Autoavaliação 2022
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Autoavaliação 2022
As ações de autoavaliação na pós-graduação foram implementadas pela CAPES a partir de 2020. Neste sentido, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT tem realizado ações visando o aperfeiçoamento contínuo do programa e a autoavaliação é uma importante ferramenta para tanto.
Em 2020 o PPGS realizou a primeira ação de autoavaliação em todos os seus segmentos (discentes, docentes, egressos e equipe administrativa). Os resultados foram disponibilizados no site do programa (O programa>Autoavaliação).
Esse processo foi retomado em 2021 e 2022 por meio de uma comissão interna com representante de todos os segmentos. Em julho um questionário foi disponibilizado para que todas e todos pudessem avaliar o programa nas suas dimensões didática, pedagógica e administrativa.
A Comissão decidiu adotar a seguinte métrica na avaliação: 01 (péssimo) 02 (ruim) 03 (regular) 04 (bom) 05 (excelente). A variação entre o 01 e o 05 simplifica o processo de preenchimento, permitindo aos respondentes visualizar de forma mais objetiva os aspectos em avaliação.
Foram obtidos os seguintes resultados:
1. - Técnica-administrativa: 01 questionário disponível, 01 questionário respondido.
2. - Discentes: 43 questionários disponíveis, 31 questionários respondidos.
3. - Docentes: 12 questionários disponíveis, 10 questionários respondidos.
4. - Egressos: 36 questionários disponíveis, 27 questionários respondidos.
As categorias envolvendo a dimensão pedagógica e didática foram em geral bem avaliadas em todos os segmentos (grade e fluxo curricular, disciplinas, qualidade e periodicidade das reuniões de orientação, entre outras questões). As disciplinas ofertadas em ambiente remoto em função da pandemia da COVID 19 foram também avaliadas positivamente.
Em geral, todos os segmentos respondem positivamente à necessidade de atualização do currículo Lattes (taxas acima de setenta por cento em todos os segmentos).
Os dados estão sob análise da Comissão de autoavaliação, mas alguns resultados podem ser antecipados.
O questionário incluía questões sobre dados gerais (idade, gênero, curso de graduação, etc.) bem como perguntas mais específicas com o objetivo de avaliar a grade e o fluxo curricular, participação do corpo docente, infraestrutura disponível, entre outros assuntos.
DISCENTES
DOCENTES:
EGRESSOS:
Entre os egressos, os dados indicam uma avaliação positiva da grade curricular do Mestrado e o desempenho profissional, mas também apontam para uma dificuldade na promoção da carreira ou aumento na remuneração em função do curso realizado.
As avaliações tornam-se menos consensuais nas questões envolvendo a infraestrutura disponível, a visibilidade do PPGS, o incentivo do programa à participação em congressos e nos itens relacionados à qualidade e quantidade da produção técnica e científica. Neste caso, a incidência de respostas com avaliação regular-negativa aumenta em todos os segmentos.
EGRESSOS: