Dissertações

A província de Mato Grosso por Hércules Florence: diário de viagem enquanto fonte no Ensino de História

Universidade Federal de Mato Grosso; Souza Filho, José Antônio de

2025

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984475

 

"Um povo imoral": o ensino de História e a sociedade do Alto Paraguai Diamantino sob o olhar da Expedição Langsdorff (1827-1828)

Universidade Federal de Mato Grosso; Ferreira, Paulo Roberto

2025

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984136

 

Histórias de vida e do trabalho de sete velhas professoras na educação mato-grossense do século XX

Universidade Federal de Mato Grosso; Santos, Nilza Liamar dos

2025

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984474

 

Por uma história antirracista: cotidiano e vivência a partir de um estudo de caso da Escola Estadual Plácido de Castro (Diamantino/MT)

Universidade Federal de Mato Grosso; Floriano, Guilherme Eron Goulart

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000550

 

“De Gravata e Unha Vermelha”: O filme como documento e recurso didático em debates sobre identidades de gênero

Universidade Federal de Mato Grosso; Ferreira, Fabiane Christina Rocha

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000567

 

As histórias que não te contaram – a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso; Fenerich, Lúcia Marestone

Out-2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918393

 

Entre silenciamentos e resistências: a memória enquadrada como arma de dominação coletiva.

Universidade Federal de Mato Grosso; Rodrigues, Lucas Dias

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917881

 

Consciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da Seduc-MT

Universidade Federal de Mato Grosso; Freitas, Diego de Souza

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921295

 

Ressignificação das terminologias no ensino de história: Educação antirracista por intermédio do letramento racial na perspectiva interseccional

Universidade Federal de Mato Grosso; Oliveira, Bruno Henrique Pereira de

Ago-2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917880

 

Experiências de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará da Serra-MT(2008-2023).

Universidade Federal de Mato Grosso; Édson César, Castoldi

2024

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000546

 

Ensino de história e a rusga em Mato Grosso: o conflito, suas tramas e personagens

Universidade Federal de Mato Grosso; Souza, Neriane Rios

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000548

 

Representações religiosas nos livros de História do Ensino Médio no Material Estruturado do Estado de Mato Grosso 2023

Universidade Federal de Mato Grosso; Pereira, Matheus Fabricio de Oliveira

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000545

 

Ensino de história, violência e racismo: o uso do slam poetry como estratégia em sala de aula

Universidade Federal de Mato Grosso, Michely Maria Zanão Iurczak

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869287

 

Tecnologias Digitais no Ensino de História: Discurso solucionista e plataformização na SEDUC/MT

Universidade Federal de Mato Grosso, Carlos Rodrigo Soares

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869304

 

Letramentos e o Ensino de História nos Anos Iniciais

Universidade Federal de Mato Grosso, Edilbeth Graciella Ortt Puckes.

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869303

 

Jogos e Games x Metodologias Ativas: o placar na aprendizagem histórica

Universidade Federal de Mato Grosso, Rívea Natchia de Paula Leal.

2024

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869302 


A educação de jovens e adultos – EJA Na Escola Professora Edeli Mantovani, Sinop – MT: História, Educação e Cidadania

Universidade Federal de Mato Grosso, Silvio Cesar Valendolf.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869285

  

"Maçonaria": entrecruzando a história do Brasil e a história da África com o rap de Azagaia

Universidade Federal de Mato Grosso, Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869284

 

Mulheres em tempos de guerra: memórias de sobreviventes do holocausto judeu

Universidade Federal de Mato Grosso, Gustavo Gabriel da Silva de Castro.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740623

 

Aplicativo Click História: Compartilhamento de conteúdos de História voltados

para Professores dos anos iniciais.

Universidade Federal de Mato Grosso, Amanda Fernandes Brito.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737581

 

A aprendizagem histórica dos estudantes na produção de enredos e projetos de jogos digitais

Universidade Federal de Mato Grosso, Ramon Felipe Carvalho do Nascimento.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735399

 

Se a minha cidade falasse: material didático sobre monumentos na cidade de Sorriso /MT.

Universidade Federal de Mato Grosso; Rosani Nunes.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725802

 

Jogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua relação com a África

Universidade Federal de Mato Grosso; Jorciane Campos.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725801

 

No Campo do Ensino de História: por uma proposta de pedagogia comunitária envolvendo saberes ecológicos em zonas rurais

Universidade Federal de Mato Grosso; Terezinha Souza.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725782

 

Descolonizar a História Da África e da Cultura Afro-Brasileira: Por um Currículo Negro Afrorreferenciado e Pluriversal

Universidade Federal de Mato Grosso; Adriana Germana Luzia.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725783

 

Dinâmicas Teatrais no Ensino de História

Universidade Federal de Mato Grosso; Márcio Rogério de Barros.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725820

 

Ensino de História e Pensamento Afrodiaspórico: as tradições orais africanas como recurso teórico metodológico em sala de aula.

Universidade Federal de Mato Grosso; Ranielli Jesus.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725803

 

Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa: História, Memória e Experiências. (1983 a 2022)

Universidade Federal de Mato Grosso; Cristiano Soares.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725798

 

O ensino de história local: diálogos com a aprendizagem histórica.

Universidade Federal de Mato Grosso; Dalila Figueiredo.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725780

 

Memórias e Histórias de Cuiabá a partir das obras de Adir Sodré

Universidade Federal de Mato Grosso; Vania Pires Munhoz Ferraz

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725784

 

BNCC no Mato Grosso e a formação docente continuada: ensino remoto de História e as TDICs em tempos de pandemia (2018-2022)

Universidade Federal de Mato Grosso; Vinícius Motta.

2023

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725781

 

 

Ensino de História e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do Lulismo

Universidade Federal de Mato Grosso; Jeniss de Almeida Alves.

2023

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731820

 

A Guerra do Chaco (1932-1935) e o Ensino de História: uma proposta de aulas oficina para análise da História, Cotidiano Militar e Sujeitos Invisibilizados

Universidade Federal de Mato Grosso; Toni Carlos Sanches.

2022

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730162

 

Quanto vale ou é por quilo: uma proposta de discussão racializada de cinema no ensino de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Manoel Edivan Gomes Da Luz.

2022

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730160

 

Ensinar História na era das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Universidade Federal de Mato Grosso; Allan Felipe da Silva.

2022

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730159

 

A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico

Universidade Federal de Mato Grosso; Tânia Luzia Figueiredo de Freitas.

2022

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730161

 

Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT

Universidade Federal de Mato Grosso; Marcelo Nunes Rocha.

2022

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730177

 

Ensino de História, Mídia d Cidadania: Análise de Audiovisuais dobre d Ditadura Civil - Militar na Plataforma Integrada MEC RED

Universidade Federal de Mato Grosso; Sebastião Vicente da Silva.

2022

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730178

 

A Força Expedicionária Brasileira - FEB: em busca dos "pracinhas" negros nos livros didáticos de história. (1944-1945)

Universidade Federal de Mato Grosso; Adão Silvio dos Santos.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730158

 

Imagens e Textos de Africanos e Afro-Brasileiros: análise de livro didático de História em Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso; Adriana Palhana Moreira.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601154

 

A liderança feminina no espaço do terreiro de candomblé da Bahia como estratégia de luta, resistência e amor. No combate ao racismo, preconceito e intolerância religiosa no âmbito escolar

Universidade Federal de Mato Grosso; Lucimar Fonsêca Silva.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699658

 

Mulheres de Mato Grosso: A utilização de biografias femininas no ensino de História

Universidade Federal de Mato Grosso; Bruna Myrtes Baldo

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699593

 

Erguer a voz: a luta e a construção de uma narrativa antirracista no contexto escolar. Por uma história das mulheres negras protagonistas

Universidade Federal de Mato Grosso; Cristina Soares dos Santos.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699642

 

Mulheres na Literatura: Escritas de autoria Feminina Negra

Universidade Federal de Mato Grosso; Debora Jean Lopes da Silva.

2021

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699594

 

Cidadania, experiência democrática e voto: proposta de uma sequência didática para aulas de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Ediomar Dallanora.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699656

 

Ceilândia/DF: Histórias, Afetos e (re)significações a partir da educação patrimonial

Universidade Federal de Mato Grosso; Sandra Maria Rodrigues.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699645

 

Viúva-Negra, Miss Marvel e Tempestade – Performances Históricas da Marvel Comics sobre o feminino para aulas de história no ensino médio

Universidade Federal de Mato Grosso; Núbia Prado de Carvalho.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699985

 

A BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de História

Universidade Federal de Mato Grosso; Varella, Nayara Bianca Serra

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699644

Educação Patrimonial: História, Patrimônio Cultural e os Lugares de Memória do município de Barra do Garças – MT

Universidade Federal de Mato Grosso; Michele Salete Reis.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699660

 

Ensino de história e mídia: análise de videoaulas no Youtube – um estudo de caso

Universidade Federal de Mato Grosso; Maurício da Silva.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699659

 

Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de história? Análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas

Universidade Federal de Mato Grosso; Ana Carolina do Nascimento Albuquerque

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601156

 

Construindo saberes e formando para a cidadania por meio do lúdico: os diferentes usos dos jogos de tabuleiro no ensino de história da África

Universidade Federal de Mato Grosso; Ana Paula Reis.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601157

 

Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos

Universidade Federal de Mato Grosso; André Domingos de Brito.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601158

 

As tecnologias de informação e comunicação na coleção “História, Sociedade & Cidadania” (PNLD 2017).

Universidade Federal de Mato Grosso; Carlos Eduardo de Andrade Marchi.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601159

 

Patrimônio cultural: memória e identidade do bairro Pedregal em Cuiabá–MT

Universidade Federal de Mato Grosso; Carlos Eduardo de Oliveira.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601160

 

Biografia no ensino de história: trajetória de Mahommah Gardo Baquaqua no estudo da diáspora africana

Universidade Federal de Mato Grosso; Edneia Xavier de Lima.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601161

 

Inventariando o cemitério Nossa Senhora da Piedade: patrimônio cultural e ensino de história no espaço dos mortos e de sociabilidade dos vivos

Universidade Federal de Mato Grosso; Francisca Nailê Bernardo de Araujo.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601136

 

O ensino de história, memória e história local: um estudo do município de Rolim de Moura-RO

Universidade Federal de Mato Grosso; Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601162

 

A abordagem do povo negro utilizada nos livros didáticos de história da rede salesiana de escolas

Universidade Federal de Mato Grosso; Igor Iury Jurubeba Santos.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601164

 

“A história nas histórias em quadrinhos: o uso da Graphic Novel Maus na aprendizagem histórica”

Universidade Federal de Mato Grosso; Jhuan Claudio Matos de Oliveira.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601165

 

Conte outras histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos li-vros didáticos de história no ensino médio, uma análise da coleção história em debate

Universidade Federal de Mato Grosso; Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601137

 

A história e cultura africana e afro-brasileira (Lei 10639/03) em Mato Grosso: aulas oficinas e didática da história

Universidade Federal de Mato Grosso; Pryscila Aparecida Moreira Salgado Siqueira.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601169

 

“Queremos mais histórias indígenas e xavante”: leituras de estudantes xavante sobre os indígenas no livro didático de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Mirian Regina Camargo Barros.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601138

 

Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África

Universidade Federal de Mato Grosso; Renato Cavalcante da Silva.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598594

 

A história local no processo de ensino e aprendizagem histórica: o caso do município de Guarantã do Norte- MT

Universidade Federal de Mato Grosso; Roberta Siqueira de Souza Antonello.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601170

 

Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964 - O Brasil entre armas e livros

Universidade Federal de Mato Grosso; Reginaldo Lourenço do Nascimento.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699661

 

O ensino da Guerra do Paraguai através das imagens: uma proposta para o uso da fotografia e da pintura como fonte de ensino

Universidade Federal de Mato Grosso; Vera Lucia Nowotny Dockhorn.

2021

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601172

 

Mulheres Revolucionárias no Ensino de História: As Independências Na América Ibérica em Análise

Universidade Federal de Mato Grosso; Gleiciane de Lima Alberto.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699657

 

Vera-MT e o ensino de história: colonização, sujeitos invisibilizados e patrimônio histórico local

Universidade Federal de Mato Grosso; João Carlos Rossato.

2021

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705463

 

Jogos digitais no ensino de história: uma experiência na educação básica em Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso; José Ricardo Costa Miranda.

2020

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701421

 

Da Fazenda Jacobina a Vila Bela da Santíssima Trindade: Um Roteiro Histórico-Cultural para a realização de “Aula de Campo” na Fronteira Oeste de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso; Jussandro Ferreira de Melo.

2020

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701420


O protagonismo juvenil como suporte para cidadania: uma proposta de disciplina eletiva em história para escola plena em Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso; Loami Albuquerque Gama Lopes.

2019

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552985

 

Ensino de História, Memória e Patrimônio: as (re) significações e percepções dos estudantes acerca dos Territórios Urbanos

Universidade Federal de Mato Grosso; Marciane de Souza.

2019

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553003

 

Aprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr Freitas: os usos e apropriações de imagens no ensino de história regional

Universidade Federal de Mato Grosso; Edenilson José de Morais.

2019

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552972

 

Percepções sobre a questão agrária entre alunos do ensino médio de uma escola técnica federal do estado de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso; Silvia Jacinta Ritter-Pimenta.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552891

 

A questão indígena no ensino de história através da produção do jornal

Universidade Federal de Mato Grosso; Sandra Mara Van Ryn.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552948

 

Guia didático da história de Formosa-GO: entre a história e a memória – releituras para o ensino de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Francisco Paulo Falbo Gontijo.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552947

 

O Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonial

Universidade Federal de Mato Grosso; Maria de Lourdes Conceição de Souza.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430749

 

O manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usos

Universidade Federal de Mato Grosso; Sandra Márcia Giaretta.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430750

 

Em Cena a História Ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da Educação Histórica

Universidade Federal de Mato Grosso; Alethéia Paula Lapas Prado.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430743

 

Desafios para ensinar e aprender história: aprendizado e educação histórica

Universidade Federal de Mato Grosso; Ediney de Brito Jr.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430744

 

“Saberes históricos e lugares de memória”: estratégias didáticas para o ensino de história no município de Lucas do Rio Verde – MT

Universidade Federal de Mato Grosso; Edson Von Dentz.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430745

 

Análise dos conceitos de história na narrativa do canal virtual LGBT “põe na roda”
Universidade Federal de Mato Grosso; Ester Cândida Corrêa.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699588

 

Patrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT: orientações didáticas no ensino de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Sandro Ambrósio Alves.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430751

 

Patrimônio e Escola: o Centro Histórico de Cuiabá e as práticas educativas no ensino de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Soely Maria de Meira.

2018

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430752

 

Retábulos da antiga Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: produção de material didático para educação patrimonial

Universidade Federal de Mato Grosso; Felipe Honório Correia Ribeiro.

2018

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430764

 

“Aprender a desaprender para reaprender”: a perspectiva da descolonização do gênero no ensino de história

Universidade Federal de Mato Grosso; Giseli Origuela Umbelino.

2018

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430746

 

Os lugares de memória da cidade de Rondonópolis-MT: ensino de história nos anos iniciais, cultura e patrimônio

Universidade Federal de Mato Grosso; Juliana Ramos de Arruda.

2018

Link: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430747

 

Primavera do Leste/MT: educação patrimonial, “mídia didática” e lugares de memória

2018
Universidade Federal de Mato Grosso; Julio Junior Moresco.

Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699619

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30