Proficiência
Fluxo para Exame de Proficiência (EP)
O Exame de proficiência é uma prova que mensura a competência do mestrando quanto a uma língua estrangeira. Conforme consta na Seção XII do Regimento Interno do Programa, o Exame de Proficiência deve ser realizado durante o cumprimento dos créditos, ou seja, durante os dois primeiros semestres. A aprovação em exame de proficiência é condição obrigatória para a solicitação do Exame de Qualificação.
O PPG-ECO recomenda a realização do Exame no Departamento de letras da UFMT, ou em outras IES credenciadas pelo MEC. Também são aceitos testes como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o ITP (Institutional Testing Program), o DELF (Diplôme d'études en langue française), o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), o CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana), dentre outros de igual categoria, desde que comprovada a aprovação correspondente ao nível intermediário e devidamente homologado pelo Colegiado do Programa.
Para estrangeiros:
Ao candidato estrangeiro, cuja língua materna não seja a portuguesa, espanhola, italiana ou francesa, será exigido apenas o teste de Proficiência em Língua Portuguesa.
Ao candidato estrangeiro, cuja língua materna seja a portuguesa, espanhola, italiana ou francesa, será igualmente exigida a proficiência em uma língua estrangeira diferente.
Fluxo para envio do comprovante de proficiência:
Após realizar a prova em uma das instituições citadas e obter o comprovante de aprovação, o mestrando deve abrir um processo no SEI! com o Tipo “Comprovação de Proficiência”, no campo especificação colocar a informação: “Comprovação de Proficiência – Encaminhar para o FE - Sec. do PPG em Economia”.
O comprovante deve ser anexado ao processo. O setor de protocolo da UFMT irá encaminhar o processo para a Secretaria do PPG-ECO. A secretaria irá arquivar o comprovante na pasta do mestrando e registrar no SIPG.