O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, junto a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, vem realizando constantes mudanças no Programa de Monitoria Inclusiva visando o melhor atendimento aos estudantes com deficiência e a promoção da autonomia acadêmica, de modo a atender o maior quantitativo de alunos, com qualidade, proporcionando acesso a informação e mecanismos de inclusão efetivos, desta maneira a monitoria passa a ser realizada conforme a seguir:
Entende-se por Monitoria Inclusiva as ações de apoio, auxílio e acompanhamento de atividades realizadas por estudantes de graduação presencial junto a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades, também de graduação presencial, de maneira a contribuir com a inclusão, minimizando barreiras e colaborando com a permanência e êxito na formação do estudante com deficiência..
O monitor inclusivo poderá realizar suas funções em duas modalidades: atendimento e acompanhamento.
Acompanhamento: Entende-se por acompanhamento a atuação do monitor inclusivo, junto ao estudante com deficiência, nas atividades acadêmicas diárias a serem realizadas nos cursos de graduação. Este tipo de atuação dar-se-á mediante comprovação de necessidade específica do estudante avaliada pela comissão do NAI.
Atendimento: Entende-se por atendimento a atuação do monitor inclusivo junto ao estudante com deficiência em atividades acadêmicas de rotina, mediante agendamento prévio no NAI. O atendimento dar-se-á de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, podendo ser classificado enquanto esporádicas, semanal, quinzenal ou mensal.
As solicitações de atendimento deverão ser realizadas por meio de formulário específico disponível no site do NAI. Clique aqui.
As demandas serão atendidas pelos monitores em local previamente comunicado, exceto em atendimentos específicos de sala de aula (aula de campo; ledor e transcritor de avaliações).