Extensão
Coordenação de Extensão PROCEV
A Coordenação de Extensão (CODEX) é a responsável por articular e coordenar as atividades de extensão da Universidade por meio de diversas modalidades e em todas as suas áreas de atuação.
Normativas e Diretrizes de Extensão
RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 10/2004 - POLÍTICA DE BOLSAS
RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 05/2010 - ALTERAÇÃO POLÍTICA DE BOLSAS
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 158/2010 - ENCARGOS DIDÁTICOS
RESOLUÇÃO Nº 36, DE 04 DE ABRIL DE 2005
RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 263/2022 - Retificação da Resolução Nº 188/2021
As seguintes Diretrizes de Extensão estão estabelecidas no Plano Nacional de Extensão:
1. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente Impacto na formação do estudante e na geração do novo conhecimento
O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico. A relação entre o ensino e a extensão conduz a mudanças no processo pedagógico, pois alunos e professores constituem-se em sujeitos do ato de aprender. Ao mesmo tempo em que a extensão possibilita a democratização do saber acadêmico, por meio dela, este saber retorna à universidade, testado e reelaborado. A relação entre pesquisa e extensão ocorre quando a produção do conhecimento é capaz de contribuir para a transformação da sociedade. A extensão, como via de interação entre universidade e sociedade, constitui-se em elemento capaz de operacionalizar a relação entre teoria e prática. Quanto à formação do estudante, propõe-se uma relação com impacto técnico-científico e sócio-pessoal, fruto da existência de projeto didático-pedagógico com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação e avaliação de docente-tutor, que facilite a flexibilização da formação e a integralização curricular estabelecendo uma relação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade.
2. Interdisciplinaridade
A extensão é um dos espaços que propiciam a realização de atividades acadêmicas de caráter interdisciplinar, possibilitando intensas trocas entre áreas distintas do conhecimento, interação de conceitos e modelos complementares, além da integração e convergência de instrumentos e técnicas para uma consistência teórica e operacional que estrutura o trabalho coletivo e contribui para uma nova forma de fazer ciência, revertendo a tendência comum, nas universidades, de compartimentação do conhecimento da realidade.
3. Impacto social
Por meio da extensão, propõe-se uma relação entre universidade e outros setores da sociedade, que seja transformadora, instrumento de mudança em busca de melhoria da qualidade de vida. Uma atuação voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, aliada a movimentos sociais de superação de desigualdades, de exclusão e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas.
4. Relação dialógica com a sociedade
Por meio da extensão, ocorre a troca entre os saberes sistematizado-acadêmico e o popular, que possibilitará a produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade, propiciando a efetiva participação da comunidade na atuação da universidade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais.