Coral
Coral UFMT
Criado em abril de 1980, o Coral UFMT desenvolve um trabalho musical aberto a toda comunidade e é um núcleo gerador de atividades culturais.
Coral UFMT
O Coral UFMT (Coral da Universidade Federal de Mato Grosso) desenvolve, há 43 anos, um trabalho musical voltado aos estudantes
de diversos cursos da universidade, professores, servidores e comunidade em
geral. Com um repertório variado, que abrange a
música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além de peças sinfônicas, o grupo divulga seu trabalho muito além dos muros da universidade e das
fronteiras mato-grossenses.
Desde que foi criado, em 29 de abril de 1980
pelo então reitor Gabriel Novis Neves e vice-reitor Benedito Pedro Dorileo, o
Coral UFMT já realizou concertos no Uruguai, no Paraguai e na Argentina. No
Brasil foram centenas de apresentações por Mato Grosso e outros estados como Rio
de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso
do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Coral UFMT realizou também inúmeras apresentações e concertos em Cuiabá e em diversas cidades do interior do estado, além de ter organizado os 1º, 2º e 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá (1998, 2000 e 2005) e o Encontro de Coros na UFMT (2002). Em seu currículo, também, destaca-se a participação na primeira ópera produzida no estado (“A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart) juntamente com a Orquestra Sinfônica da UFMT, em 2006. No ano seguinte, realizou a cantata profana “Carmina Burana”, de Carl Orff.
Ao longo de mais de três décadas, foi responsável por proporcionar à sociedade mato-grossense inúmeros espetáculos temáticos, conjugando música e cena, como nos shows “Quadros de uma Exposição Brasileira”, “Brasil, Música Armada”, “Os Festivais”, “Alguém Cantando” e “Coral UFMT Canta Chico”.
Atualmente está sob a supervisão de Luanna Fonseca, tendo como preparador vocal André Vilani. Já teve como regentes o maestro Peter Ens e Vilson Gavaldão de Oliveira e está, desde agosto de 1989, sob direção artística e regência da maestra Dorit Kolling. Possui 8 musicos cantores na formação atual, sendo: Adonys Aguiar (barítono), Cristina Brauner (contralto), Helberth Silva (Tenor), Luanna Fonseca (contralto), Luisa Vogt (soprano), Roberto Carvalho (baixo/barítono), Talles Matos (baixo/barítono), Wando Martiniano (baixo/barítono).