Matricula inicial

Orientações para a matrícula inicial

Aprovadas e aprovados no ENA devem efetuar sua matrícula inicial do Profmat na UFMT, campus de Cuiabá, pela internet através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na página da UFMT, pelo link:  UFMT - SEI - USUÁRIO EXTERNO

e seguir as orientações na página para o cadastro de usuário externo, este cadastro deverá ser efetuado com antecedência do período de matrícula. Após efetuar o cadastro, enviar e-mail para profmat.icet@ufmt.br, informando que foi feito o cadastro para que seja liberado o acesso ao sistema para ser efetuada a matrícula.
Ao acessar o link, no menu lateral há a opção "material de apoio", com todas as orientações para utilização deste sistema.
Para o peticionamento do processo, deverá ser escolhida a seguinte opção de Tipo de Processo:

 
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MATRICULA DE ALUNO REGULAR


Após a digitalização de toda a documentação a interessada ou interessado fará o processo de matrícula e qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser solicitada por e-mail à coordenação de curso (profmat.icet@ufmt.br) ou pelo telefone (65) 3615-8576 (whatsapp business).

Para peticionar o processo de matrícula o preenchimento do formulário: Estudante - Identificação padrão deve ser feito da seguinte forma:

 

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome completo: Seu nome completo sem abreviaturas

1.2 RGA:                  (deixar em branco)

1.3 Curso:               Mestrado Profissional em Matemática - Profmat

1.4 Graduação-Licenciatura, Graduação-Bacharelado ou Pós-Graduação:  Pós-Graduação

1.5 Campus:           Cuiabá

1.6 Telefone:         (DDD) telefone para contato

1.7 Presencial, EAD ou PARFOR: semipresencial

Caso EAD ou PARFOR, qual o Polo: (deixar em branco)

 

2. DETALHAMENTO DA SOLICITAÇÃO

                Solicitação de matrícula como aluna (ou aluno - escolha a sua opção) regular no programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat.

Ao finalizar, assinar eletronicamente, através da senha cadastrada no SEI (basta clicar no ícone com a caneta no menu superior).

 

Para efetuar a matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos originais digitalizados:

1   - Formulário de matricula (específico do Profmat) devidamente preenchido (não precisa assinar)

2 - Diploma de graduação (frente e verso) em documento único;

3 - Histórico escolar da graduação;

4 - Certidão de nascimento ou de casamento;

5 - Certidão de regularidade do CPF, emitida pelo site da Receita Federal em formato PDF, acesso pelo link

         https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp;

6 - Documento de Identidade (RG - cópia digital legível frente e verso num único arquivo), não serão aceitas CNH ou cópias digitais ilegíveis ou em mau estado de conservação;

7 - Cópia digital do título de eleitor;

8 - Prova de quitação com as obrigações eleitorais (certidão emitida no site do TRE), não serve comprovante de votação!

      https://www.tre-mt.jus.br/eleitor/certidoes/quitacao-eleitoral

9 - Certificado de reservista ou de dispensa (para aqueles do sexo masculino), frente e verso num único arquivo;

10 - Se professor de Matemática da rede pública da Educação Básica, Contracheque ou Declaração da Secretaria de Educação (estadual ou municipal) com data anterior máxima de 30 dias ou Ato de Nomeação (no Diário Oficial);

11 - Declaração expedida pelo órgão competente de estar atuando na docência de Matemática na Educação Básica, por meio de declaração do Diretor da escola, ou quem legalmente o substitua, com firma reconhecida e data anterior máxima de 30 dias, vedada a autodeclaração, sendo dispensado o reconhecimento de firma se Diretor de escola da rede pública;

12 - Para fins de comprovação da docência de Matemática na Educação Básica da rede privada é necessário que o estabelecimento de ensino esteja devidamente organizado na forma preconizada pela Lei 9.394/96 (LDB) e a declaração mencionada no item 10 esteja acompanhada de cópia de documento para autorização de funcionamento, podendo ser portaria, parecer, resolução de órgão competente ou a publicação no Diário Oficial.

13 - Currículo da Plataforma de Educação Básica, após preenchimento obrigatório de seus registros na Plataforma Freire da CAPES, cujo acesso pode ser feito pelo seguinte endereço eletrônico: https://freire.capes.gov.br/portal/

 

Os aprovados que se enquadrem nas exigências para solicitar bolsa CAPES e forem solicitar a bolsa, deverão apresentar os documentos originais abaixo relacionados na Coordenação Institucional do Profmat, somente após a liberação no site nacional do Profmat das normas de concessão e termo de compromisso para a turma na qual está iniciando o curso.
 
- Termo de compromisso de bolsa para os professores da rede pública, ler o termo, preencher e assinar a última folha e rubricar as demais folhas do termo (somente para aqueles que atendem "todos" os pré-requisitos para solicitar bolsa CAPES).


- Declaração expedida pelo órgão competente de ser professor da rede pública, que esteja atuando em sala de aula na área de Matemática, conforme estabelece o edital do PROFMAT (somente para candidatos da rede pública que estejam atuando em sala de aula, que não tenham sido bolsistas do PROFMAT e irão solicitar bolsa CAPES - isto não garante a aprovação da bolsa) e comprovante de rendimentos (contracheque ou holerite).


Importante:
 
Os candidatos reingressantes deverão protocolar (também através do SEI, para a Coordenação do PROFMAT) a solicitação de aproveitamento de estudos em ate 18 meses da data de matricula inicial, de acordo com o que estabelecem os Artigos 47 e 48 do 
regimento internoinserir cópia digital do histórico escolar e indicar no formulário padrão (no detalhamento da solicitação) quais as disciplinas que deseja aproveitar, dentre aquelas cursadas com menção de aprovação.


No caso de aproveitamento/aprovação das quatro disciplinas básicas, o discente deve realizar o Exame Nacional de Qualificação (ENQ), conforme  Art. 28, § 2° do regimento interno. 

 

Coordenação institucional UFMT

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