Perfil do Egresso
Como nossa pretensão é a de formar um profissional competente, entendemos que é importante um envolvimento de forma integrada. Para tanto, o conjunto de atitudes, capacidades e conhecimentos relativos à Matemática e Ensino de Matemática devem ser desenvolvidos por todos, professores e alunos da Educação Básica.
Pretende-se que, ao longo do curso, o aluno vá construindo e reconstruindo sua prática pedagógica, de forma a adquirir habilidades e competências que o aproximem seguinte perfil:
- Ser capaz de abordar questões cotidianas sobre um prisma científico, produzido com base nas percepções construídas historicamente nas diversas áreas específicas das Ciências Naturais e Matemática, ciente de que sua abordagem é uma das possíveis.
- Estabelecer com os livros, didáticos ou não, uma relação dialógica, crítica, colocando-se perante os autores como alguém também capaz de elaborar as próprias argumentações e de debater ideias com aquelas apresentadas nos livros.
- Associar os saberes científicos aos condicionantes externos à respectiva produção.
- Ter uma visão crítica em relação ao papel social da ciência e de sua natureza epistemológica, compreendendo seu processo histórico-social de construção.
- Identificar, no contexto da realidade escolar, fatores determinantes, tais como: contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo ensino-aprendizagem da Matemática e das Ciências da Natureza.
- Dominar adequada fundamentação teórica das Ciências Matemáticas e da Natureza, necessária para o pleno desempenho da regência no Ensino Fundamental e Médio.
- Fundamentar-se adequadamente em teorias sociais e pedagógicas para suas práxis.
- Ter espírito investigatório e senso de observação necessários à construção de conhecimento fundamentado no fazer pedagógico.
- Exercer a profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca incessante de novas alternativas educacionais, enfrentando com desafio as dificuldades naturais do magistério e compreendendo, sobretudo, que sua formação profissional se completa na prática de sala de aula em contínuo processo de formação.
- Compreender, na qualidade de um trabalhador em educação, as relações sócio-político-econômico-culturais que regem o desenvolvimento da educação.
- Ser consciente da necessidade de se tornar um agente transformador da realidade presente, na busca da melhoria de qualidade de vida da população humana.