Conteúdo Programático - Espanhol

O curso de  Espanhol está organizado em seis níveis (semestres), distribuídos em dois semestres básicos, dois semestres intermediários e dois semestres avançados. Para cada estágio é proposto um material didático que serve ao aluno de suporte para a aprendizagem da língua e fixação de conteúdos. A seguir, a ementa dos conteúdos previstos para cada módulo.

ESPANHOL I

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Dar e pedir os dados pessoais;

- Cumprimentar e despedir-se;

- Recursos para perguntar sobre as palavras em espanhol;

- Expressar intenções;

- Explicar os motivos das ações;

- Falar das habilidades linguísticas individuais desenvolvidas em diferentes idiomas;

- Descrever lugares;

- Expressar existência e localização;

- Falar sobre o clima;

- Identificar objetos;

- Expressar necessidade;

- Comprar em lojas: perguntar pelos produtos e preços;

- Falar de preferências pessoais;

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol I correspondem ao nível A1 do Marco Comum Europeu.


ESPANHOL  II

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Falar do aspecto e do carácter;

- Expressar e contrastar gostos e interesses;

- Perguntar sobre gostos;

- Falar de relações pessoais;

- Falar de hábitos;

- Expressar frequência;

- Perguntar e dizer a hora;                    

- Desenvolver-se em bares e restaurantes;

- Pedir e dar informação sobre comida;

- Falar de hábitos gastronômicos;

- Descrever povoados, bairros e cidades;

- Falar sobre o que mais gostamos em um lugar;

- Pedir e dar informação para se chegar a um lugar;

- Expressar gostos e ressaltar aspectos;

- Falar de experiências passadas;

- Falar de habilidades e atitudes;

- Falar de qualidades e defeitos das pessoas.

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol II correspondem ao nível A1 do Marco Comum Europeu.

 

ESPANHOL III

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Falar de hábitos;

- Expressar duração;

- Perguntar e responder sobre motivações;

- Falar de dificuldades;

- Fazer recomendações;

- Expressar gostos e preferências;

- Descrever uma casa;

- Comparar;

- Expressar coincidência;

- Localizar objetos no espaço;

- Descrever objetos: formas, estilos, materiais;

- Identificar e descrever fisicamente as pessoas;

- Falar das relações e das semelhanças entre as pessoas;

- Convidar, apresentar, saudar e despedir-se;

- Pedir coisas, ações e favores;

- Pedir e dar permissão;

- Dar desculpas;

- Falar de atividades de ócio;

- Falar de horários;

- Relatar experiências passadas;

- Descrever lugares;

- Falar de intenções e de projetos;

- Falar de gostos e hábitos alimentares;

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol III correspondem ao nível A2 do Marco Comum Europeu.


ESPANHOL IV

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Falar de experiências e valorizá-las;

- Expressar o desejo de fazer algo;

- Dar conselhos;

- Falar de estados de ânimo;

- Descrever dores, doenças e sintomas;

- Falar de hábitos, costumes e circunstâncias no passado;

- Situar ações no passado e no presente;

- Argumentar e rebater argumentos;

- Relatar no passado;

- Sequenciar ações;

- Recomendar e aconselhar;

- Dar instruções;

- Descrever uma cena no passado e no presente;

- Falar de ações e situações futuras;

- Expressar condições;

- Formular hipóteses;

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol IV correspondem ao nível A2 do Marco Comum Europeu.


ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Falar de hábitos no presente;

- Relatar experiências passadas;

- Falar do início e da duração de uma ação;

- Localizar uma ação no tempo;

- Falar de ações e situações futuras;

- Expressar condições;

- Formular hipóteses sobre o futuro;

- Expressar proibição;

- Expressar obrigatoriedade;

- Expressar impessoalidade;

- Falar de hábitos;

- Relatar no presente;

- Resumir o argumento de um filme ou livro;

- Contar anedotas e piadas;

- Recomendar e aconselhar;

- Dar instruções;

- Descrever um anúncio;

- Expressar desejos, reclamações e necessidades;

- Propor soluções;

- Escrever uma carta aberta denunciando um problema.

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol V correspondem ao nível B1 do Marco Comum Europeu.

 

ESPANHOL INTERMEDIÁRIO II

- Desenvolver-se por telefone;

- Tomar e deixar recados por telefone;

- Transmitir mensagens;

- Transmitir ordens, petições e conselhos;

- Recursos para contar anedotas;

- Recursos para mostrar interesse ao escutar um relato;

- Falar de causas e consequências;

- Expressar interesse e sentimentos;

- Falar das relações entre as pessoas;

- Mostrar discordância em diversos registros;

- Suavizar uma expressão de desacordo;

- Contra-argumentar;

- Descrever as características e o funcionamento de algo;

- Opinar sobre objetos;

- Emitir juízo de valor sobre situações e acontecimentos;

- Opinar sobre ações e condutas;

- Fazer hipóteses e conjecturas;

- Relatar acontecimentos misteriosos;

- Expressar graus de segurança.

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol VI correspondem ao nível B1 do Marco Comum Europeu.

 

ESPANHOL INTERMEDIÁRIO III

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Referir-se a uma notícia e comentá-la;
- Relatar uma notícia;
- Dar opinião;
- Emitir juízo de valor sobre diversas opções;
- Propor condições;
- Argumentar opiniões;
- Expressar concordância ou desacordo;
- Aludir a temas ou intervenções de outros;
- Dar conselhos;
- Evocar situações imaginárias;
- Opinar sobre ações e condutas;
- Expressar desejos;
- Expressar desconhecimento.

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol VII correspondem ao nível B2 do Marco Comum Europeu.


ESPANHOL INTERMEDIÁRIO IV

Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:

- Expressar causa e finalidade;

- Dar conselhos e fazer propostas;

- Falar de sentimentos, de carácter e da personalidade;

- Falar de qualidades de pessoas e objetos;

- Falar de cidades, descrevê-las e comentar qualidades;

- Falar de crenças prévias sobre algo;

- Expressar sentimentos positivos, negativos ou neutros sobre algo;

- Expressar condições;

- Estabelecer condições e requisitos.

Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol VIII correspondem ao nível B2 do Marco Comum Europeu.


ESPANHOL CONVERSAÇÃO

Desenvolvimento de estratégias para comunicação oral em nível avançado, corresponde o nível C do Marco Comum Europeu.


ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS

O curso tem o objetivo de fazer com que os cursistas, a partir da apropriação de um conjunto de estratégias, sejam capazes de ler e compreender textos do gênero acadêmico em espanhol. Para tanto, serão abordadas diferentes níveis de leitura, tais como: leitura local,  leitura global, leitura colaborativa e leitura crítica. No curso serão desenvolvidas as seguintes habilidades de leitura:

- Compreender palavras e ideias do texto em separado, bem como estabelecer relações locais entre as ideias;

- Compreender ideias mais globais;

- Realizar inferências para além das ideias explícitas no texto;

- Compreender, avaliar e contrastar diferentes perspectivas sobre um problema;

- Identificar posturas dos autores nos textos;

- Ponderar sobre a postura do autor de um texto de acordo com os argumentos que apresenta para sustentar tal postura;

- Reconhecer as posturas e os argumentos dos autores citados;

- Identificar possíveis polêmicas estabelecidas entre as diferentes posições dos autores.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30