Zootecnia Sinop
Curso de Graduação em Zootecnia - Sinop
Breve descrição em 190 caracteres
Atividades Complementares
Orientações Gerais sobre Avaliação de Atividades Complementares
As Atividades Complementares, componente curricular obrigatório para integralização curricular do curso, têm por finalidade complementar a formação integral do aluno. Neste sentido, devem ser executadas pelo aluno ao longo do curso para perfazer no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas, conforme pauta as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Zootecnia (Resolução CNE/CES nº 01/2006).
Compreendem atividades complementares, desde que devidamente comprovada a participação por meio de certificados e/ou declarações, as atividades de participação em eventos científicos, iniciação científica, monitoria, extensão universitária, visitas técnicas, publicações de resumos e/ou artigos científicos, etc., sendo validadas pelo Colegiado de Curso obedecendo os limites estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso. Os casos omissos serão analisados pelo Colegiado de Curso.
Passo-a-passo para realização de Avaliação de Atividades Complementares
Passo 1: providenciar a documentação comprobatória de todas as atividades que serão listadas para comprovação das atividades complementares, digitalizadas em PDF.
- Certificados das participações em eventos científicos;
- Resumos/artigos publicados;
- Certificados de participação em programas de monitoria e iniciação científica.
Passo 2: preencher o formulário de contagem de horas de atividades complementares (Formulário - Planilha Atividades Complementares).
Obs. 1: o aluno deverá atentar-se para preenchimento da planilha de acordo a categoria em que a atividade se encaixar (em não encaixando em nenhuma das categorias dispostas, o aluno deverá apresentar ao final da planilha no campo "Outras Atividades à Critério da Comissão de Avaliação").
Obs. 2: o aluno deverá atentar-se para contabilizar as horas de acordo aos limites estabelecidos dentro de cada categoria ou limites de semestres e/ou número de participações indicados na planilha (cada campo apenas permite a contabilização do número e carga horária prevista para cada atividade).
Obs. 3: numerar os certificados e/ou declarações comprobatórios de acordo à ordem sequêncial adicionada na planilha.
Obs. 4: atentar-se para não adicionar ponto, espaço, etc em células livres para edição em que não houver atividade realizada a ser contabilizada (basta fazer checagem e apenas deve constar pontuação nas células em que foram adicionadas atividades).
Passo 3: ao completar a carga horária de 150 horas contabilizada (ver ao final da planilha na linha 341, campo "Pontuação das Atividades Complementares), enviar a planilha preenchida e os certificados por e-mail direcionado a um os membros da Comissão de Atividades Complementares (Profa. Paula: paula_moreira@ufmt.br ou Profa. Monyka: monyka.laureano@gmail.com), para conferência e assinatura autorizando o protocolo no SEI.
Passo 4: protocolar em formato PDF via Processo SEI a documentação exigida.
Obs. 1: a formalização dos documentos via SEI deve ser realizada até no máximo 30 dias antes do término do semestre letivo em que o aluno irá concluir o curso (ou preferencialmente antes a qualquer momento).
Obs. 2: verificar a qualidade da digitalização, pois documentos de baixa qualidade poderão ser indeferidos.
Obs. 3: atentar-se para que TODOS os documentos anteriores estejam adicionados em processo SEI único.
DICA: recomenda-se baixar a planilha para ir adicionando as informações conforme for realizando as atividades que possam ser contabilizadas ao longo do curso e ir guardando os certificados em local único. Você não precisa aguardar o final do curso para apresentar as atividades complementares (assim que completar as 150 horas, submeta o processo para avaliação).