTARELLI, Marisa; PALMA, Rute Cristina Domingos. A Política de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGE: considerações iniciais. In: Elizabeth Figueiredo de Sá, Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro. (Org.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. 1ed.Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, v. , p. 315-328, 2021. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Metodologias Ativas em Pesquisa: entre compreensões e cenários. In: SERRA, Ilka Márcia Ribeiro; KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; HORST, Scheyla Joanne. (org.). Docência no Ensino Superior em Tempos Fluidos. São Luís: Uemanet, p. 153-180, 2021. Para acessar, clique aqui
PAULA, Marta de; HAYASHI Mariana; CORONEL Renata; FERNANDES, Terezinha. A emergência da educação on-line no contexto pandêmico: potencialidades para o desenvolvimento de letramentos digitais na educação básica. In: SOUSA, Bartolomeu José Ribeiro de; MACIEL Cristiano; ANTUNES, Cilene Maria de Lima. Um Tsunami na Educação? Múltiplos olhares sobre a Educação Básica na Pandemia Covid-19. Londrina: Editora Científica, 2021. Para acessar, clique aqui
PETTER, Rosimery Celeste; MACIEL, Cristiano; ANJOS, Alexandre Martins dos. A compleição da educação a Distância na estrutura administrativa e acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso. In: Daniela da Costa Britto Pereira Lima; Catarina de Almeida Santos. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias: Políticas públicas qualidade e inovação. 1ed.Recife: ANPAE, 2021, v. 2, p. 114-132, 2021. Para acessar, clique aqui
TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano. A religiosidade e a Educação para a Morte: Diálogos e Reflexões. In: SANTOS, Joquim dos; MAIA, Michelle Ferreira (Org.). Morte, Cultura e religiosidade. Santa Maria/RS: Arco Editores, 2021. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; RIBEIRO, Mayra. Ciberformação Docente em Contexto de Pandemia: Multiletramentos Críticos em Potência. In KERSH, Dorotea Frank. (Org.). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para e além da escola, São Leopoldo: casa Leiria, 2021. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha. ASSUNÇÃO, Andréia Maria de Lima. Formação para a docência da/na educação básica: percursos de construção do PIBID no curso de pedagogia EaD UFMT. In MALLMANN, Elena Maria; ALBERTÍ, Taís Fim. Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais – volume 2. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; SANTOS, Edméa de Oliveira. As lives como práticas decoloniais em eventos científicos online. In SANTANNA. Cristiano. SILVA, Isadora Souza da. CAPUTO, Stela Guedes. Pensando os cotidianos com imagens. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de. Lives de boas práticas: compartilhamento de práticas pedagógicas em aulas não presenciais entre as escolas de tempo integral da rede estadual de Mato Grosso. In: GUEDES, Valdir Lamim. (Org.). Ecos da voz docente durante a pandemia da COvid-19: relatos de experiência em educação. São Paulo: Editora na Raiz, 2021. Para acessar, clique aqui
2020
ALONSO, Katia Morosov. Cultura Digital, o Escolar e a Didática: Juntos Aprendemos. In: CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia; FONTOURA, Helena Amaral da; MESQUITA, Silvana. (Org.). Didática(s) entre Diálogos, Insurgências e Políticas. 1ª ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, v. , p. 506-519. 2020. Para acessar, clique aqui
ALONSO, Katia Morosov; ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos. Aprendizagem Aberta: sobre contextos, definições e compreensões. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. (Org.). Pesquisas e Cenários Sobre a Relação Educação, Tecnologias e Educação a Distância. 1ed., p.42-61, Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. Para acessar, clique aqui
ANJOS, Rosana Abutakka Vaconcelos; ALONSO, Katia Morosov. Educação a distância e os Recursos Educacionais Abertos: Compreensões, Possibilidades e Perspectivas. In: MACIEL, Cristiano; VITERBO, José. (Org.). Computação e Sociedade: A Tecnologia. , v. 3, p. 66-96.1ed.Cuiabá-MT: EdUFMT, 2020. Para acessar, clique aqui
BAGATELLI, Elizaine; MACIEL, Cristiano; SAMBRANO, Taciana Mirna. Gestão pedagógica da EaD no Ensino Superior: uma perspectiva colaborativa com a atuação do núcleo docente estruturante. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. (Org.). Pesquisas e Cenários Sobre a Relação Educação, Tecnologias e Educação a Distância. 1ed., p. 136-149, Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020.Para acessar, clique aqui
BAGATELLI, Elizaine; PETTER, Rosimery Celeste; SAMBRANO, Taciana Mirna; MACIEL, Cristiano. Um panorama dos processos de avaliação da Educação a Distância em uma universidade pública In: Escritos sobre Educação a Distância: In: Daniel Mill; Braian Veloso, Glauber Santiago; Marilde Santos. (Org.). Escritos sobre Educação a Distância: perspectivas e dimensões teórico-práticas. 1 ed. São Paulo: Artesanato Educacional Ltda., 2020. [Impresso]
FERNANDES, Terezinha. Letramentos Digitais na Formação Inicial de Professores com Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: SILVA, Marijane Silveira; PEDROSA, Neide Borges; SOBE, Rogéria Moreira Rezende. Múltiplos Olhares Sobre a Formação de Professores no Brasil. EdUFRO - Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2020. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa. Práticas ciberfeministas em redes sociais e multiletramentos críticos na pandemia. In: HARDAGH, Claudia Coelho; FOFONCA, Eduardo; CAMAS, Nuria Pons Vilardell. (Org.). Processos formativos, tecnologias imersivas e novos letramentos: convergências e desdobramentos. BG Editora Business Graphics. Editora Colaborativa. 1 Ed. ISBN (digital) 978-65-87700-10-6. 2020. Para acessar, clique aqui
FIGUEIREDO, Karen; MACIEL, Cristiano; BIM, Silvia; AMARAL, M.A. Gênero e Tecnologias. In: MACIEL, Cristiano; VITERBO, José. (Org.). Computação e Sociedade: A Profissão - Volume 1, 1ª ed. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, v. , p. 104-140, 2020. Para acessar, clique aqui
GUIMARAES, Maristela; ALONSO, Katia Morosov. Haiti: Onde a Negritude se pôs de pé e a Interface com a História do Brasil. In: CEREZER, Osvaldo Mariotto; MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Diversidade Étnico-Racial e as Tramas da Escrita: Historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade. , v. 1, p. 223-241, 1ed.Curitiba: Appris, 2020. [Impresso]
KOEHLER, Cristiane; CARVALHO, Marie Jane Soares. Estudo sobre a Presença Social em um Grupo Acadêmico no Facebook. In: FERNANDES, Terezinha; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Edméa. (Org.). Educação a Distância: Multiletramentos e Linguagens Multimodais. 15ed.Cuiabá-MT: EDUFMT, v. 1, p. 73-95. 2020. [Impresso]
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; ECHALAR, Jhonny David. Cenário das publicações do GT 16 ? Educação e Comunicação da ANPED entre os anos de 2011 e 2017. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. (Org.). Pesquisas e Cenários Sobre a Relação Educação, Tecnologias e Educação a Distância. 1ed.,p. 76-91, Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; GARCIA, Ana Cristina Bicharra; PINTO, Fernando Bicharra. e_Democracia. In: MACIEL, Cristiano; VITERBO, José. (Org.). Computação e Sociedade: A Sociedade - Volume 2. 1ed.Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, p. 108-140, 2020. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho; PRATES, Raquel ; PEREIRA, Fabricio. Tecnologias associadas ao pós-morte. In: MACIEL, Cristiano; VITERBO, José. (Org.). Computação e Sociedade: A Tecnologia - Volume 3. 1ª ed. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, p. 224-258, 2020. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov; ANJOS, Alezandre Martins dos. A Ead e sua gestão: um estado do conhecimento. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. (Org.). Pesquisas e Cenários Sobre a Relação Educação, Tecnologias e Educação a Distância. 1ed.,p. 150-168. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia. CASAGRANDE, Ana Lara. Multimodalidade e o Ambiente Virtual de Aprendizagem: possibilidades para o fazer pedagógico na contemporaneidade. In: FERNANDES, Terezinha; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Edméa. (org). Educação a Distância: Multiletramentos e Linguagens Multimodais. vol.1. Cuiabá: EdUFMT, 2020. [Impresso]
SILVA, Danilo Garcia. Participação e interação nos processos educativos no Moodle. In: MANSILLA, Débora Pedrotti; HARDOIM, Edna Lopes; MELLO, Irene Cristina de. (org.). Linguística, Letras e Artes. 1ª ed.Cuiabá: EdUFMT Digital, 2020, v. 4, p. 104-115, 2020. Para acessar, clique aqui
SILVA, Luiza Raquel Souza e; MACIEL, Cristiano. Produção de videoaulas: explorando modelos e metodologias utilizadas em instituições de ensino EaD. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. (Org.). Pesquisas e Cenários Sobre a Relação Educação, Tecnologias e Educação a Distância. 1ed., p. 92-114. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. Para acessar, clique aqui
TREVISAN, Daniele. MACIEL, Cristiano. FERNANDES, Terezinha. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Mobilização de Letramentos Digitais. In FERNANDES, Terezinha; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Edméa (org). Multiletramentos e Linguagens Multimodais. Cuiabá: EdUFMT. (Coleção Educação a distância), 2020. ISBN 978-65-5588-036-6. [Impresso]
GUIMARAES, Maristela; ALONSO, Katia Morosov. Haiti: Onde a Negritude se pôs de pé e a Interface com a História do Brasil. In: CEREZER, Osvaldo Mariotto; MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Diversidade Étnico-Racial e as Tramas da Escrita: Historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade. , v. 1, p. 223-241, 1ed.Curitiba: Appris, 2020. [Impresso]
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A Educação a Distância e as Tecnologias Digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17). 223 p 2023. ISBN 978-65-5588-134-9. Para acessar, clique aqui
2019
COSTA, Camargo França; CASAGRANDE, Ana Lara. Estéticas tecnológicas, percepções Sensíveis e arte: desafios para a educação. In: PORTELA, Keyla Christina Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José (org.). Científica e experiências exitosas na educação brasileira. [recurso eletrônico] - Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha. Letramentos Digitais, Linguagens, Comunicação Online e Implicações em Processos de Formação na Universidade. In MELARÉ, Daniela; MOREIRA, J. Antonio. Pedagogia, aprendizagm online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior. PT: WI!TEBOOKS, 2019. Para acessar, clique aqui
SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; FERNANDES, Terezinha . Refletindo A Educação Para O Século XXI. In: GUILHERME, Willian Douglas. (org.). Educaão no Brasil: Experiências, Desafios e Perspectivas. Ponta Grossa: Atena Editora, v. 1, p. 285-294, 2019. DOI: 10.22533/at.ed.645192709. ISBN: 978-85-7247-664-5. Para acessar, clique aqui
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. A Educação a Distância e as Tecnologias Digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17). 223 p 2023. ISBN 978-65-5588-134-9. Para acessar, clique aqui
2018
CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Ensino Médio em foco: política educacional, mercado e educação pública. In: ALFERES, Maria Aparecida. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação. 1. ed. Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, v.3, p. 84-95, 2018. Para acessar, clique aqui
LOBO. Mory Marcia. Cinema Negro na Educação: Materialidades da imagem de Autoafirmação no processo de Descolonização em “Dialética do Amor”. In: FERREIRA, Nilce Vieira Campos; FRANCO, Neil; RIBEIRO, Renilson Rosa. (org.). História da Educação e Ensino nas Regiões Centro- Oeste e Norte do Brasil: Sujeitos e saberes entre Instituições Educativas e suas Práticas. 1ª ed. Cuiabá: Edufmt Digital. p. 98 -107, 2018. Para acessar, clique aqui
ALONSO, Katia Morosov. Transposição didática em educação a distância. (verbete). In: MILL, Daniel. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas, SP: Papirus, v. 1, p. 653-655, 2018. [Impresso]
ANJOS, Rosana Abutakka Vaconcelos; ALONSO, Katia Morosov. Indicadores de qualidade em educação a distância. (verbete). In: MIL, Daniel. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ª ed. Campinas: Papirus, v. 1, p. 340-343, 2018. [Impresso]
ANJOS, Rosana Abutakka Vaconcelos; ALONSO, Katia Morosov. Experiência formativa on-line. (verbete). In: MILL, Daniel. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ª ed.Campinas: Papirus, v. 1, p. 254-257, 2018. [Impresso]
MACIEL, Cristiano. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: MILL, Daniel. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. (verbete). 1ª ed. Campinas: Papirus editora, v. 1, p. 31-33, 2018. [Impresso]
FERNANDES, Terezinha; CRUZ, Dulce, Márcia. Letramento Midiático. In: MILL, Daniel. (org). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018. ISBN 978-85-449-0295-0. [Impresso]
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A Educação a Distância e as Tecnologias Digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17). 223 p 2023. ISBN 978-65-5588-134-9. Para acessar, clique aqui
2017
ALONSO, Katia Morosov. Cultura Digital e formação: entre um devir e realidades pungentes. In: CERNY, Roselei Zen; RAMOS, Elda Maria Faust; BRICK, Elizandro Maurício; OLIVEIRA, Alexandre dos Santos; SILVA, Mônica Renneberg da Silva. (Org.). Formação de educadores na |Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1. ed. Florianópolis: UFSC, v. 1. p, 23-39, 2017. Para acessar, clique aqui
ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; ANJOS, Alexandre Martins dos; ANDRADE, Marina Bressane Spinelli Maia; A EaD no TCE-MT e o processo evolutivo do AVA. In: Cassyra Vuolo; Cristiano Maciel; Alexandre dos Anjos. (Org.). Educação a Distância - (In) Formação em Cidadania e Controle Social. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, v. , p. 11-388, 2017.
KUHN, Ana Paula; ROUILLER, C. O.; MACIEL, Cristiano. Um olhar sobre os trabalhos dos participantes do curso a distância de cidadania e controle social. In: Vuolo, C.; MACIEL, C.; ANJOS, A. M. (Org.). Educação a Distância: [In]Formação em Cidadania e Controle Social. 1 ed. Cuiabá, EdUFMT, 2017,v. 1, p. 173-188. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho. Os desafios tecnológicos e humanos do tratamento da morte em sistemas de informação. In: Araujo, R.M.; Maciel, R.S.; Boscarioli, C.. (Org.). I GranDSI-BR ? Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016 a 2026. 1ed.: , 2017, v. , p. 61-65. Para acessar, clique aqui
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins; AMANTE, Lúcia. CRUZ, Dulce Márcia. Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na Formação de Estudantes Online na Universidade. In: PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no Ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017. Para acessar, clique aqui
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins. CRUZ, Dulce Márcia. AMANTE, Lúcia. Letramentos digitais na formação de estudantes online na universidade: contextos brasileiro e português. In MÉLLO, Diene Eire. FERNANDES, Terezinha. Ensino Superior, Educação a Distância e eLearning: práticas e desafios. Santo Tirso PT: WI!TEBOOKS, Vol 1, p.89 (coleção Estudos Pedagógicos), 2017. Para acessar, clique aqui
2016
ALVES, Fábio Pereira; FIGUEIREDO, Karen; MACIEL, Cristiano. Gamificação: Origens, Acepções e Experiências. In: MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov; PANIAGO, Maria Cristina. (Org.). Educação a Distância: Interação entre sujeitos, plataformas e recursos. 1ed.Cuiabá-MT: EdUFMT, v. 11, p. 141-176, 2016. Para acessar, clique aqui
BOURSCHEID, Sabrina; PEREIRA, Vinicius Carvalho; MACIEL, Cristiano. A experiência de design instrucional de AVA para apoio ao ensino de matemática no ensino médio presencial. In: Cristiano Maciel; Katia Morosov Alonso; Joana Peixoto. (Org.). Educação a Distância: Experiências, vivências e realidades. 1ed. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2016, v. 12, p. 393-427. Para acessar, clique aqui
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. AMANTE, Lúcia. CRUZ, Dulce Márcia. Formação de professores na perspectiva dos letramentos/literacias digitais: potencialidades para a educação a distância. In: MACIEL, Cristiano; ALONSO, Kátia Morosov; PEIXOTO, Joana. (Org.). Educação a Distância: experiências, vivências e realidades. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2016, v. 12, p. 10-475. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Olhares Multirreferenciais sobre os Elementos Sócio-históricos da Formação On-Line: Entendimentos e Apreensões. In: Cristiano Maciel; Kátia Morosov Alonso; Maria Cristina Paniago. (Org.). Educação a Distância: Interações entre Sujeitos, Plataformas e Recursos. 11ed.Cuiabá: EdUFMT, v. 11, p. 361-387. 2016. Para acessar, clique aqui
PETTER, Rosimery Celeste. SAMBRANO, Taciana Mirna. As inovações tecnológicas e a educação: o que considerar? In: MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov; PANIAGO, Maria Cristina. (Org.). Educação a Distância: Interação entre sujeitos, plataformas e recursos. 1ed.Cuiabá-MT: EdUFMT, v. 11, p. 141-176, 2016. Para acessar, clique aqui
2014
OLIVI, M. ALONSO, Katia Morosov. O Telessaúde: limites e possibilidades de aperfeiçoamento da estratégia saúde da família. In: SILVA, Maria das Graças Martins da; RIBEIRO, Mara Regina Rosa. (Org.). Educação e saúde em pesquisas: possibilidades na diversidade. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 179-200, 2014. Para acessar, clique aqui
OLIVEIRA, Ana Arlinda. MOURA, Eliane. SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Literatura Infantil e Arte: no entrelugar brasileiro e nipônico. In: ALONSO, Katia Morosov. (Org.). Relatos de uma Travessia: a formação de professores de crianças brasileiras no Japão. 1ed.Cuiabá - MT: EdUFMT, 2014, v. 1, p. 3-203. [Impresso]
PRETI, Oreste; SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Estudar "a distância": a aventura de estudanets brasileiros (decasséguis) na Terra do Sol Nascente. In: ALONSO, Katia Morosov. (Org.). Relatos de uma Travessia: a formação de professores de crianças brasileiras no Japão. 1ed.Cuiabá - MT: EdUFMT, 2014, v. 1, p. 3-203. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Um olhar interno para os recursos do Moodle: algumas considerações sobre a participação e interação. In: REALLI, Aline; MILL, Daniel. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, v. 1, p. 215-227, 2014. Para acessar, clique aqui
2013
ALONSO, Katia Morosov. A expansão da EaD no Brasil, reflexões sobre sua institucionalização. In: FIDALGO, Fernando Selmar Rocha; CORRADI, Wagner José; LIMA, Reginaldo Naves de Souza; FAVACHO, André; ARRUDA, Eucídio Pimenta. (Org.). Educação a Distância: meios, atores e processos. 1. ed. Belo Horizonte: CAED-UFMT, v.1, p. 131-142, 2013. [Impresso]
ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância e Didática: anotações sobre especificidades. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra. (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. 1. ed. Goiânia: Editora América, p. 207-222, 2013. Para acessar, clique aqui
ALONSO, Katia Morosov. O PNE e as Tecnologias da Informação e Comunicação: mal-entendidos e reducionismo. In: Ivany Rodrigues Pino; Dirce Djanira Pacheco e Zan. (Org.). Plano Nacional da Educação (PNE): questões desafiadoras e embates emblemáticos. 1ed.Brasília: Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 1, p. 145-154. 2013. Para acessar, clique aqui
ALONSO, Katia Morosov; ONUKI, D. Trajetórias e percursos em Educação a Distância: entre o sol nascente o o poente. In: MILL, Daniel; MACIEL, Crsitiano. (Org.). Educação a Distância: Ambientes Virtuais de Aprendizagem contemporâneo. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 285-310, 2013. ]Impresso]
ANJOS, Alexandre Martins dos. Tecnologias da Informação e da Comunicação, aprendizado eletrônico e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: MACIEL, C.. (Org.). Educação a distância: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 1ed.Cuiabá: EdUFMT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, v. 1, p. 11-57, 2013. Para acessar, clique aqui
BACKES, E. M.; MACIEL, Cristiano. Objetos de aprendizagem, objetos educacionais, repositórios e critérios para a sua avaliação. In: MACIEL, Cristiano. (Org). Educação a Distância: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 159=196, 2013. Para acessar, clique aqui
FREITAS, Carlos Henrique; ALONSO, Katia Morosvov; MACIEL, Cristiano. Bibliotecários, bibliotecas e Educação a Distância: um movimento do tradicional para o digital. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. (Org.). Educação a Distância - elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 221-239, 2013. Para acessar, clique aqui
FROZI, Valtrícia Lucelita; ALONSO, Katia Morosov. Formação continuada de professores e o uso das TIC: sobre fazeres escolares. In: ALONSO, Katia Morosov; ROCHA, Simone Albuquerquer. (Org.). Políticas públicas, tecnologias e docência: educação a distância e a formação do professor. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 63-77, 2013. Para acessar, clique aqui
PEREIRA, Vinicius Carvalho; SILVA, C. B. M.; MACIEL, Cristiano. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. In: MACIEL, Cristiano. (Org.). Educação a Distância: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 91-119, 2013. Para acessar, clique aqui
PEREIRA, Vinicius Carvalho; MACIEL, Cristiano. The internet generation and the posthumous interaction. In: MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho. (Org.). Digital legacy and interaction: post-mortem issues. 1. ed. Switzerland: Springer,p. 63-85, 2013. Para acessar, clique aqui
SANTANA, E. C.; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov. Softwares sociais no ensino: aplicações e perspectivas. In: Dálete Cristiane Silva Heitor de Albuquerque; Vinícius Carvalho Pereira. (Org.). Construindo a EAD: primeiros passos. 1ed.Cuiabá: IFMT, v.1. p. 125-145, 2013. [Impresso]
SILVA, Danilo Garcia; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov. Relatórios de atividades do Moodle: perspectiva sobre a participação e interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: ALBUQUERQUE, Dálete Cristiane Silva Heitor de; PEREIRA, Vinícius Carvalho. (Org). Construindo EaD: primeiros passos, 1.ed. Cuiabá: IFMT, p.147-164, 2013. [Impresso]
SILVA, J. S.; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Sobre professores e suas concepções: as tecnologias da Informação e COmunicação e os processos de ensinar e aprender. In: MILL, Daniel. (Org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com tecnologias emergentes. 1. ed., São Paulo: Paulus, v. 1, p. 165-191, 2013. [Impresso]
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; ALONSO, Katia Morosov. (Org). A Educação a Distância e as Tecnologias Digitais: aprendizagens, (re)começos e possibilidades. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 1.ed. (Coleção Educação a Distância – Volume 17). 223 p 2023. ISBN 978-65-5588-134-9. Para acessar, clique aqui
2012
ALONSO, Katia Morosov. A formação de professores no contexto japonês ou de outros tempos e espaços. In: Adir Casaro Nascimento; Maria Cristina Lima Paniago Lopes; Mariluce Bittar. (Org.). Relações Interculturais no Contexto de Inclusão. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, , v. 1, p. 103-126. 2012. [Impresso]
OLIVI, M. ; SILVEIRA, M. C. G. A. ; CASSIOLATO, H. M. P. ; ALONSO, Katia Morosov. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino, na saúde: sobre sistematizações e alguns conceitos. In: Maria das Graças Martins da Silva; Wilza Rocha Pereira. (Org.). Educação e Saúde: confluências de conhecimentos e vivências. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, v. 1, p. 179-202. 2012. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia. Tecnologias da Informação e Comunicação na gestão escolar: a experiência da sala Ambiente Oficinas Tecnológicas. In: CAETANO, Edson. (Org.). Curso de Especialização em gestão escolar no estado de Mato Grosso: anáçise e impressões. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, p. 103-1015, 2012. Para acessar, clique aqui
2011
ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância e seus referenciais de qualidade: sobre padrões e equalização da oferta. In: Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Educação a Distância: Teorias e Práticas. 1ed.Goiânia: Ed. da PUC Goiás, , v. 1, p. 75-88. 2011. [Impresso]
2010
ALONSO, Katia Morosov. Educação a distância e tutoria: anotações sobre o trabalho docente. In: Kátia Morosov Alonso; Rosângela Schwarz Rodrigues; Joaquim Gonçalves Barbosa. (Org.). Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. 1ed.Cuiabá-MT: Central de Texto; EdUFMT, , v. 1, p. 81-97. 2010. [Impresso]
TEIXEIRA, G. M.; ALONSO, Katia Morosov; NEDER, M. L. C.. Formação continuada e Educação a Distância: o Programa Gestar I em Mato Grosso. In Katia Morosov Alonso. Rosângela Schwarz Rodrigues; Joaquim Gonçalves Barbosa. (Org.). Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. 1ed.Cuiabá: Central de Texto; EdUFMT, , v. 1, p. 99-118. 2010. Para acessar, clique aqui
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. A Ação do coordenador pedagógico de polo. In PRETI, Oreste. (Org.). Educação a Distância: processos de gestão. Cuiabá: EdUFMT, 2010. [Impresso]