Extensão
Programa de Extensão do IL
O Programa de Extensão do Instituto de Linguagens oferece cursos de extensão em línguas e compreende duas linhas de ação: prática de ensino das licenciaturas e outras propostas relacionadas ...
Conteúdo Programático - Espanhol
O curso de Espanhol está organizado em seis níveis
(semestres), distribuídos em dois semestres básicos, dois semestres
intermediários e dois semestres avançados. Para cada estágio é proposto
um material didático que serve ao aluno de suporte para a
aprendizagem da língua e fixação de conteúdos. A seguir, a ementa dos conteúdos
previstos para cada módulo.
ESPANHOL I
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Dar e pedir os dados
pessoais;
- Cumprimentar e despedir-se;
- Recursos para perguntar sobre
as palavras em espanhol;
- Expressar intenções;
- Explicar os motivos das
ações;
- Falar das habilidades
linguísticas individuais desenvolvidas em diferentes idiomas;
- Descrever lugares;
- Expressar existência e
localização;
- Falar sobre o clima;
- Identificar objetos;
- Expressar necessidade;
- Comprar em lojas: perguntar
pelos produtos e preços;
- Falar de preferências pessoais;
Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol I correspondem ao nível A1 do Marco Comum Europeu.
ESPANHOL II
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Falar do aspecto e do
carácter;
- Expressar e contrastar gostos
e interesses;
- Perguntar sobre gostos;
- Falar de relações pessoais;
- Falar de hábitos;
- Expressar frequência;
- Perguntar e dizer a
hora;
- Desenvolver-se em bares e
restaurantes;
- Pedir e dar informação sobre
comida;
- Falar de hábitos
gastronômicos;
- Descrever povoados, bairros e
cidades;
- Falar sobre o que mais
gostamos em um lugar;
- Pedir e dar informação para
se chegar a um lugar;
- Expressar gostos e ressaltar
aspectos;
- Falar de experiências
passadas;
- Falar de habilidades e
atitudes;
- Falar de qualidades e defeitos das pessoas.
Os recursos comunicativos
compreendidos no curso de Espanhol II correspondem ao nível A1 do Marco Comum
Europeu.
ESPANHOL III
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Falar de hábitos;
- Expressar duração;
- Perguntar e responder sobre
motivações;
- Falar de dificuldades;
- Fazer recomendações;
- Expressar gostos e
preferências;
- Descrever uma casa;
- Comparar;
- Expressar coincidência;
- Localizar objetos no espaço;
- Descrever objetos: formas,
estilos, materiais;
- Identificar e descrever
fisicamente as pessoas;
- Falar das relações e das
semelhanças entre as pessoas;
- Convidar, apresentar, saudar
e despedir-se;
- Pedir coisas, ações e
favores;
- Pedir e dar permissão;
- Dar desculpas;
- Falar de atividades de ócio;
- Falar de horários;
- Relatar experiências
passadas;
- Descrever lugares;
- Falar de intenções e de
projetos;
- Falar de gostos e hábitos alimentares;
Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol III correspondem ao nível A2 do Marco Comum Europeu.
ESPANHOL IV
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Falar de experiências e
valorizá-las;
- Expressar o desejo de fazer
algo;
- Dar conselhos;
- Falar de estados de ânimo;
- Descrever dores, doenças e
sintomas;
- Falar de hábitos, costumes e
circunstâncias no passado;
- Situar ações no passado e no
presente;
- Argumentar e rebater
argumentos;
- Relatar no passado;
- Sequenciar ações;
- Recomendar e aconselhar;
- Dar instruções;
- Descrever uma cena no passado
e no presente;
- Falar de ações e situações
futuras;
- Expressar condições;
- Formular hipóteses;
Os recursos comunicativos
compreendidos no curso de Espanhol IV correspondem ao nível A2 do Marco Comum
Europeu.
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Falar de hábitos no presente;
- Relatar experiências passadas;
- Falar do início e da duração
de uma ação;
- Localizar uma ação no tempo;
- Falar de ações e situações
futuras;
- Expressar condições;
- Formular hipóteses sobre o
futuro;
- Expressar proibição;
- Expressar obrigatoriedade;
- Expressar impessoalidade;
- Falar de hábitos;
- Relatar no presente;
- Resumir o argumento de um
filme ou livro;
- Contar anedotas e piadas;
- Recomendar e aconselhar;
- Dar instruções;
- Descrever um anúncio;
- Expressar desejos,
reclamações e necessidades;
- Propor soluções;
- Escrever uma carta aberta denunciando um problema.
Os recursos comunicativos
compreendidos no curso de Espanhol V correspondem ao nível B1 do Marco Comum
Europeu.
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO II
- Desenvolver-se por telefone;
- Tomar e deixar recados por
telefone;
- Transmitir mensagens;
- Transmitir ordens, petições e
conselhos;
- Recursos para contar
anedotas;
- Recursos para mostrar
interesse ao escutar um relato;
- Falar de causas e
consequências;
- Expressar interesse e
sentimentos;
- Falar das relações entre as
pessoas;
- Mostrar discordância em
diversos registros;
- Suavizar uma expressão de
desacordo;
- Contra-argumentar;
- Descrever as características
e o funcionamento de algo;
- Opinar sobre objetos;
- Emitir juízo de valor sobre
situações e acontecimentos;
- Opinar sobre ações e
condutas;
- Fazer hipóteses e
conjecturas;
- Relatar acontecimentos
misteriosos;
- Expressar graus de segurança.
Os recursos comunicativos
compreendidos no curso de Espanhol VI correspondem ao nível B1 do Marco Comum
Europeu.
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO III
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Referir-se a uma notícia e comentá-la;
- Relatar uma notícia;
- Dar opinião;
- Emitir juízo de valor sobre diversas opções;
- Propor condições;
- Argumentar opiniões;
- Expressar concordância ou desacordo;
- Aludir a temas ou intervenções de outros;
- Dar conselhos;
- Evocar situações imaginárias;
- Opinar sobre ações e condutas;
- Expressar desejos;
- Expressar desconhecimento.
Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol VII correspondem
ao nível B2 do Marco Comum Europeu.
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO IV
Os recursos comunicativos contemplados neste curso são:
- Expressar causa e finalidade;
- Dar conselhos e fazer
propostas;
- Falar de sentimentos, de
carácter e da personalidade;
- Falar de qualidades de pessoas
e objetos;
- Falar de cidades, descrevê-las
e comentar qualidades;
- Falar de crenças prévias sobre
algo;
- Expressar sentimentos
positivos, negativos ou neutros sobre algo;
- Expressar condições;
- Estabelecer condições e requisitos.
Os recursos comunicativos compreendidos no curso de Espanhol VIII correspondem ao nível B2 do Marco Comum Europeu.
ESPANHOL CONVERSAÇÃO
Desenvolvimento de estratégias
para comunicação oral em nível avançado, corresponde o nível C do Marco Comum
Europeu.
ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS
O curso tem o objetivo de fazer com que os cursistas, a partir da apropriação de um conjunto de estratégias, sejam capazes de ler e compreender textos do gênero acadêmico em espanhol. Para tanto, serão abordadas diferentes níveis de leitura, tais como: leitura local, leitura global, leitura colaborativa e leitura crítica. No curso serão desenvolvidas as seguintes habilidades de leitura:
- Compreender palavras e ideias
do texto em separado, bem como estabelecer relações locais entre as ideias;
- Compreender ideias mais
globais;
- Realizar inferências para
além das ideias explícitas no texto;
- Compreender, avaliar e
contrastar diferentes perspectivas sobre um problema;
- Identificar posturas dos
autores nos textos;
- Ponderar sobre a postura do
autor de um texto de acordo com os argumentos que apresenta para sustentar tal
postura;
- Reconhecer as posturas e os
argumentos dos autores citados;
- Identificar possíveis polêmicas estabelecidas entre as diferentes posições dos autores.