Acervo do LEMA


O LEMA dispõe de uma grande quantidade de materiais manipulativos e de jogos educacionais. O LEMA possui um acervo de livros e textos para o ensino de matemática, artigos, dissertações e teses envolvendo a utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática, além dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática/UFMT/CUA. 

Além desses materiais o LEMA disponibiliza para seus bolsistas e demais colaboradores, computadores com acesso à internet, impressora e espaço para estudos.


MATERIAIS MANIPULÁVEIS:

Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas expositivas, de modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explanação acerca do mesmo para posteriormente exigir do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. O bom professor se caracterizava pela habilidade expor com maior clareza o tema em estudo. Atualmente, por meio de estudos no campo da Educação Matemática, este não é mais o único modelo de ensino presente. Outras tendências têm se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a resolução de problemas, modelagem Matemática, história da Matemática, uso de jogos educacionais, uso de tecnologias educacionais, Etnomatemática, dentre outras.  A utilização dos materiais manipuláveis é uma possibilidade muito rica de contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino.


  • TANGRAM

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.

                                        Tangran para criatividade e inovação – Jorge Horácio "Kotick" Audy


  • TAPTANA

A matemática se desenvolve em diferentes culturas, e em suas diferentes práticas e processos cria seus próprios instrumentos. A Taptana é um objeto ou um instrumento que transporta a maneira de fazer cálculo de culturas indígenas, que viveram originalmente no atual Território Nacional (Incas). A importância desse instrumento tem sido demonstrada pelos estudiosos de caráter histórico da introdução da pedagogia do Centro de Investigação de Educação Indígena (CIEI), realizado por pessoas como Consuelo Yanez sua diretora; Gabriel Tarle, assessor investigador pedagógico; Humberto Muenala, investigador, contadores públicos indígenas das províncias de Imbabura, Catopaxi, Chimborazo. Com a necessidade de se estudar a Taptana Cañar como marco de estudo do passado, Humberto Muenala, investigador matemático, insere o uso da calculadora indígena como útil no trabalho no processo de ensino aprendizagem dos programas escolares do PEBI.


JOGOS EDUCACIONAIS:

Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural, ou ainda auxiliar na aprendizagem de alguma habilidade enquanto se joga. Os jogos educacionais podem apresentar várias configurações, desde jogos de tabuleiro, jogos de cartas ou mesmo Video games.

O jogo na educação matemática parece justificar-se ao introduzir uma linguagem matemática que aos poucos será incorporada aos conceitos matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com informações e ao criar significados culturais para os conceitos matemáticos e estudo de novos conteúdos. A matemática, dessa forma, deve buscar no jogo a ludicidade das soluções construídas para as situações-problema vividas em seu dia-a-dia.


MATERIAIS IMPRESSOS:

  • Apostilas elaboradas por bolsistas

  • Planos de aula, sequências didática/atividades, apresentações de aulas ou oficinas

  • Artigos, Dissertações e Teses

  • TCC - Trabalhos de Conclusão do Curso

  • Lista de Livros de Educação Matemática da Editora Autêntica

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30