Pessoas e Fatos
Professores do curso de Licenciatura em Matemática da UFMT Araguaia homenageados ao atribuir seus nomes a importantes espaços institucionais do Campus do Araguaia
1 - A Importância de Prestar Homenagens
Homenagear alguém é um gesto de reconhecimento e gratidão que fortalece os laços humanos e valoriza as contribuições individuais para a sociedade. Seja em vida ou postumamente, uma homenagem é uma forma simbólica de demonstrar apreço por feitos, caráter e impacto que uma pessoa teve na vida de outros.
Quando prestamos uma homenagem, estamos não apenas enaltecendo as qualidades e conquistas de alguém, mas também inspirando outras pessoas a seguirem bons exemplos. Isso pode acontecer em diversos contextos, como no ambiente familiar, profissional, acadêmico ou até mesmo comunitário. Ao reconhecer publicamente o valor de uma pessoa, fortalecemos a cultura do respeito e da admiração mútua.
Além disso, homenagens contribuem para a construção da memória coletiva, ajudando a preservar histórias, ideias e ações que marcaram determinado grupo ou sociedade. Elas podem ocorrer por meio de cerimônias, discursos, placas comemorativas, eventos especiais ou gestos simples, como palavras sinceras de agradecimento.
Assim, prestar uma homenagem é um ato de empatia e de reconhecimento, que não apenas honra aqueles que fizeram a diferença, mas também reforça valores positivos na sociedade. Nesse sentido, celebrar os professores que passaram pelo curso de Licenciatura em Matemática tendo um grande impacto sobre ele é manter viva a lembrança do seu trabalho, mas também uma forma de eternizar suas contribuições e inspirar gerações futuras.
2 - O curso de Licenciatura em Matemática da UFMT Araguaia
O curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário do Araguaia (CUA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desempenha um papel fundamental na formação de professores de Matemática na região. Desde a sua criação, o curso tem se dedicado a qualificar profissionais para atuar na educação básica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e científico do estado de Mato Grosso e região.
A história do curso de Licenciatura em Matemática da UFMT Araguaia remonta à criação do que é hoje o CUA, que foi estabelecido na região como Centro Pedagógico de Barra do Garças (CPBG) em 1981 com os cursos de Licenciatura Plena em Letras e Licenciatura Curta e Ciências com habilitação em Matemática e Biologia. Inicialmente, as atividades acadêmicas ocorriam em instalações provisórias, como escolas e órgãos públicos. Somente em 1989, o campus foi transferido para sua sede própria em Pontal do Araguaia, consolidando-se como um importante centro de ensino superior na região. Atualmente, o CUA oferece diversos cursos de licenciatura e de bacharelado em seus três institutos. O Instituto de Ciência Exatas e da Terra – ICET, o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS. O curso de Licenciatura em Matemática surge, em 1987, com a extinção do curso de Licenciatura Curta em Ciências que se transformou em outros dois cursos, o de Licenciatura em Matemática e o de Licenciatura em Ciências Biológicas.
O curso de Licenciatura em Matemática do CUA conta com uma equipe de docentes altamente qualificados, comprometidos com a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Entre os professores que integram o colegiado do curso, o NDE (Núcleo Docente Estruturante) e/ou que atuam no curso, destacam-se: o Prof. Adilson Antônio Berlatto, doutor em Matemática/Álgebra pela Universidade de Brasília (UnB), atua desde 2002; o Prof. Admur Severino Pamplona, doutor em Educação Matemática/Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua desde 1988; Profa. Alessandra dos Santos da Silva, doutoranda em Educação Matemática/Etnomatemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), atua desde 2023; Prof. Andrey Barbosa Guimarães, doutor em Matemática Aplicada/Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB), atua desde 2010; Prof. Carlos Rodrigues da Silva, doutor em Matemática/Geometria pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atua desde 1997; Prof. Hudson Pina de Oliveira, doutor em Matemática/Geometria Diferencial pela Universidade Federal de Goiás, atua desde 2014; Prof. Jocirei Dias Ferreira, doutor em Matemática Aplicada/Probabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), atua desde 2007; Prof. Juan Elmer Villanueva Zevallos, doutor em Matemática/Álgebra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua desde 2011; Prof. Lívio José Velasco, doutor em Matemática Aplicada/Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atua desde 2011, Prof. Márcio Lemes de Sousa, doutor em Matemática/Geometria pela Universidade Federal de Goiás, atua desde 2009; Prof. Paulo Ferreira do Carmo doutor em Educação Matemática/Desenvolvimento do Pensamento Matemático, atua desde 2019; Prof. Renato Ferreira da Cruz doutor em Matemática Aplicada/Biometria pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atua desde 2009; Prof. Tibério Bittencourt de Oliveira Martins, doutor em Matemática/Geometria Diferencial pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atua desde 2014; Profa. Wanderleya Nara Gonçalves Costa, doutora em Educação Matemática/Etnomatemática pela Universidade de São Paulo (USP), atua desde 1992. Esses docentes, juntamente com outros profissionais dedicados, contribuem para a formação de futuros Educadores Matemáticos, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Dentre os vários professores e professoras que contribuíram com o curso, promoveram melhoria no ensino superior e na educação básica da região, três profissionais receberam, outrora, justas homenagens, quando seus nomes foram atribuídos a importantes espaços institucionais do hoje chamado Campus Universitário do Araguaia.
3 – Os espaços institucionais:
Destacamos inicialmente o Laboratório de Informática “Emerson Ramos de Souza”, que está localizado na Unidade I do Campus Universitário do Araguaia da UFMT, em Pontal do Araguaia. Este laboratório oferece suporte aos estudantes e servidores, disponibilizando computadores e acesso à internet para atividades acadêmicas e administrativas.
Outro espaço importante do curso é o Laboratório de Educação Matemática "Profa. Adarcy Siqueira Paiva Miguez" (LEMA), destinado à pesquisa e produção de recursos didático-pedagógicos. O LEMA é um ambiente onde professores e estudantes desenvolvem projetos que enriquecem a formação docente e aprimoram práticas educativas na área de Matemática. Por meio de iniciativas como o LEMA e a dedicação de sua equipe docente, o curso de Licenciatura em Matemática do CUA/UFMT reafirma seu compromisso com a excelência na formação de professores, contribuindo para o avanço da educação matemática na região e no país.
O curso conta, ainda, com a Associação Atlética Pitagórica “Antônio Olímpio Junior”, entidade estudantil vinculada ao curso de Licenciatura em Matemática. Trata-se de uma associação acadêmica independente que visa promover a integração entre os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFMT Araguaia. O termo “Pitagórica” é inspirado no nome do matemático grego Pitágoras e fazendo uma composição com o a letra grega pi muito utilizada nas aulas de matemática. A atlética busca incentivar a prática esportiva, organizar eventos culturais e sociais, além de fortalecer o espírito de comunidade entre os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.
4 - Professores do curso homenageados:
Emerson Ramos de Souza (in memoriam)
Contratado como professor de Física, para o curso de Licenciatura Curta em Ciência, em 1981, foi o primeiro professor do curso de Licenciatura em Matemática.
Diretor do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia (ICLMA) e Coordenador do Centro de Ensino Superior do Médio Araguaia (CESMA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), hoje denominado por CUA – tais cargos hoje equivalem ao de Pró-reitor do Campus.
Como Coordenador do CESMA, liderou a criação do curso de Farmácia, o quarto curso oferecido no campus. Sua dedicação e liderança foram cruciais para superar desafios e resistências durante o processo de implantação do curso, garantindo sua aprovação e contribuindo significativamente para a formação de profissionais de saúde na região. periodicoscientificos.ufmt.br
Foi Chefe do Departamento de Matemática e Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática por várias vezes. Ao exercer tais funções, acolheu e auxiliou os jovens professores e professoras que viriam a ser contratados nos anos seguintes, apoiando as iniciativas culturais e incentivando-os a delinear projetos para a expansão das atividades do Curso.
Em uma solenidade de comemoração dos trinta (30) anos da UFMT na região do Araguaia, o Prof. Emerson foi homenageado quando seu nome foi atribuído ao Laboratório de Informática do CUA em Pontal do Araguaia, hoje denominando Laboratório de Informática “Prof. Emerson Ramos de Souza” em homenagem à garra e à inovação presentes em tudo que fazia. O Laboratório de Informática representa este avanço tecnológico que pode dar suporte às inovações pretendidas.
Adarcy Siqueira Paiva Miguez
Professora da Educação Básica, foi contratada como professora de Matemática e de Práticas de Ensino, para o curso de Licenciatura Curta em Ciências, em 1981, foi a primeira professora do curso de Licenciatura em Matemática.
Como professora do curso de Licenciatura em Matemática, ganhou notoriedade ao trabalhar com as disciplinas de Instrumentação do Ensino de Matemática, Práticas do Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado em Matemática.
Ela se destacou também pelo trabalho na formação continuada de professores, via extensão universitária. Como tal, divulgou práticas pedagógicas inovadoras no ensino da matemática, como os jogos educativos, que ela considerava úteis para a proposição e resolução de situações problemas e para instigar o interesse dos alunos da Educação Básica nas aulas de Matemática.
Materiais construídos pela professora e por seus alunos, constituindo um grande acervo de Instrumentos e materiais pedagógicos, vieram a dar início ao que hoje chamamos de Laboratório de Educação Matemática “Profa. Adarcy Siqueira Paiva Miguez”, em homenagem à sua grande contribuição à formação de professores de matemática da Educação Básica na região.
Antônio Olímpio Júnior (in memoriam)
Contratado como professor de Matemática para o curso de Licenciatura Curta em Ciência, em 1981, também foi, junto com o professor Emerson e com a Profa. Adarcy, os primeiros professores do curso de Licenciatura em Matemática.
Era Engenheiro Civil e mais tarde fez o mestrado em Matemática/Álgebra na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Rio Claro/SP.
Era uma pessoa muito culta, sistemática e muito agradável na convivência com os colegas de trabalho, era fluente na língua inglesa e gostava de uma boa música, cantava e tocava violão e guitarra.
Na década de 1990, o professor Olímpio, como era chamado por aqui, deixa a UFMT e volta ao seu estado natal, Paraná, para cuidar de seus pais, já que era filho único. Nesse período, foi professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Depois que seus pais faleceram, voltou à UNESP de Rio Claro para fazer o doutorado em Educação Matemática, concluído em 2006.
De 2006 a 2008 fez pós-doutorado na Syracuse University, Syracuse, NY, EUA, com bolsa Philip Church de pós-doutoramento oferecida por esta instituição, tendo ali desenvolvido estudos em Educação Matemática e, no Departamento de Matemática da instituição, ministrado disciplinas na graduação e na pós-graduação.
Seus interesses de pesquisa localizam-se nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática na transição da Educação Básica para a Educação Superior, particularmente nos que se referem à compreensão conceitual e à integração da informática e de outras mídias a tais processos.
Logo depois que retornou suas atividades docentes na UTFPR, sofreu um acidente, foi atropelado ao atravessar na faixa de pedestre, e veio a falecer.
Como professor do curso, reconhecido por sua dedicação e contribuição ao ensino de Matemática na instituição e por todo seu interesse e dedicação aos estudantes, o Prof. Antônio Olímpio Júnior foi homenageado pelos estudantes do curso ao dar seu nome para a Associação Atlética do curso de Licenciatura em Matemática, denominando de Associação Atlética Pitagórica "Prof. Antônio Olímpio Júnior".
Aos professores Emerson, Adarcy e Olímpio, reiteramos nossas homenagens, na certeza de que ainda hoje os ecos de seus trabalhos se fazem presentes não só no Curso de Licenciatura em Matemática do CUA/UFMT, mas também na vida-trabalho dos professores, servidores técnicos e estudantes com os quais eles conviveram, e nos quais conseguiram desenvolver um maior compromisso com o estudo constante e com a busca pela melhoria do ensino e da aprendizagem matemática, no ensino superior e na educação básica.
Por: Admur Severino Pamplona
Em: Pontal do Araguaia-MT, 27/02/20251.
1 Dia do falecimento do Prof. Ole Skovsmose, mundialmente conhecido por suas contribuições à Educação Matemática Crítica, voltada para aplicações da matemática e do seu ensino à promoção da democracia e da justiça social.