O professor Roney Fraga Souza, docente da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG-Eco), está participando da 15th Annual Global TechMining Conference (GTM), evento internacional que acontece entre os dias 14 e 16 de maio de 2025, na GeorgiaTech University, nos Estados Unidos.
Reconhecido internacionalmente, o GTM é um dos principais eventos na área de prospecção tecnológica, reunindo especialistas de renome para discutir o uso de dados e inteligência analítica aplicados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. O congresso é organizado pelo professor Alan Porter, referência mundial em TechMining e pioneiro na aplicação de métodos bibliométricos e análise de dados para a identificação de tendências tecnológicas.
Durante o evento, o professor Roney apresentará dois trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPG-Economia, com a participação do estudante Luís Felipe Rodrigues e do egresso Jessé Santos. Também integra a autoria das pesquisas o professor José Maria Silveira, da Unicamp, com quem vem sendo construída uma sólida rede de cooperação científica.
Trabalhos apresentados:
Birddog: Detecting Technological and Scientific Trajectories
Autores: Roney Souza, Luís Felipe Rodrigues, José Maria Silveira
Scientific Research on Biofertilizers: Birth and Evolution of Trajectories
Autores: Jessé Santos, Roney Souza, José Maria Silveira. Este trabalho é resultado da dissertação do aluno, apresentada ao PPG-Eco/UFMT.
A participação no GTM está diretamente relacionada ao desenvolvimento das pesquisas do professor e representa uma importante oportunidade de interação com os principais expoentes da área. Além de contribuir para a visibilidade e o aprimoramento das pesquisas apresentadas, o evento fortalece as colaborações estratégicas e amplia as redes de cooperação internacional, com impactos positivos para a formação acadêmica de estudantes e egressos e para o fortalecimento do PPG-Economia.
O PPG-Economia apoia e incentiva essas iniciativas, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento científico, a internacionalização do programa e o fortalecimento da pesquisa e da formação na área de economia.