Histórico


      O Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, criado em 2015 e autorizado pela CAPES no mesmo ano, foi consequência do crescimento das Ciências Sociais no campus e das pesquisas realizadas pelos docentes do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SOCIP). A criação do Mestrado era uma antiga demanda do SOCIP e dos cursos de graduação em Ciências Sociais. Assim o Mestrado em Sociologia da UFMT vem consolidar uma agenda de pesquisas que examina as interações entre dinâmicas locais e transformações globais nas sociedades contemporâneas.

      O Programa de Pós-Graduação em Sociologia tem atualmente duas linhas de pesquisa: (I) Sociedade, Cultura e Poder e (II) Instituições, Economia e Políticas Públicas.

      O principal objetivo da formação nos programas de pós-graduação da área da Sociologia é a qualificação de recursos humanos que sejam habilitados para utilizar e ensinar fundamentos teóricos e metodológicos, contemplando tanto as abordagens clássicas quanto as contemporâneas, bem como métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa no âmbito do campo sociológico. Busca também formar e qualificar profissionais capazes de desenvolver, com autonomia, pesquisas que expressem o domínio na identificação de problemas sociais e na tradução destes em problemas de investigação. Nesse sentido, procura desenvolver competências para delimitar recortes temáticos especializados, com seus respectivos repertórios bibliográficos, e para aplicar corretamente métodos e técnicas para o levantamento, análise e interpretação de informações e dados primários e secundários.

      O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT é a formação e a qualificação de recursos humanos na área da Sociologia habilitado para utilizar e ensinar fundamentos teóricos e metodológicos das abordagens clássicas e contemporâneas, bem como métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo como objetivo central a produção de conhecimento científico a partir da relação entre a realidade regional e sua articulação com as transformações a nível global da sociedade contemporânea.

      O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT, campus Cuiabá, tem como objetivos específicos:

(a) Promover a formação de pesquisadores para a investigação da realidade social local e global: estudar no nível regional e global os processos sociais de configurações e reconfigurações das novas ruralidades, novos processos de urbanização e seus desdobramentos sociais no âmbito do poder, da economia e da cultura mato-grossense;

(b) Proporcionar aos mestrandos o domínio dos fundamentos teórico e metodológicos da sociologia, habilitando-os para a compreensão e análise dos processos sociais em curso no âmbito da realidade local, nacional e global e suas interconexões;

(c) Formar mestres para atuar nas diversas esferas – ensino, institutos de pesquisa e extensão.

(d) Contribuir para formulação de políticas de capacitação de recursos humanos e de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional e nacional.

(e) Consolidar a constituição de grupos e núcleos de pesquisa na área da Sociologia, capazes de planejar e desenvolver projetos de pesquisa, integrando docentes e discentes, com a finalidade de analisar os diferentes processos sociais em nível local, regional, nacional e internacional;

(f) Ampliar a capacidade de formação acadêmica dos graduados, propiciando condições para o seu aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento da produção científica na área das Ciências Sociais;

(g) Estimular a divulgação dos resultados de pesquisa em fóruns acadêmicos e através de publicações qualificadas, conforme os padrões e regras vigentes na comunidade científico-acadêmica.

(h) Divulgar o conhecimento científico para públicos não acadêmicos;

(i) Contribuir com a qualificação e a formação continuada de professores para o ensino médio e com a produção de material didático específico para esse trabalho no âmbito do ensino de Sociologia.


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30