Conteúdo Programático - Inglês

O curso de Inglês está organizado em nove níveis (semestres), distribuídos em quatro semestres básicos, quatro semestres intermediários e um semestre do nível avançado (Conversação). Para cada dois semestres é proposto um material didático que serve ao aluno de apoio para a aprendizagem da língua e fixação de conteúdos. A seguir, a ementa dos conteúdos previstos para cada módulo.

 

- NÍVEL BÁSICO -

BÁSICO I

Nomes e informações pessoais/Pronomes subjetivos e adjetivos possessivos com “be”; Interesses e favoritos/Perguntas de sim/não com “be”; Países e nacionalidades/Perguntas e respostas com “who” e “where”; Descrição de cidades/Adjetivos com “be”; Posses/Regras de ortografia para formar substantivos plurais; Descrição de itens em uma sala/“This”, “that”, “these”, “those”; Coisas que fazemos/O presente contínuo: afirmações afirmativas e negativas; Disciplinas e especializações escolares/O presente contínuo: tempo estendido; Alimentos e bebidas/O presente simples: afirmações afirmativas e negativas; Dicas para uma alimentação saudável/O presente simples: perguntas de sim/não e respostas curtas; Membros da família/Substantivos possessivos; Relacionamentos/“Have got”.

BÁSICO II

Horários e rotinas diárias/Preposições de tempo; Atividades de fim de semana/Presente simples: Perguntas com Wh-; Meses, estações e feriados/Perguntas com Wh- com preposições; Festivais e eventos especiais/Perguntas com “when” e “how long”; Tarefas e trabalho doméstico/Advérbios de frequência; Amizade/Revisão de formulários de perguntas; Cômodos, áreas e itens em uma casa/“There is”, “there are”; Cores e design/“Very” e “too”; Roupas/“Have to” e “want to”; Descrever roupas/Substantivos contáveis ​​e incontáveis; Empregos/Perguntas com “like”; Metas de trabalho/Falar sobre habilidade com “can”, “can’t”.

BÁSICO III

Informações pessoais/Revisão do presente simples; Descrições físicas/Descrição da aparência usando "be", "have"; Uma cena de rua/O presente contínuo: afirmações afirmativas e negativas; Sentimentos/Pronomes de sujeito e objeto; Alimentos na sua cozinha/Substantivos contáveis ​​e incontáveis; Na loja/Quantificadores com afirmações afirmativas e negativas; O clima/Conectando ideias com "but", "or" e "so"; Viagem/Adjetivos possessivos e pronomes possessivos; Pessoas mudando seu mundo/O passado simples com "be"; Heróis do cotidiano/O passado simples: afirmações afirmativas e negativas; Você consegue se lembrar?/O passado simples: afirmações afirmativas e negativas (verbos irregulares); Sono/O passado simples: formas interrogativas.

BÁSICO IV

Lugares em um bairro/Preposições de lugar: “at”, “on”, “in”; Como é sua cidade?/Perguntas e respostas com “How many”, “how much”; Esportes e atividades/Verbo + infinitivo e verbo + substantivo; Traços de personalidade/Perguntas e respostas com “how often”; Bons e maus hábitos/“Like to” e “would like to”; Problemas plásticos/O futuro com “be going to”; Nossos corpos/Imperativos; Estresse/Orações “When”; Habilidades/Usar “can” e “could” para habilidade; Pessoas que assumem riscos/Conectar ideias com “because” e “so”; Tipos de filmes/O presente contínuo como futuro; Crítica de um filme/Adjetivos com -ed e -ing.

 

- NÍVEL INTERMEDIÁRIO -

INTERMEDIÁRIO I

Pessoas que conheço/O presente simples vs. o presente contínuo; Aulas e lições/Revisão do passado simples; Descrever comida/A forma comparativa dos adjetivos; Hábitos saudáveis/A forma superlativa dos adjetivos; Sortudo ou azarado/Verbos estativos; Resolver mistérios; Modais de possibilidade presente; Descrever tendências/Expressões quantitativas; Moda/Conselhos com “could”, “should”, “ought to” e “had better”; Fazer tarefas e recados/Pedidos com verbos modais e mind; Como se locomover/Orações relativas ao sujeito com that; Candidatar-se à faculdade/Planos e decisões com “be going to” e “will”; Vida após a formatura/Previsões com “be going to” e “will”.

INTERMEDIÁRIO II

Organizar uma festa/Concordar com as declarações de outras pessoas: “so”, “too”, “neither” e “either”; Festivais e eventos/Orações temporais com “before”, “after”, “when”; Discutir histórias/O passado contínuo: declarações/perguntas; Contos de fadas modernos/Advérbios de modo; Qualidades necessárias para o trabalho/O presente perfeito; Descrever um trabalho/O passado simples e o presente perfeito; Usar o telefone/Pedir permissão; Etiqueta ao telefone/Verbo + infinitivo vs. verbo + gerúndio; Descrever dispositivos/“used to”; Usar aparelhos e dispositivos/Comparações com “as…as”; Preparar-se para viajar/Verbos modais de necessidade; Planos de viagem/Revisão do formulário de perguntas.

INTERMEDIÁRIO III

Melhorias na casa/Voz passiva estática; Espaços públicos e privados/Dar permissão e expressar proibição; Comunicação pessoal/Orações relativas ao sujeito com “who” e “that”; Tipos de notícias/Revisão do presente perfeito; Amadurecimento/Revisão de formas futuras; Mudanças na vida/Orações relativas ao objeto com “where”, “when” e “why”; Maneiras de melhorar e mudar a aparência/Advérbios usados ​​com o presente perfeito; Namoro/Verbos frasais; Adequação e respeito entre culturas/“It + be + adjetivo + infinitivo” ou “Gerúndio + be + adjetivo”; Comunicação intercultural/Orações temporais presentes e futuras com “when”, “before”, “after”, “as soon as”, “once”; Negócios e comércio/A voz passiva: presente simples e passado simples; Marketing e publicidade/Conectando ideias com “so”, “because”, “although”, “even though”.

INTERMEDIÁRIO IV

Lesões, doenças e tratamento/Expressões com “get”; Saúde física e mental/Fala relatada: comandos e solicitações; Atividades de tempo livre/Presente perfeito contínuo vs. presente perfeito; Preparando e embarcando em uma viagem/Presente perfeito contínuo vs. presente perfeito vs. passado simples; Questões urbanas/“Too” e “enough”; Questões sociais/Condicionais reais futuros (tipo 1); Poupança e gastos/Declarações de desejos; Maneiras de usar e gastar dinheiro/Modais negativos; Honestidade, certo e errado/Condicionais irreais presentes (tipo 2); Verdades e mentiras/Declarações relatadas com “say” e “tell”; O meio ambiente e animais em extinção/Orações relativas de sujeito e objeto; Edifícios e construção/A voz passiva com vários tempos.

- NÍVEL AVANÇADO -

CONVERSAÇÃO (UPPER INTERMEDIATE)

Desenvolvimento da competência comunicativa através de atividades envolvendo habilidades integradas,  com foco na produção oral.

PREPARATÓRIO PARA O EXAME TOEFL

Familiarização com o formato do exame. Práticas de leitura, escrita, fala e escuta, em nível intermediário e avançado, semelhantes às cobradas no exame TOEFL. Simulados com base em provas anteriores

ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS 

Parafrasear; Resumir; Referências e citações; Combinar fontes; Organizar parágrafos; Introduções e conclusões; Reescrever e revisar; Argumentação e discussão; Causa e efeito; Coesão; Comparações; Definições; Exemplos; Generalizações; Cartas formais e e-mails; Relatórios, estudos de caso e revisões de literatura; Escrever ensaios mais longos.

INGLÊS PARA AGRONEGÓCIOS

Estruturas linguísticas para tratar sobre a história da agricultura, produtos vegetais, produtos animais, solo, água, sementes, crescimento de plantas, colheita, armazenamento, alimentação e nutrientes, confinamento animal, reprodução, abate e processamento, equipamento para cultivo e plantio, equipamento para colheita. Funções linguísticas de fazer perguntas educadas, perguntar preços, solicitar a atenção de alguém, aconselhar, sugerir, pedir uma repetição de informação, falar de eventos futuros, elogiar, descrever um lugar, apresentar-se, pedir uma informação, esclarecer uma informação, pedir para falar com alguém ao telefone, comunicar um objetivo.

INGLÊS PARA NEGÓCIOS

Saudações e despedidas; apresentações; conversas informais; finalizando conversas; ordenando números; dados numéricos; datas; tempo e expressões; férias; preços; pagamentos e benefícios; seu cargo; tipos de trabalho; chegando ao trabalho; habilidades e qualificações.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30