LêTECE
Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação
Dissertações
Orientação Profa. Dra. Katia Morosov Alonso
SANTANA, Roniely Gonçalves. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão: contribuições para a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.
OLIVEIRA, Eder Gomes. Uso das Tecnologias Digitais nas salas de recursos multifuncionais na educação básica de Cuiabá: realidades e desafios. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. Link Dissertação Eder Gomes de Oliveira
CASTRO, Michele Marta Moraes. O uso intenso das tecnologias da informação e comunicação na educação básica em tempos de pandemia: do estranho ao possível. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. Disponível em: Link Dissertação Michele Marta Moraes Castro
MACÊDO, Rogéria Rosária Parra Merino de. Implementação da BNCC: Dinâmicas e Processos em duas escolas em Aripuanã/MT. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Link Dissertação Rogéria Rosária Parra Menino de Macêdo
MAIESKI, Alessandra. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mediação e interação: processos da Formação Online na UFMT. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.Disponível em: Link Dissertação Alessandra Maieski
BRIZOLA, Jairo. Tecnologias e educação: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação - TIC. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: Link Dissertação Jairo Brizola
EVANGELISTA, Edilene Quirino Neiva. Práticas docentes e o uso das TIC: E-PROINFO e o curso Redes de Aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: Link Dissertação Edilene Evangelista
MARCANO, Mery Carolina Andrades. Sobre letramentos, ensino de inglês e uso das tecnologias da informação e comunicação: um estado da arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: Link Dissertação Mary Marcano
ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos. Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: Link Dissertação Rosana dos Anjos
COSTA, Claudia Regina de Barros. Uso e fazeres com as Tecnologias da Informação e Comunicação no curso de Enfermagem da UFMT - Campus Sinop. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: Link Dissertação Claudia Costa
SANTANA, Edie Correia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais: sobre complementos e possibilidades. 2014.Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. Disponível em: Link Dissertação Edie Santana
SILVA, Enilda Euzébio da. Projeto UCA em Mato Grosso: práticas de leitura e escrita. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: Link Dissertação Enilda Silva
LIMA, Laura Aparecida Ferreira. Análise de qualidade em objetos de aprendizagem: reflexão de aspectos pedagógicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: Link Dissertação Laura Lima
CASSIOLATO, Heloisa Maria Pierro. Práticas Pedagógicas no ensino do cuidado em enfermagem UFMT - Cuiabá: perspectiva e olhares. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: Link Dissertação Heloisa Cassiolato
NOGUEIRA, Francisco Carlos. Gênero midiáticos, internet e contexto escola: relações entre fazeres e saberes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. Disponível em: Link Dissertação Franscisco Nogueira
FROZI, Valtrícia Lucelita. De contexto do fazer Pedagógico: entre Formação Continuada e Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. Disponível em: Link Dissertação Valtrícia Frozi
KUHN, Ana Paula. Práticas avaliativas de egressos do curso de pedagogia a distância da UFMT: implicações da formação inicial e o exercício de ser professor. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. Disponível em: Link Dissertação Ana Paula Kuhn
SILVA, Danilo Garcia da. Análise sobre o uso dos relatórios de atividades do Moodle no acompanhamento de alunos em cursos de graduação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.
SILVA, Jacira Soares da. Concepções de docentes da educação tecnológica sobre o uso das TIC. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.
NEDER, Renato. O processo de interação no ambiente virtual de aprendizagem no curso de Administração da UFMT. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: Link Dissertação Renato Neder
PEDROTTI, Janaína Sarah. Educação e mídia - perspectiva emancipadora - desafios nas construções textuais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010.
SOUZA, Maria Aparecida de Lima. Práticas pedagógicas de egressos do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: Link Dissertação Maria Souza
VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques. As tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no contexto escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: Link Dissertação Maria Vasconcelos
MONTEIRO, Tereza Leones. Gestão Democrática: o papel do gestor escolar na construção de processos democráticos na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009. Disponível em: Link Dissertação Tereza Monteiro
PORTO, Lucirene Aparecida Borges. A gestão democrática na educação pública em Mato Grosso: estado da arte - 1995 a 2004. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008. Disponível em: Link Dissertação Lucirene Porto
Orientação Prof. Dr. Cristiano Maciel
CHANEIKO, Juliane Aparecida. Direitos autorais, direitos de Imagem e legado digital: reflexões sobre a produção de materiais didáticos para a Educação Básica. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. Link da Dissertação Juliane Aparecida Chaneiko
BEPPU, Flavia Renata. Jovens e Cidadania: Privacidade e Proteção de Dados no Contexto da Cultura Digital. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. Link Dissertação Flavia Renata Beppu
ALMEIDA, Ademar Torres de. Fotografia digital com apoio a prática pedagógica no ensino médio no contexto de uma disciplina eletiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: Link Dissertação Ademar Almeida
TREVISAN, Daniele. Letramentos Digitais críticos: habilidades mobilizadas por estudantes universitários em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: Link Dissertação Daniele Trevisan
SILVA, Luiza Raquel Souza e. Um método para produção de videoaulas no contexto educacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Link Dissertação Luiza Silva
MENDONÇA, Patricia Graziely Antunes de. Inclusão digital induzida em escolas estaduais com ensino médio integrado do município de Cuiabá. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em: Link Dissertação Patricia Mendonça
SASSI, Sabrina Bourscheid. O Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio ao ensino presencial de Matemática: uma proposta com Design Instrucional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em: Link Dissertação Sabrina Sassi
SILVA, Michele Rejane Coura da. Ensino Híbrido em Cursos de Graduação Presenciais das Universidades Federais: uma Análise da Regulamentação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em: Link Dissertação Michele Silva
ALVES, Fabio Pereira. O planejamento de atividades gamificadas a partir de uma abordagem participativa do Design Instrucional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: Link Dissertação Fabio Alves
Orientação Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva
OLIVEIRA, Jucileia Nascimento de. Compreensões sobre as práticas avaliatvias de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Prova Cuiabá em foco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. Link Dissertação Jucileia Nascimento de Oliveira
CORREA, Thatiany Soares. Educação na Cultura Digital: percepções sobre as práticas pedagógicas de professores do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. Link Dissertação Thatiany Soares Correa
MAIA, Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia. O ensino Híbrido em cursos de Licenciatura da UFMT: entendimentos e práticas pedagógicas em questão. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Link Dissertação Mirtes Maia
FALCÃO, Maria Cláudia. As proposições formativas das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial docente para uso de tecnologias: estado do conhecimento. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Link Dissertação Maria Claudia Falcão
ALMEIDA, Ademar Torres de. Fotografia digital com apoio a prática pedagógica no ensino médio no contexto de uma disciplina eletiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Link Dissertação Ademar Almeida