Fique por Dentro: Projetos de Extensão em Andamento
A Importância da Extensão Universitária na Interação com a Sociedade
A extensão universitária é uma
das três principais funções das universidades, ao lado do ensino e da pesquisa.
Ela envolve a interação da instituição de ensino com a sociedade, aplicando o
conhecimento produzido na academia para resolver problemas reais e contribuir
para o desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental das comunidades.
Por meio de programas, projetos e
ações, a extensão busca estabelecer uma relação dialógica e colaborativa entre
a universidade e a sociedade, promovendo o diálogo de saberes e a troca de
experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em
geral. Essa interação beneficia ambas as partes, enriquecendo o aprendizado dos
estudantes, fortalecendo o compromisso social da universidade e promovendo o
desenvolvimento local e regional.
A importância da extensão universitária é multifacetada. Ela contribui para a formação cidadã dos estudantes, ao proporcionar oportunidades de aprendizado prático, experiências de voluntariado e engajamento com questões sociais. Além disso, promove a democratização do acesso ao conhecimento, levando os recursos e serviços da universidade para além dos muros da instituição, beneficiando grupos vulneráveis e comunidades carentes.
Transformando Conhecimento em Ação: Projetos de Extensão Desenvolvidos
com as Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática
DMATE: DIA DA MATEMÁTICA NA ESCOLA
Coordenador
(a): ANDREIA CRISTINA RODRIGUES TREVISAN
Estudantes de
Graduação:
Início:
2022
Resumo:
O projeto proposto, intitulado: “Dmate: Dia da Matemática na Escola”, visa atender alunos e professores de escolas públicas, no intuito de desenvolver ações que valorizem a matemática enquanto produção humana e estabeleça um ambiente favorável a sua aprendizagem significativa, além de proporcionar a aproximação entre universidade e escola em um contexto de práticas. Para isso, propomos o desenvolvimento de atividades que envolvam a matemática, de forma lúdica e criativa, com alunos da educação básica. Essas atividades envolvem principalmente a utilização de jogos e atividades recreativas que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagem matemática. Além disso, também nos propomos a desenvolver ação de formação continuada para professores licenciados em matemática ou que ensinam matemática na educação básica, de forma a explorar produtos educacionais voltados para o ensino de matemática. Buscamos com isso, contribuir com o desenvolvimento de práticas que possibilitem o aperfeiçoamento das habilidades matemáticas de alunos de escolas públicas, por meio da formação continuada de seus professores, além de contribuir para a formação docente de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, através da oportunidade de estreitarem os laços com professores experientes, e para o aperfeiçoamento de produtos educacionais produzidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), de forma a estabelecer um ambiente propício para a validação dos materiais didáticos desenvolvidos no mestrado.
DE OLHO NO CÉU DE SINOP
Coordenador
(a): EVERTON BOTAN
Instagram:
@deolhonoceudesinop •
Fotos e vídeos do Instagram
Início:
2022
Resumo:
O objetivo deste projeto de extensão é a divulgação da Ciência, em particular da Física e da Astronomia, através de observações regulares do Céu de Sinop com uso do telescópio adquirido com recursos da FAPEMAT em 2015 no projeto de pesquisa "Produtos Educacionais para a Prática Pedagógica Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática". As atividades serão realizadas nas imediações da UFMT com a finalidade de construir um espaço de vivência no campus da UFMT de Sinop que estará disponível à comunidade acadêmica e população em geral. Também buscamos articular ações pontuais nas escolas da região, através de agendamentos de visitas ou atividades no campus da UFMT.
ENSINO DE MATEMÁTICA USANDO ORIGAMI
Coordenador
(a): LEE YUN SHENG
Início:
2021
Resumo:
Desenvolver uma nova maneira de se observar e aprender geometria, através da arte de dobrar papel, Origami. Este recurso paradidático vem com o intento de auxiliar e promover uma melhor aprendizagem do aluno, além de estimular a criatividade e a visão especial. Esta metodologia é baseada no construtivismo de Jean Piaget, nas quais são desenvolvidas a interação, a assimilação e a acomodação do conhecimento geométrico através de uma interação radical do sujeito com seu meio (promovido pela aula com o recurso do Origami) e a partir de estruturas previamente existentes no sujeito.
V COLÓQUIO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA: IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO CURRICULAR ATUAL
Coordenador
(a): JEAN REINILDES PINHEIRO
Instagram: V Colóquio de Ciências Naturais e
Matemática (@vcocin2024) • Fotos e vídeos do Instagram
Início:
2024
Resumo:
O Colóquio de Ciências Naturais e Matemática trata-se de um evento de divulgação científica com periodicidade bianual organizado pelo Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. Estruturado a partir de temática de interesse da comunidade acadêmica e seus pares, no ano de 2024, em sua quinta edição, traz o título: “V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática: Identidade Docente no Contexto Curricular Atual”. Intenta-se, para além da análise sobre o ensino de Ciências e Matemática, constituir nessa quinta edição do evento, espaço de reflexão sobre a identidade docente no contexto curricular atual. Além disso, considera-se que o evento constitui espaço de socialização e divulgação de pesquisas por meio de comunicações científicas, apresentações de banner, exposição de projetos e lançamento de produções literárias, e de construção de conhecimentos e formação inicial e continuada de graduandos e professores da Educação Básica, com o oferecimento de palestras, minicursos entre outras atividades. ChatGPT O Colóquio de Ciências Naturais e Matemática é um evento de divulgação científica realizado a cada dois anos pelo Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, no Câmpus Universitário de Sinop. Em sua quinta edição, que ocorrerá no ano de 2024, o evento abordará a temática "V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática: Identidade Docente no Contexto Curricular Atual". Além de analisar o ensino de Ciências e Matemática, esta edição busca proporcionar um espaço de reflexão sobre a identidade docente no atual contexto curricular. O Colóquio serve como plataforma para a socialização e divulgação de pesquisas através de comunicações científicas, apresentações de banners, exposição de projetos e lançamento de produções literárias. Além disso, desempenha um papel crucial na construção de conhecimentos e na formação inicial e continuada de graduandos e professores da Educação Básica. O evento oferece palestras, minicursos e outras atividades que contribuem para o enriquecimento acadêmico e profissional dos participantes.
III ICNHS EM AÇÃO: ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE
Coordenador
(a):
EVA LUCIA CARDOSO
SILVEIRA (2022-2023)
RENATA ZACHI DE
OSTI (2023-2024)
Início:
2022
Resumo:
O presente projeto propõe oferta de atividades interdisciplinares na forma de cursos, palestras, debates, oficinas ou minicursos, que serão realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida (presencial e virtual) para estudantes e professores de Escolas Públicas e Particulares do Município de Sinop, alunos de diversos cursos da UFMT e demais interessados. Essa ação é uma iniciativa do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) a partir dos grupos de pesquisa do instituto: NEBAM (Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Meridional) e o NIPECEM (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática), este projeto está em sua quarta edição e seu intuito é o de integrar atividades acadêmicas e divulgações científicas com a Sociedade, através de ações realizadas por professores e alunos da UFMT, visando a troca de conhecimento, contribuindo para a formação de todos os envolvidos no processo. As ações abrangerão temas como, ensino de Ciências, Astronomia e Biocombustíveis, entre outros. Pretende-se com as ações ampliar a divulgação da UFMT junto a Sociedade, assim como estimular o interesse da população pela Ciência e Educação.
PPGECM NA ESCOLA
Coordenador
(a): EBERSON PAULO TREVISAN
Início:
2021
Resumo:
O projeto visa propor ações de extensão ligadas ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM, com o intuito de buscar uma aproximação e envolvimento do programa com a comunidade externa, especialmente professores de unidades escolares, públicas e privadas às atividades desenvolvidas pelo programa. Em um primeiro momento pretende-se oferecer a comunidade interna e externa, um ciclo de palestras ligadas as disciplinas em andamento nos semestres letivos de 2024. Pretende-se também apresentar o programa e diferentes atividades que são desenvolvidas e produzidas, especialmente os produtos educacionais elaborados, visando a possibilidade de utilização destes produtos em sala de aula de diferentes escolas de Sinop e região.
UMA JORNADA PELO COSMOS - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE ASTRONOMIA
Coordenador
(a): YURI ALEXANDROVISH BARBOSA
Início:
2023
Resumo:
Objetivo deste projeto é a divulgação da ciência no ensino de Astronomia através de palestras e observações do céu com um telescópio. O conteúdo das Palestras, intitulada "Uma Jornada pelo Cosmos", é a respeito da história e desenvolvimento da astronomia, desde a antiguidade, passando pelos modelos geocêntricas até a astronomia moderna, o qual serão ministrada para os acadêmicos da UFMT e alunos das escolas de ensino médio e fundamental de Sinop. Já as observações do céu, serão realizadas por meio de um telescópio, disponível no laboratório de Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop, tanto para a comunidade acadêmica como para grupo de alunos de outras instituições de ensino, assim como para comunidades que desejem conhecer a Astronomia.
Explorando Outros Projetos de Extensão Desenvolvidos por Professores que Ministram nas Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática
LITTERAECOFFE: LEITURA COMO FATOR INDISPENSÁVEL DE HUMANIZAÇÃO
Coordenador (a): IARA LOPES MAIOLINI
Instagram: Iara Maiolini (@litteraecoffee) • Fotos e vídeos do Instagram
Início: 2023
Resumo:
O presente projeto de extensão tem como objetivo incentivar à prática da leitura por meio de um perfil literário @litteraecoffee numa rede social "Instagram". Para tanto, livros de literatura (de ficção), bem como de não-ficção serão lidos e comentados por meio de encontros virtuais uma vez ao mês. Iremos elaborar, administrar e coordenar, por exemplo, um Leituras Coletivas de autoras e autores. Num primeiro momento será perguntado aos seguidores do perfil literário quais livros eles gostariam de ler numa leitura coletiva. Após esse momento, irei elaborar um cronograma das leituras das obras. Assim, o presente projeto tem como finalidade incentivar a importância da leitura para o ser humano, sobretudo para os professores, visto que esses são formadores de futuros leitores. Nesse sentido, iremos também ler textos, livros de ficção e não-ficção e produzir conteúdo online que posam, de alguma maneira, contribuir para a formação desses profissionais da educação. Iremos concorrer a uma parceria com a editora @recordeducação sem nenhum tipo de financiamento ou pagamento por parte dela. O que será disponibilizado serão apenas livros, os quais fazem parte do catálogo do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático 2023), o que é muito bom, pois são livros que os professores da rede básica de ensino podem utilizar com os alunos em sala de aula.
SHORTS M4T3M471C05
Coordenador
(a): TIAGO DOS SANTOS BRANCO
Início:
2023
Resumo:
Ciências Humanas Educação A proposta do Projeto é a utilização Recursos Educacionais Abertos (REAs) - sua produção - como elemento colaborador na formação dos Discente de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso no Câmpus Sinop. A produção dos REAs será através de vídeos destinado a públicos-alvo virtuais, todavia para o projeto o público será tratado como real nas dimensões e variações de idade, sexos, origem, série escolar onde os discentes estabelecerão linguagens, técnicas especiais e específicas para cada público projetado. Por exemplo alunos Portadores de Necessidades Especiais, alunos em situação de risco, Educação de Jovens e Adultos etc. As mídias utilizadas compreendem a perspectiva de m-learnig e u-learnig.
MUSEU ITINERANTE DA FLORA E FAUNA DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE
Coordenador (a): LARISSA CAVALHEIRO DA SILVA
Instagram: Museu Da Amazônia Meridional (@museuabamsnp)
• Fotos e vídeos do Instagram
YouTube: (17) Museu Itinerante da Amazônia
Mato-Grossense - YouTube
Início:2024
Término: 2025
Resumo:
O projeto realizará atividades interdiciplinares com o intuito de realizar a integração da Universidade com a comunidade através da realização de exposições da flora e fauna da Amazônia Mato-Grossense para as escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um Museu Itinerante (principal público-alvo) e demais grupos interessados. Além da demonstração dos materiais botânicos, micológicos e zoológicos (conservados ou vivos), serão ainda realizados esclarecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente, conservação e preservação das espécies. Este ano, finalmente, após a triagem do material, será incluída uma exposição de materiais fósseis da região do Crato/CE, demostrando ainda como se deram os processos evolutivos formadores dos seres vivos. As ações e/ou vídeos produzidos serão amplamente divulgados pelas redes sociais do Herbário CNMT e do Museu, bem como serão confeccionados vídeos para serem incluídos no canal do YouTube do projeto.
GAIA - REDE DE COOPERAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - ANO VI
Coordenador
(a): RAFAELLA TELES ARANTES FELIPE
Instagram: Projeto Gaia
(@projetogaia2019) • Fotos e vídeos do Instagram
Início:2024
Término: 2024
Resumo:
O Projeto Gaia – Rede de Cooperação para a Sustentabilidade (vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq - Agricultura familiar, agroecologia e agricultura orgânica em Mato Grosso e à Disciplina Optativa de Agroecologia) há cinco anos (desde 2019) realiza, através das ações de ensino, pesquisa e extensão, atividades de troca de saberes sobre a produção agroecológica e orgânica de alimentos, sendo o primeiro Projeto com esta temática no Câmpus de Sinop. O público-alvo são famílias agricultoras rurais, urbanas e periurbanas, assentados da reforma agrária, técnicos, extensionistas, futuros profissionais e a comunidade em geral interessada no tema. O objetivo geral é realizar a troca de saberes na forma de Rodas de Conversas, cursos, oficinas (na UFMT e em locais externos), vistas técnicas, de monitoramento e acompanhamento das propriedades rurais com foco no estímulo à produção sustentável de alimentos através das práticas agroecológicas. Os objetivos específicos são 1. Estimular o espírito crítico dos estudantes, bem como, a atuação profissional nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas pautada na cidadania e na função social da educação superior; 2. Contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem por meio do contato direto dos acadêmicos com o público-alvo (comunidade externa) nos espaços de troca de saberes sobre agroecologia e agricultura orgânica; 3. Manter a utilização das práticas agroecológicas e de agricultura orgânica na Rede Multiusuária de Pesquisa - Unidade de Aprendizagem (UA) em Sistema Agroflorestal Agroecológico (SAFA) (https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/16153) – para demonstração de métodos para o público-alvo; 4. Realizar oficinas e Rodas de Conversa sobre temas como Agroecologia, Agricultura Orgânica, Reforma Agraria e sobre práticas agroecológicas (como manejo ecológico do solo, produção e utilização de bioinsumos camponeses, sistemas agroflorestais (SAF), olericultura orgânica, fruticultura orgânica, manejo ecológico de plantas indicadoras, manejo ecológico de insetos, microbiologia do solo, cromatografia de Pfeiffer, irrigação, dinâmica da água no agroecossistema, pós-colheita e Organização de Controle Social (OCS) para registro de produtor orgânico junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária), na UFMT e nas propriedades rurais, urbanas e periurbanas; 5. Realizar visitas técnicas, de monitoramento e acompanhamento das propriedades rurais dos cooperados da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (COOPERAFS) e integrantes da OCS Gaia (produtores orgânicos). É importante ressaltar que o Projeto Gaia colabora com diversas Áreas Temáticas, mas apresenta maior consonância com a Área Temática de n. 5 - Meio Ambiente, segundo as Normas de Ações de Extensão da UFMT e Plano Nacional de Extensão, dentro dos seguintes subtemas: preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; educação ambiental; gestão de recursos naturais; formação e qualificação de recursos humanos e cooperação interinstitucional. E colabora com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, o n. 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; o n. 11 - Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, o n. 13 - Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos; o n. 15 - Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade e o n. 17 - Parcerias e meio de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
UNIDADE DE APRENDIZAGEM EM SISTEMA AGROFLORESTAL AGROECOLÓGICO PARA USO DIDÁTICO DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA DA UFMT, CÂMPUS DE SINOP (ANO V)
Coordenador
(a): RAFAELLA TELES ARANTES FELIPE
Início:2023
Término: 2024
Resumo:
O Programa Gaia –
Rede de Cooperação para a Sustentabilidade (vinculado ao Grupo de Pesquisa do
CNPq - Agricultura familiar, agroecologia e agricultura orgânica em Mato Grosso
e à Disciplina Optativa de Agroecologia) desde 2019 realiza, através dos Projetos
vinculados (de extensão e pesquisa), atividades de troca de saberes sobre a
produção de alimentos de forma sustentável e orgânica, tendo a Agroecologia
como base, sendo o primeiro Programa/Projeto com esta temática no Câmpus de
Sinop. O público-alvo são famílias agricultoras rurais, urbanas e periurbanas,
assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, hortas escolares, hortas
comunitárias, técnicos, extensionistas, consultores, futuros profissionais e a
comunidade em geral interessada no tema. O objetivo específico é realizar a
transferência de conhecimentos tecnológicos, na forma de cursos e oficinas com
foco na produção sustentável de alimentos através das práticas agroecológicas
(manejo ecológico do solo, bioinsumos, agrofloresta, olericultura orgânica,
fruticultura orgânica, manejo ecológico de plantas indicadoras, entomologia,
microbiologia do solo, cromatografia de Pfeiffer, irrigação, dinâmica da água
no agroecossistema, pós-colheita e meliponicultura) junto ao público-alvo -
famílias agricultoras rurais e periurbanas, assentados da reforma agrária,
comunidades indígenas, integrantes de hortas escolares e comunitárias,
técnicos, extensionistas, consultores, futuros profissionais e a comunidade em
geral interessada no tema. Os objetivos específicos: são realizar a prestação
de serviço na área de produção e validação do uso dos bioinsumos – bokashi e
biofertilizante na produção de alimentos saudáveis junto ao público-alvo;
realizar atendimentos na UA em SAF para demonstração de métodos e rodas de
conversas sobre as práticas agroecológicas; manter a utilização das práticas
agroecológicas (solo coberto, adubação verde, consórcio e rotação de culturas)
na “vitrine” - UA em SAF. Como meta,
esperamos atender pelo menos 100 pessoas, distribuídas nos diferentes grupos do
público-alvo. As metodologias de trabalho utilizadas serão baseadas no trabalho
“Metodologias ativas em agroecologia”, (Campolin, A. I. e Feiden, A., 2011),
utilizando métodos de diagnósticos e metodologia de intervenção e no “Caderno de
metodologias, inspirações e experimentações na construção do conhecimento
agroecológico” (Biazoti A.; Almeida N. e Tavares, P., 2017), utilizando
metodologias chave de sistematização de experiências, de acordo com o
público-alvo, com a prática a ser realizada ou oficina/curso que será
ministrado. Como resultados esperados, acreditamos que a transferência de
conhecimentos tecnológicos possa dar continuidade no fortalecimento da rede de
produção, comercialização e consumos de alimentos saudáveis e agroecológicos/orgânicos
em nossa região, tanto através da formação de profissionais capacitados para
prestarem consultoria/assistência técnica à agricultura familiar de base
agroecológica, como no aumento da autonomia dos agricultores que terão acesso à
tecnologias sociais que serão disponibilizadas através dos cursos e oficinas.