Dissertações
Universidade Federal de Mato Grosso;
Souza Filho, José Antônio de
2025
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984475
Universidade Federal de Mato Grosso;
Ferreira, Paulo Roberto
2025
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984136
Histórias de
vida e do trabalho de sete velhas professoras na educação mato-grossense do
século XX
Universidade Federal de Mato Grosso;
Santos, Nilza Liamar dos
2025
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984474
Universidade Federal de Mato Grosso;
Floriano, Guilherme Eron Goulart
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000550
Universidade Federal de Mato Grosso;
Ferreira, Fabiane Christina Rocha
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000567
Universidade Federal de Mato Grosso;
Fenerich, Lúcia Marestone
Out-2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918393
Entre
silenciamentos e resistências: a memória enquadrada como arma de dominação
coletiva.
Universidade Federal de Mato Grosso;
Rodrigues, Lucas Dias
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917881
Universidade Federal de Mato Grosso;
Freitas, Diego de Souza
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921295
Universidade Federal de Mato Grosso;
Oliveira, Bruno Henrique Pereira de
Ago-2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917880
Experiências
de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará
da Serra-MT(2008-2023).
Universidade Federal de Mato Grosso;
Édson César, Castoldi
2024
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000546
Ensino de
história e a rusga em Mato Grosso: o conflito, suas tramas e personagens
Universidade Federal de Mato Grosso;
Souza, Neriane Rios
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000548
Representações
religiosas nos livros de História do Ensino Médio no Material Estruturado do
Estado de Mato Grosso 2023
Universidade Federal de Mato Grosso;
Pereira, Matheus Fabricio de Oliveira
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000545
Ensino
de história, violência e racismo: o uso do slam poetry como estratégia em sala
de aula
Universidade Federal de Mato Grosso, Michely Maria Zanão Iurczak
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869287
Tecnologias
Digitais no Ensino de História: Discurso solucionista e plataformização na
SEDUC/MT
Universidade Federal de Mato Grosso,
Carlos Rodrigo Soares
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869304
Letramentos
e o Ensino de História nos Anos Iniciais
Universidade Federal de Mato Grosso, Edilbeth
Graciella Ortt Puckes.
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869303
Jogos
e Games x Metodologias Ativas: o placar na aprendizagem histórica
Universidade Federal
de Mato Grosso, Rívea
Natchia de Paula Leal.
2024
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869302
A
educação de jovens e adultos – EJA Na Escola Professora Edeli Mantovani, Sinop
– MT: História, Educação e Cidadania
Universidade Federal
de Mato Grosso, Silvio Cesar Valendolf.
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869285
"Maçonaria":
entrecruzando a história do Brasil e a história da África com o rap de Azagaia
Universidade Federal
de Mato Grosso, Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima.
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869284
Mulheres em
tempos de guerra: memórias de sobreviventes do holocausto judeu
Universidade Federal
de Mato Grosso, Gustavo Gabriel da Silva de Castro.
2023
Link:
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740623
Aplicativo Click História:
Compartilhamento de conteúdos de História voltados
para Professores dos anos iniciais.
Universidade Federal de Mato Grosso, Amanda
Fernandes Brito.
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737581
A
aprendizagem histórica dos estudantes na produção de enredos e projetos de
jogos digitais
Universidade Federal de Mato Grosso,
Ramon Felipe Carvalho do Nascimento.
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735399
Se a minha cidade falasse:
material didático sobre monumentos na cidade de Sorriso /MT.
Universidade Federal
de Mato Grosso; Rosani Nunes.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725802
Jogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua
relação com a África
Universidade Federal
de Mato Grosso; Jorciane Campos.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725801
Universidade Federal
de Mato Grosso; Terezinha Souza.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725782
Universidade Federal
de Mato Grosso; Adriana Germana Luzia.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725783
Dinâmicas Teatrais no Ensino de História
Universidade Federal
de Mato Grosso; Márcio Rogério de Barros.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725820
Universidade Federal
de Mato Grosso; Ranielli Jesus.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725803
Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa: História,
Memória e Experiências. (1983 a 2022)
Universidade Federal
de Mato Grosso; Cristiano Soares.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725798
O ensino de história local: diálogos com a aprendizagem histórica.
Universidade Federal
de Mato Grosso; Dalila Figueiredo.
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725780
Memórias e Histórias de Cuiabá a partir das obras de Adir
Sodré
Universidade Federal
de Mato Grosso; Vania Pires Munhoz Ferraz
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725784
Universidade Federal
de Mato Grosso; Vinícius Motta.
2023
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725781
Ensino de
História e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do
Lulismo
Universidade Federal de Mato Grosso; Jeniss de Almeida Alves.
2023
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731820
Universidade Federal de Mato
Grosso; Toni Carlos Sanches.
2022
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730162
Quanto vale ou é por quilo: uma proposta de discussão
racializada de cinema no ensino de história
Universidade Federal
de Mato Grosso; Manoel Edivan Gomes Da Luz.
2022
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730160
Ensinar História na era das Tecnologias Digitais da Informação
e Comunicação
Universidade Federal
de Mato Grosso; Allan Felipe da Silva.
2022
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730159
Universidade
Federal de Mato Grosso; Tânia Luzia Figueiredo de Freitas.
2022
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730161
Universidade Federal
de Mato Grosso; Marcelo Nunes Rocha.
2022
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730177
Universidade Federal
de Mato Grosso; Sebastião Vicente da Silva.
2022
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730178
Universidade Federal
de Mato Grosso; Adão Silvio dos Santos.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730158
Imagens e Textos de Africanos e
Afro-Brasileiros: análise de livro didático de História em Mato Grosso
Universidade
Federal de Mato Grosso; Adriana Palhana Moreira.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601154
A liderança feminina no espaço do
terreiro de candomblé da Bahia como estratégia de luta, resistência e amor. No
combate ao racismo, preconceito e intolerância religiosa no âmbito escolar
Universidade
Federal de Mato Grosso; Lucimar Fonsêca Silva.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699658
Mulheres de Mato Grosso: A utilização de
biografias femininas no ensino de História
Universidade Federal de Mato Grosso; Bruna Myrtes Baldo
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699593
Erguer a voz: a luta e a construção de
uma narrativa antirracista no contexto escolar. Por uma história das mulheres
negras protagonistas
Universidade Federal
de Mato Grosso;
Cristina Soares dos Santos.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699642
Mulheres na Literatura: Escritas de
autoria Feminina Negra
Universidade
Federal de Mato Grosso; Debora Jean Lopes da Silva.
2021
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699594
Cidadania, experiência democrática e
voto: proposta de uma sequência didática para aulas de história
Universidade
Federal de Mato Grosso; Ediomar Dallanora.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699656
Ceilândia/DF: Histórias, Afetos e
(re)significações a partir da educação patrimonial
Universidade
Federal de Mato Grosso; Sandra Maria Rodrigues.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699645
Viúva-Negra, Miss Marvel e Tempestade –
Performances Históricas da Marvel Comics sobre o feminino para aulas de
história no ensino médio
Universidade
Federal de Mato Grosso; Núbia Prado de Carvalho.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699985
A BNCC e os dilemas da diversidade no
Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem
antirracista no ensino de História
Universidade
Federal de Mato Grosso; Varella, Nayara Bianca Serra
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699644
Educação Patrimonial: História,
Patrimônio Cultural e os Lugares de Memória do município de Barra do Garças –
MT
Universidade
Federal de Mato Grosso; Michele Salete Reis.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699660
Ensino de história e mídia: análise de
videoaulas no Youtube – um estudo de caso
Universidade
Federal de Mato Grosso; Maurício da Silva.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699659
Há
protagonismo das mulheres nos livros didáticos de história? Análise de duas
coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
Universidade
Federal de Mato Grosso; Ana Carolina do Nascimento Albuquerque
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601156
Construindo
saberes e formando para a cidadania por meio do lúdico: os diferentes usos dos
jogos de tabuleiro no ensino de história da África
Universidade Federal de Mato Grosso; Ana Paula Reis.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601157
Uma metodologia para a aprendizagem
histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de
histórias em quadrinhos
Universidade
Federal de Mato Grosso; André Domingos de Brito.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601158
As
tecnologias de informação e comunicação na coleção “História, Sociedade &
Cidadania” (PNLD 2017).
Universidade
Federal de Mato Grosso; Carlos Eduardo de Andrade Marchi.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601159
Patrimônio
cultural: memória e identidade do bairro Pedregal em Cuiabá–MT
Universidade
Federal de Mato Grosso; Carlos Eduardo de Oliveira.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601160
Biografia no
ensino de história: trajetória de Mahommah Gardo Baquaqua no estudo da diáspora
africana
Universidade Federal de Mato Grosso; Edneia Xavier de Lima.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601161
Inventariando
o cemitério Nossa Senhora da Piedade: patrimônio cultural e ensino de história
no espaço dos mortos e de sociabilidade dos vivos
Universidade
Federal de Mato Grosso; Francisca Nailê Bernardo de Araujo.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601136
O ensino de
história, memória e história local: um estudo do município de Rolim de Moura-RO
Universidade
Federal de Mato Grosso; Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601162
A abordagem
do povo negro utilizada nos livros didáticos de história da rede salesiana de
escolas
Universidade
Federal de Mato Grosso; Igor Iury Jurubeba Santos.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601164
“A história
nas histórias em quadrinhos: o uso da Graphic Novel Maus na aprendizagem
histórica”
Universidade
Federal de Mato Grosso; Jhuan Claudio Matos de Oliveira.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601165
Conte outras
histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos li-vros
didáticos de história no ensino médio, uma análise da coleção história em
debate
Universidade
Federal de Mato Grosso; Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601137
A história e
cultura africana e afro-brasileira (Lei 10639/03) em Mato Grosso: aulas
oficinas e didática da história
Universidade Federal de Mato Grosso; Pryscila Aparecida Moreira Salgado
Siqueira.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601169
“Queremos
mais histórias indígenas e xavante”: leituras de estudantes xavante sobre os
indígenas no livro didático de história
Universidade
Federal de Mato Grosso; Mirian Regina Camargo Barros.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601138
Reflexões
sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a
respeito da História da África
Universidade
Federal de Mato Grosso; Renato Cavalcante da Silva.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598594
A história
local no processo de ensino e aprendizagem histórica: o caso do município de
Guarantã do Norte- MT
Universidade
Federal de Mato Grosso; Roberta Siqueira de Souza Antonello.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601170
Ensino de História e audiovisual: um
roteiro para leitura de 1964 - O Brasil entre armas e livros
Universidade
Federal de Mato Grosso; Reginaldo Lourenço do Nascimento.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699661
O ensino da
Guerra do Paraguai através das imagens: uma proposta para o uso da fotografia e
da pintura como fonte de ensino
Universidade
Federal de Mato Grosso; Vera Lucia Nowotny Dockhorn.
2021
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601172
Mulheres Revolucionárias no Ensino de
História: As Independências Na América Ibérica em Análise
Universidade
Federal de Mato Grosso; Gleiciane de Lima Alberto.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699657
Vera-MT e o ensino de história:
colonização, sujeitos invisibilizados e patrimônio histórico local
Universidade
Federal de Mato Grosso; João Carlos Rossato.
2021
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705463
Jogos digitais no ensino de história:
uma experiência na educação básica em Mato Grosso
Universidade
Federal de Mato Grosso; José Ricardo Costa Miranda.
2020
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701421
Da Fazenda Jacobina a Vila Bela da
Santíssima Trindade: Um Roteiro Histórico-Cultural para a realização de “Aula
de Campo” na Fronteira Oeste de Mato Grosso
Universidade
Federal de Mato Grosso; Jussandro Ferreira de Melo.
2020
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701420
Universidade Federal
de Mato Grosso; Loami Albuquerque Gama Lopes.
2019
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552985
Universidade Federal
de Mato Grosso; Marciane de Souza.
2019
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553003
Universidade Federal
de Mato Grosso; Edenilson José de Morais.
2019
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552972
Universidade Federal
de Mato Grosso; Silvia Jacinta Ritter-Pimenta.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552891
A questão indígena no ensino de história através da
produção do jornal
Universidade Federal
de Mato Grosso; Sandra Mara Van Ryn.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552948
Universidade Federal
de Mato Grosso; Francisco Paulo Falbo Gontijo.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552947
Universidade Federal
de Mato Grosso; Maria de Lourdes Conceição de Souza.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430749
O manual do professor nos livros didáticos de história:
apropriações e usos
Universidade Federal
de Mato Grosso; Sandra Márcia Giaretta.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430750
Em Cena a História Ensina: a produção de narrativas
visuais na perspectiva da Educação Histórica
Universidade Federal
de Mato Grosso; Alethéia Paula Lapas Prado.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430743
Desafios para ensinar e aprender história: aprendizado e
educação histórica
Universidade
Federal de Mato Grosso; Ediney de Brito Jr.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430744
Universidade Federal
de Mato Grosso; Edson Von Dentz.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430745
Análise dos conceitos de história na
narrativa do canal virtual LGBT “põe na roda”
Universidade Federal de Mato Grosso; Ester Cândida Corrêa.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699588
Patrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT:
orientações didáticas no ensino de história
Universidade Federal
de Mato Grosso; Sandro Ambrósio Alves.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430751
Patrimônio e Escola: o Centro Histórico de Cuiabá e as
práticas educativas no ensino de história
Universidade Federal
de Mato Grosso; Soely Maria de Meira.
2018
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430752
Universidade Federal
de Mato Grosso; Felipe Honório Correia Ribeiro.
2018
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430764
Universidade Federal
de Mato Grosso; Giseli Origuela Umbelino.
2018
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430746
Universidade Federal
de Mato Grosso; Juliana Ramos de Arruda.
2018
Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430747
Primavera do Leste/MT: educação patrimonial,
“mídia didática” e lugares de memória
2018
Universidade Federal de Mato Grosso; Julio Junior Moresco.
Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699619