A Coordenação de Extensão (CODEX) é a responsável por articular e coordenar as atividades de extensão da Universidade por meio de diversas modalidades e em todas as suas áreas de atuação.

Normativas e Diretrizes de Extensão


Normativas

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 10/2004 - POLÍTICA DE BOLSAS

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 05/2010  - ALTERAÇÃO POLÍTICA DE BOLSAS

DECRETO Nº 7416, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 - CONCESSÃO DE BOLSAS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 158/2010  - ENCARGOS DIDÁTICOS

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 46, DE 02 DE MAIO DE 2005 - Dispõe sobre aprovação de Regimento Interno da Câmara de Extensão

RESOLUÇÃO Nº 36, DE 04 DE ABRIL DE 2005

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO CD Nº 08, DE 23 DE MARÇO DE 2018 - Disciplina o relacionamento entre a UFMT e a Fundação Uniselva

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT Nº 188, DE 28 DE OUTUBRO DE 2021. Dispõe sobre o regulamento da inclusão e do registro das Ações de Extensão para fins de Creditação (AEC) como componentes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 263/2022 - Retificação da Resolução Nº 188/2021

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA PROCEV/PROEG/PROPEQ - PRÓ-REITOR(A)-UFMT Nº 001/2023, DE 07 DE MARÇO DE 2023. Dispõe sobre a regulamentação das Ligas Acadêmicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


Diretrizes de Extensão

 As seguintes Diretrizes de Extensão estão estabelecidas no Plano Nacional de Extensão: 

 1. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente Impacto na formação do estudante e na geração do novo conhecimento

 O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico. A relação entre o ensino e a extensão conduz a mudanças no processo pedagógico, pois alunos e professores constituem-se em sujeitos do ato de aprender. Ao mesmo tempo em que a extensão possibilita a democratização do saber acadêmico, por meio dela, este saber retorna à universidade, testado e reelaborado. A relação entre pesquisa e extensão ocorre quando a produção do conhecimento é capaz de contribuir para a transformação da sociedade. A extensão, como via de interação entre universidade e sociedade, constitui-se em elemento capaz de operacionalizar a relação entre teoria e prática. Quanto à formação do estudante, propõe-se uma relação com impacto técnico-científico e sócio-pessoal, fruto da existência de projeto didático-pedagógico com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação e avaliação de docente-tutor, que facilite a flexibilização da formação e a integralização curricular estabelecendo uma relação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. 

 2. Interdisciplinaridade

 A extensão é um dos espaços que propiciam a realização de atividades acadêmicas de caráter interdisciplinar, possibilitando intensas trocas entre áreas distintas do conhecimento, interação de conceitos e modelos complementares, além da integração e convergência de instrumentos e técnicas para uma consistência teórica e operacional que estrutura o trabalho coletivo e contribui para uma nova forma de fazer ciência, revertendo a tendência comum, nas universidades, de compartimentação do conhecimento da realidade. 

3. Impacto social

 Por meio da extensão, propõe-se uma relação entre universidade e outros setores da sociedade, que seja transformadora, instrumento de mudança em busca de melhoria da qualidade de vida. Uma atuação voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, aliada a movimentos sociais de superação de desigualdades, de exclusão e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. 

 4. Relação dialógica com a sociedade

 Por meio da extensão, ocorre a troca entre os saberes sistematizado-acadêmico e o popular, que possibilitará a produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade, propiciando a efetiva participação da comunidade na atuação da universidade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais.


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