Conheça Projetos Finalizados Recentemente
PODCAST - QUE É ISSO DOUTOR?
Coordenador (a): TIAGO DOS SANTOS BRANCO
Início:2022
Término: 2023
Resumo:
O Projeto busca através do uso da mídia PodCast fazer divulgação Científica, o projeto através da inserção em espaços sociais da comunidades interna e externa da UFMT/Sinop, tem como mola imperativa de tornar o conhecimento acessível e atraente a comunidade.
LENDO NARRATIVAS CURTAS NA ESCOLA
Coordenador (a): IARA LOPES
MAIOLINI
Instagram: Iara Maiolini (@litteraecoffee) • Fotos
e vídeos do Instagram
Início:2022
Término: 2023
Resumo:
O presente projeto de extensão tem como objetivo incentivar à prática de leitura por meio da leitura de narrativas curtas (diário, contos e crônicas) na Escola Estadual Jorge Amado. A proposta é começar a ler a obra O quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, intercalando com leitura de contos e crônicas, os quais serão escolhidos à medida que começarmos o trabalho nas turmas do 9º ano A e B. A metodologia é qualitativa com características de pesquisa-ação. Tal projeto é importante porque objetiva promover e incentivar a prática da leitura junto a alunos oriundos de bairros periféricos (Bairro São Cristóvão, Menino Jesus) de Sinop. Esperamos que com esse projeto a escola, a comunidade a escolar e os discentes possam compreender os benefícios que a prática da leitura pode trazer àqueles que se aventuram em ler um livro.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE
Coordenador
(a): SERGIO PEREIRA MAIOLINI
Início:2021
Término: 2023
Resumo:
O presente projeto tem como objetivo abordar o uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais (doravante Libras), assim como proporcionar aos alunos situações do cotidiano com vistas a formar um sujeito proficiente em Libras. Além disso, será abordado no curso noções básicas de linguística da Libras, a fim de possibilitar o docente a comunicar-se com a comunidade surda, bem como conhecer um pouco de sua história, lutas e conquistas (por exemplo, regulamentação da Língua de Sinais no Brasil). Sabemos que, recentemente, através da Lei Federal nº 10.436/02, a Libras é considerada uma língua oficial no Brasil e regulamentada pelo Decreto 5.626/05, incluindo este idioma como disciplina curricular nas universidades.
TECNOLOGIA NA ESCOLA: USO DE MICROCONTROLADORES NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Coordenador
(a): RUBENS PAZIM CARNEVAROLLO JUNIOR
Início:2022
Término: 2023
Resumo:
Considerando o grande avanço tecnológico, digamos que ocorre em crescimento exponencial, destacamos a Industria 4.0 (quarta revolução industrial). Com o intuito de acompanhar este crescimento dentro e fora da universidade, propomos uma ação de extensão neste escopo. Através de um curso de capacitação, faremos uma breve apresentação da ligação entre linguagens computacionais e circuitos integrados digitais e analógicos. Ao elaborar protótipos (sistema integrado de microcontrolador, sensores, atuadores e programação) os acadêmicos colocarão em prática a criatividade e o conhecimento teórico acumulado. Já a sociedade terá a oportunidade de compartilhar este conhecimento e retribuir na forma dialética qual era a percepção tecnológica prévia, a adquirida no curso e novas propostas ao grupo para trabalhos futuros.
MODELO DE BARRAS COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE MATEMÁTICOS
Coordenador
(a): EDSON PEREIRA BARBOSA
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
Este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver formação continuada para apresentar e instrumentalizar professores que ensinam matemática no ensino fundamental e discentes de licenciatura em matemática, pedagogia e mestrandos em ensino a usar o Modelo de Barras no ensino de resolução de problemas e na transição da aritmética para álgebra.
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Coordenador
(a): EDSON PEREIRA BARBOSA
Início:2021
Término: 2023
Resumo:
O Projeto de extensão "Formação Continuada com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Geometria" está vinculado ao Projeto de Pesquisa de Mestrado intitulado "Cultura Maker e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem em geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. A presente proposta, com número CAEE 28714720.70000.8097, busca oferecer apoio didático-pedagógico para professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica, visando potencializar o processo de ensino e de aprendizagem em Geometria, sob uma perspectiva interdisciplinar entre as áreas do conhecimento de Matemática, Literatura e Artes.
LETRAMENTO CRÍTICO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: EDUCAÇÃO, LITERATURA E LIBRAS
Coordenador (a): IARA LOPES MAIOLINI
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
O presente projeto de extensão tem como objetivo incentivar à prática de leitura por meio de um perfil literário numa rede social Instagram. Também, elaborar conteúdos RESENHA CRÍTICAS em português e libras, de modo a proporcionar à comunidade surda acessibilidade linguística, uma vez que os vídeos produzidos nos quais falaremos sobre nossas leituras serão sinalizados em Libras. Assim, esse projeto visa oportunizar aos leitores e seguidores ouvintes e surdos da nossa página no Instagram acesso a um conteúdo de qualidade, ou seja, pretendemos produzir conteúdo literários que sejam acessíveis tanto aos ouvintes quanto aos surdos, usuários da Libras
GAIA - REDE DE COOPERAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - REM-MT
Coordenador
(a): RAFAELLA TELES ARANTES FELIPE
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
O Projeto Gaia - Rede de Cooperação para a Sustentabilidade tem como objetivo geral estabelecer e fortalecer uma rede de produção e comercialização de alimentos produzidos em transição agroecológica no âmbito da agricultura familiar rural e periurbana no norte de Mato grosso. Para a disseminação dos conhecimentos agroecológicos serão implantados 13 Sistemas Agroflorestais (SAFs) como Unidades de Aprendizagem (UA), sendo nove no município de Sinop e quatro no município de Claudia, MT. Assim, o Projeto possui os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as propriedades em que poderão ser implantadas as UA e mapeamento de uso e ocupação do solo, organizando um banco de dados geocodificados das propriedades mapeadas; 2) Fomentar e fortalecer a produção e beneficiamento de hortifrutis em transição agroecológica; 3) Fomentar a meliponicultura e a produção de mel de abelhas nativas; 4) Propiciar a melhoria do processo de gestão para comercialização dos gêneros agroecológicos; 5) Prestar atendimentos de base ecológica nas áreas de horticultura, fruticultura, fitopatologia e entomologia aos produtores/comunidades público alvo do Projeto; 6) Realizar a gestão e a comunicação do Projeto com excelência. Para isso, temos como metas: a) Seleção de propriedades com perfil para a produção em transição agroecológica, e monitoramento da produção com o mapeamento das propriedades; b) Consolidação de treze UA em SAF agroalimentar; c) Provimento de pelo menos 200 horas de formação em produção agroecológica e SAF, através de cursos, oficinas, dias de vivência, palestras e seminário; d) Maior autonomia econômica do “Coletivo de Mulheres Amazônia Livre” através da aquisição de equipamentos para a agroindústria da Coopervia; d) Contribuição para a implantação e expansão da meliponicultura regional; e) Capacitação técnica para meliponicultores e agroindústrias produtoras de mel de meliponíneos; f) Melhoria da compreensão da organização interna da propriedade e autonomia administrativa; g) Compreensão de estratégias de marketing e comercialização, baseada na aproximação do produtor e do consumidor, com formas mais justas de comercialização; h) Consolidação da UFMT Câmpus de Sinop como referência em atendimento e apoio para os agricultores familiares e como polo de formação de profissionais para atuarem como assistentes e ou extensionistas com foco em produção agroecológica de alimentos. O Projeto terá a duração de 24 meses (Iniciado em novembro de 2020) e contará com uma equipe multidisciplinar proveniente das instituições parceiras UFMT, UNEMAT, Embrapa e Escola Técnica Estadual de Sinop. Ao final das atividades, a região de abrangência do Projeto contará com um aumento expressivo na oferta de hortifrutis e mel produzidos em transição agroecológica, comercializados em redes consolidadas de comercialização de produtos agroecológicos. A integração de todos os atores envolvidos, desde equipe técnica, público alvo, estudantes e acadêmicos e a população em geral propiciará uma nova etapa para a agricultura familiar da região norte de Mato Grosso, baseada em conhecimentos técnicos disseminados na melhor linguagem e seguido de prática, para o aprender fazendo. Consumidores, produtores e profissionais estarão sensibilizados para a consagração do desenvolvimento regional sustentável. As atividades previstas neste Projeto estão vinculadas ao Objetivo Específico 2 e terá como foco a oferta de capacitações na área de agroecologia e sistemas agroflorestais para os agricultores público-alvo do Projeto e para os acadêmicos (futuros multiplicadores).
SISTEMA AGROFLORESTAL PARA USO DIDÁTICO DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA DA UFMT, CÂMPUS DE SINOP (ANO III) - EXTENSÃO TECNOLÓGICA
Coordenador
(a): RAFAELLA TELES ARANTES FELIPE
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
Segundo pesquisa (em fase de análise de dados) realizada pelo Projeto Gaia intitulada “Produção e consumos de alimentos orgânicos e agroecológicos em Mato Grosso” (Parecer do Comitê de Ética 4.224.301), 99% das pessoas gostariam de consumir produtos orgânicos em Mato Grosso. Assim, é imprescindível que tecnologias para a produção de alimentos orgânicos sejam pesquisadas, testadas e aplicadas nas Instituições de Ensino, como na UFMT, no Câmpus de Sinop e, posteriormente que estas tecnologias sejam transferidas para os agricultores. Uma forma eficiente de produção destes alimentos é realizada dentro dos Sistemas Agroflorestais (SAF). Uma Unidade de Aprendizagem (UA) em SAF foi implantada em novembro de 2019 no Câmpus de Sinop, no “quintal” da Universidade, através de um curso ofertado em parceria com a Embrapa. A manutenção desta UA permite não apenas o desenvolvimento de tecnologias (até então inexistentes no nosso Câmpus), mas também a produção de alimentos agroecológicos (doados para a comunidade), e que alunos e professores, de diversas áreas do conhecimento, possam complementar o conteúdo teórico abordado em sala de aula com atividades práticas dentro deste sistema. Além disso, será fonte de material didático para diversas disciplinas, onde alunos e professores poderão colaborar no planejamento, implantação e manutenção deste sistema. A UA em SAF didático também é utilizada para a realização de oficinas teórico/práticas sobre produção agroecológica de hortaliças, manejo ecológico de plantas espontâneas, animais e doenças, meliponicultura, Cromatografia de Pfiffer, entre outros, abertas à comunidade escolar externa, como escolas, horticultores urbanos e periurbanos, produtores familiares e assentados da reforma agrária e a comunidade em geral. Com a provação do Projeto na Chamada 03 – REM-MT (Projeto registrado na PROPeq CAP 437/2020) implantamos três UA em SAF em três propriedades no Assentamento 12 de Outubro em Cláudia, MT, de um total de 12 que iremos implantar. Através do contato direto com os agricultores levantamos diversas demandas e dificuldades, muitas delas já atendemos e outras estão em fase de desenvolvimento (com o apoio da equipe multi, inter e transdisciplinar do Projeto – UFMT, UNEMAT, EMBRAPA e Escola Técnica Estadual de Sinop). Uma das dificuldades está relacionada ao alto custo do substrato para a produção de mudas. Com a implantação das UA aumentou a demanda por mudas de olerícolas e os substratos comerciais possuem um custo inviável para os agricultores. Outra dificuldade é fazer com que o agricultor compreenda a importância da utilização das práticas agroecológicas para a manutenção do solo vivo e saudável, pois, muitos deles mantêm manejos não sustentáveis em seus agroecossitemas (solo descoberto, utilização de insumos químicos industrializados, retirada não seletiva de plantas espontâneas entre outros). Para a resolução destes dois problemas, propomos a obtenção de dois produtos/processo inovadores: 1. Produção de bioinsumo (baixo custo e alta qualidade) para a produção de mudas e 2. Acompanhamento da qualidade biológica do solo através da técnica da Cromatografia de Pfeiffer (método didático, de fácil interpretação e de baixo custo), de grande importância para a sensibilização do agricultor que visualizará (cromotograma) a evolução da qualidade do solo a partir da utilização das práticas agroecológicas. Assim, além dos 45 produtos que serão gerados, informados na proposta inicial (Registrada na PROPeq CAP 437/2020), propomos resolver dois importantes e reais problemas dos agricultores beneficiários do Projeto. Vale ressaltar que, os dois produtos/processos inovadores que serão desenvolvidos se enquadram também como uma tecnologia social, uma vez que, serão apropriadas pelos agricultores e, somadas a todos os outros produtos que serão entregues (ou já entregues, como as UA), será de grande impacto para a melhoria das condições de vida dos agricultores.
SISTEMA AGROFLORESTAL PARA USO DIDÁTICO DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA DA UFMT, CÂMPUS DE SINOP (ANO IV)
Coordenador
(a): RAFAELLA TELES ARANTES FELIPE
Início:2022
Término: 2022
Resumo:
Com a crescente demanda por alimentos orgânicos é imprescindível que técnicas para a produção de hortaliças e frutíferas orgânicas sejam abordadas e colocadas em práticas na UFMT, no Câmpus de Sinop, assim como já são implementadas em outros Campi da UFMT. Uma forma eficiente de produção de alimentos orgânicos é realizada dentro dos Sistemas Agroflorestais (SAF). A manutenção do SAF didático no Câmpus de Sinop continuará permitirá não apenas a produção agroecológica de alimentos, mas também, que alunos e professores, de diversas áreas, possam complementar o conteúdo teórico abordado em sala de aula com atividades práticas dentro deste sistema. Além disso, será fonte de material didático para diversas disciplinas, onde alunos e professores poderão colaborar no planejamento, implantação e manutenção deste sistema. O SAF didático também continuará sendo utilizado para a realização de oficinas teórico/práticas sobre produção agroecológica de hortaliças, manejo ecológico de plantas invasoras, pragas e doenças, meliponicultura, entre outros, abertas à comunidade escolar externa, como escolas, horticultores urbanos e periurbanos, produtores familiares e assentados da reforma agrária. Assim, o objetivo deste projeto é continuar disseminando as práticas agroecológicas para a produção de alimentos orgânicos. Já produzimos mais de 2 toneladas de alimentos agroecológicos no SAF didático, alimentos que foram doados para as comunidades externar e internas da UFMT. Vamos continuar colaborando com a redução da insegurança alimentar das famílias beneficiadas. Os objetivos específicos são: continuar a implantação e a manutenção do SAF didático do Câmpus de Sinop, através de mutirões envolvendo os alunos das disciplinas de “Agroecologia” e “Práticas agroecológicas em agroecossitemas”, membros internos e externos da equipe do Projeto e demais interessados em participar desta ação e, e, continuar produzindo e doando alimentos agroecológicos. As atividades práticas no SAF didático continuarão a ser realizadas semanalmente (seguindo as normas de segurança relacionadas à pandemia de COVID-19), de forma isolada ou em mutirões, como vêm ocorrendo desde a sua implantação, em novembro de 2019. Todas as atividades serão planejadas previamente com a equipe do projeto. As avaliações ocorrerão de forma periódica, pois ela é essencial para o planejamento de novas atividades. Os métodos de avaliação utilizados serão baseados no “Caderno de metodologias, inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico” (Biazoti A.; Almeida N. e Tavares, P., 2017), como a metodologia “Que bom, que pena, que tal”, cujos os objetivos são possibilitar a avaliação de atividades, processos e espaços de diálogo, incentivando o reconhecimento das qualidades, dos defeitos e das propostas para melhoria. A atividade permite que seja feita tanto uma auto-avaliação quanto uma avaliação mais ampla e livre da atividade como um todo e a metodologia “Barquinhos, navegando nos aprendizados”, cujo objetivo é olhar para nossos aprendizados e refletir sobre as transformações vivenciadas, tanto em relação aos saberes quanto no convívio.
SISTEMA AGROFLORESTAL PARA USO DIDÁTICO DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA DA UFMT, CÂMPUS DE SINOP (ANO III)
Coordenador
(a): RAFAELLA TELES ARANTES FELIPE
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
Com a crescente demanda por alimentos orgânicos é imprescindível que técnicas para a produção de hortaliças e frutíferas orgânicas sejam abordadas e colocadas em práticas na UFMT, no Câmpus de Sinop, assim como já são implementadas em outros Campi da UFMT. Uma forma eficiente de produção de alimentos orgânicos é realizada dentro dos Sistemas Agroflorestais (SAF). A implantação de um SAF didático no Câmpus de Sinop permitirá não apenas a produção agroecológica de alimentos, mas também, que alunos e professores, de diversas áreas, possam complementar o conteúdo teórico abordado em sala de aula com atividades práticas dentro deste sistema. Além disso, será fonte de material didático para diversas disciplinas, onde alunos e professores poderão colaborar no planejamento, implantação e manutenção deste sistema. O SAF didático também será utilizado para a realização de oficinas teórico/práticas sobre produção agroecológica de hortaliças, manejo ecológico de plantas invasoras, pragas e doenças, meliponicultura, entre outros, abertas à comunidade escolar externa, como escolas, horticultores urbanos e periurbanos, produtores familiares e assentados da reforma agrária. Assim, o objetivo deste projeto é continuar disseminando as práticas agroecológicas para a produção de alimentos orgânicos. Para isso, é imprescindível que exista na UFMT uma vitrine para demonstração e divulgação destas técnicas. Os objetivos específicos são: continuar a implantação e a manutenção do SAF didático do Câmpus de Sinop, através de mutirões envolvendo os alunos das disciplinas de “Agroecologia” e “Práticas agroecológicas em agroecossitemas”, membros internos e externos da equipe do Projeto e demais interessados em participar desta ação. As atividades práticas no SAF didático continuarão a ser realizadas semanalmente (seguindo as normas de segurança relacionadas à pandemia de COVID-19), de forma isolada ou em mutirões, como vêm ocorrendo desde a sua implantação, em novembro de 2019. Todas as atividades serão planejadas previamente com a equipe do projeto. As avaliações ocorrerão de forma periódica, pois ela é essencial para o planejamento de novas atividades. Os métodos de avaliação utilizados serão baseados no “Caderno de metodologias, inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico” (Biazoti A.; Almeida N. e Tavares, P., 2017), como a metodologia “Que bom, que pena, que tal”, cujos os objetivos são possibilitar a avaliação de atividades, processos e espaços de diálogo, incentivando o reconhecimento das qualidades, dos defeitos e das propostas para melhoria. A atividade permite que seja feita tanto uma auto-avaliação quanto uma avaliação mais ampla e livre da atividade como um todo e a metodologia “Barquinhos, navegando nos aprendizados”, cujo objetivo é olhar para nossos aprendizados e refletir sobre as transformações vivenciadas, tanto em relação aos saberes quanto no convívio. Reiteramos que, devido à pandemia de COVID-19 as atividades no SAF didático serão restritas e ocorrerão seguindo as normas de segurança dos órgãos de saúde.
DIVULGANDO AS BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE MEL DE MELIPONÍNEOS
Coordenador (a): CARMEN WOBETO
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
No Brasil é no bioma amazônico que se concentra a maior biodiversidade de abelhas sem ferrão (ASF). Contudo, vários estudos apontaram o declínio das abelhas, os principais polinizadores dos ecossistemas, os quais são imprescindíveis para a manutenção das florestas e produção de alimentos. A meliponicultura poderia contribuir para a preservação das ASF, contudo requer olhares específicos para sua consolidação enquanto cadeia de produção sustentável. Os méis são seus produtos principais, apresentam características peculiares de aroma e sabor, ainda pouco difundidos no mercado nacional, porém, apresentam maior atividade de água do que o mel de Apis mellifera e, por isso são mais suscetíveis a proliferação de microrganismos, necessitando de processos higiênicos de extração e processamento. Um dos entraves para a consolidação da cadeia meliponícola no norte de Mato Grosso é a qualidade dos méis, pois requerem a aplicação de boas práticas de produção (BPP). Devido a isto, nesta proposta almeja-se socializar as BPP junto aos meliponários recentemente implantados na produção agroecológica no assentamento 12 de outubro, no município de Cláudia. Assim como, difundir as boas práticas na meliponicultura a outros produtores da região e também aos que almejam iniciar na atividade.
MUSEU ITINERANTE DA FLORA E FAUNA DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE: UM TOUR VIRTUAL PELAS COLEÇÕES DO ABAM
Coordenador
(a): LARISSA CAVALHEIRO DA SILVA
Início:2021
Término: 2022
Resumo:
O projeto realizará atividades interdiciplinares com o intuito de realizar a integração da Universidade com a comunidade através da realização de exposições da flora e fauna da Amazônia Mato-Grossense para as escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um Museu Itinerante, que, realiza, desde 2020 com o início da pandemia COVID-19, as exposições das coleções depositadas no ABAM (Acervo Biológico da Amazônia Meridional) de maneira virtual, através de vídeos expositivos. Além da demonstração dos materiais botânicos, micológicos e zoológicos (conservados ou vivos), serão ainda realizados esclarecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente, conservação e preservação das espécies. Este ano ainda será incluída uma exposição de materiais fósseis da região do Crato/CE, demostrando ainda como se deram os processos evolutivos formadores dos seres vivos. As ações/vídeos serão amplamente divulgados pelas redes sociais do Herbário CNMT e do Museu, bem como os vídeos gerados serão incluídos no canal do YouTube do projeto.
MUSEU ITINERANTE DA FLORA E FAUNA DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE
Coordenador
(a): LARISSA CAVALHEIRO DA SILVA
Início:2023
Término: 2024
Resumo:
O projeto realizará atividades interdiciplinares com o intuito de realizar a integração da Universidade com a comunidade através da realização de exposições da flora e fauna da Amazônia Mato-Grossense para as escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um Museu Itinerante (principal público-alvo) e demais grupos interessados. Além da demonstração dos materiais botânicos, micológicos e zoológicos (conservados ou vivos), serão ainda realizados esclarecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente, conservação e preservação das espécies. Este ano, finalmente, após a triagem do material, será incluída uma exposição de materiais fósseis da região do Crato/CE, demostrando ainda como se deram os processos evolutivos formadores dos seres vivos. As ações e/ou vídeos produzidos serão amplamente divulgados pelas redes sociais do Herbário CNMT e do Museu, bem como serão confeccionados vídeos para serem incluídos no canal do YouTube do projeto.