O Projeto de Extensão em Rádio e Podcast (Comunicast), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) produz o Vida em Quarentena, um podcast feito de dentro de casa que relata as histórias do período de isolamento dentro e fora do Brasil. A primeira temporada contou com seis episódios do podcast narrativo, que está disponível em diferentes plataformas. Além disso, toda a produção também foi transformada em reportagens de dois a três minutos que são enviadas a emissoras de rádio de Cuiabá e do interior de Mato Grosso. Nestas regiões, chamadas de desertos noticiosos, a cobertura local é prejudicada pela falta de condições estruturais de acesso a informações sobre a pandemia.
“Levas os áudios e reportagens para emissoras de rádio de dentro e fora do Estado é fundamental para chegarmos a diferentes plataformas, não somente nos aplicativos de podcast, mas também a emissoras de rádio que muitas vezes são a única forma de acesso às informações para muitos povos e comunidades do interior do país, explica o docente.
A segunda temporada do Vida em Quarentena está sendo planejada e entre as pautas está o debate sobre os impactos da COVID-19 em povos tradicionais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, por exemplo, que são algumas das populações afetadas nos três biomas de Mato Grosso, a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado.
Ouça a primeira temporada do podcast Vida em Quarentena:
Siga o Comunicast no Instagram e no Twitter.
Acesse a página https://medium.com/comunicast