Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação

Artigos em Periódicos

2024


ALONSO, Katia Morosov; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; MOREIRA, José António. Idiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafios. Educação & Sociedade, v. 45, 2024. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano. Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. Para acessar, clique aqui

CASTRO, Michele Marta; FERNANDES, Tereza. A invisibilidade da mãe cientista: articulando gênero, maternidade, ciência e tecnologias.  Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 467–497, 2024. Para acessar, clique aqui

LIMA, Waleska Gonçalves de; CASAGRANDE, Ana Lara; MACIEL, Cristiano. Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio em Mato Grosso: Fomento ao Movimento STEAM. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-20, 2024. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; RIBEIRO, Ailton; VIEIRA. ALVES Lynn; VISHnu: uma abordagem para apoiar a persoanalização de avatares autoespressivos usando consceiência de contexto. Revista Internacional de Estudo Humano Computador, 2024, Para acessar, clique aqui.

MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância e Qualidade: Pauta Urgente para as Políticas Públicas na Educação Superior. EaD em Foco[S.l.], v. 14, n. 2, p. e2166, 2024. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Educação Híbrida, Educação Digital e os contextos brasileiros: o muito a debater e aprender. EmRede - Revista de Educação a Distância[S.l.], v. 11, 2024. Para acessar, clique aqui

MORAES, Eveline Ferreira de; CASAGRANDE, Ana. Lara; MAIESKI, Alessandra. Tecnologias Digitais e Ensino Médio em Mato Grosso: o impasse entre a proibição e o estímulo. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 11, n. 27, p. 352-368, 28 jun. 2024. Para acessar, clique aqui

MORAES, Eveline Ferreira de. de; CRUZ, Jucelino Gabriel. da; CASAGRANDE, Ana Lara. A privatização da educação como projeto: setor privado e Ensino Médio em Mato Grosso. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. Para acessar, clique aqui

NASCIMENTO, Renata Teixeira; BARROS, Aryanne Mila; CASAGRANDE, Ana Lara. Ensino Médio, juventudes e desinformação em meio à Cultura Digital. Revista Educação Em Debate. Fortaleza, v. 46, p. 1-21, 2024. Para acessar, clique aqui

OLIVEIRA, Jucielia Nascimento de; SILVA, Danilo Garcia da. Implicações da Prova Cuiabá no processo de desempenho docente no município de Cuiabá, MT. Série-Estudos, v. 29, n. 65, p. 269-286, 2024. Para acessar, clique aqui

PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; MACIEL, NUNES, Eunice Pereira; Cristiano. Ações e políticas de representatividade de gênero: pesquisa no portal eletrônico de uma universidade pública brasileira. Ciência da Informação, v. 11, 2024. Para acessar, clique aqui

PRETI, Oreste; MACIEL, Cristiano. Desafios na oferta de cursos a distância num programa do governo brasileiro em Moçambique. Educação & Sociedade, Campinhas, v. 45, 2024. Para acessar, clique aqui

RODRIGUES, Raquel dos Santos.; SILVA, Danilo Garcia da. Entre idas e vindas: os enredos das políticas públicas na educação do município de Cuiabá/MT. Interritórios, Caruaru, v. 10, n. 19, 2024. Para acessar, clique aqui

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; SILVA, Letícia Aquino da; KOEHLER, Cristiane. Mapeamento da Produção Relacionada às Metodologias Ativas na Educação: Conceituação e Tendências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 25, n. 1, p. 51-59, 2024. Para acessar, clique aqui

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; MORAES, Eveline Ferreira de; CASAGRANDE, Ana Lara. Política educacional e ensino médio público: material didático do setor privado em mato grosso. Linguagens, Educação e Sociedade. [S. l.], v. 28, n. 57, p. 1-30, 2024. Para acessar, clique aqui

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara. Percepções docentes e movimento STEAM: práticas pedagógicas e desafios no âmbito do Novo Ensino Médio. Revista de Educação Interritórios, v. 10, n. 19, p. 1-29, 2024. Para acessar, clique aqui

SILVA, Iracema Cristina Fernandes. CORONEL, Renata Martins. FERNANDES, Tereza. Das Mídias de Massa às Tecnologias Digitais: configurações sociotécnicas que informam e formam no Gt Educação e Comunicação do SEMIEDU/PPGE/UFMT. Revista Educação em Análise. Londrina, v.9, n.3, p.785-805, JUL./SET. 2024. Para acessar, clique aqui

SILVA, Danilo Garcia; SOUZA, Helen Santana de. De avanços a retrocessos: dilemas para a Distância na Cultura Digital; Educação e Sociedade, v. 45, 2024. Para acessar, clique aqui

2023

CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO. Katia Morosov. Tecnologias Digitais na Educação Pós-pandemia e Educação Híbrida: efeitos, lições e possibilidades. Revista EmRede, v. 10, 2023. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Política Pública, género y carreras STEM. Revista Interfases, n.° 18. p. 105-112. 2023. Para acessar, clique aqui

COSTA, Aliana França Camargo; CASAGRANDE, Ana Lara. Sentir-Mundo: vivências de crianças no liminar do Youtube. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, Bahia/Santa Fé, Vol 12, n. 1. p. 119-138, jun/ 2023. Para acessar, clique aqui

FERNANDES, Iracema Cristina. FERNANDES, Tereza. Letramento informacional no combate às fake news na educação. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro v. 7 n. 2 p. 102 Jan./Abr. 2023.  Rio de Janeiro v. 7 n. 2 p. 41 Jan./Abr. 2023. Para acessar, clique aqui

LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara. Movimento STEAM e o Ensino Médio à luz da literatura. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen – RS, v. 24, n. 1, p. 119-141, jan./abr. 2023. Para acessar, clique aqui

LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano, CASAGRANDE, Ana Lara. Mapeo de las políticas de educación de género em las áreas STEM em el contexto de la nueva escuela secundaria de Brasil. Revista Interfases, nº 18, p. 95-104, 2023. Para acessar, clique aqui

MACIANO, Giseli Duardo; MACIEL, Cristiano. Ensinar por meio da Abordagem STEAM e da Educação Matemática Realística: práticas pedagógicas conectadas ao contexto dos estudantes. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p.1-18, Jan. –Dez., 2023. Para acessar, clique aqui

MACIANO, Giseli Duardo; MACIEL, Cristiano. Abordagem STEAM na formação continuada: ações para promover práticas sobre igualdade de gênero em STEM. Revista Interfases, p. 149-158, 2023. Para acessar, clique aqui

PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; MACIEL, Cristiano; GUZMAN, Indira Rita. Investigación sobre los discursso de género, STEM y liderazgo en los cursos de informática: el diseño metodológico. Revista Interfases, nº 18, p. 85-94, 2023. Para acessar, clique aqui

PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; FIOROTTI, Mayara Aparecida; PECORA, Calhao Ana Rafaela. Práticas psicológicas no contexto hospitalar pela abordagem centrada na pessoa: uma revisão sistemática de literatura. Psicologia e Saúde em Debate, v. 9, p. 406-428, 2023. Para acessar, clique aqui

PRETI, Oreste; MACIEL, Cristiano. O marco político na cooperação da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique. Revista EmRede, v. 10, 2023. Para acessar, clique aqui

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; VELOZO, Aline Debossan. Educação em tempos de “fake news”, juventude e ensino médio na era pós-verdade: uma revisão integrativa. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro v. 7 n. 2 p. 102 Jan./Abr. 2023.  Para acessar, clique aqui

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; MACIEL, Cristiano. Fomentar la permanencia de las mujeres em la enseñanza secundaria e crear oportunidades para las carreras STEM. Revista Interfases, n. 018, p. 123-132, 29 dic. 2023. Para acessar, clique aqui

ROSELLE, Leihge; MACIEL, Cristiano. Mulheres na área STEM. RBPG - Revista Brasileira da Pós-Graduação, v. 18, p. 1-8, 2023. Para acessar, clique aqui

TREVISAN, Daniele; MACIEL. Cristiano. Panorama de pesquisas sobre aspectos educativos da morte no contexto da educação básica a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, [S. l.], v. 8, n. 15, 2023. Para acessar, clique aqui

SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Explorando a matemática e o pensamento computacional com atividades (des)plugadas com crianças de 6 a 9 anos de idade. Cad. Cedes, Campinas, v. 43, n. 120, p.45-59, Mai.-Ago., 2023. Para acessar, clique aqui

SASSI, Sabrina; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Pensamento Computacional em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: um relato de experiência com Computação Desplugada. Fórum Linguístico, v. 20, n. 4, p. 9695-9708, 2023. Para acessar, clique aqui

TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho; PEREIRA, Roberto. Dead Users’ Profiles on Facebook: Limited Interaction Beyond Human Existence. Interacting With Computers, v. 00, p. 1-14, 2023. Para acessar, clique aqui

VELOZO, Aline Debossan; CASAGRANDE, Ana Lara. Professoras no Ensino Médio: Didática, abordagens e concepções. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 9, n. 3. p. 70-91, 2023. Para acessar, clique aqui

2022

ALONSO, Katia Morosov; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Educação superior pública e o ensino remoto emergencial: desafios, dilemas e possibilidades. Roteiro, Joaçaba, v. 47, jan./dez. 2022. Para acessar, clique aqui

ANJOS, Alexandre Martins dos; MARQUES, Dimas da Silva. Educação Física a Distância: propostas de mediação pedagógica em contextos de aquisição de habilidades sensório-motoras. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p.1-20, 2022. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. As contingências e condições objetivas da "Eadização do Ensino Superior presencial. Educação & Sociedade. Campinas, v. 43, 2024. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Ensino Remoto, Juventude e BNCC: processos de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Rev. FAEEbA – Ed. e contemp., Salvador, v. 31, n. 65, p. 188-200, jan./mar. 2022. Para acessar, clique aqui

CHANEIKO, Juliane Aparecida; MACIEL, Cristiano. Educação Básica e Ensino a Distância: desafios e possibilidades? Revista de estilos de aprendizagem, v. 15, p. 120-129, 2022. Para acessar, clique aqui

CORONEL, Renata Cristiane Martins; SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; FERNANDES, Terezinha. (Ciber)ativismos e lugares de existência social: vozes plurais no combate à violência contra a mulher. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, p. online-online, 2022. Para acessar, clique aqui

FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara. Dispositivos ciberfeministas no Instagram: as autorias educativas em contexto de Covid-19. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 11, 2022. Para acessar, clique aqui

KOEHLER, Cristiane; CARVALHO, Marie Jane Soares. Análise da coesão em uma Rede Social Acadêmica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-18, 2022. Para acessar, clique aqui

MACIANO, Giseli Duardo; LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano. Educação STEAM: potencializando o STEM por meio da arte. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; ASTUDILLO, Mario Vásquez; MORGADO, Erla Mariela Morales; ROBLES, Elva Morales Robles; PANIAGO, Maria Cristina Lima. Emergency Remote Education: satisfaction and competences of teachers. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e110781, 2022. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. A didática em um novo tempo: a pandemia e estratégias de ensino-aprendizagem na educação superior. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 671–691, 2022. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; CASTRO, Michele Marta Moraes; MACIEL, Cristiano. Colaboração online em tempos de pandemia: prototipando soluções em rede. Interfaces Científicas - educação, 11(3), p. 264 –281, 2022. Para acessar, clique aqui

MOTA, Érico Ricard Lima Cavalcante; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Política educacional para o Ensino Médio: O Projeto “Escola Plena” no contexto Mato-Grossense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2273–2293, 2022. Para acessar, clique aqui

OLIVEIRA, Éder Gomes de. Escola Inclusiva: a tecnologia assistiva assimilação, ação e aspectos. EmRede - Revista de Educação a Distância, 9(2), 2022. Para acessar, clique aqui

TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; FERNANDES, Terezinha. O lugar da crítica na mobilização de Letramentos Digitais. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 110–133, 2022. Para acessar, clique aqui

TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; BIM, Silvia Amélia. Morte, Educação e Tecnologias: uma experiência formativa com estudantes de Computação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-20, 2022. Para acessar, clique aqui

SILVA, Danilo Garcia. Notas sobre a Educação no Digital, a Pandemia Covid-19,  democracias sufocadas e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-11, 2022. Para acessar, clique aqui

VELOZO, Aline Debossan; CASAGRANDE, Ana Lara; SANTOS, Alessandra Ferreira dos. Cyberbullying, mulheres e violência digital: política educacional direcionada ao Ensino Médio em análise. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 3, p. 1018 -1033, set./dez. 2022. Para acessar, clique aqui

2021

ANJOS, Alexandre Martins; ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos; PESSOA, Rebeca Lydia Pernambuco Lins; VUOLO, Cassyra Lúcia Corrêa Relato de uma Experiência sobre Mediação Educacional e Tecnológica no Contexto do Curso de Cidadania  Controle Social. Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito I, v. 8 n. 47, 2021. Para acessar, clique aqui

BEPPU, Flávia; MACIEL, Cristiano; VITERBO, José. Contributions of the Brazilian Act for the Protection of Personal Data for treating Digital Legacy. Journal on Interactive Systems, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 112–124, set./2021. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara. Um vírus em meio ao aparelhamento do no Ensino Médio.  Prâksis, v. 3, p. 392-412, 2021. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; ADAM, Joyce Mary. Expectativas dos jovens do Ensino Médio em meio às mudanças instituídas pela Lei nº 13.415/2017. Educação em Foco, n. 43, p. 317-339, 2021. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara. Gestão democrática e formação de professores. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 26, n. 57, p. 147-165, maio/ago. 2021. Para acessar, clique aqui

CAMARGO, Costa Aliana França; ALONSO, Kátia Morosov. Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico.
SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 287–307, 2021. Para acessar, clique aqui

CAMARGO, Aliana França; ALONSO, Kátia Morosov. Netnografia com Crianças: entre Compreensões e Fazeres. Cadernos de Educação -UFPEL (ONLINE), v. 65, p. 1-18, 2021. Para acessar, clique aqui

FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e expressões contemporâneas: pluralidade de vozes e ativismos. SBC Horizontes, mai. 2021. Para acessar, clique aqui

GALVÃO, Vínicius Ferreira; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Roberto; GASPARINI, Isabela; VITERBO, José; GARCIA, Ana Cristina Bicharra. Discussing human values in digital immortality: towards a value-oriented perspective. Journal of the Brazilian Computer Society (ONLINE), v. 27, p. 1-26, 2021. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; VUOLO, Cassyra Lucia Correa;AUERSWALD, Corrêa e Barros; ANJOS, Rosana Abutakka dos; ANJOS, Alexandre Martins dos; OLIVEIRA, Claudete Silva de; MANSILLA, Débora Pedrotti. Educando Cidadãos para a Cidadania e o Controle Social: Notas de uma Experiência. Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 14 (3), p.47-67, 2021. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; ALMEIDA, Gustavo de Oliveira; REVOREDO, Kate; CAPPELLI, Claudia. Method for improvement of transparency: use of text mining techniques for reclassification of governmental expenditures records in Brazil. International Journal of Business Intelligence and Data Mining, v. 18, p. 155-196, 2021. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; VERHALEN, Aline; SOUZA, Patricia; HORA, Camila Rodrigues. Will My Data Be Legacies? An Elderly Perspective on Digital Assets and Digital Legacies. Journal on Interactive Systems, v. 12, p. 102-111, 2021. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: entre o ideal e o possível. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, 2021. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; CASTRO, Michele Marta Moraes; ALONSO, Katia Morosov. Cultura Digital: os contextos de sua constituição. Revista UFG, Goiânia, v. 21, 2021. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; SILVA, Danilo Garcia da. Apropriações e Sentidos na Formação On-line: Conceitos e Práticas em Questão. Revista Educação e Sociedade. Vol. 42, Campinas, 2021. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Educação a Distância em tempos de Pandemia: implicações e perspectivas. Revelli, v. 13, Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafios, 2021. Para acessar, clique aqui

MARCON, Karina; KOEHLER, Cristiane. Interação em mídias sociais e socialização: algumas interfaces. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, p. 144-165, 2021. Para acessar, clique aqui

SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho. Revisão sistemática de estudos sobre Computação Desplugada na Educação Básica e Superior de 2014 a 2020: tendências no campo. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 10-30, 2021. Para acessar, clique aqui

SILVA, Iracema Cristina Fernandes; FERNANDES, Terezinha. Narrativas de estudantes EaD em blog e apropriação de letramentos digitais. Educação em análise, v. 6, p. 159-178, 2021. Para acessar, clique aqui

TUREK, Juliane; BEPPU, Flávia; MACIEL, Cristiano. De quem é a propriedade dessa vídeoaula? Reflexões sobre direitos autorais e de imagem em tempos de Covid-19. Revelli, v. 13, 2021. Para acessar, clique aqui

2020

CASAGRANDE, Ana Lara. Docência no Ensino Superior: Problematizações a partir do Plano Nacional de Educação. Revelli, Vol. 12. 2020. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara .“O poço”: a sociedade vertical compartimentalizada e a escola. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, 2020. ISSN - 2526-2149. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara. ALONSO, Kátia Morosov. Ensino Médio e Educação a Distância: uma relação possível? Revista E-Curriculum (PUCSP), v.18, n.3, 2020. Para acessar, clique aqui


FERNANDES, Terezinha. Tecnologias digitais, literatura infantil e multiletramentos na formação de professoras. Dossiê Temático, Revista Teias. 2020. Para acessar, clique aqui

FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura. Educar em Revista, [S.l.], dec. 2020. p. 1 a 18, v. 36 Curitiba, 2020. Para acessar, clique aqui


FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismo em tempos de pandemia Covid-19: lives (trans)feministas. Revista Docência e Cibercultura. Online, 2020. Para acessar, clique aqui


FERNANDES, Terezinha; BRUNO, Adriana Rocha. Ambiências formativas na Cultura Digital: multimodalidade e multiletramentos no PIBID. Revista brasileira de Alfabetização, 2020. Para acessar, clique aqui


FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; CRUZ; Dulce Márcia. Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na Cibercultura. Revista UFG, V.20, p.2-272020. Para acessar, clique aqui


FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos em tempos de pandemia Covid-19: lives e seus multiletramentos críticos. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, vol. 9, n. 2., p.82-101. Para acessar, clique aqui


GALVAO, Vínicius Ferreira; MACIEL, Cristiano. Reflexões sobre a imortalidade digital em contextos educativos. Revista Communitas, v. 4, n. 7, p. 59-78, 2020. Para acessar, clique aqui


KUHN, Ana Paula; MACIEL, Cristiano. O Estágio Curricular no Contexto da EaD: a relação entre Teoria e Prática na Formação do Pedagogo. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 18, p. 761-784, 2020. Para acessar, clique aqui

MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Qualidade e Educação a Distância: reflexões e entendimentos. Revista UFG, Goiás, v.20, p. 1-20, nov. 2020. Para acessar, clique aqui

MAIA, Mirtes Damares Santos de Almeida; SILVA, Danilo Garcia; CASAGRANDE, Ana Lara. A Educação entre o caos pandêmico, tecnologia e política. Revista Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional (Curitiba), v.15, n.41, 2020. Para acessar, clique aqui

MAIA, Mirtes Dâmares Santos de Almeida; SILVA, Danilo Garcia da. Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem: usos e abusos. Revista de Educação a Distância. v. 7, n. 1, p. 81-95, jan./jun. 2020. Para acessar, clique aqui

MAIA, Mirtes Dâmares Santos de Almeida; SILVA, Danilo Garcia da. (Tradução). Big Data e ciência de dados: uma revisão crítica de questões para a pesquisa educacional. (DANIEL, Ben Kei). Revista PerCursos. v. 21, n. 45, p. 80-103, jan./abr., 2020. Para acessar, clique aqui

2019

ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; ANJOS, Alexandre Martins; MARTINS, Lidia da Silva. Ensino Híbrido: Organização e Sistematização de Conceitos com base em Revisão Sistemática da Literatura. Emrede - Revista De Educação a Distância, v. 6, p. 203-220, 2019. Para acessar, clique aqui

CAMARGO, Aliana França Costa; FERNANDES, Terezinha. Comunicação, Estado e o poder na sociedade em rede. Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 28, n. 69, p. 823-826, sep. 2019. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Princípios partilhados nas mudanças empreendidas no Ensino Médio em São Paulo e Mato Grosso. Revista de Educação Pública, v.28, n. 69, 2019. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do Ensino Médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 3, 2019. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. Base Nacional Comum Curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n.60, 2019. Para acessar, clique aqui


CASAGRANDE, Ana Lara; CAMARGO, Aliana; FERNANDES, Terezinha. Tecnologias Digitais, espetáculo e violência na escola: uma análise a partir de urso branco. Revista Diálogo Educacional, Dossiê temático: série Black Mirror e educação, Curitiba, v. 19, n. 62, p. 1023-1041, jul./set. 2019. Para acessar, clique aqui


CASAGRANDE, Ana Lara; PETRY, Cleristron. A Educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea. Revista Práxis Educativa, v. 4, n. 2, 2019. Para acessar, clique aqui

ECHALAR, Jhonny. David; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. Produções Científicas do Gt 16 Educação e Comunicação da Anped entre 2011 e 2017: Contribuições da Análise Bibliométrica para a Qualificação da Área. Série-Estudos, V. 24, P. 31-51, 2019. Para acessar, clique aqui

FERNANDES, Terezinha. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na Universidade Aberta de Portugal. Revista Docência e Cibercultura,  Educação Museal. v.3, n. 2, 2019. Para acessar, clique aqui

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. Apresentação do Dossiê - Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias na Educação? Qualidade, Tendências e Práticas. Revista Científica EccoS. Série-Estudos v. 24, p. 3-7, 2019. Para acessar, clique aqui

LOBO, Mory Marcia De Oliveira ; FIGUEIREDO, Karen ; MACIEL, Cristiano. Black Women in Computing and Technology: Identity affirmation and Resistance. Clei Electronic Journal, v. 22, p. 1-13, 2019. Para acessar, clique aqui

2018

ALONSO, Katia Morosov. Cultura Digital e a Relação Professor-Aluno: da Autoridade Pedagógica à Autoridade Tecnológica. Revista Educação & Sociedade, v. 39, p. 173-176, 2018. Para acessar, clique aqui

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. A Educação a Distância e a Formação On-Line: o Cenário das Pesquisas, Metodologias e Tendências. Revista Educação & Sociedade, v. 39, p. 499-514, 2018. Para acessar, clique aqui

ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos; ALONSO, Katia Morosov; ANJOS, Alexandre Martins dos. Infância (Des)Conectada e a Psicopedagogia: o uso das Tecnologias Digitais na Educação Infantil e o Impacto na Aprendizagem. Revista Emrede - Revista De Educação À Distância, V. 5, P. 183-196, 2018. Para acessar, clique aqui

ANTUNES, Mendonça  Patricia Graziely; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov. Inclusão Digital Induzida: Problemas e Propostas em um Contexto Escolar. Revista Educativa (Goiânia. Online), V. 20, P. 567-588, 2018. Para acessar, clique aqui

CASAGRANDE, Ana Lara; ADAM, Joyce Mary. Ensino Médio de período integral, juventude e carreira docente: o caso de São Paulo. Revista Prática Docente. V. 3, p.263, 2018. Para acessar, clique aqui

FIGUEIREDO, Karen; MACIEL, Cristiano. A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação. Revista de Educação Pública, v. 27, p. 365-384, 2018. Para acessar, clique aqui

FREITAS, Carlos Henrique Tavares; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Leitura e Leitores Imersivos em uma Biblioteca Universitária. Revista Ciência da Informação (ONLINE), v. 47, p. 79-93, 2018. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; VUOLO, Cassyra; SAMBRANO, Taciana; ANJOS, Alexandre Martins dos; KUHN, Ana Paula; ROUILLER, Claudia Oneida. Connecting, Integrating and Empowering Society for Social Control Through Distance Education. Lecture Notes. Computer Science, v. 11032, p. 108-122, 2018. Para acessar, clique aqui

MACIEL, Cristiano; ROQUE, Licinio; GARCIA, Ana Cristina Bicharra. Maturity in decision-making: a method to measure e-participation systems in virtual communities. International Journal Of Web Based Communities. v. 14, p. 395-416, 2018. Para acessar, clique aqui

PETTER, Rosimery CelesteMACIEL, Cristiano. Um panorama das teses e dissertações sobre gestão da educação a distância de 2008 a 2016. Revista EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 5, p. 197-214, 2018. Para acessar, clique aqui

PETTER, Rosemery Celeste; MACIEL, Cristiano. Análise da produção científica das teses e dissertações sobre a institucionalização da educação a distância no período de 2006 a 2016. Revista Pedagógica. v. 20, p. 216, 2018. Para acessar, clique aqui

PRETI, Oreste; MACIEL, Cristiano. Cooperação Sul- Sul no Campo da Política Externa Brasileira: Conceitos e Práticas em Construção. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, V. 4, p. 258-278, 2018. Para acessar, clique aqui

SILVA, Danilo Garcia da; ALONSO, Katia Morosov. Formação on-line e praticantes culturais: Elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital. Revista Momento - Diálogos em Educação, v. 27, p. 108-127, 2018. Para acessar, clique aqui

SILVA, Danilo Garcia da; ALONSO, Katia Morosov. Mediação, Interação e Letramentos Digitais: A Formação On-Line em Tempos de Cultura Digital. Revelli- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 10, p. 235-258, 2018. Para acessar, clique aqui

2017

BRIZOLA, Jairo; ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias e Educação: o uso das TIC no Ensino Médio. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 4, p. 135-163, 2017. Para acessar, clique aqui

CARVALHO, Pereira, Vinicius; MACIEL, Cristiano. Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital. Fronteiraz, v. 1, p. 60-77, 2017. Para acessar, clique aqui

FERNANDES, Terezinha. Letramentos Digitais em Ambientes Online: formação com o cotidiano das práticas. Hermes Jornal Digital. Salvador BA, p. 00 - 00, 06 nov. 2017. Para acessar, clique aqui

MENDONCA, Patricia Graziely Antunes de; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov. Inclusão Digital Induzida: Problemas e Propostas em um Contexto Escolar. Revista Educativa. v. 20, p. 567-588, 2017. Para acessar, clique aqui 

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins; CRUZ, Dulce Márcia; AMANTE, Lúcia. Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na Formação de Estudantes Online na Universidade. Revista Interfaces Científicas - Educação, v. 6, p. 81, 2017. Para acessar, clique aqui

SILVA, Michele Rejane Coura da; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, p. 95-117, 2017. Para acessar, clique aqui

2016

ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos. Revista de Informática na Educação, v. 19, p. 93-105, 2016. Para acessar, clique aqui

PRETI, Oreste; ALONSO, Katia Morosov. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005). Revista de Educação Pública (UFMT), v. 25, p. 312-327, 2016. Para acessar, clique aqui 

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de; AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros. História da Alfabetização, um Percurso Possível: pesquisa, fontes e sujeitos da memória. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 9-206, 2016. Para acessar, clique aqui

2015

JESUS, Naine Terena; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Presença dos indígenas de Mato Grosso na Internet e na produção de mídias: militância, sustentabilidade e memória. Revista Comunicação & Inovação, v. 16, p. 73-86, 2015. Para acessar, clique aqui

SILVA, Danilo Garcia da; ALONSO, Katia Morosov. Elementos sócio-históricos da aprendizagem em cursos on-line: convergências e complementos. Revista Educativa, v. 18, p. 24-44, 2015. Para acessar, clique aqui

SOARES, Loide Rosa; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso, Revista de Educação Pública, v. 24, p. 689-701, 2015. Para acessar, clique aqui

2014

ALONSO, Katia Morosov. A EaD no Brasil: sobre (des)caminhos em sua instauração. Educar em Revista, v. 4, p. 37-52, 2014. Para acessar, clique aqui

JESUS, Naine Terena; ALONSO, Katia Morosov; MACIEL, Cristiano. Presença indígena no Facebook e a construção de narrativas. Revista Froteiras & Debates, v. 1, p. 09-28, 2014. Para acessar, clique aqui

SILVA, Danilo Garcia; ALONSO, Katia Morosov. The elements from the learning process: a study about Online educacion in the state of Mato Grosso/Brasil. Iaria Journal, v. 1, p. 27-32, 2014.

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de; CRUZ, Dulce Marcia. Letramentos midiáticos e a (re)invenção do cotidiano por um grupo pescadores. Revista Dialogia, v. 18, p. 29-42, 2014. Para acessar, clique aqui


2013

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. Trabalho docente, educação a distância e as TICs: entre a excitação e o sobretrabalho. Revista Linhas Críticas, v. 19, p. 561-578, 2013. Para acessar, clique aqui

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de; MARQUES, Tiago Rafael Ferreira; CRUZ, Dulce Márcia. Letramento Digitial: levantamento de pesquisas em bases de dados brasileiras. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 11, p. 1-10, 2013. Para acessar, clique aqui

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de; RAMOS, Daniela Karine; CRUZ, Dulce Márcia. Jogos eletrônicos e currículo: novos espaços e formas de aprender. Revista Linhas, v. 14, p. 179-200, 2013. Para acessar, clique aqui

2012

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da; MACIEL, Cristiano. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminhar. Revista Perspectiva, v. 30, p. 77-104, 2012. Para acessar, clique aqui

ALONSO, Katia Morosov; VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques. As Tecnologias da Informação e Comunicação e a aprendizagem colaborativa no Ensino Fundamental. Revista Contrapontos, v. 12, p. 58-67, 2012. Para acessar, clique aqui

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da; SILVEIRA, Maria Cristina da; STROBEL, Mabel Moreira. Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência. Revista Educação & Sociedade, v. 33, p. 1073-1087, 2012. Para acessar, clique aqui

CASSIOLATO, Heloísa Maria Pierro; ALONSO, Katia Morosov. Ensino no cuidado de Enfermagem no Brasil: revisão de literatura. Nursing, v. 168, p. 266-270, 2012. Para acessar, clique aqui

2010

ALONSO, Katia Morosov. A expansão do Ensino Superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Revista Educação & Sociedade, v. 31, p. 1319-1335, 2010. Para acessar, clique aqui

ALONSO, Katia Morosov. Do fetiche à contradição. Pátio: Ensino Fundamental, v. 56, p. 14-21, 2010.

2009

ALONSO, Katia Morosov; MONTEIRO, Teresa Leonis. O gestor escolar e a gestão democrática: papéis e desafios. Revista de educação Pública, v. 18, p. 519-531, 2009. Para acessar, clique aqui

2008

ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da Informação e Comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Revista Educação & Sociedade. v. 29, p. 747-768, 2008. Para acessar, clique aqui

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30