Egressos

O programa de Pós-Graduação em Sociologia possui uma política de acompanhamento de egressos por meio do Programa Institucional de Acompanhamento do Egresso (PIACE). É possível consultar dados gerais dos egressos a partir do PIACE da Pós-graduação da UFMT em: https://piace.ufmt.br/PIACEMESTRADO/

A relação das dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) pode ser consultada em: Dissertações defendidas

 

        Abaixo, apresentamos alguns dos egressos do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS):

 

Aryeh Hessel Craveiro

Superintendente de Educação Profissional e Superior na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação/SECITECI-MT. Atua junto as instituições de ensino superior do sistema estadual visando a qualificação dos quadros profissionais por meio de conhecimento tecnológico. Integra o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, CEE/MT, como representante da educação profissional. Areyh defendeu sua dissertação no PPGS em 2018 sob o título “Descentralização e o processo político no governo do Estado de Mato Grosso”.


Ana Carla Novaes de Carvalho

Graduada em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela UFMT. Defendeu no ano de 2018 a dissertação intitulada" Representações docentes sobre gênero e sexualidade no Ensino Médio", orientada pelo professor Dr. Luis Antonio Bitante Fernandes. É professora efetiva na rede estadual de ensino de Mato Grosso desde 2011. Foi professora no colégio São Gonçalo/Cuiabá nos anos de 2013 e 2016. Exerceu o cargo de assessora pedagógica e coordenadora da Câmara de Negócios da Alimentação Escolar das escolas estaduais no município de Várzea Grande no ano de 2014.”.


Anelize Castedo França

Docente da Educação Básica no Estado do Mato Grosso, atuando na área de Sociologia e Ciências Sociais. Anelize defendeu sua dissertação em 2020, sob o título “Empoderamento de meninas: a dimensão do espaço escolar no processo de emancipação feminina”.


Alana Derlene Sousa Cardoso

Trindade atuou como Delegada de Polícia do Estado de Mato Grosso por 22 anos e atualmente se encontra em processo de aposentadoria. Defendeu sua dissertação em 2021 sob o título Organizações Criminosas em Mato Grosso a luz da Associação Diferencial: o caso dos salves determinados pelo CVMT na periferia de Cuiabá.


Aurélio Mendanha da Silva

Servidor efetivo da Polícia Civil do Mato Grosso. Atualmente presta consultoria na área de impactos e benefícios de projetos sociais, bem como na área de pesquisas políticas, de opinião e avaliação pública. Aurélio defendeu sua dissertação em 2020 sob o título “Crimes em assentamentos rurais no Mato Grosso: registrar ou não registrar?”


Gênison Brito Alves Lima

Atuou no sistema de segurança pública no estado de Mato Grosso como Delegado na Polícia Civil. Atua na capacitação em gestão de segurança pública, formação policial, polícia comunitária, direitos humanos, entre outros temas. Gênison defendeu sua dissertação no PPGS em 2019 sob o título “Segurança pública e participação social em Mato Grosso: as representações sociais de integrantes do conselho comunitário de segurança na região do Pedra 90 em Cuiabá”.


Gonçalo Antunes de Barros Neto

Magistrado do Poder Judiciário de Mato Grosso. É professor da Escola Superior da Magistratura (ESMAGIS) e, atualmente, integra a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. Membro do primeiro corpo técnico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), vinculada ao Superior Tribunal de Justiça, tendo se formado, também, juiz instrutor. É um dos fundadores e apresentador do Programa Magistratura e Sociedade do TJMT. Fundador do Bedelho.Filosófico no Facebook, com mais de 55000 seguidores. Autor e conferencista. Gonçalo defendeu sua dissertação em 2022 sob o título: O dizer do Direito no Estado contemporâneo e o dilema da investidura na magistratura: voto versus concurso.


Luana Souza Santos

Jornalista e cientista social, atuando há nove anos na Assessoria de Imprensa da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso. Defendeu a dissertação em 2020, sob o título "O Jornalismo como ferramenta política do discurso sobre a terra em Mato Grosso" e, a partir deste trabalho, fez algumas publicações, entre elas, a de um capítulo com o mesmo nome da dissertação no livro "Pesquisa Histórica com a Imprensa em Mato Grosso: fontes, temas e abordagens", em parceria com o orientador do mestrado. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, com previsão de conclusão do curso em 2028, tendo como tema "As relações entre Jair Bolsonaro e Grupo Globo de Comunicação".


Luciene de Oliveira

Servidora pública do Estado de Mato Grosso, escrivã da Polícia Civil. Atua no monitoramento das mortes violentas de mulheres e meninas. Defendeu sua dissertação em 2021, sob o título “O Feminicídio no processo da violência é evitável?: políticas de proteção às mulheres em situação de violência”.


Luiz Fredson França

Atua no sistema de segurança pública no Estado de Rondônia, na Polícia Civil (PC/RO). Tem publicado artigos em periódicos especializados na temática da violência e em coletâneas na área de Sociologia e Ciências Sociais. Luiz defendeu sua dissertação em 2019, sob o título “A violência urbana em Porto Velho/RO: analise da relação entre crimes violentos letais intencionais (CVLI) e qualidade da urbanização em uma cidade de médio porte na Amazônia Legal.


Luciene de Oliveira

É servidora pública do Estado de Mato Grosso, escrivã da Polícia Civil. Atua no monitoramento das mortes violentas de mulheres e meninas. Defendeu sua dissertação em 2021, sob o título “O Feminicídio no processo da violência é evitável?: políticas de proteção às mulheres em situação de violência”.


Louis-Jacksonne Lucien

Realiza atualmente estudos na área da Engenharia Elétrica na Universidade de Ciências Aplicadas (Hda) de Darmstadt na Alemanha onde ele mora desde dois anos. Louis-Jacksonne defendeu sua dissertação em 2020 sob o título „ESQUEMAS DE PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS PELAS CLASSES POPULARES E A ORDEM SOCIAL NO HAITI DE 1986 A 2018: Uma explicação da inexistência de um "Movimento Popular" no campo político haitiano “. Trabalho de pesquisa que foi publicado em novembro 2023 sob o título „Haiti - Classes populares e campo político de 1986 a 2018“pela Editora Dialética.


Maria Teixeira

Docente da Educação Básica na rede pública do Mato Grosso, no município de Tangará da Serra/MT. Sua área de atuação e docência está na Sociologia e nas Ciências Sociais em geral. Maria Teixeira defendeu sua dissertação em 2019 sob o título “A escola e a inclusão de pessoas com deficiência: uma análise sobre as representações sociais de professores/as”.


Maurício Munhoz Ferraz

Secretário Adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano do Estado de Mato Grosso. Também é presidente da Câmara Setorial de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e membro do Projeto Governança Metropolitana no Brasil, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas/IPEA. Maurício defendeu sua dissertação no PPGS em 2020 sob o título “O avanço do agronegócio e o índice de crescimento sustentável dos municípios de Mato Grosso”.


Pamela Ingrid Simioni Costa

Atualmente cursa o Doutorado em Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo com pesquisa sobre consumo consciente e responsável. Atua como docente no ensino superior no curso de Administração de Empresas da Universidade de Várzea Grande/UNIVAG. É pesquisadora do GPADIS – Grupo de Pesquisa em Alternativas ao desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. Pamela defendeu sua dissertação em 2019 sob o título “Relações entre a geração Z e demais gerações no local de trabalho”.


Renata Bueno Contrera

Atualmente é Auditora Interna governamental na Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa em Brasília/DF, em atividades de consultoria visando o aprimoramento dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos. Renata defendeu sua dissertação em 2020 sob o título “Capacidade institucional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: o caso do Veículo Leve sobre Trilhos/VLT”.


Randalle Silva Hayashi

Policial Militar, Professor temporário da SEDUC - MT, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo, membro do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom) UMESP, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Mato Grosso, Bacharel em Direito e Licenciado em Sociologia. 


Renata da Silva Fonseca

Atua como professora efetiva da rede estadual de educação da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, lecionando para as três séries do Ensino Médio. A Pós-Graduação em Sociologia foi concluída com a defesa, em dezembro de 2022, da dissertação intitulada “Sofrimentos psíquicos entre professoras da rede estadual de ensino da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”.


Túlio Mendes Barbosa

Analista de Negócios no SEBRAE MT, atuando como Gestor de Comércios e Serviços da Agência Cuiabá, coordenando as atividades de consultoria, eventos e capacitações de micro e pequenas empresas do Setor. Além disso, é professor titular do Departamento de Administração da Unifacc  - União das Faculdades Católicas de MT, nas Unidades de Cuiabá e Várzea Grande, onde leciona na graduação, disciplinas como: Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Logística. Defendeu sua dissertação em 2020, tendo como título:  ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES E DAS PRÁTICAS DE GESTÃO NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: O caso das micro e pequenas empresas do município de Sinop/MT.


Victor Hugo Cabelho

É Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT). Atualmente exerce a função de Comandante da Companhia de Polícia Militar de Força Tática de Sorriso/MT, defendeu a sua dissertação de mestrado em julho de 2024 sob o título: “Vitimização Policial: Estudo Sociológico das Violências Sofridas por Integrantes da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso durante o Período de Folga”.




Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30