Extensão
Programa de Extensão do IL
O Programa de Extensão do Instituto de Linguagens oferece cursos de extensão em línguas e compreende duas linhas de ação: prática de ensino das licenciaturas e outras propostas relacionadas ...
Conteúdo Programático - Inglês
O
curso de Inglês está organizado em nove níveis (semestres), distribuídos em
quatro semestres básicos, quatro semestres intermediários e um semestre do
nível avançado (Conversação). Para cada dois semestres é proposto um material
didático que serve ao aluno de apoio para a aprendizagem da língua e fixação de
conteúdos. A seguir, a ementa dos conteúdos previstos para cada módulo.
- NÍVEL
BÁSICO -
BÁSICO I
Nomes
e informações pessoais/Pronomes subjetivos e adjetivos possessivos com “be”;
Interesses e favoritos/Perguntas de sim/não com “be”; Países e
nacionalidades/Perguntas e respostas com “who” e “where”; Descrição de
cidades/Adjetivos com “be”; Posses/Regras de ortografia para formar
substantivos plurais; Descrição de itens em uma sala/“This”, “that”, “these”,
“those”; Coisas que fazemos/O presente contínuo: afirmações afirmativas e
negativas; Disciplinas e especializações escolares/O presente contínuo: tempo
estendido; Alimentos e bebidas/O presente simples: afirmações afirmativas e
negativas; Dicas para uma alimentação saudável/O presente simples: perguntas de
sim/não e respostas curtas; Membros da família/Substantivos possessivos;
Relacionamentos/“Have got”.
BÁSICO II
Horários
e rotinas diárias/Preposições de tempo; Atividades de fim de semana/Presente
simples: Perguntas com Wh-; Meses, estações e feriados/Perguntas com Wh- com
preposições; Festivais e eventos especiais/Perguntas com “when” e “how long”;
Tarefas e trabalho doméstico/Advérbios de frequência; Amizade/Revisão de
formulários de perguntas; Cômodos, áreas e itens em uma casa/“There is”, “there
are”; Cores e design/“Very” e “too”; Roupas/“Have to” e “want to”; Descrever
roupas/Substantivos contáveis e incontáveis; Empregos/Perguntas com “like”;
Metas de trabalho/Falar sobre habilidade com “can”, “can’t”.
BÁSICO III
Informações
pessoais/Revisão do presente simples; Descrições físicas/Descrição da aparência
usando "be", "have"; Uma cena de rua/O presente contínuo:
afirmações afirmativas e negativas; Sentimentos/Pronomes de sujeito e objeto;
Alimentos na sua cozinha/Substantivos contáveis e incontáveis; Na loja/Quantificadores
com afirmações afirmativas e negativas; O clima/Conectando ideias com
"but", "or" e "so"; Viagem/Adjetivos possessivos
e pronomes possessivos; Pessoas mudando seu mundo/O passado simples com
"be"; Heróis do cotidiano/O passado simples: afirmações afirmativas e
negativas; Você consegue se lembrar?/O passado simples: afirmações afirmativas
e negativas (verbos irregulares); Sono/O passado simples: formas
interrogativas.
BÁSICO IV
Lugares
em um bairro/Preposições de lugar: “at”, “on”, “in”; Como é sua
cidade?/Perguntas e respostas com “How many”, “how much”; Esportes e
atividades/Verbo + infinitivo e verbo + substantivo; Traços de
personalidade/Perguntas e respostas com “how often”; Bons e maus hábitos/“Like
to” e “would like to”; Problemas plásticos/O futuro com “be going to”; Nossos
corpos/Imperativos; Estresse/Orações “When”; Habilidades/Usar “can” e “could”
para habilidade; Pessoas que assumem riscos/Conectar ideias com “because” e
“so”; Tipos de filmes/O presente contínuo como futuro; Crítica de um
filme/Adjetivos com -ed e -ing.
- NÍVEL
INTERMEDIÁRIO -
INTERMEDIÁRIO I
Pessoas
que conheço/O presente simples vs. o presente contínuo; Aulas e lições/Revisão
do passado simples; Descrever comida/A forma comparativa dos adjetivos; Hábitos
saudáveis/A forma superlativa dos adjetivos; Sortudo ou azarado/Verbos
estativos; Resolver mistérios; Modais de possibilidade presente; Descrever
tendências/Expressões quantitativas; Moda/Conselhos com “could”, “should”,
“ought to” e “had better”; Fazer tarefas e recados/Pedidos com verbos modais e
mind; Como se locomover/Orações relativas ao sujeito com that; Candidatar-se à
faculdade/Planos e decisões com “be going to” e “will”; Vida após a formatura/Previsões
com “be going to” e “will”.
INTERMEDIÁRIO II
Organizar
uma festa/Concordar com as declarações de outras pessoas: “so”, “too”,
“neither” e “either”; Festivais e eventos/Orações temporais com “before”,
“after”, “when”; Discutir histórias/O passado contínuo: declarações/perguntas;
Contos de fadas modernos/Advérbios de modo; Qualidades necessárias para o
trabalho/O presente perfeito; Descrever um trabalho/O passado simples e o
presente perfeito; Usar o telefone/Pedir permissão; Etiqueta ao telefone/Verbo
+ infinitivo vs. verbo + gerúndio; Descrever dispositivos/“used to”; Usar
aparelhos e dispositivos/Comparações com “as…as”; Preparar-se para
viajar/Verbos modais de necessidade; Planos de viagem/Revisão do formulário de
perguntas.
INTERMEDIÁRIO III
Melhorias
na casa/Voz passiva estática; Espaços públicos e privados/Dar permissão e
expressar proibição; Comunicação pessoal/Orações relativas ao sujeito com “who”
e “that”; Tipos de notícias/Revisão do presente perfeito;
Amadurecimento/Revisão de formas futuras; Mudanças na vida/Orações relativas ao
objeto com “where”, “when” e “why”; Maneiras de melhorar e mudar a
aparência/Advérbios usados com o presente perfeito; Namoro/Verbos frasais;
Adequação e respeito entre culturas/“It + be + adjetivo + infinitivo” ou
“Gerúndio + be + adjetivo”; Comunicação intercultural/Orações temporais
presentes e futuras com “when”, “before”, “after”, “as soon as”, “once”;
Negócios e comércio/A voz passiva: presente simples e passado simples;
Marketing e publicidade/Conectando ideias com “so”, “because”, “although”,
“even though”.
INTERMEDIÁRIO IV
Lesões,
doenças e tratamento/Expressões com “get”; Saúde física e mental/Fala relatada:
comandos e solicitações; Atividades de tempo livre/Presente perfeito contínuo
vs. presente perfeito; Preparando e embarcando em uma viagem/Presente perfeito
contínuo vs. presente perfeito vs. passado simples; Questões urbanas/“Too” e
“enough”; Questões sociais/Condicionais reais futuros (tipo 1); Poupança e
gastos/Declarações de desejos; Maneiras de usar e gastar dinheiro/Modais
negativos; Honestidade, certo e errado/Condicionais irreais presentes (tipo 2);
Verdades e mentiras/Declarações relatadas com “say” e “tell”; O meio ambiente e
animais em extinção/Orações relativas de sujeito e objeto; Edifícios e
construção/A voz passiva com vários tempos.
- NÍVEL
AVANÇADO -
CONVERSAÇÃO
(UPPER INTERMEDIATE)
Desenvolvimento
da competência comunicativa através de atividades envolvendo habilidades
integradas, com foco na produção oral.
PREPARATÓRIO
PARA O EXAME TOEFL
Familiarização
com o formato do exame. Práticas de leitura, escrita, fala e escuta, em nível
intermediário e avançado, semelhantes às cobradas no exame TOEFL. Simulados com
base em provas anteriores
ESCRITA
ACADÊMICA EM INGLÊS
Parafrasear;
Resumir; Referências e citações; Combinar fontes; Organizar parágrafos;
Introduções e conclusões; Reescrever e revisar; Argumentação e discussão; Causa
e efeito; Coesão; Comparações; Definições; Exemplos; Generalizações; Cartas
formais e e-mails; Relatórios, estudos de caso e revisões de literatura;
Escrever ensaios mais longos.
INGLÊS
PARA AGRONEGÓCIOS
Estruturas
linguísticas para tratar sobre a história da agricultura, produtos vegetais,
produtos animais, solo, água, sementes, crescimento de plantas, colheita,
armazenamento, alimentação e nutrientes, confinamento animal, reprodução, abate
e processamento, equipamento para cultivo e plantio, equipamento para colheita.
Funções linguísticas de fazer perguntas educadas, perguntar preços, solicitar a
atenção de alguém, aconselhar, sugerir, pedir uma repetição de informação,
falar de eventos futuros, elogiar, descrever um lugar, apresentar-se, pedir uma
informação, esclarecer uma informação, pedir para falar com alguém ao telefone,
comunicar um objetivo.
INGLÊS
PARA NEGÓCIOS
Saudações
e despedidas; apresentações; conversas informais; finalizando conversas;
ordenando números; dados numéricos; datas; tempo e expressões; férias; preços;
pagamentos e benefícios; seu cargo; tipos de trabalho; chegando ao trabalho;
habilidades e qualificações.