Estrutura do Curso

Mestrado

O Mestrado prevê 420 (quatrocentos e vinte) horas de atividades didáticas, correspondentes a 28 (vinte e oito) créditos entre disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Final de Curso, e disciplinas optativas. O curso é estruturado da seguinte grade curricular (ordem recomendada):

 

1º Semestre

Disciplina obrigatória: Teoria da História (60h/a)

Disciplina obrigatória: História do Ensino de História (60h/a)

Optativa de escolha condicionada (60h/a)

 

2º Semestre

Optativa de escolha condicionada (60h/a)

Disciplina obrigatória: Seminário de Pesquisa (45h/a)

 

3º Semestre

Disciplina obrigatória: Seminário Tutorial (45h/a)

Eletiva / Livre escolha (45h/a)

 

4º Semestre

Disciplina obrigatória: Dissertação (45h/a)

A dissertação do PROFHISTÓRIA tem por objetivo traduzir o aprendizado ao longo do percurso de formação bem como gerar conhecimento que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros profissionais dessa área nos diferentes contextos onde são mobilizadas diferentes formas de representação do passado.

O produto final pode assumir diferentes formatos como: texto dissertativo, documentário, exposição; material didático; projeto de intervenção em escola, museu ou espaço similar, a condição que incorpore as três dimensões anteriormente explicitadas.

A avaliação é feita em arguição pública por banca qualificada composta por três professores doutores, sendo um deles o orientador e tendo a participação de ao menos um professor externo à Instituição Associada.



Doutorado

 Enquanto o mestrado profissional é direcionado à ampliação da experiência prática por meio da aplicação de técnicas, conhecimentos e tecnologias à resolução de problemas no ambiente escolar, o doutorado busca formar profissionais de alto nível capazes de produzir conhecimento inovador que responda aos desafios da escola básica e da formação cidadã. O objetivo central é preparar professores para atuar a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, reconhecendo a escola como espaço legítimo de produção de saberes significativos. A área de concentração e as linhas do programa refletem os debates mais atuais sobre o ensino de História no Brasil e no mundo e respondem diretamente às demandas dos professores da educação básica. O curso é estruturado da seguinte grade curricular (ordem recomendada):

 

1º Semestre

Disciplina obrigatória: Teoria da História (60h/a)

Disciplina obrigatória: História do Ensino de História (60h/a)

Seminário Temático I (60h/a)

Seminário Tutorial I (30h/a)

 

2° Semestre

Seminário Temático II (60h/a)

Seminário Tutorial II (30h/a)

 

3° Semestre

Seminário de pesquisa (60h/a)

Seminário Tutorial III (30h/a)

 

4° Semestre

Seminário Tutorial IV (30h/a)

 

5° Semestre

Seminário Tutorial V (30h/a)

Qualificação

 

6° Semestre

Seminário Tutorial VI (30h/a)

 

7° Semestre

Seminário Tutorial VII (30h/a)

 

8° Semestre

Seminário Tutorial VIII (30h/a)

Tese

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30