Dissertações defendidas e aprovadas


Lista de egressos que concluíram o curso com êxito, na ordem cronológica inversa, ou seja, da defesa mais recente para a mais antiga.

Título da dissertação

Autor

Data da defesa

Razão áurea: uma proposta para o ensino de Geometria

Edvania Portilho Lopes

22/12/2022 

A Matemática Financeira do simulador habitacional Caixa: uma análise para opção taxa fixa

Sergio Oliveira Mendes

21/12/2022 

Cadeias de Markov: uma conexão para conceitos de matrizes, probabilidades e grafos no ensino médio

Cristina Aparecida dos Santos

28/04/2022

Como usar a matemática para calcular o volume de um tanque de gasolina

Helias Assunção Freitas

28/04/2022

Conjuntos e contagens

David Lucas Rodrigues dos Santos

28/01/2022 

Contexto histórico e socioeconômico do surgimento dos números complexos

Jose Rubens Neris Júnior

28/01/2022 

O conjunto dos números complexos: uma proposta didática

Gilmar Francisco de Lara

20/10/2021

Matemática e as fake news

Daniel Machado Mendes

05/08/2021

Solubilidade de equações polinomiais

Gleyca Farias Vieira

09/04/2021

GPS: a Matemática por trás e algumas reflexões

Joel Cordeiro de Souza

22/03/2021

A BNCC no contexto das disputas de classe: reflexões sobre a educação financeira

Jefferson Peruzzo

25/02/2021

Curiosidades da sequência de Fibonacci e da sequência de Padovan: investigações inusitadas

Veronil Fernandes de Souza dos Santos

25/02/2021

Matemática financeira para a tomada de decisões: investimentos e financiamentos

Gustavo Lopes Yung

05/02/2021

Pensamento computacional no ensino da Matemática: desafios e possibilidades

Juliano Thadeo Alves da Silva

08/12/2020

Áreas: uma contribuição da geometria na topografia

Moabi Benedito de Oliveira

06/11/2020

Arquimedes e Polya em sala de aula

Kleber Borges Alves

09/10/2020

A teoria dos números na perspectiva da OBMEP

Zenilson Alves dos Santos

25/09/2020

Transformações de Möbius - Projeções na esfera de Riemann

André Luiz Braga de Souza

28/08/2020

Dinâmica simbólica da ferradura de Smale

Savio Guilherme de Mello Cunha

28/08/2020

A prova de Euler para a resolução do problema da Basileia

Roberta de Jesus Santos

26/08/2020

Das películas de sabão às superfícies mínimas

Vivilene de Souza Sá

26/08/2020

Aplicação de cadeias de Markov na previsão de precipitações pluviométricas

Fabio Pscheidt

20/08/2020

A equação de Pell e aplicações

Danilo Pezzini da Silva

10/08/2020

Sistema solar fotovoltaico conectado à rede: Uma análise de viabilidade econômica

Waldeny Jose da Silva

10/07/2020

A existência de fórmulas por radicais para resolução das equações algébricas

Polyana de Castro Costa

02/07/2020

Geometria no 9º ano: uma abordagem dinâmica

Rodrigo Nicolino Da Silva

01/07/2020

Teste de Chika: Um critério geral de divisibilidade

Edivaldo Yuzo Shimokawa

17/06/2020

A pedagogia Waldörf  frente a Base Nacional Comum Curricular

Jaqueline Soares Almeida

11/05/2020

Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT: alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental

Lorena Silvestre Lacerda Barbosa

23/03/2020

O pequeno teorema de Fermat e de Euler para inteiros gaussianos

Claudio de Oliveira Brandão Junior

18/10/2019

Teorema dos números primos

Vinicius Denardi Boabaid Rovedo

14/10/2019

O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem

Maria Cristina de Souza Batalha

26/09/2019

A Teoria Crítica na Educação Matemática

Jaqueline Aparecida Rodrigues Mariano

09/09/2019

Análise de variação de preços utilizando cadeias de Markov e lógica fuzzy

Priscila Gabriele Pacheco

27/08/2019

Equações algébricas: história e ensino

Valcir Borges Vertuoso

16/08/2019

Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: Uma abordagem através da geometria plana

Osvaldo de Oliveira Vieira

01/08/2019

Espirógrafo, hipotrocoides e epitrocoides: atividades exploratórias de curvas planas para o ensino médio utilizando o GeoGebra

Fabricio Goncalves De Jesus

12/07/2019

GeoGebra: explorando possibilidades de abordagem interativa dos conteúdos de função quadrática, limites e derivada

João Paulo Neves e Silva

12/07/2019

Resolução de problemas olímpicos sobre funções exponencial e logarítmica

Elienai Resende Nunes Rodrigues

12/07/2019

Uma abordagem das frações contínuas no ensino médio

Antonio Eduardo da Silveira Pacheco

12/07/2019

Progressões aritméticas e geométricas de ordem superior

Juliano Sanquite Gomes

10/07/2019

Modelagem matemática e metodologia ativa: práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional

Luis Henrique Cabral Generoso

08/07/2019

Aspectos teóricos e computacionais em polinômios

Evaldir Barbosa de Oliveira Junior

31/05/2019

Um breve estudo sobre o número áureo e sequência de Fibonacci

Zeila Priscila Mollmann

12/04/2019

Resolução de problemas como uma estratégia didática para o ensino da Matemática

Paula Eugenia dos Santos

05/04/2019

Ensino de funções trigonométricas com modelagem matemática

Adriana Tenir Egea de Oliveira

01/03/2019

O ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemática

Claudeir Dias

01/03/2019

Números complexos e algumas aplicações

Janaino Soares Vieira de Atahide

21/12/2018

O Teorema de Contagem Burnside e Aplicações

Livia Torres Valladares

14/12/2018

Uso do software Geogebra no ensino e aprendizagem de funções afins e quadráticas

Teblas Flores

07/11/2018

Equação do segundo grau: aspectos históricos e contemporâneos

Ezequiel Silva Chaves

06/08/2018

Função afim: uma proposta interdisciplinar

Thomaz Olivier da Silva

25/07/2018

Projeto e Construção de um protótipo para plotagem de gráficos 2D utilizando a plataforma Arduino

Ludimila Goncalves Pereira

25/07/2018

Uma abordagem do ensino de funções polinomiais no ensino médio

Bruna Fernanda Sato Lopes

25/07/2018

Parametrização de curvas planas, cicloide e os problemas da braquistócrona e da tautócrona: aplicações no ensino médio com utilização do Geogebra

Lourimar Souza e Silva

20/07/2018

Geometria esférica: uma proposta pedagógica

Jose Ramos Machado Neto

19/07/2018

Modelagem matemática com exponencial e logaritmo

Adauto Zanata

19/07/2018

Sistemas de recorrências lineares e suas aplicações

Cleuber Pereira Ramos

15/06/2018

Criptografia RSA: uma abordagem para o ensino médio

Fabricia Auxiliadora Queiroz

30/04/2018

Análise estatística da OBMEP em MT sob a ótica dos descritores da Prova Brasil

Paulo dos Santos

01/02/2018

Por que estudar matemática? Uma tentativa de resposta

Daniel Dunck Cintra

19/01/2018

Algumas considerações sobre os números complexos

Ricardo Oliveira do Nascimento

04/10/2017

Sistemas dinâmicos discretos: uma introdução através da modelagem

Tarcis Alvan Oliva dos Santos

29/09/2017

Uso do soroban para educando cego: Concepções e perspectivas

Marcos Adriano da Silva Terra

22/09/2017

O Jogo dos 15 e a teoria dos grupos

Silvana de Oliveira Zago

11/09/2017

Modelagem matemática como enfoque para o ensino

Gilberto Faria de Araujo

31/08/2017

Atividades esportivas e estatística básica

Melquiades Novaes dos Santos Junior

09/06/2017

Soluções de certas congruências quadráticas

Renato dos Santos Resende Fortes

26/05/2017

A aritmética como conteúdo extracurricular

Rosangela Ferreira Domingues

28/04/2017

A utilização de softwares educativos e métodos de ensino no estudo de poliedros e corpos redondos

Ciandra Augusta de Araujo

28/04/2017

O ensino de funções através de modelagem matemática

Eder Joacir de Lima

28/04/2017

O ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos

Suelma Luiza Alves De Souza

28/04/2017

Um olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médio

Cecilia Cleude Goncalves

28/04/2017

Matrizes e algumas aplicações

Dalcimar Badio Barbosa De Moraes

31/03/2017

Sobre grupos abelianos finitamente gerados

Andre Luis Pereira Zotti

31/03/2017

Aplicações do conceito de simetria na Matemática

Julio Cesar Campanholo

21/12/2016

Geometria Aritmética: Triplas pitagóricas e números inteiros que são soma de dois quadrados

Andre Martins Goncalves

21/12/2016

A recíproca do Teorema de Pitágoras

Clair Teresinha Birck

18/11/2016

Modelagem matemática na Educação Básica

Adilson Antonio Sella

03/06/2016

O jogo desmata-mata e os números racionais diádicos

Alessandro Costa De Jesus

21/03/2016

Frações Contínuas e Equações Diofantinas Lineares e Não-lineares

Jackson Pereira Junior

27/10/2015

A resolução de problemas aplicadas a modelagem de áreas e volumes dos poliedros de Platão.

Ricardo Elias Jreige

14/09/2015

O Geogebra como ferramenta de ensino em Geometria Analítica Ensinando com as Tecnologias

Deusaguimar Divino da Silva

14/09/2015

Experiência com geometria dinâmica no ensino fundamental

Waldemir Campos de Oliveira

04/09/2015

Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio

Sinesio Mateus da Silva Filho

04/09/2015

Proposta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de Matemática voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Luis Paoli Schiffino Gomez

04/09/2015

Utilização do Software FreeMat no Ensino de Funções, Matrizes e Sistemas Lineares no Ensino Médio

Fernando Henrique Cardoso

04/09/2015

Inteiros que se escrevem como soma de quatro quadrados

João Luis de Figueiredo

10/08/2015

Inteiros que se escrevem na forma x^2 + q y^2, q = 1, 2, 3, ...

Ricardo de Jesus Caldas Assis

10/08/2015

Desenvolvimento de Atividades para a construção de alguns conceitos básicos de geometria plana usando o software Geogebra

João Batista Dias

03/07/2015

Uma proposta para o uso do software Winplot no ensino da Matemática para estudantes do ensino médio do IFMT, campus Cuiabá

Willian de Souza Pereira

03/07/2015

Médias, desigualdade das médias e aplicações

Luciano Manoel da Silva

08/06/2015

Um sistema de criptografia de chave pública chamado ElGamal

Paulo Sergio Lopes da Silva

08/06/2015

A Sequência de Fibonacci e algumas de suas aplicações

Fabio Pereira Borges

14/05/2015

O estudo de alguns aspectos da geometria fractal

Sandro Adir Swiderski

14/05/2015

Introdução ao ensino de vetores: Uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio

Daniel Messias da Silva

24/04/2015

A função "phi" de Euler e a expansão periódica de frações na base b

Marcionei Rech

27/03/2015

Construção de aprendizagem: aplicação da geometria descritiva espacial e desenho técnico básico como ferramenta de ensino

Raquel Pereira do Nascimento

23/02/2015

O esboço de gráficos de polinômios de 2º e 3º graus usando derivadas

Adão de Aguiar Biano

23/02/2015

Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito

Jhonattan Pinto Barbosa

23/02/2015

Cálculo: uma proposta possível para o ensino médio

Kelia Rodrigues de Queiroz Sousa

24/10/2014

O volume dos principais poliedros: metodologia e atividades no esquema de resolução de problemas

Mauro Sergio Santana

24/10/2014

Resolução de problemas de otimização: uma ferramenta na sala de aula

Tiago Marques da Silva

24/10/2014

Aplicações da função parte inteira

Ricardo Savio Aguiar de Souza

27/09/2014

Algumas propriedades dos inteiros gaussianos

Luiz Fernando de Moraes Campos Filho

26/09/2014

Gerando Ternos Pitagóricos

Nivaldo Vitor da Silva

26/09/2014

A geometria dinâmica como fonte de motivação para o estudo da trigonometria

Moacir Penazzo

12/09/2014

Matrizes e uma introdução às imagens digitais

India Andreia Costa Siqueira

12/09/2014

Teorema Chinês do resto: sua aplicação no ensino médio

Adriano Sales Nascimento

12/09/2014

Grupos e algumas aplicações

Victor Rafael Araujo de Noronha

17/07/2014

Um paralelo entre a matemática popular e a matemática formal

Gilliard Giovanni Silveira Hortencio

17/07/2014

Algumas propriedades dos ternos quase pitagóricos

Jesse Garcia de Faria

11/04/2014

Aplicações da função de Euler

Anderson Marcos Piffer

11/04/2014

Aritmética modular: aplicações no ensino médio

Marco Antonio de Oliveira Barros

11/04/2014

Abordagens históricas sobre logaritmos

Marcos Borges de Oliveira

17/03/2014

O ensino da matemática financeira: entre a teoria e a necessidade prática do cotidiano

Glaucio Antonio Munhos Sanches

17/03/2014

O triângulo pedal

Aline Pires Carneiro Santos

17/03/2014

Atividades em sala de aula para o ensino de trigonometria e avaliação dos resultados

Edmar Floriano Amaro

15/04/2013

Equações diofantinas lineares

Giseli Duardo Maciano Campos

15/04/2013

Modelagem matemática no ensino de equações de recorrência

Adriano Mendes Pacheco

15/04/2013

O universo dos poliedros regulares

Nayara Longo Sartor

15/04/2013

Abordagem alternativa no estudo dos quadriláteros

Liliana Karla Jorge de Moura

16/03/2013

"Adivinha Número" - Número é uma questão de simbologia

Wilson Luis Rockenbach

16/03/2013

Geometria e geometria molecular: Um estudo quimicomatemático

Edineia Maria Teixeira de Paula

16/03/2013

Probabilidade e simulações em planilhas eletrônicas

Edinei Jesus Teixeira de Paula

16/03/2013


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30