Zootecnia Sinop
Curso de Graduação em Zootecnia - Sinop
Breve descrição em 190 caracteres
Histórico do Curso
Bem vindos ao Curso de Graduação em Zootecnia da UFMT - Câmpus Sinop!
O Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Sinop foi criado em 16 de janeiro de 2006 (Resolução Consepe nº 07 de 16 de janeiro de 2006) e seu funcionamento autorizado em 23 de abril de 2007 (Resolução Consepe nº 31 de 23 de abril de 2007). Em 17 de agosto de 2011, colava grau a primeira turma de formandos do curso e, desde então, o curso vem ofertando coninuamente profissionais para atuar nas diferentes áreas da produção animal.
Em 2012, a área avança mais um passo determinante para sua consolidação, com a criação do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ), passando a oferecer treinamento scricto sensu em nível de mestrado nas linhas
de pesquisa em produção e nutrição de monogástricos e ruminantes, buscando maior especialização e qualificação do profissional de Zootecnia. Em 2019, ultrapassamos a marca de 100 defesas. A interação entre o PPGZ e o ensino de graduação proporciona aos estudantes maior contato com a área de iniciação científica, os quais participam ativamente de projetos de pesquisa.
Por sua vocação agropecuária, a região norte mato-grossense apresenta crescente demanda por conhecimento e capacitação na área de Zootecnia. Neste contexto, o Câmpus Sinop marca a sua presença regional, proporcionando uma formação sólida de profissionais de nível superior.
Perfil do Egresso
Nosso propósito é possibilitar a formação de um profissional generalista com visão sistêmica para atuar no incremento da produção animal de forma sustentável.
Áreas de Atuação:
Nossos alunos deverão desenvolver ao longo do curso habilidades e competências para atuar nos diversos elos das cadeias de produção de proteína animal para alimentação humana, tendo enfoque principalmente nas cadeias de:
- Bovinocultura de corte
- Bovinocultura de leite
- Avicultura
- Suinocultura
- Piscicultura
- Ovinocultura
- Caprinocultura
O formando deverá demonstrar domínio principalmente nas áreas de nutrição e alimentação animal, melhoramento genético animal, manejo de criação de animais domésticos, construções rurais e ambiência, manejo e conservação de pastagens, avaliação e tipificação de carcaças, gerenciamento e administração rural, controle de qualidade de fábricas de rações e outros setores do agronegócio.
Com esta bagagem, o profissional egresso deverá deter as habilidades e competências necessárias para atuar na melhoraria dos indicadores de produtividade técnica e maximizar a rentabilidade dos negócios agropecuários, de forma a respeitar o bem-estar animal e fomentar o desenvolvimento rural sustentável.