PROPESQ
Pró-Reitoria de Pesquisa
A missão da PROPesq é fomentar a produção de conhecimento em todas as áreas do Saber, através da articulação Interna com os grupos de pesquisa e externa com as agências de fomento.
Identidade Visual
No dia 07 de fevereiro, o Conselho Diretor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a mudança da sigla da Pró-Reitoria de Pesquisa, de PROPEQ para PROPESQ. A alteração veio acompanhada do lançamento de uma nova identidade visual, que busca modernizar a comunicação e reafirmar o compromisso com a inovação e o progresso científico, fortalecendo a presença da pesquisa acadêmica da UFMT.
A criação da marca gráfica foi conduzida pelo professor Dôuglas Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-professor da UFMT. Ele aceitou o desafio de representar, com sobriedade, seriedade e solidez, os pilares que definem a pesquisa: método, ciência, conhecimento, excelência, inovação e infraestrutura. O resultado é uma marca dinâmica, inspirada nos movimentos da ciência, da inovação e da tecnologia, refletindo o compromisso da PROPESQ e de toda a UFMT com o avanço do conhecimento em todas as áreas do saber.
Durante a apresentação, o professor Dôuglas explicou o processo criativo e como a nova logo dialoga com o novo ciclo da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT. “A marca gráfica concebida para a PROPESQ é uma resposta visual a perguntas complexas: como representar a pluralidade de vozes, objetos e perspectivas que coexistem em uma instituição de pesquisa? Como materializar a solidez institucional sem perder a fluência da transformação? A resposta está na geometria dialógica”, destacou.
Com o objetivo de revelar a importância da pesquisa e o avanço do conhecimento científico para a sociedade, o professor Dôuglas simbolizou a diversidade, complexidade e pluralidade por meio de uma marca dinâmica. Ele optou por uma tipografia com “linhas limpas, quase técnicas, suavizadas por curvas”, que traz uma sensação de solidez e, combinada com cores sóbrias, transmite seriedade.
Outro ponto de destaque na composição da logo é o seu dinamismo. “O símbolo central, uma composição de esferas e traços, não é estático. Ele respira, expande-se e contrai-se, representando o pulsar contínuo da pesquisa”, explicou o professor. Por fim, completou: “A identidade não busca esconder contradições — eleva-as. Afinal, é na fronteira entre público e privado, teoria e prática, estrutura e cotidiano, que a ciência se reinventa. E é nessa fronteira que esta marca habita: um convite a ver a complexidade não como caos, mas como a síntese da realidade que precisamos conhecer”.
O Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT, Bruno Araújo, ressaltou que a renovação visual faz parte de um conjunto de novas estratégias de comunicação, voltadas para ampliar o alcance dos projetos da PROPESQ, fomentar o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras de forma que fortaleça o vínculo com a sociedade. “A comunicação pensada estrategicamente é essencial para ampliar o alcance da pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento, de forma acessível e inclusiva”, afirmou.
MANUAL DO USO DA MARCA - PROPESQ
Logomarca completa Cor Branca PNG
Logomarca completa Cor Azul PNG
Logomarca completa Cor Preta PNG
Logomarca Cor Branca PNG sem escrito
Logomarca Cor Preta PNG sem escrito