O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nai) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolve a participação no processo de recredenciamento institucional a partir de parcerias com outras unidades da UFMT. A participação da NAI encaixa-se com o compromisso do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor até 2023 que valorizam a inclusão e a acessibilidade como compromisso social. São ações direcionadas a estudantes e a servidores que apresentam deficiência como cotas de ações afirmativas, cotas em concursos, programas de acolhimento, acompanhamento e incentivo à permanência no ambiente institucional.
As ações do Nai que estão no recredenciamento institucional são desenvolvidas principalmente com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) e a Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm). “O Nai atua como uma ponte entre os cursos e institutos e a gestão superior, atuamos junto a PROEG na formação docente; junto a Prae nas ações de monitoria inclusiva e demandas de assistência estudantil; junto à Secomm com relação a acessibilidade comunicacional, e também junto as Gerências dos campus do interior”, comenta o coordenador do Nai, Túlio Adriano Alves Gontijo.
As parcerias desenvolvem-se atendendo tanto a demandas do Nai, quanto das outras unidades, como no caso da Prae que implementa políticas que objetivam favorecer o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino superior de modo a contribuir com o desempenho acadêmico, prevenir a retenção e evasão, e atingir a diplomação como fator de êxito na formação universitária. Já a Secomm atua de modo transversal em todas as ações da UFMT, em diferentes plataformas e contextos, pela transparência das ações institucionais e, consequentemente, promovendo a cidadania.
Túlio Adriano Alves Gontijo explica que o Nai participa do processo de recredenciamento apresentando a plataforma de ações da UFMT para Pessoas com Deficiência (PCDs). “O NAI tem contribuído junto à Comissão de recredenciamento para que possamos apresentar todos os dados que mostrem o comprometimento da UFMT com a acessibilidade e Inclusão dos PCDs na nossa instituição”, ressalta o coordenador do Nai O objetivo do Nai é desenvolver ações interdisciplinares relacionadas à construção de modelos de educação tendo a inclusão como eixo articulador.
A respeito das coletas de informações mais importantes para o Nai no recredenciamento, o coordenador do núcleo explica que desenvolveu-se um mapeamento da participação das pessoas com deficiência na UFMT. “Os dados quanto ao ingresso e permanência das pessoas com deficiência PCDs na UFMT, quais os cursos este público tem acessado. São as políticas públicas que envolvem os PCDs na Universidade. Quem são e onde atuam os servidores PCDs, quais as suas demandas e potencialidade”, pontua Túlio Adriano Alves Gontijo.
Veja mais:
Setec avança no recredenciamento institucional com parcerias
Recredenciamento aborda assistência estudantil pela Prae
Propg destaca pós-graduação consolidada em Recredenciamento
Procev mostra integração com sociedade em recredenciamento
Secri apresenta informações para recredenciamento da UFMT
Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT
UFMT lança site para recredenciamento institucional
UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento
Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional