Zootecnia Sinop
Curso de Graduação em Zootecnia - Sinop
Breve descrição em 190 caracteres
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientações Gerais sobre Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho de conclusão do curso (TCC) de Zootecnia resultará do estudo aprofundado de um tema correlato às habilidades e competências do profissional zootecnista e poderá ser realizado na forma de:
- Revisão crítica de literatura sobre um determinado tema de interesse e relevância na área de zootecnia;
- Estudo de caso e análise de determinado tema apontando e/ou propondo novos conceitos e abordagens decorrentes de experiência prática;
- Desenvolvimento de pesquisa científica.
Passo-a-passo para realização de Trabalho de Conclusão de Curso
Passo 1: os alunos deverão escolher um professor(a) orientador(a) para auxiliá-los no desenvolvimento e construção do TCC:
Obs. 1: atentar-se para haver alinhamento na área de estudo desejada pelo aluno com a área das disciplinas do docente.
Obs. 2: os alunos podem iniciar as atividades e o desenvolvimento do TCC antes de estarem matriculados na disciplina. Recomenda-se que isso ocorra com pelo menos um semestre de antecedência à matrícula na disciplina a fim de haver tempo hábil para desenvolvimento das atividades e elaboração do material escrito.
Passo 2: matricular-se na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso:
Obs. 1: o aluno deve matricular-se na disciplina quando julgar estar preparado para o desenvolvimento e defesa de seu manuscrito.
Obs. 2: para evitar contratempos, o aluno e orientador devem atentar-se ao cronograma de atividades da disciplina a cada semestre letivo, disponibilizado no AVA da disciplina pelo professor(a) responsável.
Obs. 1: o manuscrito deverá conter estrutura e formatação padrão de acordo com PPC vigente (Modelo - Estrutura e Formatação Padrão); ou
Obs. 2: o manuscrito alternativamente poderá ser estruturado seguindo normas de periódico científico em casos de potencial de publicação.
Passo 4: composição da banca examinadora:
Obs. 1: será composta por 3 membros titulares, sendo obrigatoriamente o professor(a) orientador(a) e mais dois membros que podem ser professor(a) (mínimo 1) e/ou profissional da área e/ou aluno de pós-graduação (máximo 1).
Obs. 2: o membro
suplente deverá obrigatoriamente ser um professor.
- Termo de aceite da orientação (Modelo - Aceite do Orientador)
- Termo de responsabilidade do aluno (Modelo - Responsabilidade do Discente)
- Composição da banca examinadora e solicitação de defesa (Modelo - Dados para Programação de Defesa)
- Declaração de direitos autorais e plágio assinado pelo orientador (Modelo - Orientador)
- Declaração de direitos autorais e plágio assinado pelo aluno (Modelo - Aluno)
Passo 6: agendamento da defesa e arguição de banca examinadora:
Obs. 1.: as defesas de TCC ocorrem normalmente um mês antes do término do semestre letivo e ocorrem de forma concentrada durante uma única semana predeterminada pelo professor(a) responsável;
Obs. 2: o manuscrito e documentação deverão ser entregues ao professor(a) responsável com no mínimo 15 dias de antecedência da semana de defesa em data predeterminada pelo professor(a) responsável;
Obs. 3: o aluno deverá verificar com o professor(a) responsável a disponibilidade de horários para defesa, confirmar com os membros da banca a disponibilidade para participação da banca e fazer o agendamento da defesa juntamente ao professor(a) responsável;
Passo 7: defesa com apresentação oral e arguição de conhecimentos específicos e gerais:
Obs. 1: o discente terá 30 minutos para fazer a exposição do seu trabalho de conclusão;
Obs. 2: cada membro da banca examinadora terá até 25 minutos para arguição e considerações ao aluno;
Obs. 1: o discente poderá ser arguido sobre conhecimentos específicos relacionados ao trabalho e conhecimentos de formação geral na área de zootecnia, devendo demonstrar domínio, clareza e profundidade.
Nos casos de haver recomendação de reprovação do discente pela banca examinadora, o discente terá prazo de 15 dias para reapresentar o manuscrito e submeter-se a nova avaliação.
Passo 8: Entrega de versão final a ser depositada na Biblioteca Central da UFMT:
Obs. 1: o aluno deverá incorporar as correções sugeridas pela banca examinadora na versão final do manuscrito;
Obs. 2: após concluído todas as alterações, o aluno deverá elaborar a ficha catalográfica;
Obs. 3: entregar a versão final em formato pdf contendo a ficha catalográfica salva em CD ou DVD com capa branca ou preta.