Grupo de Pesquisa criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq, tem por objeto de investigação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Educação

Dissertações

Orientação Profa. Dra. Katia Morosov Alonso

SANTANA, Roniely Gonçalves. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão: contribuições para a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.


OLIVEIRA, Eder Gomes. Uso das Tecnologias Digitais nas salas de recursos multifuncionais na educação básica de Cuiabá: realidades e desafios. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. Link Dissertação Eder Gomes de Oliveira

 

CASTRO, Michele Marta Moraes. O uso intenso das tecnologias da informação e comunicação na educação básica em tempos de pandemia: do estranho ao possível. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. Disponível em: Link Dissertação Michele Marta Moraes Castro


MACÊDO, Rogéria Rosária Parra Merino de. Implementação da BNCC: Dinâmicas e Processos em duas escolas em Aripuanã/MT. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Link Dissertação Rogéria Rosária Parra Menino de Macêdo


MAIESKI, Alessandra. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mediação e interação: processos da Formação Online na UFMT. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.Disponível em: Link Dissertação Alessandra Maieski


BRIZOLA, Jairo. Tecnologias e educação: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação - TIC. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação,  Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: Link Dissertação Jairo Brizola

EVANGELISTA, Edilene Quirino Neiva. Práticas docentes e o uso das TIC: E-PROINFO e o curso Redes de Aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: Link Dissertação Edilene Evangelista

MARCANO, Mery Carolina Andrades. Sobre letramentos, ensino de inglês e uso das tecnologias da informação e comunicação: um estado da arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação,  Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: Link Dissertação Mary Marcano


ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos. Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: Link Dissertação Rosana dos Anjos


COSTA, Claudia Regina de Barros. Uso e fazeres com as Tecnologias da Informação e Comunicação no curso de Enfermagem da UFMT - Campus Sinop. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: Link Dissertação Claudia Costa


SANTANA, Edie Correia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais: sobre complementos e possibilidades. 2014.Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. Disponível em: Link Dissertação Edie Santana


SILVA, Enilda Euzébio da. Projeto UCA em Mato Grosso: práticas de leitura e escrita. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: Link Dissertação Enilda Silva


LIMA, Laura Aparecida Ferreira. Análise de qualidade em objetos de aprendizagem: reflexão de aspectos pedagógicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: Link Dissertação Laura Lima


CASSIOLATO, Heloisa Maria Pierro. Práticas Pedagógicas no ensino do cuidado em enfermagem UFMT - Cuiabá: perspectiva e olhares. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: Link Dissertação Heloisa Cassiolato


NOGUEIRA, Francisco Carlos. Gênero midiáticos, internet e contexto escola: relações entre fazeres e saberes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. Disponível em: Link Dissertação Franscisco Nogueira


FROZI, Valtrícia Lucelita. De contexto do fazer Pedagógico: entre Formação Continuada e Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. Disponível em: Link Dissertação Valtrícia Frozi


KUHN, Ana Paula. Práticas avaliativas de egressos do curso de pedagogia a distância da UFMT: implicações da formação inicial e o exercício de ser professor. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. Disponível em: Link Dissertação Ana Paula Kuhn


SILVA, Danilo Garcia da. Análise sobre o uso dos relatórios de atividades do Moodle no acompanhamento de alunos em cursos de graduação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011. 


SILVA, Jacira Soares da. Concepções de docentes da educação tecnológica sobre o uso das TIC. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

NEDER, Renato. O processo de interação no ambiente virtual de aprendizagem no curso de Administração da UFMT. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: Link Dissertação Renato Neder


PEDROTTI, Janaína Sarah. Educação e mídia - perspectiva emancipadora - desafios nas construções textuais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010.

SOUZA, Maria Aparecida de Lima. Práticas pedagógicas de egressos do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: Link Dissertação Maria Souza

VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques. As tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no contexto escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: Link Dissertação Maria Vasconcelos

MONTEIRO, Tereza Leones. Gestão Democrática: o papel do gestor escolar na construção de processos democráticos na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009. Disponível em: Link Dissertação Tereza Monteiro


PORTO, Lucirene Aparecida Borges. A gestão democrática na educação pública em Mato Grosso: estado da arte - 1995 a 2004. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008. Disponível em: Link Dissertação Lucirene Porto

Orientação Prof. Dr. Cristiano Maciel

CHANEIKO, Juliane Aparecida. Direitos autorais, direitos de Imagem e legado digital: reflexões sobre a produção de materiais didáticos para a Educação Básica. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. Link da Dissertação Juliane Aparecida Chaneiko


BEPPU, Flavia Renata. Jovens e Cidadania: Privacidade e Proteção de Dados no Contexto da Cultura Digital. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. Link Dissertação Flavia Renata Beppu


ALMEIDA, Ademar Torres de. Fotografia digital com apoio a prática pedagógica no ensino médio no contexto de uma disciplina eletiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: Link Dissertação Ademar Almeida


TREVISAN, Daniele. Letramentos Digitais críticos: habilidades mobilizadas por estudantes universitários em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: Link Dissertação Daniele Trevisan


SILVA, Luiza Raquel Souza e. Um método para produção de videoaulas no contexto educacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Link Dissertação Luiza Silva

MENDONÇA, Patricia Graziely Antunes de. Inclusão digital induzida em escolas estaduais com ensino médio integrado do município de Cuiabá. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.  Disponível em: Link Dissertação Patricia Mendonça

SASSI, Sabrina Bourscheid. O Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio ao ensino presencial de Matemática: uma proposta com Design Instrucional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em: Link Dissertação Sabrina Sassi

SILVA, Michele Rejane Coura da. Ensino Híbrido em Cursos de Graduação Presenciais das Universidades Federais: uma Análise da Regulamentação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.  Disponível em: Link Dissertação Michele Silva


ALVES, Fabio Pereira. O planejamento de atividades gamificadas a partir de uma abordagem participativa do Design Instrucional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.  Disponível em: Link Dissertação Fabio Alves

Orientação Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva

OLIVEIRA, Jucileia Nascimento de. Compreensões sobre as práticas avaliatvias de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Prova Cuiabá em foco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. Link Dissertação Jucileia Nascimento de Oliveira

CORREA, Thatiany Soares. Educação na Cultura Digital: percepções sobre as práticas pedagógicas de professores do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação,  Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. Link Dissertação Thatiany Soares Correa


MAIA, Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia. O ensino Híbrido em cursos de Licenciatura da UFMT: entendimentos e práticas pedagógicas em questão. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação,  Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Link Dissertação Mirtes Maia


FALCÃO, Maria Cláudia. As proposições formativas das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial docente para uso de tecnologias: estado do conhecimento. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Link Dissertação Maria Claudia Falcão

ALMEIDA, Ademar Torres de. Fotografia digital com apoio a prática pedagógica no ensino médio no contexto de uma disciplina eletiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Link Dissertação Ademar Almeida

Orientação Profa. Dra. Tereza Fernandes

CORONEL, Renata Cristiane Martins. Jogos digitais para Aprendizagens e Letramentos Digitais de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. Link Dissertação Renata Coronel

HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento. Sala de Apoio à Aprendizagem na Cultura Digital: um Olhar para o uso de Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento de Multiletramentos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, 2021. Link Dissertação Marina Hayashi

PAULA, Marta da Conceição de. Narrativas transmídias e apropriações de letramentos digitais e literários por crianças: contribuições para as práticas pedagógicas de professores e pesquisas acadêmicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Link Dissertação Marta de Paula

SILVA, Iracema Cristina Fernandes da. Letramentos Digitais em Narrativas de Estudantes de Licenciatura em Pedagogia EaD UFMT.2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação,  Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Link Dissertação Iracema Fernandes

Orientação Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos

MARQUES, Dimas da Silva. Educação Física a distância: propostas de mediação pedagógica em contextos de aquisição de habilidades sensório-motoras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2021. Link Dissertação Dimas da Silva Marques

PINHO, Railson Manoel de. Avaliação de Competências Digitais: Um Estudo Sobre Possibilidades no Contexto da Educação Superior Brasileira. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.


Orientação Profa. Dra. Ana Lara Casagrande

VELOZO, Aline Debossan. O feminino da educação: da feminização do magistério ao protagonismo das mulheres nas escolas - Estudo de Caso em Cuiabá-MT. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2023. Link Dissertação Aline Debossan Velozo

SANTOS, Alessandra Ferreira dos. Novo Ensino Médio e inovação pedagógica: desafios para a prática docente. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2023. Link Dissertação Alessandra Ferreira dos Santos

Orientação Profa. Dra. Cristiane Koehler

CRUZ, Jucelino Gabriel da. Competências Digitais Docentes: análise da Autoavaliação dos professores do Ensino Fundamental da rede estadual de educação de Mato Grosso-Brasil. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2025.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30