NEPI
Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva
Promovendo pesquisas para a intensificação da pecuária de corte.
Extensão
Programa: Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva (NEPI): Ensinar, Pesquisar e Divulgar.
A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, tem, historicamente, reflexos positivos sobre a qualidade da formação acadêmica. Esta tríade além de contribuir para a produção Universitária, contempla o papel solidário, social e cultural para com a sociedade, no caso da presente proposta, aplicada ao todos que participam da cadeia produtiva da carne. Segundo Dalcin e Augusti (2016), é imprescindível que a academia assuma uma postura no Ensino e na Pesquisa, que guie o compromisso da Universidade socialmente referenciada. Em adição, os mesmos autores destacaram o quão importante apresenta-se o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão atualmente nas universidades. O Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva – NEPI, criado em 2016 (Resolução CONSUNI nº 15 de 21/09/2016) está vinculado ao Curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) e desde sua criação atua na formação de recursos humanos (graduação e pós-graduação), desenvolvimento e divulgação de resultados de pesquisas científicas. Neste contexto, com o presente projeto busca-se coligar membros do NEPI/UFMT com o setor produtivo (Pecuária de corte). Assim, serão realização de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão, que demonstrarão mais uma vez que a Universidade é espaço socialmente referenciado.
Projeto: NEPI Ciência e Campo
Realização de estudos/experimentos, análises laboratoriais, palestras, assitência técnica com base técnico-científica envolvendo membros do NEPI e a cadeia produtiva da carne. Serão realizadas atividades envolvendo agendes da cadeia produtiva da carne e acadêmicos e docentes da UFMT para desenvolver ações que consistem na geração e transferência de conhecimentos e tecnologia entre os envolvidos. Com o presente projeto busca-se coligar membros do NEPI/UFMT com o setor produtivo (Pecuária de corte). Assim a Universidade proporcionará oportunidades aos acadêmicos em vivenciar a realidade de campo antes da conclusão dos cursos, uma vez que estes participarão das atividades com os pecuaristas, acompanhadas pelos professores coordenadores do projeto. Para os pecuaristas será a oportunidade de agregação de novos conhecimentos para a melhoria de produção, produtividade.
Projeto: @nepi_ufmt
Proporcionar conhecimento aplicado à promoção de saberes na área de pecuária de corte, além de ampliar a visibilidade social da UFMT a partir de uma interação transformadora entre esta e os setores da cadeia produtiva da carne bovina. Estas ações serão direcionadas para divulgar atividades diversas do NEPI a sua contribuição para o desenvolvimento da pecuária de corte.