LêTECE
Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação
Artigos em Periódicos
2024
ALONSO, Katia Morosov; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; MOREIRA, José António. Idiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafios. Educação & Sociedade, v. 45, 2024. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano. Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. Para acessar, clique aqui
CASTRO, Michele Marta; FERNANDES, Tereza. A invisibilidade da mãe cientista: articulando gênero, maternidade, ciência e tecnologias. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 467–497, 2024. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de; CASAGRANDE, Ana Lara; MACIEL, Cristiano. Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio em Mato Grosso: Fomento ao Movimento STEAM. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-20, 2024. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; RIBEIRO, Ailton; VIEIRA. ALVES Lynn; VISHnu: uma abordagem para apoiar a persoanalização de avatares autoespressivos usando consceiência de contexto. Revista Internacional de Estudo Humano Computador, 2024, Para acessar, clique aqui.
MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância e Qualidade: Pauta Urgente para as Políticas Públicas na Educação Superior. EaD em Foco, [S.l.], v. 14, n. 2, p. e2166, 2024. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Educação Híbrida, Educação Digital e os contextos brasileiros: o muito a debater e aprender. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S.l.], v. 11, 2024. Para acessar, clique aqui
MORAES, Eveline Ferreira de; CASAGRANDE, Ana. Lara; MAIESKI, Alessandra. Tecnologias Digitais e Ensino Médio em Mato Grosso: o impasse entre a proibição e o estímulo. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 11, n. 27, p. 352-368, 28 jun. 2024. Para acessar, clique aqui
MORAES, Eveline Ferreira de. de; CRUZ, Jucelino Gabriel. da; CASAGRANDE, Ana Lara. A privatização da educação como projeto: setor privado e Ensino Médio em Mato Grosso. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. Para acessar, clique aqui
NASCIMENTO, Renata Teixeira; BARROS, Aryanne Mila; CASAGRANDE, Ana Lara. Ensino Médio, juventudes e desinformação em meio à Cultura Digital. Revista Educação Em Debate. Fortaleza, v. 46, p. 1-21, 2024. Para acessar, clique aqui
OLIVEIRA, Jucielia Nascimento de; SILVA, Danilo Garcia da. Implicações da Prova Cuiabá no processo de desempenho docente no município de Cuiabá, MT. Série-Estudos, v. 29, n. 65, p. 269-286, 2024. Para acessar, clique aqui
PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; MACIEL, NUNES, Eunice Pereira; Cristiano. Ações e políticas de representatividade de gênero: pesquisa no portal eletrônico de uma universidade pública brasileira. Ciência da Informação, v. 11, 2024. Para acessar, clique aqui
PRETI, Oreste; MACIEL, Cristiano. Desafios na oferta de cursos a distância num programa do governo brasileiro em Moçambique. Educação & Sociedade, Campinhas, v. 45, 2024. Para acessar, clique aqui
RODRIGUES, Raquel dos Santos.; SILVA, Danilo Garcia da. Entre idas e vindas: os enredos das políticas públicas na educação do município de Cuiabá/MT. Interritórios, Caruaru, v. 10, n. 19, 2024. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; SILVA, Letícia Aquino da; KOEHLER, Cristiane. Mapeamento da Produção Relacionada às Metodologias Ativas na Educação: Conceituação e Tendências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 25, n. 1, p. 51-59, 2024. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; MORAES, Eveline Ferreira de; CASAGRANDE, Ana Lara. Política educacional e ensino médio público: material didático do setor privado em mato grosso. Linguagens, Educação e Sociedade. [S. l.], v. 28, n. 57, p. 1-30, 2024. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara. Percepções docentes e movimento STEAM: práticas pedagógicas e desafios no âmbito do Novo Ensino Médio. Revista de Educação Interritórios, v. 10, n. 19, p. 1-29, 2024. Para acessar, clique aqui
SILVA, Iracema Cristina Fernandes. CORONEL, Renata Martins. FERNANDES, Tereza. Das Mídias de Massa às Tecnologias Digitais: configurações sociotécnicas que informam e formam no Gt Educação e Comunicação do SEMIEDU/PPGE/UFMT. Revista Educação em Análise. Londrina, v.9, n.3, p.785-805, JUL./SET. 2024. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia; SOUZA, Helen Santana de. De avanços a retrocessos: dilemas para a Distância na Cultura Digital; Educação e Sociedade, v. 45, 2024. Para acessar, clique aqui
2023
CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO. Katia Morosov. Tecnologias Digitais na Educação Pós-pandemia e Educação Híbrida: efeitos, lições e possibilidades. Revista EmRede, v. 10, 2023. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Política Pública, género y carreras STEM. Revista Interfases, n.° 18. p. 105-112. 2023. Para acessar, clique aqui
COSTA, Aliana França Camargo; CASAGRANDE, Ana Lara. Sentir-Mundo: vivências de crianças no liminar do Youtube. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, Bahia/Santa Fé, Vol 12, n. 1. p. 119-138, jun/ 2023. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Iracema Cristina. FERNANDES, Tereza. Letramento informacional no combate às fake news na educação. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro v. 7 n. 2 p. 102 Jan./Abr. 2023. Rio de Janeiro v. 7 n. 2 p. 41 Jan./Abr. 2023. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara. Movimento STEAM e o Ensino Médio à luz da literatura. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen – RS, v. 24, n. 1, p. 119-141, jan./abr. 2023. Para acessar, clique aqui
LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano, CASAGRANDE, Ana Lara. Mapeo de las políticas de educación de género em las áreas STEM em el contexto de la nueva escuela secundaria de Brasil. Revista Interfases, nº 18, p. 95-104, 2023. Para acessar, clique aqui
MACIANO, Giseli Duardo; MACIEL, Cristiano. Ensinar por meio da Abordagem STEAM e da Educação Matemática Realística: práticas pedagógicas conectadas ao contexto dos estudantes. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p.1-18, Jan. –Dez., 2023. Para acessar, clique aqui
MACIANO, Giseli Duardo; MACIEL, Cristiano. Abordagem STEAM na formação continuada: ações para promover práticas sobre igualdade de gênero em STEM. Revista Interfases, p. 149-158, 2023. Para acessar, clique aqui
PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; MACIEL, Cristiano; GUZMAN, Indira Rita. Investigación sobre los discursso de género, STEM y liderazgo en los cursos de informática: el diseño metodológico. Revista Interfases, nº 18, p. 85-94, 2023. Para acessar, clique aqui
PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; FIOROTTI, Mayara Aparecida; PECORA, Calhao Ana Rafaela. Práticas psicológicas no contexto hospitalar pela abordagem centrada na pessoa: uma revisão sistemática de literatura. Psicologia e Saúde em Debate, v. 9, p. 406-428, 2023. Para acessar, clique aqui
PRETI, Oreste; MACIEL, Cristiano. O marco político na cooperação da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique. Revista EmRede, v. 10, 2023. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; VELOZO, Aline Debossan. Educação em tempos de “fake news”, juventude e ensino médio na era pós-verdade: uma revisão integrativa. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro v. 7 n. 2 p. 102 Jan./Abr. 2023. Para acessar, clique aqui
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; MACIEL, Cristiano. Fomentar la permanencia de las mujeres em la enseñanza secundaria e crear oportunidades para las carreras STEM. Revista Interfases, n. 018, p. 123-132, 29 dic. 2023. Para acessar, clique aqui
ROSELLE, Leihge; MACIEL, Cristiano. Mulheres na área STEM. RBPG - Revista Brasileira da Pós-Graduação, v. 18, p. 1-8, 2023. Para acessar, clique aqui
TREVISAN, Daniele; MACIEL. Cristiano. Panorama de pesquisas sobre aspectos educativos da morte no contexto da educação básica a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, [S. l.], v. 8, n. 15, 2023. Para acessar, clique aqui
SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Explorando a matemática e o pensamento computacional com atividades (des)plugadas com crianças de 6 a 9 anos de idade. Cad. Cedes, Campinas, v. 43, n. 120, p.45-59, Mai.-Ago., 2023. Para acessar, clique aqui
SASSI, Sabrina; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Pensamento Computacional em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: um relato de experiência com Computação Desplugada. Fórum Linguístico, v. 20, n. 4, p. 9695-9708, 2023. Para acessar, clique aqui
TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho; PEREIRA, Roberto. Dead Users’ Profiles on Facebook: Limited Interaction Beyond Human Existence. Interacting With Computers, v. 00, p. 1-14, 2023. Para acessar, clique aqui
VELOZO, Aline Debossan; CASAGRANDE, Ana Lara. Professoras no Ensino Médio: Didática, abordagens e concepções. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 9, n. 3. p. 70-91, 2023. Para acessar, clique aqui
2022
ALONSO, Katia Morosov; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Educação superior pública e o ensino remoto emergencial: desafios, dilemas e possibilidades. Roteiro, Joaçaba, v. 47, jan./dez. 2022. Para acessar, clique aqui
ANJOS, Alexandre Martins dos; MARQUES, Dimas da Silva. Educação Física a Distância: propostas de mediação pedagógica em contextos de aquisição de habilidades sensório-motoras. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p.1-20, 2022. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. As contingências e condições objetivas da "Eadização do Ensino Superior presencial. Educação & Sociedade. Campinas, v. 43, 2024. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Ensino Remoto, Juventude e BNCC: processos de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Rev. FAEEbA – Ed. e contemp., Salvador, v. 31, n. 65, p. 188-200, jan./mar. 2022. Para acessar, clique aqui
CHANEIKO, Juliane Aparecida; MACIEL, Cristiano. Educação Básica e Ensino a Distância: desafios e possibilidades? Revista de estilos de aprendizagem, v. 15, p. 120-129, 2022. Para acessar, clique aqui
CORONEL, Renata Cristiane Martins; SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; FERNANDES, Terezinha. (Ciber)ativismos e lugares de existência social: vozes plurais no combate à violência contra a mulher. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, p. online-online, 2022. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara. Dispositivos ciberfeministas no Instagram: as autorias educativas em contexto de Covid-19. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 11, 2022. Para acessar, clique aqui
KOEHLER, Cristiane; CARVALHO, Marie Jane Soares. Análise da coesão em uma Rede Social Acadêmica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-18, 2022. Para acessar, clique aqui
MACIANO, Giseli Duardo; LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano. Educação STEAM: potencializando o STEM por meio da arte. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; ASTUDILLO, Mario Vásquez; MORGADO, Erla Mariela Morales; ROBLES, Elva Morales Robles; PANIAGO, Maria Cristina Lima. Emergency Remote Education: satisfaction and competences of teachers. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e110781, 2022. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. A didática em um novo tempo: a pandemia e estratégias de ensino-aprendizagem na educação superior. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 671–691, 2022. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASTRO, Michele Marta Moraes; MACIEL, Cristiano. Colaboração online em tempos de pandemia: prototipando soluções em rede. Interfaces Científicas - educação, 11(3), p. 264 –281, 2022. Para acessar, clique aqui
MOTA, Érico Ricard Lima Cavalcante; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Política educacional para o Ensino Médio: O Projeto “Escola Plena” no contexto Mato-Grossense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2273–2293, 2022. Para acessar, clique aqui
OLIVEIRA, Éder Gomes de. Escola Inclusiva: a tecnologia assistiva assimilação, ação e aspectos. EmRede - Revista de Educação a Distância, 9(2), 2022. Para acessar, clique aqui
TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; FERNANDES, Terezinha. O lugar da crítica na mobilização de Letramentos Digitais. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 110–133, 2022. Para acessar, clique aqui
TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; BIM, Silvia Amélia. Morte, Educação e Tecnologias: uma experiência formativa com estudantes de Computação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-20, 2022. Para acessar, clique aqui
SILVA, Danilo Garcia. Notas sobre a Educação no Digital, a Pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-11, 2022. Para acessar, clique aqui
VELOZO, Aline Debossan; CASAGRANDE, Ana Lara; SANTOS, Alessandra Ferreira dos. Cyberbullying, mulheres e violência digital: política educacional direcionada ao Ensino Médio em análise. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 3, p. 1018 -1033, set./dez. 2022. Para acessar, clique aqui
2021
ANJOS, Alexandre Martins; ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos; PESSOA, Rebeca Lydia Pernambuco Lins; VUOLO, Cassyra Lúcia Corrêa Relato de uma Experiência sobre Mediação Educacional e Tecnológica no Contexto do Curso de Cidadania Controle Social. Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito I, v. 8 n. 47, 2021. Para acessar, clique aqui
BEPPU, Flávia; MACIEL, Cristiano; VITERBO, José. Contributions of the Brazilian Act for the Protection of Personal Data for treating Digital Legacy. Journal on Interactive Systems, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 112–124, set./2021. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara. Um vírus em meio ao aparelhamento do no Ensino Médio. Prâksis, v. 3, p. 392-412, 2021. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara; ADAM, Joyce Mary. Expectativas dos jovens do Ensino Médio em meio às mudanças instituídas pela Lei nº 13.415/2017. Educação em Foco, n. 43, p. 317-339, 2021. Para acessar, clique aqui
CASAGRANDE, Ana Lara. Gestão democrática e formação de professores. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 26, n. 57, p. 147-165, maio/ago. 2021. Para acessar, clique aqui
CAMARGO, Costa Aliana França; ALONSO, Kátia Morosov. Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 287–307, 2021. Para acessar, clique aqui
CAMARGO, Aliana França; ALONSO, Kátia Morosov. Netnografia com Crianças: entre Compreensões e Fazeres. Cadernos de Educação -UFPEL (ONLINE), v. 65, p. 1-18, 2021. Para acessar, clique aqui
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e expressões contemporâneas: pluralidade de vozes e ativismos. SBC Horizontes, mai. 2021. Para acessar, clique aqui
GALVÃO, Vínicius Ferreira; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Roberto; GASPARINI, Isabela; VITERBO, José; GARCIA, Ana Cristina Bicharra. Discussing human values in digital immortality: towards a value-oriented perspective. Journal of the Brazilian Computer Society (ONLINE), v. 27, p. 1-26, 2021. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; VUOLO, Cassyra Lucia Correa;AUERSWALD, Corrêa e Barros; ANJOS, Rosana Abutakka dos; ANJOS, Alexandre Martins dos; OLIVEIRA, Claudete Silva de; MANSILLA, Débora Pedrotti. Educando Cidadãos para a Cidadania e o Controle Social: Notas de uma Experiência. Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 14 (3), p.47-67, 2021. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; ALMEIDA, Gustavo de Oliveira; REVOREDO, Kate; CAPPELLI, Claudia. Method for improvement of transparency: use of text mining techniques for reclassification of governmental expenditures records in Brazil. International Journal of Business Intelligence and Data Mining, v. 18, p. 155-196, 2021. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; VERHALEN, Aline; SOUZA, Patricia; HORA, Camila Rodrigues. Will My Data Be Legacies? An Elderly Perspective on Digital Assets and Digital Legacies. Journal on Interactive Systems, v. 12, p. 102-111, 2021. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: entre o ideal e o possível. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, 2021. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASTRO, Michele Marta Moraes; ALONSO, Katia Morosov. Cultura Digital: os contextos de sua constituição. Revista UFG, Goiânia, v. 21, 2021. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; SILVA, Danilo Garcia da. Apropriações e Sentidos na Formação On-line: Conceitos e Práticas em Questão. Revista Educação e Sociedade. Vol. 42, Campinas, 2021. Para acessar, clique aqui
MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância em tempos de Pandemia: implicações e perspectivas. Revelli, v. 13, Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafios, 2021. Para acessar, clique aqui
MARCON, Karina; KOEHLER, Cristiane. Interação em mídias sociais e socialização: algumas interfaces. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, p. 144-165, 2021. Para acessar, clique aqui
SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho. Revisão sistemática de estudos sobre Computação Desplugada na Educação Básica e Superior de 2014 a 2020: tendências no campo. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 10-30, 2021. Para acessar, clique aqui
SILVA, Iracema Cristina Fernandes; FERNANDES, Terezinha. Narrativas de estudantes EaD em blog e apropriação de letramentos digitais. Educação em análise, v. 6, p. 159-178, 2021. Para acessar, clique aqui
TUREK, Juliane; BEPPU, Flávia; MACIEL, Cristiano. De quem é a propriedade dessa vídeoaula? Reflexões sobre direitos autorais e de imagem em tempos de Covid-19. Revelli, v. 13, 2021. Para acessar, clique aqui
CAMARGO, Costa Aliana França; ALONSO, Kátia Morosov. Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 287–307, 2021. Para acessar, clique aqui
MACIEL, Cristiano; VERHALEN, Aline; SOUZA, Patricia; HORA, Camila Rodrigues. Will My Data Be Legacies? An Elderly Perspective on Digital Assets and Digital Legacies. Journal on Interactive Systems, v. 12, p. 102-111, 2021. Para acessar, clique aqui