O Fórum Brasil e China para Inovação em Agricultura Sustentável foi realizado no último sábado, 28 de junho, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT), reunindo especialistas, empresários e representantes institucionais dos dois países. O evento integrou a programação da Missão Comercial e de Intercâmbio liderada pelo World AgriFood Innovation Forum (WAFI) e pelo World Resources Institute (WRI), com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso.
A delegação chinesa, composta por 30 membros entre pesquisadores, autoridades e representantes do setor empresarial. Em Mato Grosso, o objetivo da visita está no fortalecimento da cooperação internacional nas áreas de inovação tecnológica, sustentabilidade agrícola, descarbonização e preservação ambiental.
O discente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG-Eco/UFMT), Otávio Lemos de Melo Celidônio, participou da organização do Fórum, que é promovido pela WAFI em parceria com o Governo Municipal de Pequim e a Universidade Agrícola da China, além do WRI, referência global em sustentabilidade.
Durante a programação o professor Roney Fraga Souza (UFMT) apresentou a pesquisa “Como Identificar Tecnologias que Dominarão o Mercado”, desenvolvida em coautoria com o egresso Jesse da Silva dos Santos e demais pesquisadores. O estudo analisou 4.604 publicações na base Web of Science e identificou seis grupos principais de pesquisa em biofertilizantes: bactérias tolerantes a estresse, bactérias solubilizadoras de fosfato, produção a partir de resíduos, integração com matéria orgânica, microbiomas do solo e uso de Azospirillum como promotor de crescimento.
Segundo o professor, a produção científica na área cresce a uma taxa de 20,1% ao ano, superando a média global, com Índia, Brasil e China liderando diferentes frentes de pesquisa. “Esses avanços reforçam a importância de políticas baseadas em ciência para impulsionar a inovação e a colaboração no setor agrícola”, destacou.
O WAFI foi criado e é administrada por docentes da Universidade Agrícola da China (Beijing), com a qual estamos negociando parcerias acadêmica e institucional. A participação do PPG-Eco no evento reforça o compromisso com o fortalecimento das relações internacionais e com a promoção de debates estratégicos sobre o desenvolvimento sustentável.